os computadores vão nos entender?
(agência estado) seg, 10 mar - 00h30
"eu vivi quatro grandes revoluções: o computador pessoal, a interface gráfica (com mouse, ícones e janelas), a explosão da internet e a web 2.0. agora estamos à beira da quinta revolução, em que o software será capaz de adivinhar o que a pessoa deseja fazer. ela dirá: quero ir para hannover e o software reservará automaticamente as passagens e o hotel."
foi com essa previsão nada modesta que o presidente da microsoft, steve ballmer, abriu a igualmente imodesta feira cebit 2008, na alemanha: com 5.845 empresas distribuídas por 27 pavilhões, numa área total de 241 mil metros quadrados, a cebit é o maior evento de tecnologia do mundo.
tem de tudo por aqui: de estandes chineses vendendo quinquilharias como pen drives e clones do ipod (pela primeira vez a china assumiu a liderança em número de empresas na cebit) às últimas novidades em televisões e celulares, passando por tecnologias irresistivelmente futuristas - como o computador ao lado, controlado pela mente (basta "pensar" para mover o cursor do mouse).
era uma demonstração não muito longe da realidade: na feira a empresa asiática ocz anunciou o lançamento de uma versão mais simples desse controle "mental", que poderá ser usada para jogar games e custará us$ 300. talvez os computadores estejam realmente começando a nos entender.
as primeiras máquinas realmente inteligentes serão, é claro, enormes e muito caras. como o supercomputador jugene, que é o segundo mais rápido do mundo (só perde para uma máquina do exército dos eua) e acaba de ser inaugurado em jülich (oeste da alemanha). ele é capaz de fazer 167 trilhões de cálculos por segundo, 4.300 vezes mais do que o pc mais possante disponível no mercado.
o jugene, que o link visitou em uma viagem de dez dias na qual conheceu alguns dos pontos altos da alemanha em termos de desenvolvimento tecnológico, é acachapante. um conjunto de monólitos negros que fica numa sala refrigerada e lembra bastante, ao menos na aparência, o imponente computador hal, do clássico 2001: uma odisséia no espaço.
outra novidade de arrepiar é o vídeo de ultra-alta definição: cientistas alemães demonstraram uma tela que atinge 5 mil linhas de resolução. é cinco vezes mais do que a hdtv (tv digital de alta definição que acaba de chegar ao brasil) e chega a provocar uma certa vertigem.
nesta edição, confira tudo o que rolou na cebit, em hannover, e algumas das novas tecnologias que o link viu em uma verdadeira maratona high-tech, de mais de 1.000 km, pelas principais cidades alemãs. as informações são do o estado de s. paulo/link
http://br.tecnologia.yahoo.com/article/ ... ender.html
Os computadores vão nos entender?
Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Voltar para “Off Topic / Conversa”
Ir para
- Regras, Ajudas & Comunidade NovaEnergia
- ↳ Blog NovaEnergia
- ↳ Pesquisa NovaEnergia
- ↳ Mapa NovaEnergia, Pontos de Carga
- ↳ Regras e Suporte Técnico
- ↳ Apresentações
- ↳ Encontros e Eventos
- Energias Alternativas e Renováveis
- ↳ Geral
- ↳ Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)
- ↳ Classificados - Páginas Amarelas Biomassa
- ↳ Biocombustíveis líquidos
- ↳ BioDiesel
- ↳ Experiências e Protocolos
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a biodiesel
- ↳ Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
- ↳ Etanol e Metanol
- ↳ Óleo Vegetal Directo
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a OVD
- ↳ Biomassa sólida
- ↳ Biomassa gasosa - Biogás
- ↳ Energia Solar