sim certo, mas considera o esquema que enviei, é bastante simples e fiável.xptosempre Escreveu:jmal eu sei, e c2 é para minimizar esse efeito, eles não estão em paralelo, estão em serie, condensadores em serie não se somam
Aquecimento eléctrico do combustivel.
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
muito obrigado eletrico...existe uma casa de material eléctrico para a industria aqui mesmo na rua onde moro, vou tentar lá e vou também saber mais sobre um autómato que um amigo meu comprou...gostei do lcd nem sabia que existia, sempre pensei que o único interface fosse através do pc mas faz todo o sentido ter algumas informações sem ter que ligar nada
abraço
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
este material que usei no carro e mais no ramo da domotica.laranjeiro Escreveu:muito obrigado eletrico...existe uma casa de material eléctrico para a industria aqui mesmo na rua onde moro, vou tentar lá e vou também saber mais sobre um autómato que um amigo meu comprou...gostei do lcd nem sabia que existia, sempre pensei que o único interface fosse através do pc mas faz todo o sentido ter algumas informações sem ter que ligar nada
abraço
se por acaso estiveres a usar automatos de tensões baixas cuidado que alguns são muito sensiveis a variações de tenção e por isso so devem ser ligados com fontes de alimentação dedicadas.antes de comprar informa-te bem.se precisares mais informações estou disponível (mas usa pm para não estarmos a desviar o assunto do topico)
cumprimentos
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
ora aqui esta, já implementei o circuito de protecção da bateria, e é regulável a partir dos ~15 até aos ~9v, com aproximadamente 1v de histerese
com este circuito podemos ter uma regulação muito precisa da temperatura

com este circuito podemos ter uma regulação muito precisa da temperatura
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
muito bem, já pensas-te em utilizar o op restante do lm124 para fazer o controle de corrente, assim também poderias regular a corrente máxima que passa no circuito e evitar problemas maiores.
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
eu acho melhor um fusível, e como o aplicarias? vou pensar nisso
amanha, se tiver tempo vou fazer um circuito para aquecer por indutância vamos ver se tenho tempo e sou capaz.
um abraço
amanha, se tiver tempo vou fazer um circuito para aquecer por indutância vamos ver se tenho tempo e sou capaz.
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
oi, fusível é sempre muito bem aplicado, o que falei trata-se de um opamp configurado para amplificador, mediante um "shunt", ele amplifica o valor da diferença entre as extremidades do "shunt" medindo assim a corrente que está lá a passar. eu não sou entendido na electrónica analógica, percebo algumas coisas, domino melhor a electrónica digital, este esquema foi-me cedido e explicado pelo meu irmão, e ele sim é um entendido da electrónica analógica, em caso de dúvidas chama que eu esclareço com ele.
portanto, neste esquema o opamp amplifica o valor de 10 a 100 vezes.
portanto, neste esquema o opamp amplifica o valor de 10 a 100 vezes.
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
jmal podias-me ajudar? queria fazer um circuito que me permitisse ler correntes positivas e negativas usando somente uma tenção de alimentação de 5v, estou farto de penar mas inda não cheguei a nada concreto, este circuito servia se tivesse -5v disponíveis.
um abraço
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
ui, ai está fora dos meus conhecimentos, mas assim que fale com o meu irmão, ele talvez me dê uma dica. mas já agora tens de dizer qual a situação prática ou exemplo para eu me situar, é que ás vezes existem soluções que passam por adaptar outro tipo de esquema.xptosempre Escreveu:jmal podias-me ajudar? queria fazer um circuito que me permitisse ler correntes positivas e negativas usando somente uma tenção de alimentação de 5v, estou farto de penar mas inda não cheguei a nada concreto, um abraço
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
o que eu quero fazer é um medidor de carga real de uma bateria em que posso medir a sua corrente de carga e de descarga, para isso preciso de um circuito parecido com esse mas esse não pode medir correntes negativas, quero aplicar directamente esse sinal a entrada de um pic, eu podia usar um conversor ad diferencial mas assim tinha que usar mais um chip e não queria, quero manter tudo o mais simples possivel
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
xptosempre Escreveu:o que eu quero fazer é um medidor de carga real de uma bateria em que posso medir a sua corrente de carga e de descarga, para isso preciso de um circuito parecido com esse mas esse não pode medir correntes negativas, quero aplicar directamente esse sinal a entrada de um pic, eu podia usar um conversor ad diferencial mas assim tinha que usar mais um chip e não queria, quero manter tudo o mais simples possivel
também programas pic's, fixe, junta-te ao grupo, eu estou a desenvolver um carregador rápido para as minhas baterias, ou seja, este carregador é especifico para as a123 e consegue carrega-las em menos de 10 minutos, tem um circuito desses para carga e ainda não lhe fiz a parte de descarga porque estas baterias podem ser sempre carregadas com qualquer nível de carga, mas se lhe fizesse a parte de descarga, metia-lhe outro circuito desses, apenas basta vira-lo para medir a descarga, penso que um circuito para fazer as duas coisas será mais complicado do que ter apenas 2 circuitos iguais, é uma ideia...
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
é verdade eu também percebo muito mais de electrónica digital, ja encontrei a solução embora ache que para correntes pequenas não seja muito presiso, em vez de usar só uma entrada podemos usar duas, uma para correntes de entrada e outra para saida
o circuito:

e a saida no osciloscópio:

este circuito permite ganhar um bit de presisão ja que usamos um conversor para corrente positiva e outro para correntes negativas, o que axas?
podemos ganhar presisão alimentando os ampops com uma tenção negativa, em vez de gnd, mas depois teria que desenhar uma fonte para gerar essa tenção, simplifica por um lado e complica por outro
o circuito:

e a saida no osciloscópio:

este circuito permite ganhar um bit de presisão ja que usamos um conversor para corrente positiva e outro para correntes negativas, o que axas?
podemos ganhar presisão alimentando os ampops com uma tenção negativa, em vez de gnd, mas depois teria que desenhar uma fonte para gerar essa tenção, simplifica por um lado e complica por outro
Última edição por xptosempre em segunda mar 24, 2008 6:10 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
que programas usas pra isso, tanto para o esquema como esse do osciloscópio.
essa área já muito areia pra mim, mas parece-me que falta o shunt.
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
no meu circuito a massa do opamp é uma alimentação negativa de - 2.7 volts e realmente ficou mais preciso com correntes baixas.
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
onde a foste buscar? tives-te que a gerar?
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
na minha aplicação que é um carregador e balanceador de baterias, ele pode carregar desde uma célula até 12 células em série, o que faz com que a entrada de corrente possa ser desde 6v até 50v, isto obrigou a ter uma fonte de alimentação com várias tensões, e tem as seguintes saidasxptosempre Escreveu:onde a foste buscar? tives-te que a gerar?
- 1 de 10v para depois passar num 7805 para ter os 5 v para o pic e outros integrados
- 1 de 2.7v negativos para o medidor de corrente
- 1 elevada (alimentação + 12v) para o driver dos mosfet's de potência
esta fonte foi desenvolvida pelo meu irmão, ela própria eleva a tensão caso esteja abaixo da tensão necessária, ou seja se lhe deres 6-7v ela eleva para os 10v se estiver acima ela mantem os 10v.
que programa utilizas para fazer essas simulações, é free ou de compra.
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
quanto ao programa podes ir buscar a versão de demonstração aqui:
http://www.labcenter.co.uk/download/pro ... ofessional
este programa é excelente, podes fazer o firmware do pic no mplab e simula-lo neste programa sem teres que comprar um único componente, compra a elektor do mês passado e deste mes , estão muito boas e falam sobre estes assuntos, foi la que encontrei este software
http://www.labcenter.co.uk/download/pro ... ofessional
este programa é excelente, podes fazer o firmware do pic no mplab e simula-lo neste programa sem teres que comprar um único componente, compra a elektor do mês passado e deste mes , estão muito boas e falam sobre estes assuntos, foi la que encontrei este software
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
estive a pesquisar na net e se usares este ampop já não precisas de ter uma tenção negativa
http://www.national.com/mpf/lm/lmc6484.html
ele foi desenhado para suportar entradas "rail to rail"
o que achas do software?
http://www.national.com/mpf/lm/lmc6484.html
ele foi desenhado para suportar entradas "rail to rail"
o que achas do software?
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
ok, o software é muito fixe, o pior é o preço.xptosempre Escreveu:estive a pesquisar na net e se usares este ampop já não precisas de ter uma tenção negativa
http://www.national.com/mpf/lm/lmc6484.html
ele foi desenhado para suportar entradas "rail to rail"
o que achas do software?
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Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.
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