Ponte da Barca: Concelho vai ser Território de Energia Limpa

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Ponte da Barca: Concelho vai ser Território de Energia Limpa

Mensagem por Tó Miguel »

ponte da barca: concelho vai ser território de energia limpa

a câmara de ponte da barca assina, quarta-feira, um protocolo de colaboração com três entidades para promover o concelho como território de energia limpa, informou hoje fonte ligada ao processo.

segundo a fonte, este protocolo, a assinar com o instituto de engenharia mecânica e gestão industrial (inegi), instituto de engenharia de sistemas e computadores/porto e a empresa smartwatt - eficiência energética e microgeração, constitui «um primeiro passo para a criação de um cluster energético no concelho».

com duração de cinco anos, renovável pelo mesmo período, o protocolo prevê, no imediato, o desenvolvimento de um plano de acção para a eficiência energética municipal, a realizar pelo instituto de engenharia de sistemas e computadores, laboratório associado a funcionar na faculdade de engenharia da universidade do porto (feup).

o mesmo protocolo contempla ainda a criação de um sistema de contabilidade energética municipal, a implementar pela smartwatt, uma empresa especializada nesta área e que se encontra igualmente sedeada na feup.

o inegi, associação de utilidade pública também ligada à universidade do porto, terá a incumbência de instalar um sistema de eficiência energética no edifício das piscinas municipais de ponte da barca.

«a intenção é promover uma utilização racional de energia neste equipamento, o que pressupõe, a montante, uma análise técnica exaustiva da sua situação energética nas vertentes eléctrica e térmica», disse a fonte.

sustentou também que a câmara «quer que ponte da barca assuma plenamente o rótulo de território de energia limpa para atrair investidores interessados em explorar economicamente as potencialidades energéticas do concelho, nomeadamente recursos eólicos, solares e hídricos, biomassa ou mesmo matérias-primas para a produção de biocombustíveis».

disse ainda que o município deseja assumir a liderança da eficiência energética na região minhota, funcionando como «catalizador» de outras iniciativas regionais nesta área.

ponte da barca conta com a maior central hidroeléctrica do país, a barragem do alto lindoso, que, juntamente com as barragens do lindoso e de touvedo, é responsável por 6,1 por cento da energia total produzida em portugal, num valor que corresponde a cerca de 90 milhões de euros por ano.

diário digital / lusa


14-04-2008 17:28:00
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”