Fiat Tetrafuel MotorDay
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Fiat Tetrafuel MotorDay
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay
afinal não é grande descoberta, pois qualquer viatura em portugal equipada para andar a gpl também anda a gasolina.
no que diz respeito à gestão comandada pela centralina, do combustível mais adequado a ser utilizado num dado num dado momento???
ponho as minhas dúvidas, pois no momento da transferência há sempre perda de potência e se for numa subida estão a ver a desvantagem em vez de vantagem.
no que diz respeito à gestão comandada pela centralina, do combustível mais adequado a ser utilizado num dado num dado momento???
ponho as minhas dúvidas, pois no momento da transferência há sempre perda de potência e se for numa subida estão a ver a desvantagem em vez de vantagem.
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay
não é descoberta, é a primeira aplicação na prática, tens de ver com mais atenção, é tetrafuel, anda a gasolina, gpl, álcool e mistura com álcool, isso não existe em portugal nem em lado nenhum.tó miguel Escreveu:afinal não é grande descoberta, pois qualquer viatura em portugal equipada para andar a gpl também anda a gasolina.
no que diz respeito à gestão comandada pela centralina, do combustível mais adequado a ser utilizado num dado num dado momento???
ponho as minhas dúvidas, pois no momento da transferência há sempre perda de potência e se for numa subida estão a ver a desvantagem em vez de vantagem.
o grande valor desta ideia é que um carro pode vir equipado já da fábrica para poder usar vários combustíveis....
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay
fiat siena 1.4 tetrafuel®: mais uma inovação nos 30 anos da fiat no brasil

desde que criou o primeiro veículo de passeio com motor a álcool do brasil, em 1979, a trajetória da fiat automóveis tem sido marcada pelo pioneirismo. agora, mais uma vez, a montadora inova no uso de combustíveis com o lançamento do fiat siena 1.4 tetrafuel® – o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool); gasolina pura, como a existente em outros países da américa latina e europa; e gás natural veicular, ou gnv.
além de poder utilizar estes diferentes combustíveis, a grande inovação tecnológica do novo modelo é o fato de uma única central eletrônica gerenciar o uso deles de forma integrada, alternando-os de acordo com a necessidade de momento, sem interferência do motorista. ou seja, quem decide qual o combustível mais adequado a cada instante é a centralina, deixando o motorista livre para concentrar sua atenção em dirigir o carro. ele não precisa se preocupar com o combustível em uso e tampouco aperta botões no painel para trocá-los.
o sistema de gerenciamento eletrônico, desenvolvido pela magneti marelli, seleciona a melhor opção de combustível para cada condição. quando a central faz a mudança entre combustíveis, ela acontece sem trancos, garantindo um desempenho constante em qualquer condição de rodagem. naturalmente, priorizando a economia, a primeira escolha do sistema é o gnv. mas quando os sensores da centralina detectam uma situação, como a necessidade de torque extra para fazer uma ultrapassagem mais rápida ou subir uma ladeira íngreme com maior aceleração, a comutação para combustível líqüido é feita automaticamente.
o motor volta a utilizar o gnv sempre que o sistema detecta que ele é o combustível mais conveniente para aquele momento.
para que fosse possível equipar o fiat siena com esta nova tecnologia, o modelo passou por algumas alterações técnicas:
- o motor 1.4 tetrafuel®, desenvolvido pela fiat powertrain technologies, recebeu as seguintes novidades:
- novo coletor de aspiração com 4 bicos injetores exclusivos para gnv – nas adaptações encontradas no mercado é utilizado apenas um bico injetor
- novo material e nova geometria das sedes das válvulas
- novos componentes: manômetro, tubulações, válvulas de abastecimento, galerias e injetores de gás natural veicular
- o chão do porta-malas foi reforçado para receber a fixação e os suportes dos cilindros de gnv. cada cilindro possui capacidade para até 6,5 metros cúbicos de gás a 200 bar de pressão;
- a suspensão traseira foi dotada de molas específicas. na dianteira, as molas foram alteradas e adotou-se uma barra estabilizadora de maior diâmetro. tudo isso visando manter a altura livre do solo do modelo (igual à do sedã na versão elx 1.4 flex) e manter as mesmas características de conforto e estabilidade que já destacam o fiat siena;
- foram alteradas as forças de atuação dos freios traseiros, a fim de garantir a mesma eficiência presente nos freios da versão 1.4 flex;
- o fiat siena 1.4 tetrafuel® ganhou um novo quadro de instrumentos, com indicação do nível de gnv, advertência de baixo nível de gnv, aviso de avaria no sistema, temperatura externa e trip computer b.
os quatro injetores específicos para gnv injetam seqüencialmente, de acordo com a ordem de ignição, e o gás natural entra puro, ainda sem a mistura com ar. a partida é sempre feita com combustível líqüido.
porém, se o volume de combustível líqüido no tanque for inferior a 4%, a partida será feita emergencialmente com gnv. essa situação só ocorrerá se o motorista ignorar a luz-espia de reserva de combustível ao longo de várias partidas. isso porque, no momento em que o nível de gasolina atinge a reserva, o sistema pára de utilizá-lo em comutações, reservando-o para as partidas a frio.
da mesma forma, caso a pressão nos cilindros de gnv seja inferior a 10 bar – uma luz-espia no painel se acende avisando o motorista de que há pouco gás natural nos cilindros –, a centralina deixará de usar gnv a fim de evitar falhas no funcionamento devido à baixa pressão.
com relação à segurança, o novo fiat siena 1.4 tetrafuel® mantém a tradição fiat de automóveis que privilegiam a integridade física dos ocupantes. por isso, o novo sistema tetrafuel® embute mecanismos de segurança passiva que evitam danos maiores em caso de acidente, testados inclusive em provas de crash-test e testes de fogo. um exemplo é o posicionamento e a fixação dos dois cilindros de gnv: foram projetados para superar as provas de colisões de acordo com os mais recentes padrões de segurança.
além disso, os componentes do sistema de gás natural foram construídos e testados para não apresentar vazamentos. se uma tubulação se romper, há um mecanismo que interrompe a alimentação de gnv.
o sistema também é dotado de dispositivo de alívio. se ocorrer sobrepressão, ele permite o vazamento de gnv para a atmosfera, e, em caso de colisão, bloqueia a alimentação do gás. esse bloqueio é comandado pelo interruptor inercial de combustível.
vale lembrar que o sistema tetrafuel® é instalado pela fábrica. assim, o novo fiat siena 1.4 tetrafuel conta com a mesma garantia oferecida ao fiat siena 1.4 flex: um ano sem limite de quilometragem. e cinco anos, sem limite de quilometragem, para a carroceria.
outra novidade do novo fiat siena 1.4 tetrafuel® é o aumento da lista de itens de série que passa a contar com direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travas elétricas.
o novo fiat siena 1.4 tetrafuel® estará disponível em toda rede fiat a partir do mês de julho no valor de r$ 41.900 para o consumidor comum e r$ 31.750 para taxistas (referência mercado são paulo).
http://www.fiat.com.br/br/afiat/fiatnews_1497.jsp

desde que criou o primeiro veículo de passeio com motor a álcool do brasil, em 1979, a trajetória da fiat automóveis tem sido marcada pelo pioneirismo. agora, mais uma vez, a montadora inova no uso de combustíveis com o lançamento do fiat siena 1.4 tetrafuel® – o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool); gasolina pura, como a existente em outros países da américa latina e europa; e gás natural veicular, ou gnv.
além de poder utilizar estes diferentes combustíveis, a grande inovação tecnológica do novo modelo é o fato de uma única central eletrônica gerenciar o uso deles de forma integrada, alternando-os de acordo com a necessidade de momento, sem interferência do motorista. ou seja, quem decide qual o combustível mais adequado a cada instante é a centralina, deixando o motorista livre para concentrar sua atenção em dirigir o carro. ele não precisa se preocupar com o combustível em uso e tampouco aperta botões no painel para trocá-los.
o sistema de gerenciamento eletrônico, desenvolvido pela magneti marelli, seleciona a melhor opção de combustível para cada condição. quando a central faz a mudança entre combustíveis, ela acontece sem trancos, garantindo um desempenho constante em qualquer condição de rodagem. naturalmente, priorizando a economia, a primeira escolha do sistema é o gnv. mas quando os sensores da centralina detectam uma situação, como a necessidade de torque extra para fazer uma ultrapassagem mais rápida ou subir uma ladeira íngreme com maior aceleração, a comutação para combustível líqüido é feita automaticamente.
o motor volta a utilizar o gnv sempre que o sistema detecta que ele é o combustível mais conveniente para aquele momento.
para que fosse possível equipar o fiat siena com esta nova tecnologia, o modelo passou por algumas alterações técnicas:
- o motor 1.4 tetrafuel®, desenvolvido pela fiat powertrain technologies, recebeu as seguintes novidades:
- novo coletor de aspiração com 4 bicos injetores exclusivos para gnv – nas adaptações encontradas no mercado é utilizado apenas um bico injetor
- novo material e nova geometria das sedes das válvulas
- novos componentes: manômetro, tubulações, válvulas de abastecimento, galerias e injetores de gás natural veicular
- o chão do porta-malas foi reforçado para receber a fixação e os suportes dos cilindros de gnv. cada cilindro possui capacidade para até 6,5 metros cúbicos de gás a 200 bar de pressão;
- a suspensão traseira foi dotada de molas específicas. na dianteira, as molas foram alteradas e adotou-se uma barra estabilizadora de maior diâmetro. tudo isso visando manter a altura livre do solo do modelo (igual à do sedã na versão elx 1.4 flex) e manter as mesmas características de conforto e estabilidade que já destacam o fiat siena;
- foram alteradas as forças de atuação dos freios traseiros, a fim de garantir a mesma eficiência presente nos freios da versão 1.4 flex;
- o fiat siena 1.4 tetrafuel® ganhou um novo quadro de instrumentos, com indicação do nível de gnv, advertência de baixo nível de gnv, aviso de avaria no sistema, temperatura externa e trip computer b.
os quatro injetores específicos para gnv injetam seqüencialmente, de acordo com a ordem de ignição, e o gás natural entra puro, ainda sem a mistura com ar. a partida é sempre feita com combustível líqüido.
porém, se o volume de combustível líqüido no tanque for inferior a 4%, a partida será feita emergencialmente com gnv. essa situação só ocorrerá se o motorista ignorar a luz-espia de reserva de combustível ao longo de várias partidas. isso porque, no momento em que o nível de gasolina atinge a reserva, o sistema pára de utilizá-lo em comutações, reservando-o para as partidas a frio.
da mesma forma, caso a pressão nos cilindros de gnv seja inferior a 10 bar – uma luz-espia no painel se acende avisando o motorista de que há pouco gás natural nos cilindros –, a centralina deixará de usar gnv a fim de evitar falhas no funcionamento devido à baixa pressão.
com relação à segurança, o novo fiat siena 1.4 tetrafuel® mantém a tradição fiat de automóveis que privilegiam a integridade física dos ocupantes. por isso, o novo sistema tetrafuel® embute mecanismos de segurança passiva que evitam danos maiores em caso de acidente, testados inclusive em provas de crash-test e testes de fogo. um exemplo é o posicionamento e a fixação dos dois cilindros de gnv: foram projetados para superar as provas de colisões de acordo com os mais recentes padrões de segurança.
além disso, os componentes do sistema de gás natural foram construídos e testados para não apresentar vazamentos. se uma tubulação se romper, há um mecanismo que interrompe a alimentação de gnv.
o sistema também é dotado de dispositivo de alívio. se ocorrer sobrepressão, ele permite o vazamento de gnv para a atmosfera, e, em caso de colisão, bloqueia a alimentação do gás. esse bloqueio é comandado pelo interruptor inercial de combustível.
vale lembrar que o sistema tetrafuel® é instalado pela fábrica. assim, o novo fiat siena 1.4 tetrafuel conta com a mesma garantia oferecida ao fiat siena 1.4 flex: um ano sem limite de quilometragem. e cinco anos, sem limite de quilometragem, para a carroceria.
outra novidade do novo fiat siena 1.4 tetrafuel® é o aumento da lista de itens de série que passa a contar com direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travas elétricas.
o novo fiat siena 1.4 tetrafuel® estará disponível em toda rede fiat a partir do mês de julho no valor de r$ 41.900 para o consumidor comum e r$ 31.750 para taxistas (referência mercado são paulo).
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay
fico feliz por ter um carro que abre os horizontes mas diz-me uma coisa onde posso encontrar esse álcool para o carro a preços rentáveis. é que no brasil existe uma rede de bioetanol, para abastecer esses carros, o bioetanol é barato, pelo menos comparado com a gasolina. mas em portugal ele é caro e não existe a venda de forma fácil.
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay
tudo isto é muito bonito, mas perderam uma oportunidade de fazer o carro um pentafuel se ele fosse hibrido electrico plugin.
isso sim seria fantastico... dentro do possivel
isso sim seria fantastico... dentro do possivel
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay
no brasil também houve um motor, que podia queimar qualquer coisa, diesel, biodiesel, gasolisa, etanol, ovd não tenho a certeza, só que o projecto foi abandonado, pois os custo era muito elevado. mas o aproveitamento electrico acho que os custos não são assim tantos.tvcrabo Escreveu:tudo isto é muito bonito, mas perderam uma oportunidade de fazer o carro um pentafuel se ele fosse hibrido electrico plugin.
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay
teoricamente são mais baixos que qualquer outra tecnologia, já que no caso de híbrido a bateria é pequena e pouca capacidade e portanto barata, mas os híbridos causam uma dor de cabeça muito grande aos "sugadores" e as aspirinas para eles são carissímas.tó miguel Escreveu:no brasil também houve um motor, que podia queimar qualquer coisa, diesel, biodiesel, gasolisa, etanol, ovd não tenho a certeza, só que o projecto foi abandonado, pois os custo era muito elevado. mas o aproveitamento electrico acho que os custos não são assim tantos.tvcrabo Escreveu:tudo isto é muito bonito, mas perderam uma oportunidade de fazer o carro um pentafuel se ele fosse hibrido electrico plugin.
isso sim seria fantastico... dentro do possivel
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Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay
estes sao os carros mais usados em s paulo.
e o gaz natural comprimido e electrico ---sextrafuel
e o gaz natural comprimido e electrico ---sextrafuel
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.