Mais de 150 pessoas limparam praias e caminhos da Arrábida

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mais de 150 pessoas limparam praias e caminhos da Arrábida

Mensagem por Tó Miguel »

mais de 150 pessoas limparam praias e caminhos da arrábida

cerca de 150 pessoas de diversas associações de defesa do ambiente e empresas turísticas recolheram hoje 123 sacos de lixo numa acção de limpeza da arrábida promovida pelo instituto para a conservação da natureza e biodiversidade (icnb).
"a arrábida limpa" foi o lema escolhido para esta acção realizada nos três concelhos que integram a zona protegida da arrábida - setúbal, palmela e sesimbra - para limpar praias, caminhos, miradouros, parques de merendas e encostas.

satisfeita com a adesão de diversas associações ambientalistas e empresas da região à iniciativa - que assinalou o dia internacional da biodiversidade -, a directora do parque natural da arrábida, sofia castelo branco, disse à lusa que se tratou de uma acção que visa "sensibilizar os utilizadores da arrábida para que sejam mais cuidadosos com o lixo".

"a serra da arrábida é um museu natural que está aberto todo o ano. quando visitamos um museu não deixamos lá o lixo", disse sofia castelo branco, apelando aos utilizadores da arrábida para que sejam mais cuidadosos com o lixo durante a próxima época de verão.

"esta acção - a terceira que levamos a cabo na serra da arrábida - é também uma forma de dar o exemplo e de sensibilizarmos as pessoas para a necessidade de mantermos a serra limpa", frisou a directora do parque natural da arrábida.

segundo revelou o icnb no final da operação de limpeza, que decorreu entre as 9:00 e as 15:00, o grupo coordenado pelo geota (grupo de estudos de ordenamento do território e ambiente), assegurou a limpeza do creiro e portinho da arrábida, tendo a quercus (associação para a conservação da natureza) coordenado a remoção de lixo na praia da figueirinha.

além das associações ambientalistas, a acção de limpeza contou também com a colaboração de empresas de animação turística (sal sistemas de ar livre) attalaia clube e clube btt de azeitão, que procederam à limpeza do parque do alambre, miradouros e zona de casais da serra.

de canoa, a vertigem azul, uma empresa de observação de golfinhos no estuário do sado, procedeu à limpeza de diversas praias, enquanto a federação portuguesa de espeleologia limpava a mata do vidal e a empresa arrábida aventuras fazia o mesmo na serra do louro.

a iniciativa do icnb contou ainda com a colaboração de diversas entidades públicas e empresas - secil, fertagus, recheio cash, região de turismo da costa azul, câmara municipal de setúbal e festróia - festival internacional de cinema.

os voluntários que participaram na iniciativa do icnb receberam bilhetes para assistirem a alguns filmes da 24ª edição do festróia, que decorre de 6 a 15 de junho, em setúbal.



http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=333717
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”