Jatropha - Portugal

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Jatropha - Portugal

Mensagem por RED BARON »

11. ricin: a deadly protein
the active poison in castor seeds is ricin (rye-sin), a very deadly protein called a lectin. ricin is found in the meal or cake after the oil has been extracted. those who occasionally take castor oil may be assured that ricin does not occur in the pure oil. when a gram of ricin is compared with equivalent weights of other toxic substances, it turns out to be one of our deadliest natural poisons. it has been estimated that, gram for gram, ricin is 6,000 times more poisonous than cyanide and 12,000 times more poisonous than rattlesnake venom. ricin mixed with food and used as bait is highly toxic to certain pest animals, such as some rodents and insects. e. a. weiss (1971) states that a dose of 0.035 milligram (approximately one millionth of an ounce) may kill a man, and even small particles in open sores and in the eyes may prove fatal. according to the merck index: an encyclopedia of chemicals, drugs, and biologicals (1997), a dose of ricin weighing only 70 micrograms or two millionths of an ounce (roughly equivalent to the weight of a single grain of table salt from a salt shaker) is enough to kill a 160 pound person. as few as four ingested seeds can cause death in an adult human, and lesser amounts may result in symptoms of poisoning, such as vomiting, severe abdominal pain, diarrhea, and convulsions. of course the degree of poisoning depends upon the amount ingested and the age and general health of the individual. there are numerous documented cases of ricin poisoning and death when horses, livestock, and poultry accidentally ate castor seeds or meal.
http://waynesword.palomar.edu/plmar99.htm

destaco:
a toxina não aparece no oleo de ricinio puro.
a toxina fica no bolo que resta da extração do oleo. é um dos venenos mais potentes.
estima-se que seja 6000 vezes mais venenoso que o cianeto e 12000 mais forte que o veneno da cobra cascavél.
um cristal de rcinio com o peso de 0,000035g que equivale a um grão de sal fino pode matar um adulto. (segundo se consta, assim foi eliminado em 1978, georgi markov)

ricin is easily purified from castor-oil manufacturing waste. the seed pulp left over from pressing for castor oil contains on average about 5% by weight of ricin.
ricin is poisonous if inhaled, injected, or ingested, acting as a toxin by the inhibition of protein synthesis. while there is no known antidote, the us military has developed a vaccine.[2] symptomatic and supportive treatment is available. long term organ damage is likely in survivors. ricin causes severe diarrhea and victims can die of shock. abrin is a similar toxin.

deaths caused by ingestion of castor oil plant seeds is rare.[3] eight beans are considered toxic for an adult.[4] a solution of saline and glucose has been used to treat ricin overdose.[5] the case experience is not as negative as popular perception would indicate.[6]

http://en.wikipedia.org/wiki/ricin[/color]

o ricinio é é muito tóxico mas insoluvel em oleo, por este facto o oleo puro de ricinio não contem toxicidade acrescida devido à ausencia do tóxico.
a partir daqui a queima do oleo ou bio feito a partir dele é tão tóxico como qualquer outro.
imaginem o pessoal do modelismo a levar com aquela fumaça dos aeromodelos ou carros com motores de combustão a a metanol.
grande cuidado deve ser levado em conta durante o processo de fabrico do oleo e eliminação da toxina da polpa restante, que ao que parece contem até 5% de tóxina, e bastam 0,000035g para matar um adulto que podem ser absorvidas através da pele.
deve existir algum processo industrial para destruir a toxina durante o processo de extração mas eu desconheço mais pormenores.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

sim, essa do óleo de ricinio nos motores a nitro (nitro-metano) confirma-se, tanto que os fabricantes alertam para o não uso em ambientes fechados, mas penso que seja por esses factores todos, queima de óleo de ricinio, queima de nitro e também de metanol.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

obrigado red, eu sempre soube que a semente da mamona era muito tóxica, mas não sabia que era um veneno tão potente!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

lobão
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lobão »

ps. senhores moderadores no meu entendimento o texto do red baron devia ser traduzido e colocado como inamovível, pois os resido da mamona são letais.

um abraço a todos!!

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

e eu achava que tratando, poderia dar o resíduo para os animais...

ia ser um festival de boi morto...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

lobão
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lobão »

luciano, a torta da mamona tem um cheiro forte (fede) pode largar para os animais que eles nem cheiram!!!

Paulo
Membro
Membro
Registado: sábado abr 19, 2008 1:33 am

Mensagem por Paulo »

bem... lá tive a reunião com os engenheiros agrarios, e efectivamente vieram corroborar a posição de que a plantação da jatropha seria um risco muito grande , dado que não ha estudos concretos e portanto a comercialização afigura-se muito inviável . salientaram ainda que na produção de biodiesel estão apostar mais (no futuro, preve-se daqui a 3 anos) nas algas. nesta esteira, é de pensar mais com a razão e não com o coração , pelo que esse projecto de plantação de jatropha fica sem efeito. de qualquer das formas, foi produtivo ter ido ha reunião já que me apresentaram várias alternativas de produção e essas sim bem mais rentáveis com números concretos, apesar de não serem direccionadas para o biodeiesel que foi o que me motivou e apaixonou por questões ambientais...

desde já os meus sinceros agradecimentos a quem teve a amabilidade de responder às minhas dúvidas, bem hajam!
cumprimentos

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas paulo

é assim mesmo. as decisões tem que ser bem pensadas antes, para não nos decepcionarmos no futuro.

já que pegou gosto pelo forum, fica aqui o convite para que permaneça entre nós, e reserve um tempo para dedicar-se nas seções em que mais se identifica, perguntando, respondendo e mantendo acesa essa amizade que iniciou-se por causa de um pinhão.

Paulo
Membro
Membro

Mensagem por Paulo »

claro que vou continuar e quero desde já dar os meus parabens pela organização do forum! dos poucos topicos que tive oportunidade de ler são excelentes e de grande informação.

abç.

Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Mensagem por Chemistry »

gostaria de colocar umas questões que surgiram ao ler as respostas a esta mensagem.

o paulo quando teve o contacto com a torrejana e a iberol estas ñ disseram qual a(s) matéria prima que utilizam?

no que respeita ao aproveitamento desse terreno e como também tenho pensado sobre esse assunto pensei que na utilização de árvores e apesar destas demorarem alguns anos a atingirem o pico de produção a terra com árovres ñ precisa de descanso ao contrário de outras culturas como o milho e trigo, sendo estas as do meu interesse. é que nestas culturas é necessário muita água e mt mecanizaçao além do descanso da terra. por isso estava a pensar em árvores e o pinhão manso seria interessante. parece que não afinal. mas já agora que tipo de culturas os eng agronomos lhe aconselharam?

o luciano quando diz "comprar mudas" refere-se a quê concretamente? ñ conheco essa designaçao.

cumps
pedro

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 26, 2007 10:36 pm

Mensagem por jl8472 »

mudas , são sementes já germinadas prontas a plantar , pequenas arvores 10 a 15 cm , normalmente

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas pedro:
o luciano quando diz "comprar mudas" refere-se a quê concretamente? ñ conheco essa designaçao.
desculpe se, eventualmente posto alguma palavra ou frase que não entendas. infelizmente o nosso "portugues", foi "abrasileirado" ao longo dos ultimos 500 anos.

na verdade falava em "vender mudas".

mudas, para nós no brasil, equivale à planta recém nascida. então, quando alguém quer vender mudas, está querendo vender árvores muito pequenas, que serão "mudadas" de local, daí a expressão mudas.

ocorre que quando surgiu o biodiesel e suas fontes, alguém falou, e muito bem, do pinhão manso.

logo, pessoas compraram alguns quilos destas sementes e semearam, até que crescessem um pouco, virando uma muda ( pequena árvore ). e lançam-se ao mercado tentando vender essas "mudas". muitos que as vendem, sequer sabem se aquela árvore vingará ou não. não lhes interessa, desejam apenas vender algo que compraram barato, por uma valor bem mais caro.

já sobre a cultura do milho, posso lhe dizer que não existe período de descanso, senão o próprio intervalo entre um verão e outro.

utilizando-se de uma boa análise de solo, corretamente interpretada, corrigimos a área com calcáreo domilítico, viramos a area subsolando-a e depois passando uma grade para destorroar.

aqui estou plantando aveia ( cereal de inverno ). essa aveia servirá apenas para cobrir o solo contra chuvas e erosões, além de impedir que o sol no verão toque diretamente o solo, secando a terra rapidamente. quando chegarmos do meio do inverno, matamos a aveia e iniciamos o plantio de milho/soja m cima da palhada, não revolvendo mais o solo. e isso seguirá assim até 3 anos, quando temos que subsolar novamente, afim de "afrouxar" o solo, permitindo que as raizes não tenham obstáculos para buscar água no solo.

sds

luciano

Chemistry
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Chemistry »

obr

estou esclarecido!

Chemistry
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Chemistry »

luciano kaefer Escreveu:
aqui estou plantando aveia ( cereal de inverno ). essa aveia servirá apenas para cobrir o solo contra chuvas e erosões, além de impedir que o sol no verão toque diretamente o solo, secando a terra rapidamente. quando chegarmos do meio do inverno, matamos a aveia e iniciamos o plantio de milho/soja m cima da palhada, não revolvendo mais o solo. e isso seguirá assim até 3 anos, quando temos que subsolar novamente, afim de "afrouxar" o solo, permitindo que as raizes não tenham obstáculos para buscar água no solo.
as sementes da aveia são aproveitadas? só a silagem é que fica na terra.

que outras culturas o luciano produz além de aveia, milho e soja. já agora qual dos dois, entre milho e soja, pode se obter mais oleo vegetal?

cumps

pedro

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas pedro

a aveia plantada, não chega a sementar, pois para isso ocorrer, eu perderia a época ideal para o plantio do milho, que é plantado lá por agosto, epoca em que a aveia está crescida, mas ainda não colocou semente em seus cachos.

normalmente aplica-se um dessecante quimico para matar a aveia, que morta, fica no chão protegendo o solo de chuvas e insolação.

o milho se presta mais à fabricação de etanol, e seu resíduo, para alimentação animal. estamos desenvolvendo uma mini usina aqui na fazenda para transformar o milho em combustível e seu resíduo em ração.

a soja para extrair todo o seu óleo, é necessário um tratamento termico, bastante oneroso. o girassol produz muito óleo e pode ser prensado à frio, diferentemente da soja.

sds

luciano

Chemistry
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Chemistry »

luciano kaefer Escreveu:
o milho se presta mais à fabricação de etanol, e seu resíduo, para alimentação animal. estamos desenvolvendo uma mini usina aqui na fazenda para transformar o milho em combustível e seu resíduo em ração.
boas luciano

eu por acaso já estive numa usina em espanha produtora de bioetanol-abengoa numa visita técnica no decorrer de um projecto do meu curso e fiquei impressionado. mas o problema é conseguir um álcool com mais de 99º. no seu caso será provavelmente de 96º, não?

já agora uma questão. o etanol também pode ser usado para o fabrico do biodiesel (bd) em vez do muito falado aqui, metanol, o que representa um perigo acrescido quanto ao seu manuseamento. há algum inconveniente em termos práticos utilizar o etanol em vez do metanol? e quantos graus tem o metanol utilizado na produção do bd?

eu ainda não pesquisei, por isso não sei a quantidade de água presente normalmente no diesel mineral, pois no biodiesel esse valor nao deverá exceder podendo alterar o funcionamento do carro se tal acontecer. não sei até que ponto esta questão não será pertinente!

cumps

pedro

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas pedro

retirar água do etanol para torna-lo anidro não é uma tarefa fácil. existem umas pistas, que estão publicadas lá na seção etanol.

fazer o biodiesel usando etanol, só o anidro. nem tente de outra maneira que não dá.

é tudo uma questão de custo: se o preço do etanol + o gasto para torna-lo anidro for inferior ao preço do metanol, compensa.
lembre que é necessário volume maior de etanol do que metanol. tem que levar em conta no custo final.

teoricamente o diesel não poderia conter água. mas por precaução, sempre usamos filtros de água nos tratores, para garantir que ele não levará água à bi.

sds

luciano

nuno89
Membro
Membro
Registado: segunda mar 10, 2008 12:54 am

Mensagem por nuno89 »

gostava de me apresentar e de dizer q aprecio a dinamica deste forum razao pela qual me inscrevi.
o meu nome é nuno correia, de cascais, e estou a fundar uma empresa de biodiesel, para ja contactei alguns restaurantes que se disponibilizaram a recolha do seu oleo usado.
mas o pinhao manso também me tem sustentado interesse.
ha uma coisa que ainda n percebi bem em relaçao ao oleo desta planta, ele dá para pôr directamente num carro a diesel sem precisar de tratamento?
e gostava tmb se possivel que o paulo me informasse um pouco dessa conferência em madrid, relativamente ao dia e hora, se é necessario inscriçao, etc...

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

o óleo do pinhão manso dá para usar direto, ou transesterificado, desde que seja degomado antes. mas leia tudo sobre essa cultura, para não ter surpresas depois.

Paulo
Membro
Membro

Mensagem por Paulo »

nuno, após pesquisa sobre a potencialidade do oleo de jatropha na produção de biodiesel, cheguei à conclusão que não ha efectivamente estudos concretos nessa matéria. não há estudos com conclusões definitivas, concretas que permitam analisar os componentes desse óleo, pelo que não está certificado. a acrescer a isto, mesmo que houvesse estudos concretos que apontassem para a válida utilização na produção de biodiesel, nós portugueses, não tinhamos hipótese alguma para concorrer com países como brasil, india, moçambique, que ganham pela dimensão de espaço. em relação à palestra em madrid, ñ me recordo agora do site onde se encontrava esse convite mas se fizer uma busca sobre isso deve encontrar facilmente. sei que era em 2 dias, necessitava de prévia inscrição cujo pagamento rondava os 750 euros e era dia 16/17 ou 17/18 de maio.

cump.

Responder

Voltar para “BioDiesel”