AIE recomenda reforço da cogeração na produção eléctrica

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

AIE recomenda reforço da cogeração na produção eléctrica

Mensagem por Tó Miguel »

aie recomenda reforço da cogeração na produção eléctrica

a agência internacional de energia (aie) emitiu, pela primeira vez, uma recomendação aos países no sentido de aumentarem a contribuição da cogeração na produção de electricidade como meio de utilizar melhor os recursos energéticos e reduzir as emissões poluentes.
num primeiro relatório, publicado este mês, a pedido do grupo dos oito países mais industrializados do mundo (g8), na cimeira de heiligendamm, a aie faz uma análise sobre os benefícios económicos, energéticos e ambientais de um aumento da cogeração.

num segundo relatório, a publicar em junho, a aie vai identificar as melhores práticas e emitirá recomendações sobre as políticas que os países devem adoptar para aumentar a contribuição da cogeração no «mix» energético.

no estudo efectuado nos países do g8, no brasil, china, índia, méxico e áfrica do sul, a aie concluiu que a cogeração é uma ferramenta estratégica na redução das emissões de dióxido de carbono (c02) para a atmosfera.

este relatório da aie refere que uma politica que incremente a cogeração na produção de electricidade permitirá reduzir em 4 por cento as emissões de c02 em 2015, em cerca de 170 milhões de toneladas por ano, e em 10 por cento em 2013 (950 milhões de toneladas por ano).

isto significa que face ao cenário actual, se espera que as emissões de c02 para a atmosfera aumentem 55 por cento de 27 gigatoneladas em 2005 para 42 gigatoneladas em 2030.

num cenário em que sejam adoptadas novas tecnologias mais eficientes, em particular a cogeração, isso permitirá baixar a emissão esperada em 2030 de 42 para 34 gigatoneladas.

enquanto processo de produção e utilização combinada de calor e electricidade, a cogeração tem uma maior eficiência energética, permitindo menores perdas de energia no processo de produção.

segundo a aie, a eficiência global de uma central eléctrica a combustível fóssil é de cerca de 35 a 37 por cento, perdendo- se em calor cerca de dois terços da energia primária utilizada.

posteriormente, perde-se nas redes de transporte mais 9 por cento da energia, pelo que apenas um terço da electricidade produzida por uma central convencional chega ao consumidor final.

por todas estas razões, a aie recomenda que os países aumentem a produção de electricidade através da cogeração.

a aie considera a cogeração «atractiva» na medida em que permite uma série de benefícios económicos, ambientais e energéticos.

entre os principais benefícios, a aie aponta o facto da cogeração produzir energia no local onde é necessária, sem perda de calor, e reduzir a necessidade de investimento nas redes.

a agência estima que com o aumento da cogeração seja possível evitar investimentos no sector energético de 795 mil milhões de dólares nos próximos 20 anos.

o potencial de cogeração está a ser estudado em vários países, nomeadamente em portugal, e nos países que já concluíram o estudo, como a alemanha, os dados apontam para a possibilidade de se duplicar a potência actualmente instalada.

se em portugal a potência instalada for duplicada, isso significa que passará a representar 22 por cento da electricidade consumida no país, ou seja, 10 terawatts/hora (twh).

diário digital / lusa

18-03-2008 17:34:00

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 979&page=3
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

filisilva
Membro
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 11:17 am

Re: AIE recomenda reforço da cogeração na produção eléctrica

Mensagem por filisilva »

aí está uma noticia que a mim agrada muito e acho que é um caminho que deve ser mais explorado... visto o governo incentivar a cogeração com remunerações mais elevadas por kwh produzido..
Se precisarem de eng quimico...para Portugal ou RM...PM me...:D

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

sim, esse é o caminho certo a seguir, so nao concordo que seja atribuido um preço maior por kwh pois isso é contra as regras da livre concorrencia do mercado. deve ser tabelado um preço unico de referencia e ganha quem o produzir mais barato. o que eu acho muito mais importante é permitir uma mais facil entrada de novos operadores no mercado pela supressao integral de qualquer imposto sobre o material usado para a cogeraçao e pre-requisitos artificiais, bem como a facilitaçao de emprestimos bancarios com juros reduzidos a quem se inicia, sendo um dos alvos a malta mais nova e a malta mais desempregada. resolver um problema social estará na minha opiniao acima do problema economico, pois os beneficios ambientais e energeticos (produçao de energia nacional) serão extremamente beneficos para todos nós. paz e cooperaçao #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

filisilva
Membro
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 11:17 am

Mensagem por filisilva »

bluesky Escreveu:sim, esse é o caminho certo a seguir, so nao concordo que seja atribuido um preço maior por kwh pois isso é contra as regras da livre concorrencia do mercado. deve ser tabelado um preço unico de referencia e ganha quem o produzir mais barato. o que eu acho muito mais importante é permitir uma mais facil entrada de novos operadores no mercado pela supressao integral de qualquer imposto sobre o material usado para a cogeraçao e pre-requisitos artificiais, bem como a facilitaçao de emprestimos bancarios com juros reduzidos a quem se inicia, sendo um dos alvos a malta mais nova e a malta mais desempregada. resolver um problema social estará na minha opiniao acima do problema economico, pois os beneficios ambientais e energeticos (produçao de energia nacional) serão extremamente beneficos para todos nós. paz e cooperaçao #
concordo com alguns dos aspectos que referiste, no meu ponto de vista a diferença de remunerações é uma maneira de os governos "manipularem" o crescimento da tecnologia x e y, porque vão aumentar a produção electrica do pais através de tecnologias que teem pouco peso na bolsa energetica portuguesa.

tambem penso que deviam dar mais apoio para os jovens licenciados e desempregados (como é o meu caso) poderem criar os seus proprios empregos...eu todos os dias penso em alternativas ao vulgar..mandar curriculos, queria muito poder entrar e criar um negócio meu, ou de qualquer maneira tentar inovar, mas todos sabemos que isso também não é fácil....
Se precisarem de eng quimico...para Portugal ou RM...PM me...:D

XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Mensagem por XavierMaluco »

bom domingo de páscoa

pela parte que me toca já estou a contribuir para essa tão desejada redução de co2, pois já produzo 80% da energia que consumo.

não recorri a financiamentos e sim às 3 irmãs para fazer todo o sistema de uma forma económica e funcional.

para quem não tem 3 irmãs tão criativas como as minhas, poderá também contribuir com a sua quota parte recorrendo a bancos que emprestam com juros bonificados para aquisição de tecnologias destinadas à produção de energias renováveis.

apenas é preciso força de vontade e muita determinação.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

os meus parabens xavier, acabaste de subir 80% na minha consideraçao. as tres irmas ajudam, nao ajudam? o problema é que o par de gemeos estao sempre ocupados, falta tempo, material ou simplesmente guito. eu sei, desculpas de mau pagador. continua assim - meta 100%. paz irmao #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Mensagem por XavierMaluco »

quero lá chegar ainda este ano

Responder

Voltar para “Ambiente”