o sistema que falei é um sistema de originalmente 38 tubos de vácuo, instalados no norte do país, o sistema é daqueles em q os tubos podem ser tirados ou postos com o sistema em funcionamento ou seja a água não circula dentro dos mesmos existe uma "barra" de permutação de calor. neste momento foram tirados do sistema primeiro 5 depois mais 5 tubos, sendo no total 28 tubos neste momento.o depósito é de 300l em separado e o sistema é termossifão.
está tudo instalado no telhado da casa não será mt fácil lá ir acima até porque tds os acessórios, vasos de expansão e purgadores estão dentro de uma chaminé ficticia que os alberga juntamente com o depósito tudo no topo do telhado. mas posso falar com o dono para ver se dá para tirar umas fotos.
cumps!
20 ANOS DEPOIS DO FRACASSO (SOLAR)VAI SER PIOR AGORA
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm
-
- Membro Silver
Re: 20 ANOS DEPOIS DO FRACASSO (SOLAR)VAI SER PIOR AGORA
ok na tua linha de ideias, bateu-me outro dia esta hipotese que até fiz um esquema básico, ora vê lá:ajosemor Escreveu: mas compreendo agora muito melhor a necessidade que sentes de sistemas que possibilitem a adequação automática do painel ás condições de cada momento. porque não pensá-lo, testá-lo, aperfeiçoá-lo e comerciá-lo? e outras coisas com um bom "halo" como fazer massa?
por mim estou pronto para alinhar e... cheio de ideias aplicáveis!... €€€? venham...
http://img292.imageshack.us/my.php?imag ... nelfx1.jpg
cumps!
-
- Membro
- Registado: segunda mai 26, 2008 3:38 am
desculpa a ignorancia, mas qual é a função dos tubos de vácuo?
permutadores são uma espécie de depósitos com algo dentro a aquecer a água, certo?
(eu estou à espera de uma resposta tipo vai pesquizar, ou consulta livros e aprende mas sou muita preguiçoso )
permutadores são uma espécie de depósitos com algo dentro a aquecer a água, certo?
(eu estou à espera de uma resposta tipo vai pesquizar, ou consulta livros e aprende mas sou muita preguiçoso )
-
- Membro Silver
os tubos de vácuo sao um tipo de colector solar (como o sao também os paines planos q se vêm + comumente) que segundo dizem são os q conseguem captar mais eficazmente o calor do sol. permutador é algo q troca, neste caso é uma "barra" onde o circuito onde anda o fluido do tubo se "junta" ao circuito onde circula a água para existir a troca de calor do fluido para a água.
cumps!
cumps!
-
- Membro
- Registado: segunda mai 26, 2008 3:38 am
ok! está entendido! muito obrigado