Expo2008: Cabo Verde mostra como gere a pouca água que tem

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Expo2008: Cabo Verde mostra como gere a pouca água que tem

Mensagem por Tó Miguel »

expo2008: cabo verde mostra como gere a pouca água que tem

02 de junho de 2008, 10:39

cidade da praia, 02 jun (lusa) - mostrar como cabo verde faz a gestão da pouca água que tem, especialmente na agricultura, é o tema do pavilhão do arquipélago na exposição de saragoça, centrada num módulo central que simula a rega gota-a-gota.

a exposição de saragoça, com o tema " a água e o desenvolvimento sustentável", abre portas a 14 de junho e encerra precisamente três meses depois, ficando o pavilhão de cabo verde na zona dos países da áfrica sub-sahariana, junto da saída, um local privilegiado, que poderá levar muitos visitantes ao espaço, segundo os responsáveis cabo-verdianos.

com o tema principal "cada gota conta" ("dessalinização" como tema secundário), cabo verde quer "mostrar o desafio de explorar de forma sustentada" os poucos recursos que tem, como explicou à lusa o comissário da exposição, antónio pedro borges.

o pavilhão cabo-verdiano, disse, vai mostrar um painel de fotografias sobre "os grandes desafios quanto à economia de água e busca de alternativas", como a dessalinização da água do mar.

"estamos a aproximar-nos do limite de captação de águas subterrâneas e temos um problema sério de intrusão salina, e vamos enfatizar a preocupação da reutilização da água ou a produção através da captação da água do nevoeiro, a construção de barragens ou a conservação de solos", afirmou.

além das fotografias, cabo verde está a ultimar um vídeo que será projectado no pavilhão e que mostra as potencialidades do país, quer em termos de investimentos quer de turismo, mostrando as ofertas de cada ilha.

com o dia nacional a 04 de julho (o dia nacional é o dia 05 mas já estava escolhido), cabo verde apresenta um espectáculo com o grupo de dança raiz di polon, no palácio de congressos, e no palco das músicas actuará a cantora nancy vieira.

a 28 de julho, no mesmo palco, vai estar o grupo cabo-verdiano ferro gaita e a 13 de agosto é a vez de cesária évora actuar, contou também o comissário.

com uma área de 102 metros quadrados para o seu pavilhão, cabo verde vai depois partilhar uma loja com outros países africanos, com a presença de artesanato, como o "pano di terra" (pano típico) ou a cerâmica, além de música cabo-verdiana.

cabo verde, segundo antónio pedro borges, está também a preparar um cd com músicas nacionais que façam referências à água, com o título "água nas melodias cabo-verdianas", e vai ainda lançar um selo sobre o tema.

"a comunidade cabo-verdiana que vive à volta da saragoça está envolvida, e pensamos recrutar alguns desses jovens para trabalhar na exposição", disse o responsável, acrescentando que a visita do primeiro-ministro de cabo verde, josé maria neves, está prevista para o dia nacional.

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/f8e ... bd5cb.html
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”