Termómetro com sonda para Painel Solar??

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm

Re: Termómetro com sonda para Painel Solar??

Mensagem por hugoriba »

j_r_m_c Escreveu:li na diagonal as respostas

mas como o esquentador detecta a temperatura??por um sensor certo???
não podes colocar este sensor (do esquentador) à saida do colector???

nota:não conheco localizações dos equipamentos
o esquentador que possuo é da vulcano, modelo estanque sensor plus que possui sonda de temperatura na entrada de agua para o esquentador. a distancia é bastante, cerca de 10 metros.....
essa ideia que tiveste até nao é má, mas nao me iria dizer qual a temperatura lá em cima porque o mostrador do esquentador é unicamente a temperatura por mim selecionada que eu quero para a agua quente de saida (tenho nos 40 graus).
mas obrigado na mesma!!!

Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hugoriba »

ola o que procuras e uma coisa muito fácil de fazer e ate muito comum.
procura nesta empresa :http://www.zembe.info/catonline/catonline.htm
podes usar uma coisa assim:http://www.zembe.info/catonline/ok31_catalogo.pdf
se for preciso alguma ajuda para saber como ligar e so pedir posso fornecer outros contactos se for necessário.
com respeito ao comprimento do cabo,não há nenhum problema pode ser acrescentado com um vulgar fio de candeeiro.
eu equipei a caldeira a gás cá de casa com um sistema idêntico.poupa muito quando bem regulado. mas aconselho a por a sonda dentro de um capilar o mais próximo do painel possível.[/quote]

estive a ver e as sondas parecem-me indicadas, agora o aparelho parece ter demasiadas funcões para o que realmente necessito (apenas ver a temperatura da água no interior do depósito do painel solar), logo deve ser bastante complexo e caro. necessito de algo mais simples. se me puderes dar uma ajuda agradecia.
abraço. hugo.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

hugoriba Escreveu:ola o que procuras e uma coisa muito fácil de fazer e ate muito comum.
procura nesta empresa :http://www.zembe.info/catonline/catonline.htm
podes usar uma coisa assim:http://www.zembe.info/catonline/ok31_catalogo.pdf
se for preciso alguma ajuda para saber como ligar e so pedir posso fornecer outros contactos se for necessário.
com respeito ao comprimento do cabo,não há nenhum problema pode ser acrescentado com um vulgar fio de candeeiro.
eu equipei a caldeira a gás cá de casa com um sistema idêntico.poupa muito quando bem regulado. mas aconselho a por a sonda dentro de um capilar o mais próximo do painel possível.
estive a ver e as sondas parecem-me indicadas, agora o aparelho parece ter demasiadas funcões para o que realmente necessito (apenas ver a temperatura da água no interior do depósito do painel solar), logo deve ser bastante complexo e caro. necessito de algo mais simples. se me puderes dar uma ajuda agradecia.
abraço. hugo.[/quote]
ola
o equipamento que mencionei era a titulo informativo (não tem de ser exactamente esse nem dessa marca)
pede informações directamente a empresa.
eles tem uma delegação no norte.ou tenta ver numa casa que tenha material para frio industrial tipo expositores de pastelaria ou alguem que trabalhe em cameras frigorificas mesmo das dos carros.eu por ai não conheço nada.terás de procurar.
ja agora o esquentador e alimentado com corrente 220v ou e a pilhas?
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hugoriba »

o meu esquentador é alimentado pela corrente a 220v.
sim, vou procurar em casas dessa especialidade, ou mesmo instaladores de caldeiras a gasóleo e recuperadores de calor, deve haver algo que se adapte á minha situação.
depois eu digo qualquer coisa. obrigado e um abraço.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

encontraste alguma coisa?
Cumprimentos
Nuno Leitão

Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hugoriba »

oinq Escreveu:encontraste alguma coisa?
népia, o que encontro sao sondas que dao para o efeito, só k a unidade que as controla, nao é apenas um mero mostrador de temperatura..... ´faz diversas funçoes como controlar sistemas solares e outros... logo, eu pretendo algo simples e nao uma coisa que me custa cerca de 200 euros.....

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola
o valor do control de temperatura que mencionas e realmente um cadito pesado.
mas vê estes:
http://pt.rs-online.com/web/4388477.html
http://pt.rs-online.com/web/search/sear ... &r=2836457
talvez seja o que precisas
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Mensagem por Jotoli »

boas,
será que vale a pena trocar o consumo eléctrico do esquentador (que deverá ser minimo), pelo consumo de outro aparelho eléctrico (que deverá ser um valor aproximado)?
além de que com o esquentador sempre ligado tem a vantagem de desperdiçar menos água, uma vez que ele a aquece até chegar a água quente do acumulador, altura em que se desliga.
tente saber qual o consumo do esquentador nessa situação de "espera" e compare se vale a pena adquirir outro aparelho(que tb é eléctrico e tb vai consumir), mais todo o trabalho que vai ter a instalá-lo.

cumps,
cya.

Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hugoriba »

[quote="jotoli"]boas,
será que vale a pena trocar o consumo eléctrico do esquentador (que deverá ser minimo), pelo consumo de outro aparelho eléctrico (que deverá ser um valor aproximado)?
além de que com o esquentador sempre ligado tem a vantagem de desperdiçar menos água, uma vez que ele a aquece até chegar a água quente do acumulador, altura em que se desliga.
tente saber qual o consumo do esquentador nessa situação de "espera" e compare se vale a pena adquirir outro aparelho(que tb é eléctrico e tb vai consumir), mais todo o trabalho que vai ter a instalá-lo.

esse ponto de vista nao está errado, mas além de poder desligar o esquentador mediante a temperatura do painel eu tambem quero observar o comportamento do painel no que respeita á eficiencia em dias frios, perdas nocturnas, etc.....
nem que seja com um termómetro a pilhas!!!!
abraço.

helimadeira
Novo membro
Novo membro
Registado: terça out 12, 2010 12:29 am

Mensagem por helimadeira »

estou a fazer um projecto parecido e o que você precisa está aqui:http://images.google.com/imgres?imgurl= ... s%3disch:1
se pretender uma solução mais barata mas só até 70ºc de leitura encontra nas lojas dos chineses em portugal ou no ebay(termometro digital com sonda), depois é só aumentar o comprimento do fio.

Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hugoriba »

viva! já uso um sistema parecido que comprei na rádio popular e com o incremento de cerca de 10 metros de fio para a sonda funciona na perfeição á cerca de 2 anos!!!
ainda nem mudei as pilhas e sei sempre a temperatura correcta lá de cima!!

Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Mensagem por Abiliodinis »

boas tambem tenho sistema solar solco ligado com o apoio esquentador para solar e para saber a que temperatura esta a agua dentro do acumulador comprei um termometro digital , meti a sonda encostada a parede do deposito entre o isolamento e aumentei o cabo ate casa, o preço custa mais ou menos 40 euros

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”