Projecto pessoal
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Projecto pessoal
boas malta.
já a algum tempo que uma ideia nao me sai da cabeça e queria partilha-la convosco para perceber as vossas opiniões.
isto iniciou-se quando começaram as minhas duvidas sobre quanto do combustivel que queimamos se destina a alimentar todos os circuitos electricos do carro, inclusivee o um a/c que nao seja de accionamento mecanico....
surgiu-me uma ideia... que ainda penso vir a concretizar...
instalar um contador de energia no alternador... na bateria nao porque corro risco de com o carro em funcionamento existir energia que nem a bateria vai e alimenta directo os componentes... a maior precisao é mesmo a saída do alternador.
circular com o contador digamos um mes. fazer uma estimativa de x kws por 100km por exemplo e adquirir baterias para me dar uma determinada autonomia que mais tarde veria.
carregar essas baterias a noite ... e arranjar forma do alternador so funcionar mesmo ou no arranque... ou se as baterias estiverem a baixar de determinado ponto.
pretendo com isto comprovar que 10 a 15 % do que queimamos de combustivel vai para a energia electrica.
maturado esse sistema.... talvez aumentar o numero de baterias.... instalar um outro motor no lugar do alternador, que me permitisse ser motor de arranque na mesma, mas que me permitisse rodar juntamente com o motor, a mesma velocidade que o motor de combustao reduzindo, por exemplo em 30 ou 40 a carga mecanica aplicada ao motor ci. obviamente que mais uma x, este ultimo passo significa uma pilha de baterias grande, com cargas feitas a noite em casa.
que vos parece????
já a algum tempo que uma ideia nao me sai da cabeça e queria partilha-la convosco para perceber as vossas opiniões.
isto iniciou-se quando começaram as minhas duvidas sobre quanto do combustivel que queimamos se destina a alimentar todos os circuitos electricos do carro, inclusivee o um a/c que nao seja de accionamento mecanico....
surgiu-me uma ideia... que ainda penso vir a concretizar...
instalar um contador de energia no alternador... na bateria nao porque corro risco de com o carro em funcionamento existir energia que nem a bateria vai e alimenta directo os componentes... a maior precisao é mesmo a saída do alternador.
circular com o contador digamos um mes. fazer uma estimativa de x kws por 100km por exemplo e adquirir baterias para me dar uma determinada autonomia que mais tarde veria.
carregar essas baterias a noite ... e arranjar forma do alternador so funcionar mesmo ou no arranque... ou se as baterias estiverem a baixar de determinado ponto.
pretendo com isto comprovar que 10 a 15 % do que queimamos de combustivel vai para a energia electrica.
maturado esse sistema.... talvez aumentar o numero de baterias.... instalar um outro motor no lugar do alternador, que me permitisse ser motor de arranque na mesma, mas que me permitisse rodar juntamente com o motor, a mesma velocidade que o motor de combustao reduzindo, por exemplo em 30 ou 40 a carga mecanica aplicada ao motor ci. obviamente que mais uma x, este ultimo passo significa uma pilha de baterias grande, com cargas feitas a noite em casa.
que vos parece????
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Re: Projecto pessoal
eu compreendo o seu desespero em querer arranjar um sistema para aumentar a autonomia ou o rendimento do seu carro, mas isso chama-se veiculo hibrido e é um exercicio complexo e que necessita elementos especializados. lamento, mas nao pode ser feito sobre o joelho (sobre um dinamo). esqueça! não é o mesmo que coser um remendo numas calças...
agora se quer construir um veiculo electrico ou agarrar num prius e torna-lo plug-in, isso já é realizavel e tem muito interesse. e o resultado final é bem melhor em termos de eficiencia total e ultrapassará a sua melhor estimativa.
agora se quer construir um veiculo electrico ou agarrar num prius e torna-lo plug-in, isso já é realizavel e tem muito interesse. e o resultado final é bem melhor em termos de eficiencia total e ultrapassará a sua melhor estimativa.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
eu percebo perfeitamente o que queres dizer njay... simplesmente olho para centenas de milhares de carros nas ruas e penso... quando estas pessoas trocariam de tecnologia e será que podem suportar os custos disso?
eu nao me importava de adquirir um hibrido por exemplo... mas quase 30 mil euros por um está bem longe do meu bolso, assim como presumo da larga maioria dos portugueses.
se tivesse sucesso seria uma transformação exequivel em praticamente qualquer carro como forma de transitar e habituar as pessoas até os electricos a 100% tomarem contado mercado.
posso obviamente estar enganado mas... pelo menos o primeiro passo parece-me exequivel.
como disse ainda n desisti da ideia...a ver se lhe consigo dar um impulso.
fikem bem
eu nao me importava de adquirir um hibrido por exemplo... mas quase 30 mil euros por um está bem longe do meu bolso, assim como presumo da larga maioria dos portugueses.
se tivesse sucesso seria uma transformação exequivel em praticamente qualquer carro como forma de transitar e habituar as pessoas até os electricos a 100% tomarem contado mercado.
posso obviamente estar enganado mas... pelo menos o primeiro passo parece-me exequivel.
como disse ainda n desisti da ideia...a ver se lhe consigo dar um impulso.
fikem bem
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
penso que neste momento a forma mais "fácil" de evitar esse desperdicio seria instalar um "alternador térmico", ou seja, um dispositivo que gera electricidade a partir de diferenças de temperatura; é que num motor de c.i. temos imenso calor inutilizado. num outro tópico o celso colocou um link para uma empresa que produz dispositivos desses (não estou a encontrar o tópico agora).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
- Membro Platinium
o meu nick nao é njay e o topico que procuram é este
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=6390
-
- Membro Gold
tás certo, nas 2 coisas.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Gold
o a/c consome bastante, sempre ouvi dizer que retira uns cavalitos ao motor, o que quer dizer que consome pelo menos 1 ou 2 kwh. fora isso, o resto ouvi dizer que anda por uns 6-10%... não tenho fontes.tvcrabo Escreveu:isto iniciou-se quando começaram as minhas duvidas sobre quanto do combustivel que queimamos se destina a alimentar todos os circuitos electricos do carro, inclusivee o um a/c que nao seja de accionamento mecanico....
tanto quanto sei é mesmo assim que funciona. a bateria funciona apenas como um "backup" ou "buffer", para quando o motor não está a trabalhar.tvcrabo Escreveu:surgiu-me uma ideia... que ainda penso vir a concretizar...
a bmw ou a mercedes, não me lembro qual, tem veículos de última geração que têm uma embraiagem no alternador. mas a poupança de gasolina era pequena, tipo 5% e já com outras alterações.tvcrabo Escreveu:circular com o contador digamos um mes. fazer uma estimativa de x kws por 100km por exemplo e adquirir baterias para me dar uma determinada autonomia que mais tarde veria.
maturado esse sistema.... talvez aumentar o numero de baterias.... instalar um outro motor no lugar do alternador, que me permitisse ser motor de arranque na mesma, mas que me permitisse rodar juntamente com o motor, a mesma velocidade que o motor de combustao reduzindo, por exemplo em 30 ou 40 a carga mecanica aplicada ao motor ci.
e porque não um par de motores eléctricos?tvcrabo Escreveu:obviamente que mais uma x, este ultimo passo significa uma pilha de baterias grande, com cargas feitas a noite em casa.
que vos parece????
myownhybrid.wordpress.com
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
ups... confundi-me completamente.bluesky Escreveu:o meu nick nao é njay e o topico que procuram é este
as minhas sinceras desculpas...
-
ok,
a ideia pareceu-me boa. desconhecia por completo tais materiais. a conseguir deitar as maos a esses materiais com um custo comportavel apartida ficaria com tudo o necessário para executar a primeira fase do projecto, desligando o alternador.
parece-me bem.
em termos tecnicos, o facto de querer ter um motor no lugar do alternador a rodar sempre em velocidade sincronizada com a do motor ci... de forma a reduzir a carga aplicada ao motor, parece-vos que funcionaria?
fikem bem
a ideia pareceu-me boa. desconhecia por completo tais materiais. a conseguir deitar as maos a esses materiais com um custo comportavel apartida ficaria com tudo o necessário para executar a primeira fase do projecto, desligando o alternador.
parece-me bem.
em termos tecnicos, o facto de querer ter um motor no lugar do alternador a rodar sempre em velocidade sincronizada com a do motor ci... de forma a reduzir a carga aplicada ao motor, parece-vos que funcionaria?
fikem bem
-
- Membro Gold
parece-me irrelevante... porque é que a carga mecânica haveria de ser menor?
"separar mecânicamente" como faz a bwm ou mercedes é que retira a carga...
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
pois, também não vejo qualquer ganho nisso, o motor que vai ajudar também vai gastar energia gerada pelo alternador, como tal vai haver uma perda, solução; e essa sim, fazer com que o motor ci seja mais eficiênte, e aí existem muitas e variadas maneiras que não são utilizadas pelos fabricantes por causa dos "sugadores". são elas a desactivação de cilindros, compressão variável, desactivação e arranque automático do motor, aproveitamento da compressão não utilizada em ciclos de menos potência para ciclos de maior potência, injecção controlada de combústivel ( esta já existe, mas a que tenho em mente tem mais controle sobre a potência necessária e a disponível, entre muitas outras...
enfim, existem muitas mais, até doí de saber porque não são utilizadas.
enfim, existem muitas mais, até doí de saber porque não são utilizadas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
atão? se i (corrente) for zero amperes a força necessária para rodar o alternador é apenas a suficiente para vencer a pequena força do atrito estatico das esferas dos dois rolamentos em que o estator se apoia.njay Escreveu:parece-me irrelevante... porque é que a carga mecânica haveria de ser menor?
se puderes experimenta o seguinte... roda um pequeno dinamo de bicicleta a mao sem carga alguma... facilimo nao é? agora liga-lhe uma lampada 24v.... já nao é tao facil roda-lo pois nao???
por outro lado se tiveres um i qualquer, significa que tens uma potencia gerada. essa potencia gerada é uma carga mecanica como outra qualquer para o motor, sendo que para gerar 1kw de energia no alternador, o motor tem de consumir o equivalente a 3 kw em combustivel devido ao baixo rendimento dos motores ci.
em relaçao a ter um motor electrico no mesmo sitio do alternador a rodar (alimentado a energia electrica claro) a velocidade ssincronizada com o motor... o motor tem de vencer x cargas mecanicas... se no mesmo eixo existir uma força no mesmo sentido que a que o motor faz teoricamente estamos a reduzir carga mecanica no motor.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
tvcrabo Escreveu:atão? se i (corrente) for zero amperes a força necessária para rodar o alternador é apenas a suficiente para vencer a pequena força do atrito estatico das esferas dos dois rolamentos em que o estator se apoia.njay Escreveu:parece-me irrelevante... porque é que a carga mecânica haveria de ser menor?
se puderes experimenta o seguinte... roda um pequeno dinamo de bicicleta a mao sem carga alguma... facilimo nao é? agora liga-lhe uma lampada 24v.... já nao é tao facil roda-lo pois nao???
por outro lado se tiveres um i qualquer, significa que tens uma potencia gerada. essa potencia gerada é uma carga mecanica como outra qualquer para o motor, sendo que para gerar 1kw de energia no alternador, o motor tem de consumir o equivalente a 3 kw em combustivel devido ao baixo rendimento dos motores ci.
em relaçao a ter um motor electrico no mesmo sitio do alternador a rodar (alimentado a energia electrica claro) a velocidade ssincronizada com o motor... o motor tem de vencer x cargas mecanicas... se no mesmo eixo existir uma força no mesmo sentido que a que o motor faz teoricamente estamos a reduzir carga mecanica no motor.
ainda não percebi onde queres chegar, então o motor eléctrico substitue o alternador ?
se meteres um motor a fazer girar um alternador a energia que o alternador gera não chega para alimentar o motor que o está a girar, isto é óbvio, seguinte o teu raciocínio, o que vai alimentar o motor eléctrico ?
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
só agora é que percebi o que o tv queria dizer. ele quer substituir o alternador por um motor eléctrico alimentado por umas baterias que carregaria em casa. na verdade, o próprio alternador se calhar também funciona como motor, por isso poderias reutilizá-lo depois de algumas alterações na parte electrónica (remover o retificador, ...).
depois tinhas que arranjar um controlador que mantivesse o motor eléctrico sempre com a sincronização certa, que não é "a mesma do motor", teria que ser um pouco "adiantada". só que é capaz de ser difícil saber o adiantamento certo, pelo que em algumas situações (mudanças de aceleração) o motor eléctrico poderia "empatar" em vez de ajudar... o que também era capaz de causar tensões "incómodas" da correia. também não sei se os tensores da correia funcionam nos 2 sentidos. enfim, não sei se valeria a pena o esforço... tendo em conta que poderia ser aplicado noutros aspectos. e tinhas aí projecto apra te entreteres durante muitos meses... e assumindo que percebes de electrónica/programação.
por outro lado, se queres poupar, podes fazer como eu: reduzi o consumo em mais de 25% só por passar a andar sempre a menos 90km/h.
depois tinhas que arranjar um controlador que mantivesse o motor eléctrico sempre com a sincronização certa, que não é "a mesma do motor", teria que ser um pouco "adiantada". só que é capaz de ser difícil saber o adiantamento certo, pelo que em algumas situações (mudanças de aceleração) o motor eléctrico poderia "empatar" em vez de ajudar... o que também era capaz de causar tensões "incómodas" da correia. também não sei se os tensores da correia funcionam nos 2 sentidos. enfim, não sei se valeria a pena o esforço... tendo em conta que poderia ser aplicado noutros aspectos. e tinhas aí projecto apra te entreteres durante muitos meses... e assumindo que percebes de electrónica/programação.
por outro lado, se queres poupar, podes fazer como eu: reduzi o consumo em mais de 25% só por passar a andar sempre a menos 90km/h.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Platinium
como ja disse, so por intermedio de um motor hibrido projectado para o efeito. agora existe uma coisa que vai reduzir o atrito e logo poupa-se combustivel... desligar por completo o alternador. o carregamento da bateria é feito à noite em casa por intermedio de um transformador. para quem utiliza ar condicionado e outros será necessario mais baterias. mas boa ideia é converterem por completo o vosso carro a electrico...
-
isso de reduzir... tambem ando sempre abaixo dos 90km em estradas pouco concorridas e em 5ª . o resultado sao 5.5 litros de gasoleo aos 100 km.
está previsto... ainda acerca da reduçao, mudar de viatura para um veiculo a gpl... que se fizerem as contas vão ver que neste momento é bem mais economico que o diesel mesmo considerando que a gpl um veiculo consome mais 20% que a gasolina...
a questão é que gostava de contribuir com alguma coisa para ajudar a derrotar estes baroes do petroleo. comprar um hibrido está fora do meu bolso e os veiculos electricos em massa ainda vao demorar. se pudesse arranjar forma de qualquer carro, indepentemente do seu combustivel, gastar digamos 50% do que gasta actualmente... seria uma vitoria e das grandes. e como tudo isto me parece possivel sem gastar uns 20 mil euros em carros novos ou motores inwheel pareceu-me uma boa ideia, só isso.
e já agora... com a info sobre os materias que transformam diferenças de temperatura em energia electrica... talvez conseguisse aumentar a autonomia so sistema de "apoio" a colocar.
bluesky, compreendeste finalmente o que quiz dizer logo no primeiro post companheiro...
um abraço a todos... e boas investigações
está previsto... ainda acerca da reduçao, mudar de viatura para um veiculo a gpl... que se fizerem as contas vão ver que neste momento é bem mais economico que o diesel mesmo considerando que a gpl um veiculo consome mais 20% que a gasolina...
a questão é que gostava de contribuir com alguma coisa para ajudar a derrotar estes baroes do petroleo. comprar um hibrido está fora do meu bolso e os veiculos electricos em massa ainda vao demorar. se pudesse arranjar forma de qualquer carro, indepentemente do seu combustivel, gastar digamos 50% do que gasta actualmente... seria uma vitoria e das grandes. e como tudo isto me parece possivel sem gastar uns 20 mil euros em carros novos ou motores inwheel pareceu-me uma boa ideia, só isso.
e já agora... com a info sobre os materias que transformam diferenças de temperatura em energia electrica... talvez conseguisse aumentar a autonomia so sistema de "apoio" a colocar.
bluesky, compreendeste finalmente o que quiz dizer logo no primeiro post companheiro...
um abraço a todos... e boas investigações
-
- Membro Gold
se tens um veículo a diesel podes sempre começar a andar a ov. se andares a 50% ov já reduzes a dependência do petróleo em 50% .
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
njay... estamos agora a falar da parte economica. o oleo vegetal está tudo menos mais barato que o gasoleo amigo
-
- Membro Gold
citação tua. se usares um combustível que não deriva do petróleo (o que não é o caso do gpl), já estás a contribuir. embora depois vás contribuir para outros problemas, mas enfim...tvcrabo Escreveu:a questão é que gostava de contribuir com alguma coisa para ajudar a derrotar estes baroes do petroleo.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
podem sempre fazer o que se faz em alguns carros electricos, por ex.
tiras o alternador fora , correia e poly, depois se conseguires tiras mesmo ou mandas maquinar a poly da cambota para retirares o peso a mais , isto se a correia nao estiver a trabalhar com mais nada...
depois montas uma bateria grande e boa o suficiente para poderes fazer uns belos km a noite e com chuva...
para melhorar tudo isto trocas todas as lampadas que poderes por leds.
no fim vais ter um carro a gasolina que vai ter que ser tratado como electrico...
tiras o alternador fora , correia e poly, depois se conseguires tiras mesmo ou mandas maquinar a poly da cambota para retirares o peso a mais , isto se a correia nao estiver a trabalhar com mais nada...
depois montas uma bateria grande e boa o suficiente para poderes fazer uns belos km a noite e com chuva...
para melhorar tudo isto trocas todas as lampadas que poderes por leds.
no fim vais ter um carro a gasolina que vai ter que ser tratado como electrico...