rpm

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
BALDIANTE
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quinta abr 24, 2008 5:37 pm
Localização: caldas da rainha -rio maior

rpm

Mensagem por BALDIANTE »

como faço para que o moinho nao passe das 500 rpm

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: rpm

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

boas

o ideal é diminuir as rotações através de produção de mais energia. se colocar uma espécie de leme de profundidade, com efeito de alavanca, e regular o mesmo para que qd se atinja a velocidade do vento, que resulta em + de 500 rotações, force o contacto de outro gerador na correia ou corrente de distribuição. tipo as manetes e cabos dos travões de bicicleta. è possível fazer uma transmissão múltipla, assim deste modo, que permite um maior aproveitamento energético através da ligação de vários geradores ou dínamos, de menor potencia, em vez de diminuir as rotações através da utilização de um sistema de travagem da velocidade.

parabéns pelas rotações em excesso, normalmente a malta queixa-se do contrário.

fpereirainventor

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: rpm

Mensagem por MacSousa »

baldiante Escreveu:como faço para que o moinho nao passe das 500 rpm
que tal aplicar o mecanismo que as scooters ( a gasolina e sem velocidades) usam para ajustar o desempenho conforme se está numa subida ou numa descida.

assim quando a velocidade das pás for maior a desmultiplicação da rotação vai aumentar e com ela a energia produzida.
espero não ter dito asneira
cumprimentos


Autor do tópico
BALDIANTE
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quinta abr 24, 2008 5:37 pm
Localização: caldas da rainha -rio maior

Re: rpm

Mensagem por BALDIANTE »

as ideias foram boas mas eu nao tenho espaço para isso nao posso por on leme para desviar do vento quando ele sopra com mais força
se sim como sei o angulo do leme

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: rpm

Mensagem por MacSousa »

baldiante Escreveu:....nao posso por on leme para desviar do vento quando ele sopra com mais força
o que escreveste deu-me uma ideia: desviar o vento é tarefa difícil. podes é desviar as pás, fazendo-as rodar de forma captarem mal a força do vento. ficarem desalinhadas.
que tal se a haste do teu leme tiver uma articulação. junto à articulação arranjas um encaixe onde metes uma cavilha. essa cavilha mantém-o na posição rectilínea e, por isso, as pás na posição de trabalho. seguras essa cavilha com uma mola e ligas à mola uma chapa que quando a força do vento for muita faz saltar a cavilha e solta-se a articulação. por força de uma outra mola lateral bem forte o leme é desviado para o lado e a mesma cavilha vai fixar-se num outro encaixe para manter esta posição de desvio da haste. este desvio da haste muda as pás de direcção captando muito mal a força do vento.
acho que assim dá.


Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
Localização: Portimão

Re: rpm

Mensagem por Eólibio »

olá baldiante boa noite

para manter as rpm a um numero constante uma das formas está aqui:
http://www.thebackshed.com/windmill/docs/furling.asp

cumprimentos

josé marques
assoc.nova energia
sócio nº40
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40

Responder

Voltar para “Energia Eólica”