combustivel mais eficiente?

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
sccf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm

combustivel mais eficiente?

Mensagem por sccf »

alguém tem experiência com aqueles combustiveis que se dizem mais eficientes?
aquilo é mesmo assim ou é só para nos cobrar mais?
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Re: combustivel mais eficiente?

Mensagem por orbis »

nunca dei que fossem mais eficientes. mesmo que sejam, não compensa o que cobram amais.

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

sccf Escreveu::?: alguém tem experiência com aqueles combustiveis que se dizem mais eficientes?
aquilo é mesmo assim ou é só para nos cobrar mais?
viva!
já utilizei gasóleo ultimate da cepsa e faz mais quilómetros mas não compensa.
nota-se que o motor fica mais suave e responde melhor.
obtive o mesmo efeito quando usei um limpa injectores da marca gunk que se junta no gasóleo.
também existe à venda um produto para tratar o gasóleo de modo a elevar o nº de cetano que quando adicionado tem o mesmo efeito.
já usei estes aditivos em misturados com ovd e bio em baixas percentagens ( 25%)e não há qualquer melhoria da performance do motor.
isto leva-me a concluir que o uso de ovd ou bio dispensa gasóleo aditivado.
já relatei aqui no fórum que fiquei sem bio e meti um deposito ou dois só de gasóleo e aí é que se nota a diferença, o bicho estava acostumado a mamar b33 e quando lhe faltou a ração já não tinha o mesmo comportamento.
não estou a exagerar é mesmo verdade, e com ovd a diferença ainda é maior.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

isso para mim é tudo banha da cobra, mas o que é interessante é que o pessoal diz ter resultados será...
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

há um ano andei 6 meses a pôr 98 (penso que já só havia as "super"/"gforce" e afins. quanto ao consumo monetário penso que foi ligeiramente superior, mas muito ligeiramente. fazia mais uns kms mas também era mais cara.
a única diferença notória era que o carro a frio (um motor 1.3l de 2000) praticamente não solavancava (tenho o hábito de andar com ele em rotações mto baixas). de resto, mais nada de relevante.

o que é relevante no consumo é o "peso" do pezinho, mas isso já ouviste dizer certamente. a questão do "peso do pezinho" é a resistência do ar, que aumenta com o quadrado da velocidade. quando vais a 110-120km/h, 60-65% do combustível que o carro consome é só para vencer a resistência do ar. é por isso que vês mtos evs com formatos "esquisitos", são formatos aerodinâmicamente mais eficientes.
desde o finalzinho do ano passado que comecei a ter pé leve e a diferença é ~1.1l/100km, 14.6% de poupança. em 2007 o meu consumo médio foram 7.5l/100km e este ano estou até agora com 6.4l/100km. agora poucas vezes chego aos 90km/h e é raro passar disso; tenho andando a tentar andar sempre até aos 80km/h, e isso faz toda a diferença, muito mais do que evitar acelerar muito, não acelerar nas descidas, etc (também me fartei de experimentar dessas cenas).

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

as octanas da gasolina apenas dão uma ideia da resistência à autodetonação. na gasolina de 98 octanas essa resistência é maior. um litro de gasolina de 95 ou 98 ou 100 tem a mesma energia.

XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Mensagem por XavierMaluco »

a minha astra dti 2.0 é testemunha viva dessa diferença, com o gasóleo normal até a centralina se nota a falhar e mesmo ao relantim há variações no trabalhar do motor. com o geforc da galp ou o ultimate da bp é 5*. além de fazer mais quilometros

já a outra mai antiga com o motor 1.7 izuzu td come tudo, normalmente anda a ov50 e brevemente vai andar a óleo de (cato)

por isso creio que pode variar um pouco de motor para motor.

Última edição por XavierMaluco em domingo mar 02, 2008 11:04 pm, editado 1 vez no total.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

tem mais a ver com o sistema de injecção.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

pra mim é tudo uma treta, já utilizei e não achei diferença, segundo o feedback aqui do pessoal parece que eles metem ov no gasóleo, portanto "carro mais silencioso, menor consumo", mas na verdade isso cheira-me a uma promoção tipo operadoras de telefone, o "urso" fica a pagar sempre mais para o mesmo efeito.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

sou da mesma opinião.
o motor trabalha melhor com "aditivos" á base de ov

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

já a outra mai antiga com o motor 1.7 izuzu td come tudo, normalmente anda a ov50 e brevemente vai andar a óleo de (cato)

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

red baron Escreveu:
ainda há grandes máquinas
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”