Nova Forma de Gerar ENERGIA? Poderá ser Gerador?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Nova Forma de Gerar ENERGIA? Poderá ser Gerador?

Mensagem por XavierMaluco »

boas

no passado dia 29 e após 3 meses de trabalho, terminei mais uma máquina para a minha indústria. essa máquina cuja função é cortar em continuo rolos de fibra textil tnt, cujo comprimento pode ir até aos 5.000metros x2 de lagura, até aí nada demais, a surpresa veio depois.

depois dos testes liguei a máquina já a cortar material, programei-a para parar aos 1000 metros e fui ao café. demorei apenas alguns minutos e por isso a máquina ainda devia estar a trabalhar quando eu cheguei, mas para minha surpresa estava parada, uma colaboradora minha aproximou-se e disse "eu tive que desligar a máquina porque estava a fazer um ruído que parecia uma fritadeira".

voltei a ligar a máquina para ver o que era, passados 2 minutos do tnt estar a passar nas lâminas e rolos começou de novo o ruído, era um estalar fino mas intenso e ao aproximar a mão das fibras apanhei um choque eléctrico. logo me apercebi que as fibras aos passar nos rolos geravam o tal campo magnético.

fui buscar um busca-polos e não só acendeu com bastante intensidade, como as faiscas eram constantes na ponta deste, mesmo à distância de um palmo do tnt (tnt=textil não tecido). fui buscar uma lâmpada de 5w e também acendeu, mas com menos intensidade.

nunca estudei electricidade a fundo e tudo o que sei aprendi de forma autodidata, sei fazer o básico desde instalações simples, trifásicas, quadros para gerir máquinas e automatismos.

também sei que a electricidade não se gera, porque ela já existe, o que o (gerador) faz é separar o próton e néutron.

sei também que a fricção de fribras sintéticas gera campos magnéticos, assim como a maioria o sabe.

o que eu não sabia e é aqui que peço ajuda aos entendidos no assunto, é que esse mesmo campo magnético dá para acender uma lâmpada até 5w sem haver um fecho de circuito entre fase e neutro? fiquei confuso!!!

peço a essas carolas mais entendidas em electricidade que me esclareçam sobre este "fenómeno" e o que podemos fazer com isto? gerar energia??.

tenciono amanhã tirar algumas fotos para colocar aqui.

desta vez foi o xavier maluco que foi apanhado.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Nova Forma de Gerar ENERGIA? Poderá ser Gerador?

Mensagem por Bluesky »

liga a maquina à terra
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
XavierMaluco

a máquina tem ligação à terra, nem poderia ser de outra forma, dado que tem 4 motores trifásicos em funcionamento.

a questão não está nem de perto relacionada com a electricidade da máquina.

x m

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

também sei que a electricidade não se gera, porque ela já existe, o que o (gerador) faz é separar o próton e néutron.
hmmm.... sim, pois claro. eu penso que na verdade nao precisa de ajuda pois ja sabe tudo #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

não sou o entendido que procuras mas posso corrigir, pelo menos parcialmente, algumas afirmações.

diz-se "protão" e "neutrão". a versão inglesa é "proton" e "neutron".

a fricção de certos materiais não provoca campos magnéticos mas cria "electricidade estática", arranca electrões aos átomos deixando os materiais electricamente carregados (em vez de se manterem electricamente neutros).

quando pegaste no busca-pólos, tinhas o dedo no contacto de trás? e a lampada, não tinhas a mão no casquilho? penso que é essa a razão, é que tu fechas o circuito para a terra, permitindo assim que circule uma corrente eléctrica que faz "funcionar" os dispositivos.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola
so por curiosidade xaviermaluco de que tipo de material e os rolos em contacto com o tnt?
se estiverem revestidos de material plástico ou tecido pode aumentar muito esse fenómeno da electricidade estática.no entanto se forem em metal também e necessário assegurar uma correcta ligação a terra,embora já o tenhas feito pode não ser o suficiente.pois os rolos normalmente são apoiados em rolamentos que por sua vez têm lubrificantes que criam isolamento.e preciso levar isso em conta, o principio e mesmo que justifica a existência de um ligador de terra numa porta de um quadro,que embora possa ser tudo metálico com dobradiça metálica e tudo a quando e lubrificada a dobradiça pode ficar interrompido o contacto.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

como vem sendo dito, na máquina está a desenvolver-se electricidade estática. pode atingir tensões relativamente altas mas a potência é baixa e por isso o seu aproveitamento não tem interesse comercial. sendo o material isolante essas cargas não se movimentam e por isso não se descarregam para a terra. acumulam-se e produzem os efeitos indicados. algo de semelhante acontece com os automóveis, por exemplo, onde de vez quando apanhamos fortes descargas e ás vezes não são eles que descarregam em nós mas sim nós que descarregamos nas massas metálicas deles (puxadores por ex).
mas atenção se houver no local dispositivos electrónicos essas cargas podem interferir com o seu bom funcionamento. para além da medida já indicada da ligação á terra, sendo o material isolante, pode ser necessário borrifá-lo com liquido condutor que permita uniformizar as cargas ou, permitir fazer a descarga pelas massas metálicas, mas isso só quem conhece a máquina e o produto pode decidir.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Autor do tópico
XavierMaluco

boas

agradeço particularmente estes últimos 3 posts, dado que não aprecio muito ironias, já uma brincadeira aprecio na boa.

a máquina é composta por 4 módulos e em cada módulo fiz uma descarga à terra mas todos convergem para o mesmo electrodo, penso que é a forma correcta de fazer.

os dispositivos electrónicos que tem, estão junto ao quadro, que são o programador/contador de metros digital e um variador de 5kw também electrónico que gere o arranque e a paragem de 3 dos 4 motores.

logo posto aqui fotos da máquina para verem realmente do que se trata.

x m

Autor do tópico
XavierMaluco

eletrico Escreveu:ola
so por curiosidade xaviermaluco de que tipo de material e os rolos em contacto com o tnt?
se estiverem revestidos de material plástico ou tecido pode aumentar muito esse fenómeno da electricidade estática.no entanto se forem em metal também e necessário assegurar uma correcta ligação a terra,embora já o tenhas feito pode não ser o suficiente.pois os rolos normalmente são apoiados em rolamentos que por sua vez têm lubrificantes que criam isolamento.e preciso levar isso em conta, o principio e mesmo que justifica a existência de um ligador de terra numa porta de um quadro,que embora possa ser tudo metálico com dobradiça metálica e tudo a quando e lubrificada a dobradiça pode ficar interrompido o contacto.
cumprimentos

os rolos que estão em contacto com o tnt são em ferro pintado, seguindo a lógica de que as massas dos rolamentos possam gerar algum isolamento, hoje fiz testes ligando uma fase directamente ao rolo (poderia fazêlo com o multimetro, mas preferi fazer com uma fase directamente) e a passagem de corrente faz-se normalmente à estrutura principal onde está ligada a terra, fiz isso em todos os rolos e não tem problemas de falta de passagem. quanto à terra ligada à porta do quadro também está e normalmente sigo sempre esse principio.

x m
Última edição por XavierMaluco em sábado mai 03, 2008 12:24 am, editado 1 vez no total.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

ola
correto o teste xavier porem nota que ao colocar uma fase directa a terra como a intensidade disponível e maior que a da electricidade estática xispa na tinta e acaba por passar.se por acaso tiver um diferencial (deveria ter) ele vai desligar assim que uma fase passe a terra.tenta testar com um rolo sem tinta a ver se o resultado e igual no tnt e igual.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

Autor do tópico
XavierMaluco

eletrico Escreveu:ola
correto o teste xavier porem nota que ao colocar uma fase directa a terra como a intensidade disponível e maior que a da electricidade estática xispa na tinta e acaba por passar.se por acaso tiver um diferencial (deveria ter) ele vai desligar assim que uma fase passe a terra.tenta testar com um rolo sem tinta a ver se o resultado e igual no tnt e igual.
cumprimentos
boas elétrico

eu para fazer o teste desta maneira, tive o cuidado de antes desligar o borne do eletrodo de terra, da mesma forma que este teste não interferiu com os restantes circuitos nem com o diferencial do quadro, foi completamente separado.

x m

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

xavier
não conheço as instalações por isso fica um pouco mais dificil.porem ao desligar a terra de uma maquina não significa que esta deixe de a ter,dependendo claro da forma como esta implantada.
se puderes coloca umas fotos de preferência com o pormenor da passagem do tnt.alem disso ja pensaste em usar algum material anti-estático para forrar o percurso da maquina em contacto com o tnt se for técnica e economicamente viável poderia ser uma boa opção.mas como digo o melhor era mesmo ver umas fotos.
cumpimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

já passei por uma situação idêntica..

a máquina em questão trabalhava com papel em fita: o vulgar papel zebra das impressoras.

a máquina fazia a separação da páginas e rodava a uma velocidade elevada.

com a estática que se desenvolvia as folhas aderiam umas às outras, encaracolando na saída, e impossibilitando a sua normal acumulação na bandeja de recepção.

o problema foi solucionado colocando fitas metálicas ( parecidas com as que utilizamos para decorar as árvores de natal) em contacto com a fita de papel, drenando assim, mais eficazmente, a estática

Autor do tópico
XavierMaluco

a resolução é muito fraca, aqui não aceita mais, mas dá pra ver a luz no busca polo sem qualquer contacto a electricidade
Anexos
Busca01.jpg
Busca01.jpg (61.62 KiB) Visto 4302 vezes

[A extensão doc foi desativada e não pode ser exibida.]

Última edição por XavierMaluco em sábado mai 03, 2008 11:50 pm, editado 2 vezes no total.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

ola
os rolos parecem-me demasiado isolados mas não conseguir perceber bem a imagem.
também no fundo da maquina não consegui perceber se era um rolo com relevos ou um sem fim?
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

Autor do tópico
XavierMaluco

boas
a resolução é muito fraca tirei a foto com 2048x1536 mas depois tive que reduzir para 640x480 caso contrário não aceitava aqui. na verdade o que parece um sem-fim, são discos de corte, tal como se nota o material antes de passar pelos discos e depois já cortado em tiras.

x m

Autor do tópico
XavierMaluco

aqui neste enrolador já não apresenta qualquer carga electrotastica e no entanto os rolos de tração são os únicos revestidos a fibra tb 100% sintética. o rolo branco pelo diametro já tem mais de 4.000 metros e fiz testes enquanto estava a enrolar e nunca apresentou carga estática.
Anexos
Enrolador2.jpg
Enrolador2.jpg (64.1 KiB) Visto 4285 vezes

Autor do tópico
XavierMaluco

boas elétrico

embora me falte fazer alguns ajustes, mas hoje já verifiquei todas as ligações de terra e tá tudo ok.
Anexos
Quadro 008.jpg
Quadro 008.jpg (64.75 KiB) Visto 4261 vezes
Quadro 006.jpg
Quadro 006.jpg (67.11 KiB) Visto 4262 vezes

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

ola bom dia.
xavier esse quadro esta um cadito desgadelhado precisa de uma calha por debaixo do diferencial foste tu que fizeste? esse controlador e um contador de impulsos da omron equipado com um encoder absuluto para medir o tecido ,certo?
pois com respeito a foto da maquina depois da tua explicação ficou melhor.
sem ver a maquina a trabalhar e sempre um cadinho totoloto ,porque isto de detectar avarias a distancia sem conhecer bem as maquinas e complicado.parece-me que o problema e capaz de ser a fricção dos discos.do que observei esses rolos junto ao corte estão muito isolados.também podes tentar criar ente os dois rolos depois do corte uma chapa (sem ser pintada tipo inox para não enferrujar) para que assim se escape melhor a electricidade estática a terra.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

tratando-se de electricidade estática em material isolante as cargas de sinal contrário (electrões e protões) estão separados e não se juntam exactamente por se encontrarem em material isolante. quando em rolo as camadas juntam-se e as cargas neutralizam-se. daí não se verificar a existência de cargas eléctricas.
parece-me que o diagnóstico vem sendo bem feito e dicas de solução também já foram apresentadas algumas. falta determinar, no local, qual a mais adequada á situação.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Responder

Voltar para “Geral”