eixo vertical vs eixo horizontal
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo abr 13, 2008 9:54 pm
eixo vertical vs eixo horizontal
boas companheiros, acompanho o fórum há algum tempo, com muito agrado, mas surgiu-me esta questão...
será melhor opção aerogeradores de eixo horizontal ou vertical?
analisando, não só o produto final (conversão de energia eólica em eléctrica), mas também facilidade de construção, resistência etc...
quais são as vossas opiniões?
será melhor opção aerogeradores de eixo horizontal ou vertical?
analisando, não só o produto final (conversão de energia eólica em eléctrica), mas também facilidade de construção, resistência etc...
quais são as vossas opiniões?
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
Re: eixo vertical vs eixo horizontal
olá.
boa noite.
depende do local onde vais instalar o aerogerador.
se for em meio urbano de eixo vertical é melhor. por causa da turbulencia provocada pelos prédios.
cumprimentos.
boa noite.
depende do local onde vais instalar o aerogerador.
se for em meio urbano de eixo vertical é melhor. por causa da turbulencia provocada pelos prédios.
cumprimentos.
O vento é grátis e o óleo usado quase
Sócio nº. 40
Sócio nº. 40
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda abr 14, 2008 12:53 am
e também depende do porte da turbina/gerador. as turbinas de eixo vertical têm sérias limitações a partir de determinadas dimensões.eólibio Escreveu:depende do local onde vais instalar o aerogerador.
[[]]

-
Autor do tópico - Membro
agradeço as vossas opiniões, com as quais estou de concordo.
mas quando se fala ai de dimensões limites para os eixos verticais, estamos a falar de que medidas? 1 metro?
a minha opinião é que um aerogerador de eixo vertical, na maioria das situações, é menos resistente pois sofre mais com a vibração, será correcto?
mas penso que é mais facil de construir que um horizontal, não tem tanto top-speed mas tem mais força e não precisa de se "virar" em direcção ao vento.
cumprimentos
mas quando se fala ai de dimensões limites para os eixos verticais, estamos a falar de que medidas? 1 metro?
a minha opinião é que um aerogerador de eixo vertical, na maioria das situações, é menos resistente pois sofre mais com a vibração, será correcto?
mas penso que é mais facil de construir que um horizontal, não tem tanto top-speed mas tem mais força e não precisa de se "virar" em direcção ao vento.
cumprimentos
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda abr 14, 2008 12:53 am
tenho ideia que é mais na gama de dimensões de produção ligada à rede de transporte. coisa para 10 metros ou mais.dvl385 Escreveu:mas quando se fala ai de dimensões limites para os eixos verticais, estamos a falar de que medidas? 1 metro?
o pouco que estudei sobre turbinas horizontais falava de problemas de construção na medida em que é complicado manter a integridade da turbina a partir de determinadas velocidades (força centrifuga) e dimensões.dvl385 Escreveu:a minha opinião é que um aerogerador de eixo vertical, na maioria das situações, é menos resistente pois sofre mais com a vibração, será correcto?
[[]]

-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
amigos, existe uma preconcepçao nao muito acertada sobre as aerogeradoras de eixo vertical. a questao central é o tipo de vento, a sua intensidade, altura da captaçao e a orografia. pouco tem a ver com a dimensao e se é dentro ou fora da cidade. especial atençao à geometria dos elementos e à possibilidade da sua alteraçao dinamica (geometria variavel). poderão ser mais complexas, é tudo.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
a dimensão pode por exemplo ser na ordem de grandeza que o próprio fórum mostra, por ex. aqui:
http://www.energiaeficiente.com.br/2008 ... r-turbina/
http://www.energiaeficiente.com.br/2008 ... r-turbina/
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
-
Autor do tópico - Membro
agradeço a participação e quero deixar aqui a minha ideia de que os aerogeradores de eixo vertical vão evoluir bastante e penso que serão das melhores opções disponíveis.
uma comprovação disso é o post anterior; fico espantado com o impacto positivo que poderia trazer um "bixinho" desses ás nossas sociedades
ja agora deixo uma perguntinha.... pegando na ideia dos holandeses, não poderíamos nós contruir algo semelhante? menor escala claro, mas com melhores prestações?
cumprimentos
uma comprovação disso é o post anterior; fico espantado com o impacto positivo que poderia trazer um "bixinho" desses ás nossas sociedades
ja agora deixo uma perguntinha.... pegando na ideia dos holandeses, não poderíamos nós contruir algo semelhante? menor escala claro, mas com melhores prestações?
cumprimentos
-
- Membro Platinium
claro que sim, e nao era má ideia #
-
Autor do tópico - Membro
eu ate tenho umas ideias a germinar, mas como não há muito tempo, não as consigo por em prática.
portanto vou tentar deixar aqui um esboço....
tubo grande pvc cortado em 8 bocados (por exemplo)

montagem dos bocados num circulo de contraplacado ou assim

ps. desculpem o mau jeito para o paint
comentem...
portanto vou tentar deixar aqui um esboço....
tubo grande pvc cortado em 8 bocados (por exemplo)

montagem dos bocados num circulo de contraplacado ou assim

ps. desculpem o mau jeito para o paint
comentem...
-
- Membro Platinium
o contraplacado é fechado ou aberto? explica porque é que o circulo de cima é mais estreito que o circulo de baixo...
ver:
Link
Link
Link
ver:
Link
Link
Link
-
- Membro Platinium
Link
em pvc, simples...uma turbina de eixo vertical colocada na horizontal
Link
Link
ok, i rest my case now...
-
Autor do tópico - Membro
bem... que ideias interessantes, muito obrigado bluesky.
quanto ás perguntas:
1.a parte de cima foi pensada mais curta por uma questão de equilíbrio, com uma base inferior maior pretende-se deslocar o centro de massa da turbina para um local mais baixo, para que com ventos muito fortes consiga ser mais estável.
2.o contraplacado de cima, em princípio, é fechado. (a 4ª imagem engana, mas eu queria mostrar como devia ser por dentro) mas eu digo em princípio, porque ainda não estudei se deve existir uma saída para o ar algures, por agora penso que se estiver fechado, o vento fará mais força nas pás dando-lhe mais rotação.
se estiver errado, por favor corrijam-me
cumprimentos
quanto ás perguntas:
1.a parte de cima foi pensada mais curta por uma questão de equilíbrio, com uma base inferior maior pretende-se deslocar o centro de massa da turbina para um local mais baixo, para que com ventos muito fortes consiga ser mais estável.
2.o contraplacado de cima, em princípio, é fechado. (a 4ª imagem engana, mas eu queria mostrar como devia ser por dentro) mas eu digo em princípio, porque ainda não estudei se deve existir uma saída para o ar algures, por agora penso que se estiver fechado, o vento fará mais força nas pás dando-lhe mais rotação.
se estiver errado, por favor corrijam-me
cumprimentos
-
- Membro Platinium
existem dois principios que possibilitam um aerogerador recolher a sua força motriz: por pás onde se aplicam os principios aerodinamicos da sustentaçao ou por pás que aprisionam o ar criando uma pressao superior no labirinto frontal de entrada do que no labirinto de expansão e escape, mas em ambos os principios o ar que entra tem obrigatoriamente de sair. ambos os principios respeitam a lei da conservaçao do momento linear de newton e as leis de bernolli. a questao está na eficiencia conseguida versus custos, operacionalidade e desgaste. a lei de betz estabeleçe um limite para a eficiencia teorica que pode ser realizada no processo #
-
Autor do tópico - Membro
ok, foi de certo modo explicativo. terei portanto de ter uma saída para o fluxo de ar.
será que é viável o ar entrar junto de uma pá, e sair por outra, passando pelo centro ?
ou terá o fluxo que ser direccionado para cima (ou baixo) ?
obrigado pelas dicas, cumprimentos
será que é viável o ar entrar junto de uma pá, e sair por outra, passando pelo centro ?
ou terá o fluxo que ser direccionado para cima (ou baixo) ?
obrigado pelas dicas, cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
boas, andei há uns tempos a estudar isto, desisti porque me concentrei num sistema solar térmico (que entretanto já tenho instalado), e voltei ao tema das eólicas.
deixo aqui um estudo sobre a forma mais eficiente das pás de uma vawt, feito na califórnia em 2005: http://www.energy.ca.gov/2005publicatio ... 05-084.pdf
e um potencial alternador dc com eficiência a baixa rotação:
http://www.fieldlines.com/story/2006/4/21/16237/9933
não sei bem como nem quando, mas hei-de por uma destas a carregar baterias...
deixo aqui um estudo sobre a forma mais eficiente das pás de uma vawt, feito na califórnia em 2005: http://www.energy.ca.gov/2005publicatio ... 05-084.pdf
e um potencial alternador dc com eficiência a baixa rotação:
http://www.fieldlines.com/story/2006/4/21/16237/9933
não sei bem como nem quando, mas hei-de por uma destas a carregar baterias...
-
Autor do tópico - Membro
boas, obrigado dmachado
o estudo é bem interessante, ainda não tive tempo de o perceber todo mas parece que pode melhorar bastante os desempenhos.
eu de motores ainda não pesco nada, um dia talvez olhe para esse esquema e perceba =p , mas obrigado pela partilha.
já agora, aproveitando o post, deixo outra questão no ar:
qual a vossa opinião quanto ao numero de pás de um vawt ? serão 2, 3 ou 7,8 ?
cumprimentos
o estudo é bem interessante, ainda não tive tempo de o perceber todo mas parece que pode melhorar bastante os desempenhos.
eu de motores ainda não pesco nada, um dia talvez olhe para esse esquema e perceba =p , mas obrigado pela partilha.
já agora, aproveitando o post, deixo outra questão no ar:
qual a vossa opinião quanto ao numero de pás de um vawt ? serão 2, 3 ou 7,8 ?
cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
boas.
o estudo incide sobre uma vawt de 2 pás, as de "drag" tipo savonius, depois há as de "lift" tipo darreus, com 3, 4, 5, etc...
creio que as mais fáceis de construir são as de 2 pás, e ainda por cima com este estudo de túnel de vento, já existe uma forma optimizada para as mesmas...
o estudo incide sobre uma vawt de 2 pás, as de "drag" tipo savonius, depois há as de "lift" tipo darreus, com 3, 4, 5, etc...
creio que as mais fáceis de construir são as de 2 pás, e ainda por cima com este estudo de túnel de vento, já existe uma forma optimizada para as mesmas...
-
Autor do tópico - Membro
pois é, é de aproveitar todo o estudo que já foi feito.
sendo assim, acho que a minha primeira turbina será conforme o estudo. veremos depois quando houver mais tempo
cumprimentos
sendo assim, acho que a minha primeira turbina será conforme o estudo. veremos depois quando houver mais tempo
cumprimentos