
tóquio, 5 mar (efe).- o japão selecionou hoje 21 tecnologias inovadoras que ajudarão o país a limitar suas emissões de dióxido de carbono a fim de cumprir sua parte dentro do compromisso de reduzir pela metade as emissões globais de co2 até 2050.
segundo a agência de notícias "kyodo", as tecnologias escolhidas, muitas das quais ainda devem ser aperfeiçoadas para serem comercializadas, incluem usinas de carvão limpas e nucleares avançadas, veículos ecológicos, biocombustíveis, fabricação de aço com hidrogênio e novas técnicas de iluminação.
se as 21 tecnologias selecionadas hoje fossem usadas indiscriminadamente em todo o mundo, o japão estima que as emissões de co2 poderiam ser reduzidas em 60%, afirma a "kyodo".
em maio, o japão propôs reduzir pela metade a emissão mundial de gases do efeito estufa até 2050, dentro do plano "esfriar a terra 50", que nasceu com a intenção de substituir o protocolo de kioto.
para alcançar esse objetivo, seria necessário conter pelo menos 40 bilhões de toneladas de gases causadores do efeito estufa.
com iniciativas como esta, o japão pretende liderar o movimento ecológico mundial na era pós-kioto, a partir de 2012.
no entanto, o país ainda está longe de alcançar seu compromisso de reduzir em 8% o nível de suas emissões poluentes em 2012 sobre os níveis de 1990. efe icr/wr/gs
http://br.noticias.yahoo.com/s/05032008 ... s-co2.html