Aerogerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
snunoreis
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta fev 29, 2008 11:30 am

Aerogerador

Mensagem por snunoreis »

boa tarde,
pretendo fazer os primeiros ensaios/testes com um aerogerador. como ainda estou na fase do projecto/montagem, pretendo tirar algumas dúvidas juntos dos experts da matéria;

pretendo utilizar um "dínamo" de uma renault 4 de 1970 e o "regulador de tensão" que também equipa o mesmo veículo, assim (penso eu ) o regulador faz a gestão da carga das baterias.

pretendo fazer um desacelarador (aba de borracha colocada no veio de transmissão que com a força centrifuga da rotação alarga e entra em contacto com um travão) que acima de determinada rotação reduz a velocidade do rotor. (depois de montado coloco fotos aqui...) penso que depois desta explicação, só com fotos é que vão perceber...

até aqui penso não estar muito longe do perfeitamente exequivel. vem a parte mais complicada... as hélices...

tenho lido bastante sobre este assunto no forum e sites, mas fica-me uma dúvida. pelo que me apercebo, a partir de determinada medida, o comprimento das hálices não é proporcional ao nr de rotações e capacidade de impulso do rotor! certo?...( ou seja, não me adianta fazer umas hélices muito grandes, porque não vou ter mais rendimento por isso...) agora quem me pode explicar porque é que as hélices dos helicopeteros são tão compridas, e como é que não se desintegram com as rotações que atingem?

desculpem a ignorancia, mas como já pude comprovar há muita gente neste forum capaz de dar boas lições...

obrigado a todos

Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Re: Aerogerador

Mensagem por Uea »

snunoreis, no que toca às pás, quanto maiores forem mais lentas são, contudo têem mais força a rodar.
normalmente ou se adapta o gerador para produzir mais potência a uma rotação mais baixa ou aplica-se uma multiplicação.
no teu caso talvez seja melhor uma multiplicação, já que estás com um motor de indução, o melhor que lhe podes fazer é rebobinar ou aplicar um neodimium's para aumentar a produção a baixas rotações.

ainda a falar das pás... se tiveres umas pás de 1m mas com um tsr de 4, elas vão sêr mais "lentas" que umas pás de 2m de tsr de 7, tsr é a velocidade das pás em relação à velocidade do vento, o tsr mais indicado normalmente é 7 porque convertem uma boa banda de energia à velocidade do vento e só ocorre o fenomeno de "stall" ( travamento ) com vento muito forte.

também podes provocar o fenomeno de "stall" , pelo menos nos geradores de imans permanentes veio directo, ao aumentares excessivamente o consumo ou "carga" ao gerador.

as pás do helicoptero não se desintegram porque são feitas de compósitos, fibra de carbono e afins =)

não sou nenhum expert mas ajudo no que posso
fiquem bem e abraço

Autor do tópico
snunoreis
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta fev 29, 2008 11:30 am

Mensagem por snunoreis »

boas uea,

já estava a pensar fazer uma multiplicação atravéz de polies, e correias de borracha.
vou optar pela aplicação de um neodymium, para ter produção a mais baixas rotações, (já encontrei aqui no forum dois sites onde os posso adquirir on line).
quanto ás pás vou estudar as várias alternativas tendo em consideração a sujestão que fazes.

um abraço e obrigado pela ajuda/esclarecimento

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

ora ai esta voce com um dinamo pode atingir sucesso . é raro conseguir esse matezrial .
em tempos tambem tinha feito alguns ensaios de aero dinamos .depois adaptei o dinamo a um motor a petrolio e em menos de nada carregava a bateria para ter luz electrica .
(historias do passado)
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

malco.angioletti
Novo membro
Novo membro
Registado: terça ago 19, 2008 12:22 am

Mensagem por malco.angioletti »

como está indo seu projeto? pelo que vi em documentários, usar pás horizontais (parecidas com ventoinhas) pode ser de mais rendimento que as tradicionais hélices.

Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Mensagem por Uea »

é desenterrar o post e é um pouco off-topic contudo...

eu andava a fazer olhinhos a estas
http://www.magnet4less.com/product_info ... cts_id=229

"88 dollars" bem em conta com o euro so que ...
quando fui a ver o preço para chegarem à minha casa ... meus amigos "709 dollars" e sim .. setecentos e nove dollars para o transporte..
posso dizer com alguma tristeza que perdi a moral no que toca a eólicas

fiquem bem e abraço

Responder

Voltar para “Energia Eólica”