Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

DannyAlex
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 18, 2007 11:58 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DannyAlex »

djgh Escreveu:segundo o site http://www.dgge.pt este srm irá estar disponível no próximo dia 27 pelas 12h. a ver vamos, como diría o ceguinho...
para consulta no referido site...

2008-02-22
sistema de registo de microprodução

"tendo em vista a implementação do dl nº 363/2007, de 2 de novembro, foram aprovadas diversas medidas que, concretizando as disposições daquele diploma, permitem aos promotores prepararem-se para poder efectuar o seu registo no srm - sistema de registo de microprodução.

face ao elevado interesse que o processo relativo à microprodução tem conhecido e por forma a garantir a plena operacionalidade do site http://www.renovaveisnahora.pt para um grande afluxo de pedidos, informa-se que foi decidido adiar a data prevista para o início do processo de registo de 27 do corrente mês para a última semana de março, em data que será fixada proximamente no site da dgeg.

pode consultar em "áreas sectoriais/ energia eléctrica/ microprodução" as medidas que estão a ser tomadas com o objectivo de implementar aquele diploma."

mais um adiamento...
portugal no seu melhor...

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

só em portugal mesmo... até parece que sou bruxo. mais um mês... penso que talvêz agora seja possível começar mesmo no final de março.
e é verdade, tem havido um enorme interesse na microprodução. e os preços das instalações estão a definir-se. neste momento já se conseguem orçamentos para 3,68 kw fotovoltaicos por cerca de 18/20 mil euros (mais iva's de 12% e 21%).
falta ainda da parte da dgge definir as regras técnicas para este tipo de instalações. tudo está ainda muito vago. o instalador, assim como a entidade que irá fazer a vistoria, terão de conhecer obviamente estas regras, e a dgge ainda não as estabeleceu.
DJGH

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

por esses valores está criado um nicho apenas para alguns.
vamos começar a ver endividamento á banca por causa da microgeração e isto com leis e normas vagas!?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

katzilla Escreveu:por esses valores está criado um nicho apenas para alguns.
vamos começar a ver endividamento á banca por causa da microgeração e isto com leis e normas vagas!?

e mais uma vez, 1-0 para os bancos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

srg
Membro
Membro
Registado: terça jan 15, 2008 4:06 pm

Mensagem por srg »

caro djgh,
tinha razão quando dizia a “a ver vamos”
agora também digo será para a última de março.
aqui na dgge porto ninguém sabe de nada.

PMP
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta fev 28, 2008 3:26 pm

Mensagem por PMP »

depois de ler e ler, chego a uma conclusão lógica sobre este investimento nas energias foto-voltaicas.

não existe qualquer garantia de retorno de capital investido no prazo de 5 ou 6 anos. são vários factores que podem influenciar este retorno, tais como factores ambientais, políticos, financeiros e do próprio mercado de fornecedores que abastece os micro-produtores fv.

e mesmo que os factores variáveis, fossem garantidos/fixos durante 5 ou 6 anos, existem produtos de investimento no mercado com maior rentabilidade, capital garantido e com muito menor risco.

o governo pretende e bem criar um sistema em os contribuintes desenvolvem a sua própria energia limpa e rentabilizam o investimento atraves da venda de energia à rede. mas depois paga-se um inscrição absurda, iva absurdo, e um sistema bonificado cheio de armadilhas e burocracias, não falando na incerteza da tarifa daqui a 5 ou 6 anos.

um investimento financeiro demasiado alto, com poucas garantias de retorno. é caso para dizer, com já disse o outro, "dá um chouriço e pede um porco".

srg
Membro
Membro

Mensagem por srg »

o valor da tarifa já está definido, nos piores dos cenários será +/- 0,42€/kwh.
do 6.º ano ao 15.º ano, depois 0,11€/ kwh x inflação (dita pela erse)
se não for verdade alguém que me corrija.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

é mais ou menos isso “srg”, mas vamos tornar ainda mais claro:
diz a lei no artigo 11º. nº 1:
a) aos primeiros 10 mw de potência de ligação registados a nível nacional, a tarifa de referência é de € 650/mwh;
b) por cada 10 mw adicionais de potência de ligação registada a nível nacional, a tarifa única aplicável é sucessivamente reduzida de 5 %.

significa que:
1ºs 10 mw: 0,65 €
2ºs 10 mw: 0,62 €
3ºs 10 mw: 0,59 €
4ºs 10 mw: 0,56 €
5ºs 10 mw: 0,53 €
6ºs 10 mw: 0,50 €
7ºs 10 mw: 0,48 €
8ºs 10 mw: 0,45 €

depois diz a lei no mesmo artigo:
7 — a potência de ligação registada no regime bonificado é sujeita a um limite anual.
8 — o limite previsto no número anterior é de 10 mw no ano de entrada em vigor do presente decreto -lei, sendo
aumentado, anual e sucessivamente, em 20 %.

ora eu interpreto que existindo todos os anos uma quota para o bonificado que começa em 10 mw e é aumentada em 20%, dará:
1º ano: 10 mw
2º ano: 12 mw
3ºano: 14.4 mw
4º ano: 17.28 mw
5º ano: 20.736 mw
6º ano: 24.883 mw
...

ao fim de 5 anos já estariam ligados atribuídos 74.416 mw (somando todos os 5 primeiros anos, e se a microgeração tiver sucesso), ou seja, já estariam atribuídos 7 escalões de 10 mw, o que significaria que a tarifa bonificada no 6º ano será de 0,48 €, passando no ano seguinte para... é continuar as contas...

se não forem alteradas as regras do jogo a meio do campeonato, penso que existem reais condições para que uma unidade de microprodução fotovoltaica de 3,68 kw se possa amortizar entre o 7º e o 8º ano, para gerar riqueza (dar lucro, não é tornar ninguém rico) até ao final do 15º ano, e a partir daí a evitar a compra de 450 kwh por mês (em média) o que se traduz numa boa poupança visto que uma habitação média consome cerca de 500 kwh/mês.
DJGH

DannyAlex
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 18, 2007 11:58 pm

Mensagem por DannyAlex »

são "contas e se's"...
realmente as coisas não estão muito favorecidas para investir... especialmente quando o € não abunda...

há claro a questão da mudança de mentalidades...
se a microgeração for um sucesso, é provável que o tuga comece a ver a questão das renováveis de outra forma...

PMP
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta fev 28, 2008 3:26 pm

Mensagem por PMP »

sim, nas melhores das perspectivas, entre o 7 e o 8 ano o investimento poderá estar pago.

a questão do meu interesse das energias renováveis seria mesmo só produzir energia solar e eólica para vender. no meu caso, tenho terreno com luz solar desde o nascer do sol até ao por do sol durante as 4 estações do ano.
são 500m2 de terreno perfeitos para cultivar energia. o senão deste projecto nem é o dinheiro para investir, mas sim o facto de não ter nenhuma habitação nas proximidades deste terreno e consequentemente não poderei consumir energia e nem instalar painel solar térmico, condições para o bonificado!? se estiver errado, sff diga-me.

sem bonificado, este negocio da produção não interessa a ninguém senão aos ricos do partido dos verdes.

ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Mensagem por ribascop1972 »

tenho seguido com atenção os diversos comentários e o meu interesse tem subido cada vez mais, mas conforme vou recebendo orçamentos para a instalação da microprodução as minhas expectativas desvanecem-se.

a instalação certificada por enquanto é feita só por algumas empresas que se aproveitam da carolice de alguns, como nós que ora pela protecção do meio ambiente ou para uma poupança num futuro se vão interessando pela matéria.

para mim muito possivelmente arriscava na instalação dos painéis se conseguisse ter a amortização completa em 5 anos o que daria um investimento na ordem do 15000 euros, mas como até agora só me tem surgido mais perto dos 25000, começou a ficar desmotivado.
esperemos que surjam no mercado mais instaladores de forma a que haja mais concorrência.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

caro "ribascop1972", acredite que não é por falta de concorrência que os preços estão como estão, ou melhor, não irá conseguir preços abaixo dos 18.000 (mais coisa menos coisa), e atenção que estas unidades só podem ser instaladas por empresas registadas no srm, as quais já existem algumas pré-registadas no site da dgeg.
15.000 € é impossível neste momento, é capaz mesmo de ser o actual preço de custo dos instaladores. mas os 18.000 € (mais iva's, redondos 20.000 €) acho que é capaz de conseguir, pelo menos por agora que os orçamentos são feitos sem experiência destas obras e na ansia de agarrar já a clientela. pode ser que depois venham a sofrer ajustes (sempre para mais) com a percepção das reais dificuldades.
quanto ao valer a pena, é muito subjectivo. eu acho que acaba por valer a pena se pensarmos no médio e longo prazo, não no curto. concordo consigo é no aspecto da incerteza. em espanha paga-se menos (0,44 €/kwh) mas garantidos por 25 anos, o que na prática atira também a amortização do investimento lá para o 8º, 9º ano, mas com a vantagem de não existir a incerteza.

caro "pmp", não está errado. precisa mesmo de ter um contrato com o comercializador de energia da rede pública para instalar uma u.m. (unidade de microprodução) nesse local de consumo, e mesmo assim só podia instalar uma u.m. até metade da potência contratada, num máximo de 3,68 kw se pretendesse o regime bonificado, ou até 5,75 kw se optasse pelo geral (sem interesse económico).
DJGH

Matovic
Membro
Membro
Registado: sábado mar 01, 2008 10:02 pm

Mensagem por Matovic »

djgh Escreveu: só em portugal mesmo... até parece que sou bruxo. mais um mês... penso que talvêz agora seja possível começar mesmo no final de março.
e é verdade, tem havido um enorme interesse na microprodução. e os preços das instalações estão a definir-se. neste momento já se conseguem orçamentos para 3,68 kw fotovoltaicos por cerca de 18/20 mil euros (mais iva's de 12% e 21%).
falta ainda da parte da dgge definir as regras técnicas para este tipo de instalações. tudo está ainda muito vago. o instalador, assim como a entidade que irá fazer a vistoria, terão de conhecer obviamente estas regras, e a dgge ainda não as estabeleceu.

boas

gostaria de saber, caso se fosse possível, onde posso encontrar esses orçamentos.

obrigado.

cumprimentos,
matovic

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

por motivos óbvios (publicidade) não devo indicar empresas, mas acho que se procurar na net vai encontrar empresas que poderão chegar a esses valores (digo poderão porque também não devo afirmar que chegam mesmo a esses valores).
mas atenção que, conforme diz o d.l. 363/2007 no seu artigo 8º., só as entidades registadas no srm podem exercer a actividade de instaladores, e enquanto o este srm não está activo, a dgeg disponibiliza já no seu site as empresas que preenchem os requisitos legais e que já efectuaram a sua pré-inscrição como entidades instaladoras. vá lá e encontra pelo menos, à data d'hoje, nove.
DJGH

Matovic
Membro
Membro
Registado: sábado mar 01, 2008 10:02 pm

Mensagem por Matovic »

djgh Escreveu:por motivos óbvios (publicidade) não devo indicar empresas, mas acho que se procurar na net vai encontrar empresas que poderão chegar a esses valores (digo poderão porque também não devo afirmar que chegam mesmo a esses valores).
mas atenção que, conforme diz o d.l. 363/2007 no seu artigo 8º., só as entidades registadas no srm podem exercer a actividade de instaladores, e enquanto o este srm não está activo, a dgeg disponibiliza já no seu site as empresas que preenchem os requisitos legais e que já efectuaram a sua pré-inscrição como entidades instaladoras. vá lá e encontra pelo menos, à data d'hoje, nove.

ok, obrigado pela dica.

cumprimentos,
matovic

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

uma informaçao técnica a todos os que andam em busca de orçamentos para unidades de microprodução:

segundo o despacho com regras técnicas de aplicação de 28.01.08, plasmadas no site da dgeg em formato pdf, no n.º 12 pode ler-se que "a potência do inversor é caracterizada pela potência nominal de saída".

sendo a potência da unidade de microprodução a potência do seu inversor de ligação à rede, o valor que realmente conta é a potência deste inversor, não a potência total do campo fotovoltaico que lhe está ligado. ou seja, se um campo fotovoltaico constituido por x módulos perfazendo uma potência de 3,68 kw está ligado a um inversor sunny boy 3300, a potência da u.m. é de 3,30 kw, que é a potência nominal deste inversor, e não 3,68 kw, potência de pico do campo fotovoltaico.

alguma vóz discordante?
DJGH

ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Mensagem por ribascop1972 »

djgh Escreveu:por motivos óbvios (publicidade) não devo indicar empresas, mas acho que se procurar na net vai encontrar empresas que poderão chegar a esses valores (digo poderão porque também não devo afirmar que chegam mesmo a esses valores).
após alguns orçamentos (continuo à espera de mais) tenho preços a praticar desde os 21500 a 24500€ (c/iva). o mais barato inclui 20 módulos fotovoltaicos monocristalinos 175wp de fabrico português, inversor monofásico 3,6kwmax de marca alemã e contador bidireccional com telecontagem e restante material e mão de obra.

para não pesar muito no orçamento estou a ponderar fazer um credito de 12000€ que andará na ordem dos 270 euros mensais durante 5 anos.
pelas contas que fiz durante os 5 anos de produção bonificada julgo que possa facturar perto dos 300€ por mês o que dará para pagar o empréstimo.
os restante 10 anos também serão bonificados mas um valor inferior aos 0,65€ mas sempre superior a 0,11€.

calculo assim que poderei amortizar todo o investimento em 10 anos.

alguém poderá dar a sua opinião? desde já o obrigado.

srg
Membro
Membro

Mensagem por srg »

caro djgh
diz o artigo n.º 2 alinea g) no caso de inst. c/ inversor é igual á potencia máxima do inversor… o ponto 12 da recomendações técnicas que faz referencia fala em potencia nominal…
entendo como em todas as instalações, deverá ser caracterizada pela sua potência nominal.
sou da sua opinião.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

ribascop1972 Escreveu:
após alguns orçamentos (continuo à espera de mais) tenho preços a praticar desde os 21500 a 24500€ (c/iva). o mais barato inclui 20 módulos fotovoltaicos monocristalinos 175wp de fabrico português, inversor monofásico 3,6kwmax de marca alemã e contador bidireccional com telecontagem e restante material e mão de obra.

para não pesar muito no orçamento estou a ponderar fazer um credito de 12000€ que andará na ordem dos 270 euros mensais durante 5 anos.
pelas contas que fiz durante os 5 anos de produção bonificada julgo que possa facturar perto dos 300€ por mês o que dará para pagar o empréstimo.
os restante 10 anos também serão bonificados mas um valor inferior aos 0,65€ mas sempre superior a 0,11€.

calculo assim que poderei amortizar todo o investimento em 10 anos.

alguém poderá dar a sua opinião? desde já o obrigado.
como já tinha afirmado aqui, já se conseguem orçamentos na ordem dos 18.000 € (s/ os iva's de 12% e 21%). é a concorrência a funcionar, perdem as empresas e ganham os clientes. mas é a minha modesta opinião que é muito difícil descer muito abaixo dos 18 mil, pelo menos a esmola já começa a ser grande pelo que o santo... (isto considerando os actuais preços de mercado dos módulos fotovoltaicos e dos inversores, apesar das tendências dos últimos tempos em descida ligeira, pode haver inversão desse sentido, como já houve no passado recente, devido à procura mundial e ao preço dos combustíveis fósseis).

quanto a créditos bancários torço sempre o nariz. eles acabam por levar o couro e o cabelo (não é por acaso que têm lucros diarios de milhões) e a n/ expectativa de amortização começa a extender-se no tempo. atenção que a partir do 5º ano a remuneração não está garantida... fazem-se projecções mas não passam disso mesmo, uma projecção... que pode falhar.

num post mais antigo fiz uma projecção do valor de remuneração bonificada para o 6º ano e fiquei por ali. posteriormente fiz uma pequena folha de cálculo para prolongar a projecção até ao 15º e cheguei a valores interessantes e perturbadores. como não sei como transferir para aqui essa folha vou tentar colocá-la como texto "à unha" (e assim vai dar um post enoooormeeee, que espero me desculpem).

para os 15 anos de contrato, e atendendo a que todos os anos a o limite para as ligações bonificadas é aumentada de 20%, temos, por ano em mw:
10,00
12,00
14,40
17,28
20,74
24,88
29,86
35,83
43,00
51,60
61,92
74,30
89,16
106,99
128,39
se todos os anos estas cotas forem prenchidas (é ser muito optimista penso eu), temos por ano, nos 15 anos, o seguinte acumulado em mw:
10,00 -1 escalão
22,00 -3 escalões
36,40 - 4 "
53,68 - 6 "
74,42 - 8 "
99,30 - 10 " (no 6º ano)
129,16 - 13 "
164,99 - 17
207,99 - 21 "
259,59 - 26 "
321,50 - 33 "
395,81 - 40 "
484,97 - 49 "
591,96 - 60 "
720,35 - 73 " (ao fim do 15º ano)
se cada escalão de 10 mw sofre um desconto de 5% temos os seguintes descontos acumulados por ano:
0%
14%
19%
26%
34%
40%
49%
58%
66%
74%
82%
87%
92%
95%
98%
aplicando estes descontos á remuneração bonificada temos por ano os seguintes valores por kwh de energia injectada na rede:
0,65 € - daqui até ao 5º ano a energia é paga a 0,65 €
0,56 €
0,53 €
0,48 €
0,43 €
0,39 € - no 6º ano a remuneração de 0.65 passa para este valor
0,33 €
0,27 €
0,22 €
0,17 €
0,12 €
0,08 €
0,05 €
0,03 €
0,02 € - no 15º ano!
reparem nos valores a partir do 7º/8º ano, e no último ano, o 15º com 0.02 €/kwh!!! eu só espero estar enganado e que apareça aqui alguém que me devolva o optimismo. reparem que a meio do contrato já a remuneração deve ser igual ao preço de venda da energia por parte da edp. nos últimos anos a energia é "oferecida" á rede. ou eu estou muito enganado e com vícios de raciocinio, ou quem legislou e inventou os descontos de 5% por cada escalão de 10 mw atingido, não fez a necessária projecção. não acredito que a partir de uma determinada altura, se calhar a partir do meio do contrato, a energia é vendida abaixo do preço de compra! não é possível! (digo eu!) vejam agora a projecção para o retorno do investimento acumulado de uma um que produza 5.4 mwh/ano:
3.510 €
7.020 €
10.530 €
14.040 €
17.550 € - no 5º ano
19.652 €
21.453 € - amortização possivel neste 7º ano se não forem contabilizados juros de capital!
22.921 €
24.116 €
25.041 €
25.687 €
26.138 €
26.423 €
26.584 €
26.667 €

alguém confere as minhas contas? alguém me aponta o erro?
DJGH

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

boas, não falando mal do seu trabalho, poderia colocar aqui o ficheiro anexado ao post assim teria encurtado o dito, quanto a contas deixo aos especializados.

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Micro-Produção”