Veiculos 100% electricos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

muito bem blueskyh20, bem visto, já vi o filme e nunca tinha pensado nisso, realmente é uma grande verdade.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

será que alguém acha que, se o inconcebível de acabar o petróleo acontecer, os grandes fabricantes deixam de vender carros?
está tudo preparadinho, não vá o diabo tece-las. provavelmente está no mesmo cofre onde a mitsubishi guardava as queixas

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

claro que sim, pra quê fazerem inovações, como sabem isso custa dinheiro, e no mercado de carros isso não é necessário.
Cumps Inovadores

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Re: Veiculos 100% electricos

Mensagem por José Luís Cabete »

gostei mesmo de ver a bicicleta do irmão do jmal, fiquei com vontade de fazer também uma, mas, que motor usar? que baterias? ainda é areia demais para o meu camião! fiquei com um sonho será que alguém poderia ajudar a concretiza-lo? a minha área é mecânica.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

josé luís cabete Escreveu:gostei mesmo de ver a bicicleta do irmão do jmal, fiquei com vontade de fazer também uma, mas, que motor usar? que baterias? ainda é areia demais para o meu camião! fiquei com um sonho será que alguém poderia ajudar a concretiza-lo? a minha área é mecânica.
eu ou o meu mano podemos dar umas dicas. se quiseres passar em caldas da rainha podes vê-la ao vivo e a cores e até dar uma volta, mas com calma, porque um dos últimos que a experimentou acho que ficou virado para o céu.
Cumps Inovadores

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver

eu ou o meu mano podemos dar umas dicas. se quiseres passar em caldas da rainha podes vê-la ao vivo e a cores e até dar uma volta, mas com calma, porque um dos últimos que a experimentou acho que ficou virado para o céu.

não me metas medo. claro que se tiver oportinidade vou dar uma voltinha na bike, ela é assim tão nervosa? pareceu-me muito modesta, esse que ficou virado para o céu deve ser astrónomo.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

josé luís cabete Escreveu:

não me metas medo. claro que se tiver oportinidade vou dar uma voltinha na bike, ela é assim tão nervosa? pareceu-me muito modesta, esse que ficou virado para o céu deve ser astrónomo.

é extremamente nervosa, uma pequena acelaradela e lá vai ela com a roda da frente no ar. tem um enorme torque, é também um veiculo muito perigoso porque dá velocidade a mais para o peso e travões que tem. és de onde já agora. se quiseres e mais alguém aqui do fórum quiser vê-la e até experimentar, penso (tenho de primeiro perguntar ao dono), posso perguntar ao meu irmão e combinar.
Cumps Inovadores

BlindaBiodiesel
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta fev 21, 2008 12:14 pm

Re: scooter

Mensagem por BlindaBiodiesel »

os motores "perendev" já são uma realidade, existem geradores de energia eletrica com motor perpetuo de 100 kw ou mais, mas ao adquirir um equipamento com este motor, o comprador terá que pagar uma porcentagem ao fabricante pelo resto da vida!!!
http://www.perendev.com

nuno63 Escreveu:
inocuo Escreveu: enquanto não colocarem os motores magneticos ("penderev")
ao nosso alcance os motores electricos electricos estão muito limitados, digo eu.
resta saber se os motores "penderev" são o que realmente dizem ser...

ou se é mais um embuste.

a ideia base deste tipo de motores já existe há muito tempo e já foram realizadas várias tentativas de os criar.

eu próprio concebi um protótipo destes, e cheguei à conclusão de que se calhar as leis da fisica são mesmo verdade e a energia tem que vir de algum lado. neste caso (dos motores magnéticos) o que acontece é que realmente depois de se dar o primeiro impulso eles "rolam" sempre... sempre até que os imans desmagnetizam.... ou seja, a energia produzida vem da energia magnetica, o que não faz dela eterna...

mas se realmente se conseguir um dia produzir um motor destes, então.... o mundo vai ser bem diferente a partir daí...

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

perendev? que banha da cobra.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

nem banha de cobra nem uma confirmação. a perentev mantem o sigilo absoluto sobre a tecnologia, por isso nao existe maneira de a validar. portanto nada se sabe. é uma pena #

http://www.perendev-power.com/home.htm

todavia nao é o topico adequado para discutir a questão, pois o que resulta será um estigma sem confirmaçao cientifica. mas estejam atentos, pois uma confirmaçao pode surgir a qualquer momento agora #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver

é extremamente nervosa, uma pequena acelaradela e lá vai ela com a roda da frente no ar. tem um enorme torque, é também um veiculo muito perigoso porque dá velocidade a mais para o peso e travões que tem. és de onde já agora. se quiseres e mais alguém aqui do fórum quiser vê-la e até experimentar, penso (tenho de primeiro perguntar ao dono), posso perguntar ao meu irmão e combinar.

jmal, moro aqui numa aldeia do consenho da figueira da foz. já agora que autonomia tem a bike?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

josé luís cabete Escreveu:é extremamente nervosa, uma pequena acelaradela e lá vai ela com a roda da frente no ar. tem um enorme torque, é também um veiculo muito perigoso porque dá velocidade a mais para o peso e travões que tem. és de onde já agora. se quiseres e mais alguém aqui do fórum quiser vê-la e até experimentar, penso (tenho de primeiro perguntar ao dono), posso perguntar ao meu irmão e combinar.

jmal, moro aqui numa aldeia do consenho da figueira da foz. já agora que autonomia tem a bike?
neste momento tem no mínimo 30 km de autonomia, em modo económico não sei ao certo, mas penso que chega aos 40 km e até passa.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

bluesky Escreveu:nem banha de cobra nem uma confirmação. a perentev mantem o sigilo absoluto sobre a tecnologia, por isso nao existe maneira de a validar. portanto nada se sabe. é uma pena #

todavia nao é o topico adequado para discutir a questão, pois o que resulta será um estigma sem confirmaçao cientifica. mas estejam atentos, pois uma confirmaçao pode surgir a qualquer momento agora #
podes esperar sentadinho. "ouvi dizer" (procura que encontras) que já há 20 queixas nos tribunais de munique feitas por clientes que pagaram e nem sequer viram o material (deve ser tão secreto que nem aos clientes o enviam, lol).

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:
bluesky Escreveu:nem banha de cobra nem uma confirmação. a perentev mantem o sigilo absoluto sobre a tecnologia, por isso nao existe maneira de a validar. portanto nada se sabe. é uma pena #

podes esperar sentadinho. "ouvi dizer" (procura que encontras) que já há 20 queixas nos tribunais de munique feitas por clientes que pagaram e nem sequer viram o material (deve ser tão secreto que nem aos clientes o enviam, lol).
claro que é mentira, então depois como ia funcionar a economia, quem ia receber pela materia prima, o que os governos iam tributar, como iam funcionar as bolsas de valores. eu não em questão se a tecnologia é verdadeira ou não e se é possivel ou não, apenas digo que ninguém está preparado para isso.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

jmal, tu e o teu irmão nunca pensaram em meter umas carnagens frontais na bicicleta?
podia ser uma forma de aumentar a autonomia e a velocidade, devido à redução do coeficiente de atrito. ou será que não compensa?

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver

jmal, nervosa e com essa autonomia para começar não nada mau. pois os ve ainda tem algum caminho a percorrer, tecnologia decerto que existe, embora que precise de aperfeiçoamentos, mas há sempre aqueles que tem que empatar as boas ideias dos outros mais pequenos.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:jmal, tu e o teu irmão nunca pensaram em meter umas carnagens frontais na bicicleta?
podia ser uma forma de aumentar a autonomia e a velocidade, devido à redução do coeficiente de atrito. ou será que não compensa?
por acaso não pensamos não, ora ai está uma bela ideia, obrigado njay. pode-se sempre tentar aumentar a aerodinâmica do veiculo, na verdade o meu irmão já uma vez me disse que aquilo contra o vento faz um esforço tremendo e a velocidade máxima reduz em cerca de 5 km, ora esforço é consumo, maior consumo diminui a autonomia. por outro lado a coisa tem de ser bem estudada para não lhe aumentar o peso. vou falar com ele e pensar nisso.
josé luís cabete Escreveu:jmal, nervosa e com essa autonomia para começar não nada mau. pois os ve ainda tem algum caminho a percorrer, tecnologia decerto que existe, embora que precise de aperfeiçoamentos, mas há sempre aqueles que tem que empatar as boas ideias dos outros mais pequenos.
neste momento é carregada 2 a 3 vezes por semana, pois faz á volta de 10 km por dia.

o caminho a percorrer será a criação de legislação, combater os monopólios dos "sugadores", e mudar as mentalidades, esta última também se consegue com o tempo desde que o petróleo vá subindo. .
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

jmal, quando passar nas caldas tou ai batido...quero andar "nisso" #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:jmal, quando passar nas caldas tou ai batido...quero andar "nisso" #
ok, quando quiseres, depois pede-me o meu nº telefone pra combinarmos.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

jmal Escreveu:
njay Escreveu:jmal, tu e o teu irmão nunca pensaram em meter umas carnagens frontais na bicicleta?
por acaso não pensamos não, ora ai está uma bela ideia, obrigado njay. pode-se sempre tentar aumentar a aerodinâmica do veiculo, na verdade o meu irmão já uma vez me disse que aquilo contra o vento faz um esforço tremendo e a velocidade máxima reduz em cerca de 5 km, ora esforço é consumo, maior consumo diminui a autonomia. por outro lado a coisa tem de ser bem estudada para não lhe aumentar o peso. vou falar com ele e pensar nisso.
pois, deve fazer um esforço tremendo e um frio tremendo também!

aqui nesta página da wikipedia podes ler algumas coisas sobre o coeficiente de atrito.
dizem eles que o de um ciclista tipico é de 0.9, um honda accord é 0,29 (muito bom), o do boing 747 é 0.031, um carro tipico americano anda pelos 0.4. não diz lá mas se bem lembro o do ev1 andava pelos 0.19.
como a força do atrtito do ar é directamente proporcional ao coeficiente (ca), se baixares esse coeficiente para metade estás também a baixar a força de atrito para metade por exemplo, se o teu irmão mais a bicicleta tiverem uma área projectada de 1m^2, a força de atrito (fa) numa noite bastante fria (0 graus celcius) a 45km/h (12.5 m/s) anda pelos

fa ~ 1/2 * 1.293 * 12.5 ^2 * 1 * 0.9 ~ 90n => 9kg a "puxar para trás"

com metade do coeficiente, eram menos 4,5kg a puxar pa trás.

note: a equação que dá o valor da força de atrito é fa = 1/2 * rho * v^2 * a * ca onde a é a área projectada do objecto e rho dá a densidade do ar (depende da temperatura e pressão atmosférica) e v a velocidade do objecto.

existe até um projecto no instructables (não tenho aqui o link) de um bacano que fez alterações no seu carro normal para reduzir o coeficiente de atrito, a chegou a um consumo (ajudado também por uma condução cuidada) da ordem dos 100 mpg, que é o valor minimo que queriam atingir com o prius plug-in!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”