Tenho as paredes com humidade+

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Autor do tópico
Cristina Amorim
Membro
Membro
Registado: quarta mar 12, 2008 5:15 pm

Tenho as paredes com humidade+

Mensagem por Cristina Amorim »

comprei a moradia geminada onde vivo há dois anos (nova, a estrear), e agora apareceu humidade nas paredes exteriores, inclusivé dentro dos roupeiros embutidos, o que me fez retirar de lá toda a roupa.
contactei quem me vendeu a casa, ao que me disse, que isso era condensação de água devido ao aquecimento central, e que não havia remédio, pois o calor faz com que se condense água nas paredes e daí o bolor.
ora no piso térreo nunca liguei o aquecimento porque este não é utilizado, embora a porta esteja sempre aberta e haja ventilação, no entanto esta é a divisão mais afectada.
as janelas são das que abrem para trás em cima para arejar e quando fechadas, ficam estanques, por isso, esta é mais uma desculpa para que "o ar não circule e apareça o bolor".
estas desculpas não me estão a parecer muito convincentes e como não percebo muito de construção civil venho pedir ajuda, para perceber se realmente é assim, ou se ele me está a tentar enganar.
acho que se não ouvesse uma solução, então todas as casas construidas nos ultimos anos estariam cheias de bolor preto.

rataoratao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 18, 2007 5:34 pm

Re: Tenho as paredes com humidade+

Mensagem por rataoratao »

bem vinda antes demais,

eu tenho um amigo construtor e já falei dessas situações, ele respondeu-me que a condensação surge devido a mau isolamento, porque se houvesse um bom isolamento não haveria condições para aparecer a condensação. hoje em dia há muitos construtores que não o são, sem alvarás têm e recorrem ao mais barato possível para conseguir dar o melhor preço, logo peca nos materiais usados e isolamentos que são fundamentais hoje em dia. atenção, eu não sei ao certo, foi o que esse amigo me disse e acho que até tem alguma razão.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

dá uma olhadela no fórum "arquitectura bioclimática e eco-construção". existem lá tópicos sobre "humidades" logo na 1ª página.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

e na moradia gémea, acontece a mesma coisa?

XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Mensagem por XavierMaluco »

cristina

aqui vai o conselho de um maluco, sim! porque de gente certinha está o mundo cheio

quanto à humidade na tua casa pode haver várias razões para que isso aconteça e não tem nada a ver com défice de isolamento.

1º se na zona onde vives o ar for demasiado húmido, só conseguirás resolver o problema com desumidificadores ou ventilação forçada nas divisões afetadas.

2º se nos banheiros não tiveres exaustão forçada de vapores, ao abrir a porta e de forma imperceptivel estes propagam-se pelas divisões mais próximas e vai acumulando nas paredes que mais tarde se transforma em manchas de bolor

3º as tintas acetinadas são a mais sensiveis a aborsão de humidade do próprio ar, verifica se é esse o teu caso.

a própria humidade do ar já arrasta consigo fungos devido à poluição ambiental que geram bolores, por isso o mais provável é que a zona onde moras seja muito húmida.

em relação aos fungos que geram o bolor poderás fazer uma análise simples, verifica se o telhado da tua casa já apresenta manchas de fungos, em caso afirmativo estás numa zona humida acima da média. assim como também poderás mandar medir o valores de humidade nessa zona que por norma não devem ultrapassar os 50 numa escala de 0 a 100.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

explicação digna de um certinho...

que aconteceu contigo xm, virou certinho ?

quando vi que tinhas respondido, achei que ia mandar virar a casa para o outro lado...

bem vindo ao clube! inscrição nº 077-a

XavierMaluco

vai brincando vai luciano, quando souberes a verdade até gritas

inscrição nº 077-a, só agora luciano então você não deveria ser no máximo o sócio nº 2? :
Última edição por XavierMaluco em sexta mar 14, 2008 12:10 am, editado 1 vez no total.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

Autor do tópico
Cristina Amorim
Membro
Membro
Registado: quarta mar 12, 2008 5:15 pm

Mensagem por Cristina Amorim »

em primeiro lugar quero agradecer a todos, pelas ajudas,

e agora só queria acrescentar que a moradia do lado não tem humidade, vivo numa zona quente do interior do país e sem arvoredo em volta, quanto aos duches, são tomados, a maior parte das vezes com a janela aberta, uma vez que elas têm a função de abrir em cima para arejamento.
o telhado não tem fungos, e a tinta não é acetinada.

já falei com várias pessoas aqui da zona e ninguem tem a casa asssim. continuo á espera que o construtor venha ver, e depois direi o veredito.
beijos a todos.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

se a moradia do lado não tem problema...só mais uma coisa...a orientação face ao sol das duas moradias é semelhante?

XavierMaluco

cristina amorim Escreveu:em primeiro lugar quero agradecer a todos, pelas ajudas,

e agora só queria acrescentar que a moradia do lado não tem humidade, vivo numa zona quente do interior do país e sem arvoredo em volta, quanto aos duches, são tomados, a maior parte das vezes com a janela aberta, uma vez que elas têm a função de abrir em cima para arejamento.

já falei com várias pessoas aqui da zona e ninguem tem a casa asssim. continuo á espera que o construtor venha ver, e depois direi o veredito.
beijos a todos.

como diria o luciano "ma qui cosa ma isquisita né?"

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

xaviermaluco Escreveu:como diria o luciano "ma qui cosa ma isquisita né?"
epa! eu não diria isso, nem dessa forma... não me confundas xm, ( vulgo 077-a.)

XavierMaluco

cristina amorim Escreveu:em primeiro lugar quero agradecer a todos, pelas ajudas,

beijos a todos.
cristina

realmente o teu caso é no mínimo esquesito, comparado com a minha cave que apenas refiro aqui a titulo ilustrativo.

eu tenho uma cave tipo bunker por baixo do meu jardim com cerca de 100m2, onde tenho o ginásio pessoal e sauna instalados, tem 2 metros de terra por cima da placa, com relva que é regada normalmente e o piso da cave está apenas 3 metros a cima do lençol freático, tem apenas 1 entrada directa para a vivenda, portanto está completamente enterrada, logo tem humidade por todos os lados e resolvi o problema apenas com circulação de ar forçada e filtrada e com 1 desumidificador que liga automáticamente quando desliga a ventilação. esse desumidificador extrai apenas cerca de 0,5litro de àgua dia.

ora em termos de humidade comparada à tua, temos aqui uma situação de 100/10 e em 5 anos as paredes estão brancas como quando foram pintadas e sem ponta de humidade.

se é como dizes o teu caso pode ser mesmo um problema de materiais (tinta, argamassas modernas ou até se as paredes foram feitas com blocos de cimento em vez de alvenaria). tudo isso são questões a ponderar.

queres mais um conselho de "xavier maluco"? leva em primeiro lugar aí um técnico exterior à obra e de preferência que não seja conhecido do construtor, só assim poderás ter uma avaliação imparcial. depois já confrontas o construtor com argumentos mais sólidos. ok?

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

queres mais um conselho de "xavier maluco"? leva em primeiro lugar aí um técnico exterior à obra e de preferência que não seja conhecido do construtor, só assim poderás ter uma avaliação imparcial. depois já confrontas o construtor com argumentos mais sólidos. ok?
acrescentaria à pertinente recomendação do xm que esse técnico seja de sua confiança, pois aqui no brasil, apareceria técnicos que diriam ser necessário a demolição da parede e obras que necessariamente não precisam serem feitas.

sds

luciano

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

assim à primeira vista e diante do exposto, inclino-me para uma falha técnica na construção. averiguar qual é e responsabilizar o construtor serão os próximos passos.

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm

Mensagem por Jorge Santos »

...isto de ser "gaja" é só mimos!!!! se fosse gajo já o tinham mandado ........
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

ou não.

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm

Mensagem por Jorge Santos »

aposto o ordenado!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

XavierMaluco

jorge santos Escreveu::d ...isto de ser "gaja" é só mimos!!!! se fosse gajo já o tinham mandado ........

ó jorginho estás de novo com ciúmes?

Bloqueado

Voltar para “Off Topic / Conversa”