tem também como objetivo desenvolver novos métodos de controlo de temperaturas, formas de aquecimento mais económicas para as baterias, mais eficazes no aquecimento, processos de controlo electrónicos e outros assuntos eléctricos relacionados com a triangulogia: electricidade; aquecimento; oleo vegetal
fui recentemente adquirir os relés para efectuar as ligações electricas dos meus equipamentos. quando falei sobre o assunto perguntaran-me qual a amperagem dos relés pretendidos. do aquecedor falei "relé para 3 velas com um total de 42 ampéres"
de seguida veio a pergunta: "mas a sua carrinha só tem 3 cilindros?"
e respondi que não era para as velas dos cilindros mas para uns equipamentos que eu lá instalei para poder andar a óleo vegetal...
depois lá veio a coriosidade... mostre lá isso, abra lá o capô... e como eu estava com a carrinha dentro da oficina, os restantes mecânicos largaram o que estavam a fazer e vieram todos ver o que ali estava, naquele ajuntamento nem a empregada de armazem faltou.
venderam-me então dois relés, um para o aquecedor e outro para as resistencias.
face à potencia pretendida e ao material existente em armazém o relé para o aquecedor é de 100 amperes, creio que deve aguentar bem os 42 amperes das velas...
tinham, lá um de 70, mas por mais 10 centimos trouxe um grande...

olha aqui ele...

aqui se pode ver as ligações...
foi-me explicado que um fio,... de dimensões apropriadas à potencia exigida,... vem da bateria, passa por um fusivel equivalente à potencia das velas, e liga a uma das ligações de parafuso que se vê. do outro parafuso sai outro fio direito às velas...
nas ligações mais pequenas, uma liga-se à massa, (chassi ou bloco do motor), e a outra ao positivo passando primeiro por um interruptor. esta ultima, ligar de maneira que só tenha corrente com a chave na ignição, senão o esquecimento do interruptor ligado é a descarga da bateria...

o relé para as resistencias dos tubos dos injetores, de 30 ampéres...
falei que esse estaria quase sempre ligado, e que as resistencias teriam no total apróximadamente 20 ampéres. eles falaram-me que de 30 dava perfeitamente. a ver vamos...

aqui se pode ver as ligações...
a razão dos 5 pinos é que este tanto pode funcionar como contacto fechado que quando a sua bobine alimentada à corrente o contacto abre; ou contacto aberto que quando alimentado...fecha.
um abraço...