duvida com dimer

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
sajes
Membro
Membro
Registado: quarta mai 28, 2008 2:13 am

duvida com dimer

Mensagem por sajes »

olá a todos estou na fase de construção de minha casa e estou a instalar tambem um sistema com domotica.
este sistema permite-me controlar a iluminação com dimers (variadores de intensidade da luz)
as minhas duvidas são as seguintes
quais são as lampadas mais ecomomicas que permitam esta situação?
as de leds dão?
se tiver uma instalação onde ponha lampadas frurescentes (gu 10) que não me permitem o controlo da intensidade maistarde possso optar por leds quando estas baixarem ou preços?
obrigado

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: duvida com dimer

Mensagem por itisix »

sajes Escreveu:olá a todos estou na fase de construção de minha casa e estou a instalar tambem um sistema com domotica.
este sistema permite-me controlar a iluminação com dimers (variadores de intensidade da luz)
as minhas duvidas são as seguintes
quais são as lampadas mais ecomomicas que permitam esta situação?
as de leds dão?
se tiver uma instalação onde ponha lampadas frurescentes (gu 10) que não me permitem o controlo da intensidade maistarde possso optar por leds quando estas baixarem ou preços?
obrigado
boas,
não posso afirmar ao certo, mas penso que há led's que permitem dim. também há fluorescentes que o permitem, mas precisa de balastro electrónico. informa-te numa loja de material eléctrico dos preços que podem assustar um pouco.
se optares por sistema com lampadas "normais" podes em qualquer altura mudar sem prolema.
quanto à domótica, isso é caro!

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Mensagem por Laranjeiro »

os led's são as lampadas mais económicas, mas provavelmente o regulador de brilho especifico será muito caro.
as fluorescentes gu10 trabalham com 230vac (voltes corrente alterna) e existem led's gu10 que também trabalham com 230vac. no entanto dentro das lampadas led gu10 existe um circuito abaixador de tensão que interfere e que pode não casar bem com o regulador de brilho, é por isso importante verificar as indicações do fabricante.

de uma forma geral variando a tensão dos led's variamos o seu brilho, estas tesões são muito baixas e muito antes dos zero voltes já os led's ficam sem luz, portanto o sistema de controlo tem de ser especifico para este tipo de iluminação mas existe e encontra-se no mercado este tipo de produtos.
ha led's com tensões muito diferentes dependendo da intensidade, formato e cor, acho que um valor comum para o vmax seria em torno de 2,5 e normalmente começam a emitir fotões a partir de 0,8
Chernobyl corria Windows

Autor do tópico
sajes
Membro
Membro

Mensagem por sajes »

boa noite.
grato pela vossa ajuda, acho que não me safo com leds.
encontrei estas (http://www.presenceuk.com/index.php?act ... oductid=69" onclick="window.open(this.href);return false;" que tem um consumo de 7w e acho que resolve a minha situação se reduzir em 50% a intensidade da luz só gasto 3.5w que é o consumo da outras que tenciono pôr (http://www.squeetty.com/dettagli.asp?idp=451" onclick="window.open(this.href);return false;" onde não tenho dimers. acho que as flurescentes memo a 50% ainda iluminam mais que as de leds. se estiver a dizer alguma asneira corrijam por favor.
sabem dizer-me se as lampadas que indico em primeiro lugar precisam de balastro eletronico ou trabalham dom dimmer direto?
acham uma boa solução para uma casa onde terá aproximadamente 150 lampadas e metade tem dimmer?

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá sages
eu também acho que as fluorescentes a 50% dão mais luz que os led's )
as fluorescentes gu10 trabalham directamente na rede logo se colocar um regulador intercalado basta (ver caraterísticas do regulador).
a relação entre lumens e custo nos led's está desfavorável...ainda não me parece que seja o momento, mas por outro lado usei fluorescente gu10 e não gostei da intensidade luminosa, não gostei que avariassem tão rápido e também não gostei do preço...
que tal as velhinhas mas imbatíveis no preço e na duração lampadas tubulares rectilíneas integradas no tecto falso e ver o que ha de reguladores para esse tipo de lampada ...
Chernobyl corria Windows

Autor do tópico
sajes
Membro
Membro

Mensagem por sajes »

boas laranjeiro,sempre prestavel.
o sistema domotico que estou a instalar é o qbus e os dimers vão ser dois destes(dim04/300va) aqui que dão para 4 zonas independentes cada um, tendo en conta as caractristicas servem para as lampadas que pretendo? se souberes.
quando dizes que as lampadas gu10 acima referidas seestragam com facilidade isto é duram menos que as horas prometidas pelos fornrcedores ou as tobulare duram mais que as gu10?
pessoalmente não gosto muito do visual das tobulares pricipalmente se estamos a contruir com linhas modernas.

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

viva sajes

http://www.qbus.be/qfiles/dokumentatie/engels.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
baixei o pdf com as caraterísticas, material muito giro, eu já instalei umas coisas destas e é sempre um gozo brincar com estas engenhocas...
se servem para as lampadas que pretende... bom, o modulo de potencia dim04 faz o controlo da tensão de rede desde 100% (de 230vac) até 20%.

-portanto se formos ligar uma armadura de fluorescente ela não trabalha direito (para isso teria de ser um dimmer próprio para essas lampadas, liga directo ás lampadas e não tem o balastro e arrancador tradicionais)

-se formos ligar as fluorescentes gu10 provavelmente a mesma coisa acontece (escondido na lampada tem um pequeno circuito que controla a lampada e equivale ao balastro e arrancador).

-se formos ligar led's directamente dá um grande estouro pois as tensões nada têm a ver com 230vac.

-se as lampadas led tiverem o tal circuito abaixador escondido entre as ligações e os led's (como no caso dos led's gu10 por exemplo) deve acontecer também de não regular bem, pois o circuito tenta colocar os leds com a tensão certa e actua de forma dinâmica para isso, ora o dimmer está variar a tensão o circuito da lampada a tentar estabilizar essa tensão.

no entanto o fabricante da lampada pode dizer que o produto aceita regulação de brilho e ai está tudo bem, uma coisa é certa as incandescentes de 230vac trabalham lindamente nesse dim04 desde que a potencia por cada saída seja de até 300va (300w para cargas resistivas)

quanto ás fluorescentes gu10 que apliquei não deveria ter usado numa zona de passagem onde ficaram associadas a um detector de movimento (o numero de comutações afecta a vida útil), mas ainda assim nunca uma tubular teria durado tão pouco ma mesma situação, outra coisa que não gostei foi o tempo que demorava a aumentar o brilho, acabei mesmo por trocar por incandescentes gu10 porque as pessoas já tinham ha muito passado e as lampadas ainda estavam a preparar-se psicologicamente para emitir luz

as tubulares são feias que até doí eu sei
Chernobyl corria Windows

Autor do tópico
sajes
Membro
Membro

Mensagem por sajes »

boas laranjeiro
será um balastro eletronico 0/10 necessario para estas lampadas é que se optasse por lâmpadas fluorescentes compactas seria preciso no entanto com as gu10 acima referidas o site diz que liga diretamente á corrente.
terei que me informar com a empresa intaladora da domotica.
quando dizes lampadas incandescentes gu10 não conheço cabem nos focos de 50mm.
até breve e grato pelo tempo que me tens dedicado.

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

è um prazer ajudar e no caminho também aprender.
não me lembro do diâmetro mas os pernos são iguais, os suportes também, só tive de tirar as fluorescentes e apertar as incandescentes ...penso que as incandescentes são uns milímetros menos altas apenas isso. tal como as incandescentes mr16 existe em 35w e 50w

http://images.acehardwareoutlet.com/get ... &width=120" onclick="window.open(this.href);return false;
Chernobyl corria Windows

Autor do tópico
sajes
Membro
Membro

Mensagem por sajes »

boas
nem pensei quando perguntei se existem lampadas incandescentes com esta medida, pois claro as lampadas de halogenio são incandescentes.
mas agora o meu problema é outro.
se eu optar por lampadas de halogenio que funcionam na perfeição tenho que instalar um tipo de dimmer que por sua vez não dão para mais tarde quando os leds se adaptarem á mina situação trocar o tipo de lampadas.
não seria problema se cada dimmer não custasse € 500.
estou á esper da resposta da empresa de domotica na esperança das lampadas flurescentes darem.
ps desculpem algum erro pois estou a escrever do pda.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”