josé luís cabete Escreveu:já acordei luciano, e a conversa continua bem fixe, terras férteis e amplas, isso é um paraíso, aqui são magras e bem pequenas.
lobão Escreveu:eu também já fui esse covarde que tu te descreves, mas hoje iria com prazer para qualquer lugar do planeta desde que tivesse a certeza, que os governantes brasileiros não fossem também!!!
oh lobão! nesse caso portugal não te serve para destino, mesmo não vindo os politicos brasileiros atrás de ti para aqui, já cá tens uns da mesma especie senão piores.
curso de fazenda! alinho nessa! dá para fazer on-line?
ainda em relação a mudar de terra. o meu problema é mesmo enfrentar o desconhecido, porque conhecendo é mais facil tomar uma decisão.
por exemplo, já estive em israel duas vezes, uma a passeio e a outra a trabalho. numa delas a coisa estava "complicada" por lá. mesmo assim adorei aquilo e não me importava nada de ir para lá viver.
voltando ao tópico, não tenho condições de plantar nada aqui em casa como já referi anteriormente. posso só por um girasol num vaso. uma coisa que gostava de plantar era café!
será que dá para fazer uma mini-plantação de café em vaso de apartamento? para mim era o maior gozo apanhar o grão, torra-lo, moe-lo e fazer um expresso caseiro. será que dá?
lobão Escreveu:tudo é muito lindo, mas não temos subsídios!!!!
apesar de gostar da boa mesa não sou comilão!!!!
lobão, realmente há subsídios, eu não sei bem como isso é, o pouco que sei é o que ouço falar, e gasóleo agricula cerca de 40 cêntimos mais barato que o rodoviário para a agricultura.
fazes bem em não ser comilão, come para viver e não vivas para comer.
mnunespt, essa corja já esta instalada aí então vou ficar por aqui mesmo, que já estou vacinado, senão é trocar seis por meia dúzia!
mnunespt Escreveu:será que dá para fazer uma mini-plantação de café em vaso de apartamento? para mim era o maior gozo apanhar o grão, torra-lo, moe-lo e fazer um expresso caseiro. será que dá?
não estou na zona do café, mas se a geada não se forma na tua região, com um pouco de trabalho talvez de para plantar um pé apesar de ser uma árvore de porte médio!
pois eu tenho vontade é de plantar oliveiras, seria ótimo produzir o próprio azeite, que aqui está por volta de 4,5 euros o 500ml. mas enquanto sonho vou plantar mesmo é girassol!!!
josé luís cabete Escreveu:obão, realmente há subsídios, eu não sei bem como isso é, o pouco que sei é o que ouço falar, e gasóleo agricula cerca de 40 cêntimos mais barato que o rodoviário para a agricultura.
é pouco mas serve, aqui nem isto nós temos, pelo contrário muitas vezes somos penalizados com impostos, aliás acho que o brasil é um dos poucos países que exporta impostos!!!!
vivo da agricultura em parte só para consumo da família, moro aqui numa aldeia muito pacata, meus pais trabalhavam a terra, só me deram a quarta classe, com 11 anos saí da escola e continuei trabalhando a terra com eles até aos 21 anos, tinha eu os meus 5 anos meu pai comprou um pequeno tractor de 18cv tracção 4 rodas articulado, que usava as alfaias dos amimais, eu dirigia o tractor e ele a alfaia.
quando tinha 13 anos meu pai comprou um moto-cultivador de duas rodas motrizes com freza de 80cm de largura de trabalho e 14cv, trabalhei tanto com esta maquina, fiz centenas de km deixando minhas pegadas na terra, umas vezes envolto numa nuvem de pó outras com terra fresca e macia debaixo dos meus pés. eu era também o mecânico desta maquina colocava rolamentos e vedantes na freza, mudava disco de embriaguem, coloquei pistão novo e finalmente rectificação total do motor, conhecia por dentro e por fora, esta maquina motor lombardini lda 510 caixa adriatica modelo supermec tudo made in italy.
hoje sofro um pouco de minha coluna, porque trabalhar com um moto-cultivador significa dirigir a partir do nosso corpo a maldita maquina, e como isso não basta-se também levantar a alfaia e suporta-la durante a manobra.
chorei muito em cima daquele tractor articulado, eu era franzino e com 7 anos comecei a dirigi-lo, meus braços eram pequenos e frágeis para dirigir uma direcção mecânica pesada, embriaguem igualmente pesada para o meu peso que tinha que me colocar de pé para embriar, e como se isto não basta-se tinha o bruto do meu pai que não tinha compaixão perante as minhas naturais limitações, berrava, chamava nomes, e algumas vezes batia-me com sua bruta mão direita no meu cachaço, apanhei também muita chuva no pelo. lembro uma vez em que não conseguindo fazer melhor, passei-lhe com uma roda por cima da ponta de um pé, não lhe ter partido uma perna sorte a dele, também se tal tivesse acontecido seria o meu fim.
desculpem lá o desabafo, recordar nem sempre é viver, mas isto foi apenas uma virgula de minha historia.
ps.ao descrever isto, rolaram algumas lágrimas aqui pelo meu rosto, porque terá sido?
hoje tenho um pequeno tractor de 42cv, tracção, direcção assistida, para uma agricultura familiar, e quando ando fazendo algum trabalho para a minha mãe sentado nele, lembro das minhas pegadas na terra em outros tempos e daquilo que acabei de descrever, porque será?
mnunespt Escreveu: uma coisa que gostava de plantar era café!
será que dá para fazer uma mini-plantação de café em vaso de apartamento? para mim era o maior gozo apanhar o grão, torra-lo, moe-lo e fazer um expresso caseiro. será que dá?
abraço!
marco.
ola
tens cafe tão perto e se calhar nem sabes!!!!
vai ao viveiros da quinta da gandara em leiria na estrada que vai para a figueira.costumam a ter e quais quer 5€ devem chegar.
um abraço
josé luis escreveo:
hoje tenho um pequeno tractor de 42cv, tracção, direcção assistida, para uma agricultura familiar, e quando ando fazendo algum trabalho para a minha mãe sentado nele, lembro das minhas pegadas na terra em outros tempos e daquilo que acabei de descrever, porque será?
voce me faz lembrar quando era crianca morava numa casa onde nao havia luz a 40km em redor .eramos varios moradores .fiz varias tentativas infrutiferas de obter um aero gerador hoje que nao habita ninguem nessa casa esta nocturnamente uma luz publica a iluminar a escuridão
mas falando em girasois actualmente em frança ter uma velha oliveira é sonho de muita gente que o consegue mesmo se o clima nao é o mais adecuado .
ter uma arvore de café protegendoa dos frios maiores devera ser um sonho bem realisavel
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
ontem fui a uma feira aqui da zona, e perguntei por semente se girassol para semear, comprei meio kg, são grandes em relação as que semeei primeiro, só que fiquei desiludido após ter aberto algumas, muita casca grossa miolo pequeno, as primeiras que semeei eram exactamente ao contrario, ao que presumo para óleo não serão grande coisa.
digam lá de vossa justiça quanto a este caso, quais as variedades mais produtivas
as sementes rajadas, são próprias para a produção de forragem. as escuras e sem rajas, para óleo.
mas isso não significa que plantado uma variedade, não se atinge o outro objetivo.
plante as duas variedades. e depois da colheita, exprema numa prensa e quantifique a quantia de óleo de cada uma.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
josé, essas suas sementes devem ser iguais às da fábula do joão e o pé de feijão... você comprou as sementes dia 18 e em 3 dias germinaram ? mande umas aqui para eu fazer semente...
luciano kaefer Escreveu:josé, essas suas sementes devem ser iguais às da fábula do joão e o pé de feijão... você comprou as sementes dia 18 e em 3 dias germinaram ? mande umas aqui para eu fazer semente...
hoje estou com pouca vontade de rir, mas lá soltei uma gargalhada com o que escreveste luciano, começo por te dizer que estás um pouco desactualizado, porque as sementes que estão germinando, são aquelas que semeei no dia 13-05-2008, porque as que comprei no dia 18-05-2008 ainda não saíram do saco.
ah, bom. então o prazo é compatível.
já estava a pensar que tinhas sementes máginas em mãos...
já hoje sou eu que tenho motivos para não rir. depois de consertada a bi, agora quebrou uma engrenagem da caixa de transmissão. tenho que abrir o trator ao meio...
as peças new holland são as mais caras e inexistentes do mercado.
vou passar adiante e comprar outro.
mão de obra em casa tem 2 vantagens: sabemos o que está sendo feito e não temos o custo.
utilizo b20 nos tratores. não sempre, pois consumo muito mais do que gasto. para você ter uma idéia, esse mês gastei 12 mil litros de bio fossil.
a bomba injetora quebrou o corpo do distribuidor. segundo avaliação do bombista, foi por ter entrado sujeira. o primeiro bombista dizia que foi pela presença de água.
evidente que com o conserto da bomba, essa tornou o trator mais potente, gerando força nas engrenagens...
nos últimos anos tive muito azar nas contratações para tratorista. muitos inexperientes ( dizendo-se experientes ), alguns mal intencionados e assim por diante.
estou revendo a política de contratação. agora tenho um mecânico que também opera. nesse momento, estamos com a cabina levantada, e abrindo a caixa para ver o que pode ter ocorrido.
o trator tem umas 10 mil horas. penso seriamente em troca-lo por outro novo. vai depender de alguns arranjos financeiros.