Reacção do metóxido de sódio
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta out 31, 2007 1:25 pm
Reacção do metóxido de sódio
eu queria saber se existe algum truque na produção do metóxido de sódio ou se é só misturar o naoh ao metanol? se alguém fizesse diferente ou tivesse outra maneira possível de fazer que me diga alguma coisa... pois eu ja experimentei fazer o metóxido de sódio e quando eu adicionei o naoh ao metanol, o naoh não dissolveu nem a reacção foi exotérmica, não houve libertação de calor, não fez rigorosamente nada...
agradecia uma resposta breve...
agradecia uma resposta breve...
-
- Membro
- Registado: quinta jul 06, 2006 8:27 am
Re: Reacção do metóxido de sódio
ola daniela, tens de misturar o metanol com a soda caustica (hidroxido de sodio), de mexer. vais ver que a reacção cria umas bolinhas e aquece.
bom trabalho.
bom trabalho.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
daniela
você está confundindo um pouco as coisas.
naoh é hidróxido de sódio. e não metóxido.
metóxido é a mistura resultante de metanol + hidroxido de sódio.
colocando o naoh no metanol, imediatamente ele começa a reagir, enviando para cima bolhas resultante da reação.
ocorre que determinadas marcas não dissolvem como precisamos. se na titulação você determina que tem que colocar 5 g/l de naoh, você tem que dissolver 5g/l de naoh. se algo restar não dissolvido, tens que compensar imediatamente, sob pena do seu metóxido de sódio não ter a quantidade de naoh necessária à reação.
procure no forum, tem bastante material já escrito.
vale até uma vassoura de piaçava para misturar.
você está confundindo um pouco as coisas.
naoh é hidróxido de sódio. e não metóxido.
metóxido é a mistura resultante de metanol + hidroxido de sódio.
colocando o naoh no metanol, imediatamente ele começa a reagir, enviando para cima bolhas resultante da reação.
ocorre que determinadas marcas não dissolvem como precisamos. se na titulação você determina que tem que colocar 5 g/l de naoh, você tem que dissolver 5g/l de naoh. se algo restar não dissolvido, tens que compensar imediatamente, sob pena do seu metóxido de sódio não ter a quantidade de naoh necessária à reação.
procure no forum, tem bastante material já escrito.
vale até uma vassoura de piaçava para misturar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro
- Registado: terça abr 08, 2008 2:05 am
daniela,
aqui no brasil existe restrições ao uso do hidroxido de potássio mas como trabalho em um centro de pesquisa tenho fácil acesso, se voce tiver esse acesso é melhor que o naoh pois elimina o sódio da sua reação mas ela tem que esquentar e dissolver toda
luiz pedroso
aqui no brasil existe restrições ao uso do hidroxido de potássio mas como trabalho em um centro de pesquisa tenho fácil acesso, se voce tiver esse acesso é melhor que o naoh pois elimina o sódio da sua reação mas ela tem que esquentar e dissolver toda
luiz pedroso
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
aproveito este tópico para colocar a seguinte questão aos entendidos na matéria:
na produção de grandes quantidades de metóxido, por exemplo 20l, posso fazer a mistura de 3 litros de metanol com 450g de soda e depois de bem dissolvida juntar os restantes 17l de metanol?
faço esta pergunta, pois seria mais fácil e rápida a mistura. o que estou a pensar fazer é utilizar um garrafão de lixivia de 5l e agitar manualmente com força.
obrigado
na produção de grandes quantidades de metóxido, por exemplo 20l, posso fazer a mistura de 3 litros de metanol com 450g de soda e depois de bem dissolvida juntar os restantes 17l de metanol?
faço esta pergunta, pois seria mais fácil e rápida a mistura. o que estou a pensar fazer é utilizar um garrafão de lixivia de 5l e agitar manualmente com força.
obrigado
Sócio Nº46
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
eu nunca tive esse problema. agito 1 minuto em cada 5, durante 30 minutos. podes fazer dessa forma, mas assegura-te que o garrafão pode inchar com a temperatura da reação, forçando a rebentar.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
- Membro Silver
fry, utilizas este método para grandes quantidades, tipo 20 ou mais litros?
é que agitar um jerrican deste tamanho não é fácil, por isso é que fiz a pergunta sobre a possibilidade de juntar a maior parte do metanol depois da formação do metóxido com 3litros.
é que agitar um jerrican deste tamanho não é fácil, por isso é que fiz a pergunta sobre a possibilidade de juntar a maior parte do metanol depois da formação do metóxido com 3litros.
já li aqui algures que basta apertar um pouco o garrafão e colocar a rolha, assim já tem espaço para inchar à vontade...mas assegura-te que o garrafão pode inchar com a temperatura da reação, forçando a rebentar.
Sócio Nº46
-
- Staff Member
é fácil... uma vassoura de piassaba e o fundo é sempre bem agitado. tanto faz ser 20 como 80 litros. 30 minutos e tcham tcham tá feito.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
- Membro Platinium
o metoxido é o resultante da reação entre o metanol e o naoh simultaneamente. adaptei um pequeno motor que mantem os 2 produtos em agitação. aqui no brasil, o naoh não dissolve-se com a mesma facilidade do existente em portugal. somente o de laboratório dilui-se rapidamente, mas aí os preços são inviáveis.
-
- Membro Silver
portanto, posso concluir que a maneira que estava a pensar utilizar não resultaria .
mexer com a vassoura é uma ideia que não me agrada muito, porque iria estar exposto aos vapores. mas tambem se pode resolver esse inconveniente, colocando uma tampa no pote com um buraco do diâmetro do pé da vassoura ,
está resolvida a questão, obrigado pela ajuda.
mexer com a vassoura é uma ideia que não me agrada muito, porque iria estar exposto aos vapores. mas tambem se pode resolver esse inconveniente, colocando uma tampa no pote com um buraco do diâmetro do pé da vassoura ,
está resolvida a questão, obrigado pela ajuda.
Sócio Nº46
-
- Staff Member
nem mais....
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
- Membro Platinium
aproveite e coloque um motor a tocar a vassoura. ia ser show!mas tambem se pode resolver esse inconveniente, colocando uma tampa no pote com um buraco do diâmetro do pé da vassoura
-
- Membro Silver
era uma ideia que podia ser posta em prática, mas para mim eram só desvantagens:
1º gasto de electricidade
2º despesas no equipamento
3º perdia-se uma oportunidade de fazer um bom exercicio fisico
1º gasto de electricidade
2º despesas no equipamento
3º perdia-se uma oportunidade de fazer um bom exercicio fisico
Sócio Nº46
-
- Membro
- Registado: terça abr 08, 2008 2:05 am
como faço biodiesel com etanol e koh dissolvo cerca de 1000g em 3l de etanol e depois misturo o restante de etanol já no reator
luiz roberto
luiz roberto
-
- Membro Platinium
se desejares um bio com percentual de reação inferior à 50% faça dessa forma.
se usar etanol que não seja anidro, vais ver como se faz algo parecido com maionese.
se desejares fazer biodiesel ok, com reação ok, dê uma boa lida nos tópicos já abertos. vais perceber que é simples, mas precisa seguir critérios técnicos. e se não os seguir, vais ter muitos problemas e perder muito óleo.
se usar etanol que não seja anidro, vais ver como se faz algo parecido com maionese.
se desejares fazer biodiesel ok, com reação ok, dê uma boa lida nos tópicos já abertos. vais perceber que é simples, mas precisa seguir critérios técnicos. e se não os seguir, vais ter muitos problemas e perder muito óleo.