tozerrvm Escreveu:podem sempre fazer o que se faz em alguns carros electricos, por ex.
tiras o alternador fora , correia e poly, depois se conseguires tiras mesmo ou mandas maquinar a poly da cambota para retirares o peso a mais , isto se a correia nao estiver a trabalhar com mais nada...
depois montas uma bateria grande e boa o suficiente para poderes fazer uns belos km a noite e com chuva...
para melhorar tudo isto trocas todas as lampadas que poderes por leds.
no fim vais ter um carro a gasolina que vai ter que ser tratado como electrico...
tratado como electrico em que sentido toze?
fiscais?
isso mesmo. algo importante que escapa à maioria é que existe 2 tipos de tunning, mas quando se fala em tunning muitos pensam na revoluçao dos plasticos e vem sempre com uma mao cheia de pedras. basicamente é o seguinte: existe o tunning estético e o tunning funcional. quando eu falo de tunning é o tuning funcional, aumentar significativamente as prestaçoes do veiculo. como é evidente sou totalmente a favor do tunning, mesmo que seja ilegalizado pelos perus do costume. algo que já deveria existir à muito seria uma clinica de "emagrecimento" para os veiculos, pela remoçao do superfluo e adopçao de materiais menos densos mas igualmente resistentes - fibras de carbono e materiais compositos. menos peso - menor inercia - melhor aceleraçao - maior instabilidade, mas isso tem outro tipo de soluçoes. bem ajam #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
entao isso significa que se decidir passar a fase dois do projecto que é praticamente tornar o carro num hibrido ao colocar um motor electrico a compensar parte do esforço mecanico, posso eliminar o motor de arranque já que facilmente o motor novo executa essa função, certo?
bluesky, que tipo de alterações para emagrecimento se pode optar com uma boa relaçao custo/proveito? sim porque para se vender esse serviço era preciso que fosse economicamente compensador para o cliente. se bem te conheço mandaste a posta de pescada ao ar porque já tens algumas ideias de como o fazer (o emagrecimento) na cabeça confessa lá
penso que essa alteração será muito complicada fazer por causa das diferentes rotações que o motor trabalha por trabalhar directamente com a caixa de velocidades e com a embraiagem.
tenho uma ideia que penso ser mais viável e mais fácil, porque não meter um ou 2 motores eléctricos nas rodas de trás do carro, com um pequeno controlador que verifica qual a rotação em que as rodas estão a rodar e este por sua vez dá informação ao controlador do motor eléctrico para acelerar um pouco mais, ou seja, para um veículo se movimentar qualquer que seja o motor utilizado a rotação do motor tem de ser sempre maior, claro. neste aspecto estou a falar nisso para que o motor eléctrico não esteja sempre no esforço máximo, mas sim dá uma ajuda.
este mesmo "engenho" tinha de ser utilizado na mesma com a tua ideia tvcrabo, e assim não precisas de fazer qualquer modificação no motor original do teu carro, se a bateria se acabar podes continuar a viagem na mesma.
ok. a ideia de colocar o motor no lugar do alternador era montar um encoder no mesmo local. na prática o encoder ao ser montado num qualquer ponto onde a correia de distribuiçao tiver mede exactamente a velociade de saída, independentemente da caixa de velocidade e tudo. no fundo so acho mais barato colocar um motor no mesmo local do alternador que dois eum em cada roda traseira... se bem que um em cada roda traseira pode ser muito bom porque aí... se forem motores dc tanto funcionam como motores ou geradores. o que se passa é que na funcão de gerador dc estes motores nas travagens podem ajudar a travar o veiculo (normalmente so travas com duas rodas assim seriam 4) e gerar um pouco mais de electricidade. isto permitiria ainda colocar o carro bem mais leve porque o puder de travar o carro seria o dobro... nice.
ok digamos que iriamos pela opção de dois motores traseiros. dois motores mais um controlador... tens ideia do custo disto? só para me ir habituando a ideia
estive a viciar-me na ideia do jmal (acho que desta x nao confundi ninguem).
ora bem, partindo de uma roda de jante 13" cada volta que a roda dá o carro percorre um metro. se a jante for mais percorre mais. mas precisamente por isso escolhi fazer os calculos com a medida mais baixa das que se encontra comummente.
ora um motor a 1500 rpm nestas rodas equivale a cerca de 90km/h. um motor a 3000 rpm equivale a cerca de 180km/h.
só fiz estes calculos para perceber até que ponto estariamos ou nao limitados em velocidade com motores comuns nesta aplicação e aparecentemente nao será um problema.
esta-me a escapar aqui alguma coisa ou nao estou a ver a vantagem do vosso setup. agora se querem fazer um think-tankering ou brain-storming entao porque nao usar o actual motor de ci do automovel como gerador electrico que so arranca como carregador de baterias ( por este facto poderiamos usar um banco mais pequeno de baterias) e alterar toda a motricidade para motores electricos economicos? o mencionado - aproveitar a travagem para gerar - já é utilizado e chama-se travagem regenerativa #
njay Escreveu:(...)e porque não um par de motores eléctricos?
myownhybrid.wordpress.com
isto que deixei numa mensagem mais atrás é tudo isso que vocês estão a falar nas últimas mensagens.
tv, se queres saber quanto custa 1 par de motores in-wheel e o respectivo controlador, posso dizer-te já que, e assumindo que consegues arranjar quem tos venda, é demasiado caro. foi por isso que o projecto myownhybrid resolveu seguir o caminho do desenvolvimento de tais motores, também porque nos pareceu possível e viável fazê-lo sem muita high-tech.
eu acho que se queres gastar pilim deves investir num carro 100% electrico...
fazer um hibrido será muito mais caro e complexo.
fora isso acho que a alteracao do alternador pode funcionar bem.
se o teu carro der para isso podes desligar o alternador e durante um mes e carregas a bateria sempre que tiver menos de 10v, menos que isso provavelmente vais dar cabo dela...
ao fim de um mes ves quanto gastaste a mais em electricidade e quanto poupaste em combustivel...assim vais ver se vale a pena , e a unica maneira de saberes é mesmo experimentares.
sim toze. esse passo parece-me mais simples e vai arrancar com toda a certeza. ainda n sei bem quando porque ainda n criei as condiçoes necessarias para carregar a bateria... mas n deve demorar muito a acontecer. de qualquer forma parece-me que se a bmw apenas a desligar mecanicamente o alternador quando se torna desnesseraio te-lo mas continua a contar com ele para manter a bateria carregada e ganharam 5%... entao deixar de usar o alternador nunca pode ser menos de 10% do consumo actual do veiculo.... digo eu.
vamos ver, pelo menos esse passo vai acontecer no meu veiculo, é uma questao de tempo.
intelligent alternator control.
disengages the alternator when the battery is fully charged, and only engages again when the battery needs charging.
this decreases engine drag, reducing fuel consumption
and emissions at the same time.
lá está... o simples facto do alternador n estar a debitar, permite que o motor tenha mais potencia livre para o movimento
até mete medo ver um motor ci aberto, bolas, tanta coisa para tão pouca eficiência. até choro de saber que no século xxi gabam-se de fazer uma descoberta de uma coisa tão simples e que já toda a gente sabia.
dito de uma forma simples, por aqueles preços já é possivel ter um razoavel veiculo 100% electrico. dito de outra forma, reconheço o mérito à bmw, reconheço o seu trabalho, mas já nao reconheço a sua utilidade. para que queremos um caro relogio suiço de molas que nao é inteligente e temos de dar à corda quando podemos ter um relogio digital barato, com mil funçoes e mais exacto? #