Petição a favor dos EV
-
Zamith
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: sábado mai 24, 2008 6:53 pm
Petição a favor dos EV
boas,
esta comunidade é naturalmente a favor da existência de ev's a circular em portugal (e não só) no entanto este só existem numa proporção marginal em relação ao existentes.
ora bem, antes de criarmos a petição propriamente dita, era importante reflectir sobre os prós e contras que possam surgir para, que possamos inserir (tanto quanto possível) no texto da petição todos os prós dos ev e solucionar ou apontar soluções para os contras.
prós
ex: os veículos não emitem qualquer emissão de co2
contras e suas soluções
ex:falta de legislação especifica para os ve / criação de uma legislação que descrimine positivamente os ve
bom este fora só exemplo, agora vamos discutir sobre isto, quando estivermos satisfeitos com a lista de prós e contra eu faço um texto e coloco à vossa consideração.
façam copy paste da lista que iniciei e acrescentem assim a lista vai-se construido com o tempo e no fim não é necessário andar à procura de nada, está tudo no sitio, nem haverá (se houver cuidado na leitura) duplicação de item's
vamos lá todos juntos não custa nada.
saudações a todos
esta comunidade é naturalmente a favor da existência de ev's a circular em portugal (e não só) no entanto este só existem numa proporção marginal em relação ao existentes.
ora bem, antes de criarmos a petição propriamente dita, era importante reflectir sobre os prós e contras que possam surgir para, que possamos inserir (tanto quanto possível) no texto da petição todos os prós dos ev e solucionar ou apontar soluções para os contras.
prós
ex: os veículos não emitem qualquer emissão de co2
contras e suas soluções
ex:falta de legislação especifica para os ve / criação de uma legislação que descrimine positivamente os ve
bom este fora só exemplo, agora vamos discutir sobre isto, quando estivermos satisfeitos com a lista de prós e contra eu faço um texto e coloco à vossa consideração.
façam copy paste da lista que iniciei e acrescentem assim a lista vai-se construido com o tempo e no fim não é necessário andar à procura de nada, está tudo no sitio, nem haverá (se houver cuidado na leitura) duplicação de item's
vamos lá todos juntos não custa nada.
saudações a todos
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Petição a favor dos EV
obrigado pela tua ideia, se me permites vou levar para o encontro, talvez seja uma das formas de luta!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
em relação aos prós tens de incluir mais alguns.
melhor qualidade de vida: menos ruidosos, menos sujeitos a avarias, menos poluentes e sujos, etc
contras: mais caros, por agora, devido à falta de fabrico em série.
não podemos dizer que gastam menos, porque assim também pagam menos impostos e o estado fica a perdeer.
melhor qualidade de vida: menos ruidosos, menos sujeitos a avarias, menos poluentes e sujos, etc
contras: mais caros, por agora, devido à falta de fabrico em série.
não podemos dizer que gastam menos, porque assim também pagam menos impostos e o estado fica a perdeer.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Zamith

copiem os a lista que iniciei colem no vosso texto antes de postar, coloquem as vossas ideias e a seguir postem se não isto fica muito complicado.
se toda a gente escrever livremente, depois tenho que andar a recolher os exemplos de toda a gente em todos os post's é trabalho desnecessário.
amante de ev é amante de eficiência.
quanto a me faltar exemplos, a ideia é mesmo essa, para que todos participem e deixem a sua contribuição.
mas please façam-no sequencialmente a partir dos exemplos que dei. se não o meu trabalho duplica exponencialmente.
saudações a todos e já agora a todas também.
se toda a gente escrever livremente, depois tenho que andar a recolher os exemplos de toda a gente em todos os post's é trabalho desnecessário.
amante de ev é amante de eficiência.
quanto a me faltar exemplos, a ideia é mesmo essa, para que todos participem e deixem a sua contribuição.
mas please façam-no sequencialmente a partir dos exemplos que dei. se não o meu trabalho duplica exponencialmente.
saudações a todos e já agora a todas também.
-
Zamith

leva claro, mas a ideia não é minha, tem que se ser de todos, não é a minha petição, é a nossa.serges Escreveu:obrigado pela tua ideia, se me permites vou levar para o encontro, talvez seja uma das formas de luta!
-
paulosga
- Membro Silver

- Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
uma dúvida que tenho em relação ao ev é no que toca à sua climatização.
para obter-mos calor no inverno tanto para o nosso conforto tanto para o desembaciamento dos vidros, vai ser necessário gasto de electricidade? ou será possivel extrair calor do próprio motor electrico?
no caso de ser só ser possível utilizar a electricidade para o efeito, vamos sacrificar ainda mais a autonomia em km
para obter-mos calor no inverno tanto para o nosso conforto tanto para o desembaciamento dos vidros, vai ser necessário gasto de electricidade? ou será possivel extrair calor do próprio motor electrico?
no caso de ser só ser possível utilizar a electricidade para o efeito, vamos sacrificar ainda mais a autonomia em km
Sócio Nº46
-
tvcrabo
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
se o motor electrico tem uma eficiencia de 90% quer dizer que no maximo transformaria 10% do consumo em energia calorifica.
se pretendermos calor pudemos aproveitar parte do calor vindo do motor mas por si so nunca vai chegar para aquecer vidros ou ambiente. no entanto pudemos sempre fabricar calor com resistencias quando necessário. obvio que isso vai ser recolhido das baterias mas nao me parece ser nenhum entrave de maior aos evs.
se pretendermos calor pudemos aproveitar parte do calor vindo do motor mas por si so nunca vai chegar para aquecer vidros ou ambiente. no entanto pudemos sempre fabricar calor com resistencias quando necessário. obvio que isso vai ser recolhido das baterias mas nao me parece ser nenhum entrave de maior aos evs.
-
serges
- Administrador

tvcrabo Escreveu:se o motor electrico tem uma eficiencia de 90% quer dizer que no maximo transformaria 10% do consumo em energia calorifica.
nem mais, talvez gaste mais a desembaciar os vidros do que a andar mas fora isso mais nenhum inconveniente!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
a evolução ... um ev inteligente que ligue o aquecimento para desenbaciar uma hora antes de ser usado, enquanto ainda esta ligado à corrente lá de casa... em relaçao à iluminação os leds com a solução global virão ai... ou mesmo um ev que receba comandos via sms...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
paulosga
- Membro Silver

sendo assim, pode-se apontar um ponto desfavorável ao ev o facto da autonomia variar muito com o tipo de utilização que cada um de nós fizer.
um exemplo, se for indicada pelo fabricante uma autonomia média de 200km, se a utilização for feita durante o inverno sempre com o aquecimento ligado e no período da noite, isto pode significar uma redução da autonomia para metade (suponho eu, que pouco percebo do assunto ). já se a utilização for feita em percursos +-planos e diurnos até pode eventualmente aumentar a autonomia.
portanto a autonomia de um ev é muito subjectiva e ao mesmo tempo importantíssima para a introdução destes veículos no mercado, pois terá um peso decisivo na hora de convençer o comprador a trocar o actual carro. neste momento teremos de abdicar de algumas comodidades, tipo, ar condicionado, direcção assistida, abastecimento rápido e em qualquer sitio, etc.
na minha opinião, terá de haver uma evolução mais significativa para o consumidor em geral aderir em força a esta alternativa.
um exemplo, se for indicada pelo fabricante uma autonomia média de 200km, se a utilização for feita durante o inverno sempre com o aquecimento ligado e no período da noite, isto pode significar uma redução da autonomia para metade (suponho eu, que pouco percebo do assunto ). já se a utilização for feita em percursos +-planos e diurnos até pode eventualmente aumentar a autonomia.
portanto a autonomia de um ev é muito subjectiva e ao mesmo tempo importantíssima para a introdução destes veículos no mercado, pois terá um peso decisivo na hora de convençer o comprador a trocar o actual carro. neste momento teremos de abdicar de algumas comodidades, tipo, ar condicionado, direcção assistida, abastecimento rápido e em qualquer sitio, etc.
na minha opinião, terá de haver uma evolução mais significativa para o consumidor em geral aderir em força a esta alternativa.
Sócio Nº46
-
jmal
- Membro Platinium

tal como em todos os outros, simplesmente no aquecimento não consumem mais energia porque quando se liga o aquecimento existe um maior aproveitamento da energia, quando se desliga esse aquecimento vai para a atmosfera. ou seja um normal desperdicio de energia que se aproveita nestas alturas.paulosga Escreveu:sendo assim, pode-se apontar um ponto desfavorável ao ev o facto da autonomia variar muito com o tipo de utilização que cada um de nós fizer.
em relação à autonomia com luzes e aquecimento reparem bem;
um carro eléctrico para fazer 200km e com +- 900 kgs de peso tem de ter pelo menos 35 kwh de energia em baterias. a iluminação de noite não deve consumir mais de 200 watts, e o aquecimento penso que não passe dos 500 watts. portanto se andar-mos à media de 50 kmh, levamos 4 horas a gastar a bateria e a fazer os 200 kmh. portanto;
(500+200) * 4 = 2800 watts
35.000 - 2800 = 33200
35.000 -> 200 km
33.200 -> 189.7 km
portanto uma perca de pouco mais de 10 km se andarmos sempre de noite e sempre com o aquecimento ligado. num veículo com motor a ci penso que a perda de autonomia se andarmos sempre de noite seja maior do que isso, isto porque os alternadores dos carros são buée ineficientes.
Cumps Inovadores
-
paulosga
- Membro Silver

quanto a autonomia estou esclarecido, e nesse campo parece não contras.
agora fica o problema do tempo que leva a abastecer, mesmo que tenha uma autonomia de 500km (na melhor das hipóteses), isso não daria para atravessar de norte a sul o nosso pequeno país, teríamos de abastecer pelo menos uma vez, isso iria necessitar de uma boas horas o que é pouco prático.
agora fica o problema do tempo que leva a abastecer, mesmo que tenha uma autonomia de 500km (na melhor das hipóteses), isso não daria para atravessar de norte a sul o nosso pequeno país, teríamos de abastecer pelo menos uma vez, isso iria necessitar de uma boas horas o que é pouco prático.
Sócio Nº46
-
jmal
- Membro Platinium

quem tem um veículo destes, super-económico, o seu modo de vida vai ser diferente, porque já não tem pressa de gastar energia, à pois é, isso é um vício, quem muito gasta mais gosta de gastar, não vou discutir esse pormenor porque é a realidade, quando meti o meu carro a gastar biodiesel, além de gasta menos, faço tudo para ele gastar ainda menos. portanto com isto, quem tenha um carro destes e nesse aspecto não vai fazer 500 km de uma vez sem paragens, pode fazer por exemplo 300 km, parar para almoçar ou jantar, enquanto isso carrega o que resta e volta à estrada. um carro com essa autonomia nunca poderia levar baterias de chumbo ou niquel, portanto todas as outras podem ser carregadas em 1 hora. claro que em existem alguns pormenores para que se possa carregar numa hora, tinha de haver uma tomada com bastante potência.paulosga Escreveu:quanto a autonomia estou esclarecido, e nesse campo parece não contras.
Cumps Inovadores
-
serges
- Administrador

por acaso já tinha pensado nisso pois eu agora ando sempre devagar, cumpro os limites a minha mulher não sempre pé na tábua!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
??????????????????????????um ponto desfavorável ao ev o facto da autonomia variar muito com o tipo de utilização
????????????????????????????uma redução da autonomia para metade
????????????????????????????neste momento teremos de abdicar de algumas comodidades, tipo, ar condicionado, direcção assistida, abastecimento rápido e em qualquer sitio, etc.
ah, deve ser por isso.suponho eu, que pouco percebo do assunto
hei-de viver 100 anos e nunca irei entender. será sensato ser opinioso sobre um assunto que desconhecemos? não será pouco prudente formar uma opinião com opinioes negativas ouvidas aqui e ali e frequentemente enganosas feitas por pessoas que tambem pouco percebem do assunto?
neste forum já foram abordadas muitas questões de eficiencia e tambem já foram ponderadamente debatidas, donde não devemos dar-nos à preguiça e devemos consultar os outros topicos sobre os ves.
se interesse existe devem fazer um estudo cauteloso sobre o assunto sem ceder à tentação de tirar conclusoes fáceis e dubias. se não têm interesse em veiculos electricos porque se estão a maçar?
a eficiencia é um assunto sem assunto, os veiculos electricos sao super-eficientes e super-racionais em termos de desgate e fabrico.
em relação aos sistemas periféricos mencionados é igualmente super-eficiente porque a energia é racionada de um ponto nefralgico central, a consola e o controlador, com perdas minimas nas transmissoes electricas pelos cabos. não é necessario prescindir do conforto, mas obviamente que em caso de emergencia podemos informar o carro que estamos numa situaçao onde a economia critica é necessaria e ele trata de proceder ao congelamento desses confortos.
em relação ao aquecimento existe algo que eu abordei noutro topicos e posso voltar a referir para quem não conseguiu enquadrar essas ideias, em especial que o aquecimento (utilizando um circuite de agua ou oleo) pode ser conseguido usando uma adaptação no proprio motor electrico central do veiculo (e sem recorrer às resistências electricas), por histerese magnetica ou por cavitação durante a travagem do veiculo (do seu motor), sistema esse que pode ser usado em paralelo com um sistema de travagem regenerativa (situaçao de compromisso). existe tambem o aproveitamento termodinamico usado actualmente em veiculos como o já mencionado aptera (http://www.aptera.com/" onclick="window.open(this.href);return false;).
existem soluções para cada caso, os veiculos electricos são veiculos feitos à medida das necessidades dos clientes, são veiculos racionais e eficientes que melhorarão progressivamente no futuro as suas ofertas-base em performances-standart.agora fica o problema do tempo que leva a abastecer, mesmo que tenha uma autonomia de 500km (na melhor das hipóteses), isso não daria para atravessar de norte a sul o nosso pequeno país
convem habituarmos-nos a ideias racionais que salvem o planeta e simultaneamente resolvam as nossas necessidades - claro que exige um pouco de organizaçao e previsão aos consumidores, que terão de pensar melhor sobre a sua mobilidade e os seus gastos no futuro, mas nada de especialmente dramático e que trás muitos dividendos positivos.
é evidente que os veiculos electricos necessitam ter oportunidades identicas de entrar no mercado e necessitam uma pequena percentagem dos apoios finançeiros para o desenvolvimento que têm tido os seus congeneres a combustiveis fosseis, pois a tecnologia já existe e só necessita de integração nos veiculos.
quando uma longa autonomia diaria é requerida e um rapido carregamento, utilizaremos um sistema de expansão de autonomia electrico recorrendo a um sistema de cogeração electrica em serie com o sistema-base electrico. equivale a um segundo sistema que é inserido para fazer um back-up ao sistema electrico-base. mas estes casos sao raramente utilizados se fizermos uma estatistica em veiculos privados. nos transportes o caso é diferente, e então grandes economias se fariam com este sistema que espero vir a discutir com o nucleo.
portanto todas as outras podem ser carregadas em 1 hora.
de futuro, se nao houver bloqueios como tem havido na produção de baterias e contratos para nao as introduzir nos transportes, ou seja, se tiverem uma oportunidade, o futuro da bateria será brilhante. nao esqueçer que as baterias tambem sao muito usadas como suporte a muitas formas de energia alternativa, dai a urgencia nesse mercado também #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
paulosga
- Membro Silver

pelo exposto na resposta anterior, o ev não tem nada que se lhe possa apontar, é perfeito e intocável .... não se pode levantar a mais pequena dúvida.
senão vejamos:
1º todos nós sabemos que qualquer dispositivo alimentado por baterias, tem autonomia conforme o uso que lhe damos. ex. máq. fotogáfica, se tirarmos fotos sempre com flash e com o visor ligado, muitas vezes nem metade do tempo dura.
eu agora resolvia ir á serra da estrela, viseu->serra(+-60km), com 5 pessoas e tudo ligado (luzes, aquecimento, etc), será que chegava á torre num ev com autonomia para 160km em condições normais
2º resposta no ponto 1
3º tudo o que tenho visto relacionado com evs nada faz referência a estes aspectos. se querem esclarecer não é com este tipo de intervenções que vão ajudar e alem disso considero que estou minimamente informado comparado com a maior parte da população.
4º é muito feio fazer citações isoladas e fora do contexto, o respeito é bom e todos nós gostamos, certo o sarcasmo de vez em quando podia ser posto de parte.
e já agora pedia ao sr. buesky que de futuro ignora-se os meus comentários, ok.
senão vejamos:
tanta interrogação porquê ??????????????bluesky Escreveu:??????????????????????????um ponto desfavorável ao ev o facto da autonomia variar muito com o tipo de utilização????????????????????????????uma redução da autonomia para metade????????????????????????????neste momento teremos de abdicar de algumas comodidades, tipo, ar condicionado, direcção assistida, abastecimento rápido e em qualquer sitio, etc.ah, deve ser por isso.suponho eu, que pouco percebo do assunto
1º todos nós sabemos que qualquer dispositivo alimentado por baterias, tem autonomia conforme o uso que lhe damos. ex. máq. fotogáfica, se tirarmos fotos sempre com flash e com o visor ligado, muitas vezes nem metade do tempo dura.
eu agora resolvia ir á serra da estrela, viseu->serra(+-60km), com 5 pessoas e tudo ligado (luzes, aquecimento, etc), será que chegava á torre num ev com autonomia para 160km em condições normais
2º resposta no ponto 1
3º tudo o que tenho visto relacionado com evs nada faz referência a estes aspectos. se querem esclarecer não é com este tipo de intervenções que vão ajudar e alem disso considero que estou minimamente informado comparado com a maior parte da população.
4º é muito feio fazer citações isoladas e fora do contexto, o respeito é bom e todos nós gostamos, certo o sarcasmo de vez em quando podia ser posto de parte.
e já agora pedia ao sr. buesky que de futuro ignora-se os meus comentários, ok.
Sócio Nº46
-
tvcrabo
- Membro Silver

podes perfeitamente fazer 500 ou 3000km no ev.
achas que nao????
opá, sabes que a viagem vai ser longa, metes um gerador na mala por cima das baterias a carregar as baterias. ficas dependente novamente para esse caso dos combustiveis fosseis, mas será muito menos (claramente apenas 30 ou 40 no maximo do que gastarias num veiculo com motor ci) e deixas de ficar preso por teres um ev.
e agora em jeito de brincadeira... podes sempre aplicar uma vela (como nos barcos) que só sobe se o vento estiver a movimentar na direcção e sentido que prtendemos locomover... ajudando assim o carro a gastar menos, looooooooooool.
achas que nao????
opá, sabes que a viagem vai ser longa, metes um gerador na mala por cima das baterias a carregar as baterias. ficas dependente novamente para esse caso dos combustiveis fosseis, mas será muito menos (claramente apenas 30 ou 40 no maximo do que gastarias num veiculo com motor ci) e deixas de ficar preso por teres um ev.
e agora em jeito de brincadeira... podes sempre aplicar uma vela (como nos barcos) que só sobe se o vento estiver a movimentar na direcção e sentido que prtendemos locomover... ajudando assim o carro a gastar menos, looooooooooool.
-
paulosga
- Membro Silver

o que está aqui em causa é o ev e não veiculos hibridos
há sempre solução para tudo, mas neste momento estamos a analizar os prós e contras do ev no presente momento e para uma utilização em massa e comercializavel, sem o recurso a outro tipo de energia poluidora.
há sempre solução para tudo, mas neste momento estamos a analizar os prós e contras do ev no presente momento e para uma utilização em massa e comercializavel, sem o recurso a outro tipo de energia poluidora.
Sócio Nº46
-
tvcrabo
- Membro Silver

e eu so estou a dizer que la por teres um ev nao estás limitado a nadinha. podes inclusivamente continuar a usar combustiveis fosseis se assim entenderes.
-
jmal
- Membro Platinium

paulosga, não leves a mal a intervenção do bluesky, nós aqui já estamos habituados às suas intervenções sempre muito interessantes e inteligentes, na verdade concordo com o bluesky, porque isso acontece nem qualquer tipo de veículo, e essa diferença é maior num veículo de combustível mais barato, portanto a gasolina, à sim, a gasolina neste momento ainda está mais barata que a electricidade, a vantagem dela é que existe em todos os cantos, e postos de abastecimento de electricidade ainda não existem, claro que não, nem sequer veículos, quanto mais os postos. portanto ninguém tá preocupado com esse tipo de situação porque quem conhece a tecnologia esse não é um ponto importante.
Cumps Inovadores