conselho

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

conselho

Mensagem por A_mais »

boas!

em 2004/5 reconstrui uma casa com ± 200 anos (já agora... onde viveu ( e vive, pois o meu gato tem o mesmo nome) o antonio nobre.

na altura informei-me das variadissimas formas de tornar a casa o mais ecologica possivel: "esbarrei em muitas portas"
- aproveitamento do calor do forno a lenha para aquecimento = 0 (2 canalizadores a dizer que faziam, mas não garantiam...)
- paineis fotovoltaicos, etc os revendedores não percebiam nada nem se mostravam interessados em vende-los
- isolamento do telhado, tive que o refazer todo, pois aquilo é inqualificavel
-...
agora passo a descrever como ficou:
- caldeira mista a gasoleo com queimador em ferro fundido. (não me matem, mas para a casa tem ±5m pé direito era insustentavel uma a gas propano e não há gas natural, gasta 600lts ano, acho muito bom no pico do inverno liga 2h/dia + quando o termostamo ambiente "diz") aq. central por radiadores
-o tecto/telhado é em pladur (sem placa), mas tem 4cm de roofmate+ 6/7 cm de la de rocha (ja nao me lembro a densidade) e 4/5 cm de leca (tb n me lembro o tamanho, mas tanto um como outro posso verificar) tem 3 janelas de sotao 140x98cm poente
-5 janelas 150x110 vidro duplo em aluminio (muito más mas, assim que houver orçamento será a 1º coisa a mudar) 4 para sul 1 para nascente
- paredes em pedra 50/60 cm e com caixa de ar 15 cm (o que é muito estranho para uma casa com esta idade...) a unica parede que tive de fazer está virada a norte: blocos cimento, 4cm de esferovit, caixa de ar 5cm, wallmate 4cm, pladur ou tijolo de 7cm
- os quartos têm mezzanines independentes (fi-lo pois com este pé direiro era uma forma de diminuir a massa de ar a aquecer) com ± 98m3

ando a pensar trocar ou "melhorar" o recuperador de calor para aproveitar o calor para aquecimento da agua para aquecimento,, qual a melhor forma?
ou colocar paineis solares para o mesmo fim?

em relação à caldeira é uma domusa novatec mix (estou muito satisfeito pela eficiencia e consumos mas ja vi carros mais baratos...)
será que dá para converte-la para biomassa? senão quanto custara uma especifica?

as janelas com o maior isolamento acustico (em 1º) termico e resistentes ao ar do mar pois moro a 50 m da praia, pvc? madeira? ...?

muito obrigado desde ja pelas sugestoes.
ponto de carga 24h para quem precisar

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: conselho

Mensagem por serges »

os meus parabéns por tamanha audácia, vir ao fórum informar o que passou e o que tentou para ser mais ecológico, as vezes não compreendo não querem vender???

participe por cá e com certeza muita gente o vai ajudar!

umas fotos da casa bi centenária!

o meu obrigado pela participação!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
A_mais
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por A_mais »

o descrito foi so uma agulha no palheiro...

mas no final acrescentei à velha maxima "plantar uma arvore, ter um filho, escrever um livo" "reconstruir uma casa"

fotos, fotos, ta dificil (lol) como disse na apresentação, sou fotografo... "em casa de ferreiro..."

em breve mostro alguns pormenores.

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

boas.

não conheço essa caldeira, mas pelos esquemas que vi no site deles não me parece viável a transformação. possível é sempre, mas para ficarm bem não sei.

além do gasóleo, dificeis são as alternativas. o gás a granel também é caríssimo e não há natural. só se for biomassa, mas se tiveres de andar a comprar se calhar não te compensa... e ainda há o trabalho.
se queres mexer no recuperador, podes ligá-lo à casa toda, incluindo aquecimento central. não sei se o teu modelo dará para converter, mas há sempre a cara hipótese de trocar. há ainda as caldeiras a pellets que poderá ser boa solução, embora que com preços na ordem dos 3 mil euros para cima.
quanto a solar, há sempre hipótese, mas para radiadores é sempre mais complicado e outras soluções implicava mexer na casa quase toda.

dependendo da casa, orientação solar, etc., poderás pensar em bomba de calor com paines "solares" (a malta que os vende não gosta que chamem solares), se bem que para radiadoras não será a melhor opção.
outra será o ar aquecido (menos estético, mas eficaz) - por exemplo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=28&t=5914
há empresas a vender disso também.

janelas a 50 metros da praia? pvc, mas do bom. os meus sogros têm casa junto ao mar e mandaram vir janelas de pvc da alemanha. estão completamente novas (têm já 7 anos no sítio) e são super eficientes. e além disso a manutenção é quase nula. é só passar um bocadinho de vaselina pelas ferragens e um produto (que não me lembro qual é) por fora tipo de 2 em 2 anos ou qq coisa. madeira é sempre a envernizar e lixar.

quanto ao resto, os meus parabéns pelo investimento em isolamento que só aí é a maior poupança.

manda aí umas fotos para o ppl opinar melhor...

abraço

Autor do tópico
A_mais
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por A_mais »

itisix,

em relação aos paineis solares, na altura da contrução deixei uma ligação mesmo por baixo das telhas para ligar futuramente... mas não me lembro se esta ligado à aqs ou aquecimento...

quais são as vantagens e incovenientes dos 2 (paineis ligados à aqs ou aquecimento) qual tem mais rendimento?

se adaptar um "deposito" ao recuperador, a ligação pode ser feita a agua de retorno dos radiadores à caldeira ou tem de ser ligado directamente a caldeira

atentamente
pss

Autor do tópico
A_mais
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por A_mais »

novas divagações...

alguém tem explorado mais a fundo isto:

relação temperatura da aq. central (radiadores) / tempo de funcionamento?
- por ex: tinha programado a cadeira para funcionar 1h por dia (+ qd baixava da temperatura minima programada 18,5º). agora reduzi a temperatura da agua à saida da caldeira (não sei exacto em quanto, mas diria para 60º em vez de 80º), apesar dos tais 80º serem o considerado eco na caldeira, penso que reduzindo a temp., mas aumentando o tempo de uso tirarei mais proveito pela inércia termica, ou seja, não a desligo quando já chegou aquela fase em que as torneiras de termostato fecham e aproeito essa hora a mais para aquecer toda a pedra da parede.

para já (ao fim de uma semana) parece que a casa não arrefece tanto de noite. agora se gasta muito mais......

ok, agora relacionar isto com as energia alternativas... funciona a 25% a ovu ( e acrescento que não tenho tido tantos problemas coma a limpeza dos injectores, neste caso o ovu é mais limpo q o gasoleo de aq.).
mas o que me intressa mais nesta experiência é ver até que ponto é que conseguiria usar solar termico para aquecer a casa durante o dia a baixas temperaturas e ver até que ponte é que tenho inercia termica para aguentar durante a noite (nem que tenha que apoar com a caldeira)

alguem já enverdou po estes caminhos????

antonio maximiano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 29, 2008 2:25 am

Mensagem por antonio maximiano »

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”