Trabalho Sobre Biodiesel
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: terça mar 18, 2008 7:03 pm
Trabalho Sobre Biodiesel
antes de mais boa tarde a todos!!
devido ao facto de ter de fazer um trabalho para a universidade relacionada com o biodiesel, desde a recolha até à produção de um litro e verificar o iodo, viscosidade, fósforo,etc, encontrei este forum que me elucidou muito, dado que tinha uma ideia muito vaga do que era o biodiesel!! já li tudo o que diz respeito ao biodiesel, mas li tanto conteúdo que fiquei com algumas dúvidas!!
vou colocar algumas dúvidas básicas porque as mais especificas surgiram mais tarde!! como a pesquisa bibliográfica fica toda a meu cargo, tive/tenho de pesquisar bastante!!
depois de recolherem o óleo usado, , fazem uma pré filtragem para retirar as particulas grosseiras depois deixam-no alguns diz de repouso e depois voltam a fazer uma filtragem com um filtro de 1 micron, certo??
no reactor colocam 1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol, nestas proporções, certo?
depois de misturarem bem a soda com o metanol colocam o oleo pré-filtrado, mas tem de estar a cerca de 45ª, certo?
quando muitos de vós falam em processador, esse equipamento faz " o trabalho todo " menos a pré-filtragem que é necessário para os ovu???
no final deverão obter glicerina por baixo e o biodisel por cima, certo?
no caso de ser oleo vegetal (vulgo oleo das batatas) não é necessário a pré-filtragem e "basta" colocar no processador e no final verificar o ph, acidez,etc, certo??
li algures que com um processador de 50l, com o processo de transesterificação de +/- 45 min, produzia-se 50l de bio por dia. ora ao fim do oleo passar toda a fase do processador que é de 45min (dissociar os esteres presentes no oleo), o produto final não é logo bio+glicerina, ou o bio final tem de ser encaminhado de novo para o inicio do processo de modo a ser processado por mais 45min???
é que se o processo demora 45min, como é possivel só 50 litro por dia??? acho que m,e está a faltar algo aqui...
depois de produzido o bio, deve ser armazenado num bidon durante 24h certo??
em principio vou ter de fazer uma processador rustico dado que a escola não possui nada disso, já tenho cerca de 10 litros de oleo usado, armazenados para o efeito, agora falta-me alguams bases para continuar.
desde já obrigado a todos.
filipe.
devido ao facto de ter de fazer um trabalho para a universidade relacionada com o biodiesel, desde a recolha até à produção de um litro e verificar o iodo, viscosidade, fósforo,etc, encontrei este forum que me elucidou muito, dado que tinha uma ideia muito vaga do que era o biodiesel!! já li tudo o que diz respeito ao biodiesel, mas li tanto conteúdo que fiquei com algumas dúvidas!!
vou colocar algumas dúvidas básicas porque as mais especificas surgiram mais tarde!! como a pesquisa bibliográfica fica toda a meu cargo, tive/tenho de pesquisar bastante!!
depois de recolherem o óleo usado, , fazem uma pré filtragem para retirar as particulas grosseiras depois deixam-no alguns diz de repouso e depois voltam a fazer uma filtragem com um filtro de 1 micron, certo??
no reactor colocam 1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol, nestas proporções, certo?
depois de misturarem bem a soda com o metanol colocam o oleo pré-filtrado, mas tem de estar a cerca de 45ª, certo?
quando muitos de vós falam em processador, esse equipamento faz " o trabalho todo " menos a pré-filtragem que é necessário para os ovu???
no final deverão obter glicerina por baixo e o biodisel por cima, certo?
no caso de ser oleo vegetal (vulgo oleo das batatas) não é necessário a pré-filtragem e "basta" colocar no processador e no final verificar o ph, acidez,etc, certo??
li algures que com um processador de 50l, com o processo de transesterificação de +/- 45 min, produzia-se 50l de bio por dia. ora ao fim do oleo passar toda a fase do processador que é de 45min (dissociar os esteres presentes no oleo), o produto final não é logo bio+glicerina, ou o bio final tem de ser encaminhado de novo para o inicio do processo de modo a ser processado por mais 45min???
é que se o processo demora 45min, como é possivel só 50 litro por dia??? acho que m,e está a faltar algo aqui...
depois de produzido o bio, deve ser armazenado num bidon durante 24h certo??
em principio vou ter de fazer uma processador rustico dado que a escola não possui nada disso, já tenho cerca de 10 litros de oleo usado, armazenados para o efeito, agora falta-me alguams bases para continuar.
desde já obrigado a todos.
filipe.
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Re: Trabalho Sobre Biodiesel
olá
amigo filipe... aconselhava-o a reler tudo novamente, e colocar as perguntas depois.
abraço e boa pesquisa.
erradodepois de recolherem o óleo usado, , fazem uma pré filtragem para retirar as particulas grosseiras depois deixam-no alguns diz de repouso e depois voltam a fazer uma filtragem com um filtro de 1 micron, certo??
erradono reactor colocam 1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol, nestas proporções, certo?
erradodepois de misturarem bem a soda com o metanol colocam o oleo pré-filtrado, mas tem de estar a cerca de 45ª, certo?
certono final deverão obter glicerina por baixo e o biodisel por cima, certo?
erradono caso de ser oleo vegetal (vulgo oleo das batatas) não é necessário a pré-filtragem e "basta" colocar no processador e no final verificar o ph, acidez,etc, certo??
erradoli algures que com um processador de 50l, com o processo de transesterificação de +/- 45 min, produzia-se 50l de bio por dia. ora ao fim do oleo passar toda a fase do processador que é de 45min (dissociar os esteres presentes no oleo), o produto final não é logo bio+glicerina, ou o bio final tem de ser encaminhado de novo para o inicio do processo de modo a ser processado por mais 45min???
falta mesmoé que se o processo demora 45min, como é possivel só 50 litro por dia??? acho que m,e está a faltar algo aqui...
erradodepois de produzido o bio, deve ser armazenado num bidon durante 24h certo??
amigo filipe... aconselhava-o a reler tudo novamente, e colocar as perguntas depois.
abraço e boa pesquisa.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
muito obrigado pela resposta. pois eu logo vi que muita coisa estava mal, dai ter tanta dúvida. vou mesmo ter de reler tudo com calma!!!
obrigado
obrigado
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
boas filipe:
é assim mesmo. quando por aqui comecei, nada sabia e as minhas perguntas eram meio infundadas.
em pouco tempo aprendi que existem muitos tópicos sobre os mais variados assuntos, e bastava entrar neles, postar um pergunta, que logo vinham um batalhão de amigos ao meu encontro.
aqui não vai ser diferente disso.
leia bastante, quando não entender, pergunte, mas sinta-se à vontade.
aqui é uma casa de amigos, que, nas horas de folga, dedicam tempo à ajudar quem está iniciando.
daqui à um pouco tempo, falamos novamente.
sds
luciano
é assim mesmo. quando por aqui comecei, nada sabia e as minhas perguntas eram meio infundadas.
em pouco tempo aprendi que existem muitos tópicos sobre os mais variados assuntos, e bastava entrar neles, postar um pergunta, que logo vinham um batalhão de amigos ao meu encontro.
aqui não vai ser diferente disso.
leia bastante, quando não entender, pergunte, mas sinta-se à vontade.
aqui é uma casa de amigos, que, nas horas de folga, dedicam tempo à ajudar quem está iniciando.
daqui à um pouco tempo, falamos novamente.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
amigo filipe, não deixe acumular tantas dúvidas!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!
-
já retirei a maioria das minhas duvidas, mas gostava de adquirir material para tentar fazer um litro, mas já pesquisei e não encntro nenhuma empresa!!!
digam-me se estiver errado o que está a mais ou o que falta:
luvas latex. ampola de decantação 1000ml ou 2000ml.
copos de 500ml
naoh
metanol
filtros
pipeta graduada
bureta
medidor de ph.
sei que as luvas se podem arranjar na farmácia mas o restante material nao sei onde o adquirir.
obrigado.
digam-me se estiver errado o que está a mais ou o que falta:
luvas latex. ampola de decantação 1000ml ou 2000ml.
copos de 500ml
naoh
metanol
filtros
pipeta graduada
bureta
medidor de ph.
sei que as luvas se podem arranjar na farmácia mas o restante material nao sei onde o adquirir.
obrigado.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
óculos, material para titulação etc....
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!
-
boa tarde a toda a comunidade!!! alguem sabe onde encontrar a legislação referente à recolha de oleo??
obrigado.
obrigado.
-
já pesquisei pela internet fora e não encontrei nada. ninguem me sabe responder??!!!
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
boas filipe:
você ainda não compreendeu a dinâmica do forum.
abrir um tópico com o título "trabalho sobre biodiesel", não irá atrair todos usuários que fazem biodiesel apenas pela abertura de um tópico.
na sua última pergunta, quer saber sobre legislação sobre a recolha de óleos usados.
tenha em mente que aqui é uma biblioteca gigante e interativa. se você olhar bem, vai achar, apenas 6 tópicos depois do seu, um tópico aberto sobre empresas de recolha de óleos usados. já vai pra mais de 130 posts, reunindo muitos usuários que vivem diariamente esse problema.
não sei se lá tem alguma coisa específica sobre a legislação, mas certamente você estará no meio da malta que conhece bem o assunto.
é claro que isso representa pesquisa. material tem. mas tem que achar.
você ainda não compreendeu a dinâmica do forum.
abrir um tópico com o título "trabalho sobre biodiesel", não irá atrair todos usuários que fazem biodiesel apenas pela abertura de um tópico.
na sua última pergunta, quer saber sobre legislação sobre a recolha de óleos usados.
tenha em mente que aqui é uma biblioteca gigante e interativa. se você olhar bem, vai achar, apenas 6 tópicos depois do seu, um tópico aberto sobre empresas de recolha de óleos usados. já vai pra mais de 130 posts, reunindo muitos usuários que vivem diariamente esse problema.
não sei se lá tem alguma coisa específica sobre a legislação, mas certamente você estará no meio da malta que conhece bem o assunto.
é claro que isso representa pesquisa. material tem. mas tem que achar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.