Quem pode comprar biodiesel de uma forma legal?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
biogal
Membro
Membro
Registado: terça abr 29, 2008 9:32 pm

Quem pode comprar biodiesel de uma forma legal?

Mensagem por biogal »

boa noite,
em conversa com um comerciante de biodiesel, ele disse que só poderia vender biodiesel a empresas, as quais tinham de ter alvará de armazenamento com todas as condições necessárias e que o preço do biodiesel seria o mesmo que o gasoleo agricola.

1- gostaria de saber qual e onde posso consultar a legislação, para saber quem e em que condiçoes pode comprar biodiesel.

2- outra pergunta, é que li no livro"manual do biodiesel", que se pode recolher até 1000 litros de óleo sem que para isso seja preciso qualquer tipo de licença. gostaria de saber como posso cofirmar isso e se possivel legislação que comprove.

obrigado

P_M
Novo membro
Novo membro
Registado: terça abr 08, 2008 9:34 pm

Re: Quem pode comprar biodiesel de uma forma legal?

Mensagem por P_M »

biogal Escreveu:boa noite,
em conversa com um comerciante de biodiesel, ele disse que só poderia vender biodiesel a empresas, as quais tinham de ter alvará de armazenamento com todas as condições necessárias e que o preço do biodiesel seria o mesmo que o gasoleo agricola.

1- gostaria de saber qual e onde posso consultar a legislação, para saber quem e em que condiçoes pode comprar biodiesel.

2- outra pergunta, é que li no livro"manual do biodiesel", que se pode recolher até 1000 litros de óleo sem que para isso seja preciso qualquer tipo de licença. gostaria de saber como posso cofirmar isso e se possivel legislação que comprove.

obrigado
boas biogal.
acho que não está sozinho nessa epopeia...também eu gostaria de de saber onde, como, e em que condições poderia comprar e usar biodiesel no meu automóvel e a preços mais baixos que estes constantes assaltos injustificado aos bolsos cada vez mais vazios e martirizados dos contribuintes...
acabamos por ter que continuar a comprar gasóleo a preços astronómicos, inflacionados pela especulação desumana dos senhores da refinação e distribuição do petróleo apadrinhados pelos governos hipócritas como o nosso.
neste momento até o óleo alimentar já está mais caro que o gasóleo, enquanto o tão esperado biodiesel continua a ser uma miragem e que, quando fôr uma realidade para o público em geral, vai sem grandes dúvidas ser comercializado a preços (injustificadamente)semelhantes ao do diesel normal...
peço desculpa por este desabafo que em nada ajudou às suas questões, mas queria apenas desejar-lhe boa sorte e pedir-lhe que assim que tiver respostas, que as dê a conhecer à restante comunidade...
por mim, vou também pesquisar para ver se as consigo descobrir...
boa sorte, e um abraço

Autor do tópico
biogal
Membro
Membro

Mensagem por biogal »

boas,

depois de um pouco mais de pesquisa, cheguei à conclusão que é expressamente proibida a venda de biodiesel a particulares, embora todo o gasoleo vendido em potugal, já contenha cerca de 5 %.

a venda de percentagens maiores só é utilizada a empresascom licenciamento, o qual se pode obter nas camâras se o consumo for pouco ou nas delegações do ministerio da economia se for elevado.

a unica opção é mesmo o produção caseira, pois como não existe legislação deixa em aberto a sua utilização.

Filipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 18, 2008 7:03 pm

Mensagem por Filipe »

biogal Escreveu:boas,

depois de um pouco mais de pesquisa, cheguei à conclusão que é expressamente proibida a venda de biodiesel a particulares, embora todo o gasoleo vendido em potugal, já contenha cerca de 5 %.

a venda de percentagens maiores só é utilizada a empresascom licenciamento, o qual se pode obter nas camâras se o consumo for pouco ou nas delegações do ministerio da economia se for elevado.

a unica opção é mesmo o produção caseira, pois como não existe legislação deixa em aberto a sua utilização.

não tenho a certeza mas para puderes vender o biodiesel precisas de ser pequeno produtor dedicado e a licença obtem-se junto da direcção geral de energia e na alfandega.

XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Mensagem por XavierMaluco »

pois!!!

Autor do tópico
biogal
Membro
Membro

Mensagem por biogal »

sim tens razão,mas eu quando falei das empresas era apenas para armazenarem e consumirem e quando falei dos particulares falei apenas da produção e uso, nunca a comercialização

Filipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 18, 2008 7:03 pm

Mensagem por Filipe »

para consumo proprio neste momento penso que não é necessário qualquer licença mas como está previsto a criação da sociedade gestora de oleos até ao final do ano, a coisa pode mudar.

Autor do tópico
biogal
Membro
Membro

Mensagem por biogal »

eu conheço desde 2005 o acordo gestão de óleos alimentares usados, mas o qual regulamentariza a recolha de óleos na restauração, mas ñ nos particulares.
quanto a essa sociedade não conhecia, se puderes coloca mais informação ou endereços que tenhas, pois não encontro nada sobre isso.

Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm

Mensagem por Pmatos »

caro biogal,

essa sociedade ainda não existe, mas pensa-se que poderá estar criada e regulamentada pelo governo até ao final deste ano.
provavelmente irá trazer muitas mudanças na actividade de recolha de oleos alimentares usados. boas, ou más, ninguém sabe ainda. uma má(?) será a provavel taxa que os importadores/fabricantes de oleos vegetais terão que pagar a essa futura sociedade, tipo o ponto verde das embalagems, que obviamente irá aumentar o preço final ao consumidor.
Associado nº 41

Autor do tópico
biogal
Membro
Membro

Mensagem por biogal »

realmente se ainda vier para agravar o preço do óleo, vai dificultar como sempre...os pequenos produtores.mas também pode ser que traga apoios, regulamentarização e com ela a segurança.pois como as coisa estão agora ninguém sabe muito bem o que é ou não legal.
vamos esperar pra ver.....

Responder

Voltar para “BioDiesel”