Comida ou biocombustiveis?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Bloqueado

Autor do tópico
Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Contacto:

Comida ou biocombustiveis?

Mensagem por Rui de Carvalho »

já por várias vezes eu vejo as pessoas a culparem os incombustíveis (nomeadamente o biodiesel), pelo aumento do preço dos alimentos.

noticia do diário económico de 5-5-2008 - duplicaram as famílias que pedem ajuda alimentar

"como se justifica a subida do preço dos cereais?
a causa tem muitos factores, mas há um determinante: a especulação financeira. os grandes fundos, não tendo já confiança para especular sobre a banca e as empresas, preferiram canalizar o capital para algo seguro. e não há nada mais seguro do que a alimentação. calcula-se que a presença destes fundos especulativos tenha aumentado 50% e já atinja um valor superior a 160 mil milhões de euros.

há outras causas?
as outras razões eram previsíveis e poderiam ter sido antecipadas. o aumento do custo do petróleo, o fomento do biodiesel a partir de matérias alimentares humanas e de superfícies cultiváveis para alimentos do homem, a mudança de hábitos alimentares das famílias das economias emergentes e as alterações climáticas."

eu gostava de por aqui alguns factos de forma a que as pessoas possam tirar as suas conclusões:

a questão em mão é que o preço dos óleos aumentaram devido a produção de biodiesel. mas eu gostava de mostrar esta análise:

o preço das coisas é definida pela lei da oferta e da procura, logo quem tiver disposto a pagar mais fica com o produto, e quem não pode, fica sem ele. assim se os preços estam altos é porque existe quem esteja a comprar a produção mundial de óleo a preços altos.

até aqui estamos todos de acordo. logo para o biodiesel ser culpado, teria de este estar a comprar o óleo a preços inflacionados.

o que se verifica é que não é possível as fabrica de biodiesel produzirem com preços altos ficando sempre a perder quando em competição com o sector alimentar. assim, se existe falta de óleo no mercado mundial, as fabrica de biodiesel vão parar todas, antes de alguém ficar sem comida. resumindo o biodiesel mesmo de óleos virgem só trabalha com excedentes de produção.

o que se esta a observar é a paragem da produção de biodiesel devido a falta de materia prima a preços competitivos.

"produção de biodiesel suspensa em portugal" dn de 5-5-2008
"preços recordes do óleo de palma frustram planos para produzir biodiesel" dn 5-3-2008
entre outros exemplos.

além deste factos gostava de lembrar que existe mais coisas a aumentar de forma anormal. nomeadamente o trigo, o aço, o cobre, o estanho, o ouro, já para não falar do petróleo. ou estam a pensar que todo isto esta a aumentar por culpa do biodiesel e dos incombustíveis também.....

só existe um factor mundial, capaz de fazer aumentar o preço das materias primas de base de forma descontrolada:

o aumento do consumo, devido a abertura de um novos grande mercado consumidor e sobre desenvolvido.

e acho que já chega para todos, pararem de arranjar desculpas para a crise e olharem o problema com olhos bem abertos

Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: Comida ou biocombustiveis?

Mensagem por Chemistry »

acho que as razões dos grandes produtores de biodiesel pararem a produção não se deve apenas ao facto dos preços elevados da matéria-prima e que no qual eles não podem suportar!

é porque nós consumidores não podemos suportar semelhante inflação nos preços dos bens essenciais. cereais em alta leva a que tudo obrigatoriamente fique em alta, como por exemplo a carne, o pão, leite, e tudo o que passa pela nossa mesa. pois tudo isto depende dos cereais.

acredito que uma das razões principais desta paragem deve-se precisamente a este facto. decisões politico-económicas de governantes e outros responsáveis, para que se possam tomar medidas urgentes no sentido de se evitar especulação dos preços. porque o que pode advir daí será uma hecatombe social.

cumps
pedro

RDF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 23, 2008 2:48 pm

Mensagem por RDF »

sao as regras do capitalismo

Autor do tópico
Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Contacto:

Mensagem por Rui de Carvalho »

a especulação com mercadorias de primeira necessidade é sempre algo muito perigoso, todos nós sabemos o velho ditado. quando em crise, compra pão, combustível e armas.....

na minha opinião, o que se esta a passar é a combinação catastrófica de dois factores muito fortes:

o primeiro é a abertura descontrolada de novos mercados emergentes. china e india. eles claro que vão dizer que também tem direito a se desenvolver. sim lá direito tem, mas vai ser a custa dos outros, (mão de obra barata, sem direitos, completa exploração do pobres, direitos de autor completamente ignorados e gozados). e da especulação financeira que vé nesta fragilidade uma optima oportunidade de ganhar dinheiro. claro se a produção é inferior a procura, logo tudo que eu conseguir comprar posso sempre vender mais caro.

é importante notar que quando se fala de produtos de primeira necessidade, enquanto a necessidade não for satisfeita as pessoas farão de tudo para a satisfazer. logo para um especulador se sabe que independentemente do preço que compra pode sempre vender mais caro, é só a comprar e a inflacionar.

mas também quero lembrar que toda esta situação não é devida só ao chineses e indianos. porque observem esta analise.

os preços das materias primas estão em alta, mas os preços dos produtos trasformados estam a baixar, principalmente os não perecíveis. esta situação é do mais estranho que se pode observar. mas a explicação é simples.

nós (povo ocidental, consumidor) é que somos responsável por toda esta crise, visto que os chineses podem estar a comprar muita matéria prima, mas somos nós que compramos os produtos deles em quantidades imensas, produtos esses que praticamente são só para exportação. logo a crise existe porque, temos agora a capacidade de consumir mais produtos que antes, capacidade esta alimentada por uma população de "escravos", que por sua vez é alimentada pelas reservas mundiais de comida, em vez da agricultura de subsistência de antes.

toda esta situação é muito complexa. mas de uma forma resumida, a nossa ganancia e falta de controlo estão a levar o mundo uma crise muito grave, que vai acabar mal para muita gente.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola
desculpem la de me meter na conversa,mas achei que podia.
a questão dos biocombustíveis no meu entender foi a gota de agua que faltava.
não e que forçosamente tenha contribuído para gerar um problema,mas para alguns serve perfeitamente para arcar com as culpas.
já por anos que a agricultura se vai degradando,subsídios para arrancar vinhas ,multas por excesso de produção.
subsídios para construção de estufas que são invisíveis e produzem jipes ,etc.
após uma crise nos anos 80 pouco a pouco as pessoas foram melhorando o seu nível de vida ,muitas a conta das situações a traz mencionadas.
por onde vivo muitas das terras que hoje dão mato e eucalipto eram de trigo,as pessoas por aqui trabalhavam de sol a sol.
ninguém tinha medo da enxada,porque se o tivesse não comia.
porem os tempos mudaram a vida foi melhorando,e hoje são muito poucas as pessoas da minha idade (pelo menos por aqui) que sabem o que e uma enxada,para muitos e uma peça de museu proveniente de um tempo longínquo.
esse tipo de comportamento leva a que cada vez mais se desertifique o interior para se poder ir para as cidades onde a vida parece ser melhor.
as poucas terras de grande produção por estas paragens estão a ser cuidadas por estrangeiros (brasileiros,russos,e africanos isto não desmerito por eles pois os trabalhos mais duros e a eles que cabe).
e este tipo de situação isso sim que tem provocado problemas e leva a ser dependente na maior parte das coisas do exterior.
assim o aparecer de problemas e uma questão puramente temporária.
a questão e que as melhoras são sempre devagarinho e os problemas muitas vezes só damos por eles quando já temos a casa cheia.
desculpem la o desabafo.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas amigos

já temos um tópico aberto sobre o mesmo assunto.
afim de centralizarmos as discussões num só local, este ficará fechado.
por regra, em caso de duplicidade de tópicos, sempre permanece aberto o tópico mais antigo.

o debate segue aberto em http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =30&t=6752
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Bloqueado

Voltar para “BioDiesel”