GéotermiaHorizontalVertical

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
FrancisKo
Membro
Membro
Registado: terça mai 27, 2008 1:20 pm

GéotermiaHorizontalVertical

Mensagem por FrancisKo »

que pensam vocês dos captores verticais aqueles são constituídos de dois tubos de polietileno que formam um u instalados numa perfuração (ate' à 80 m de profundidade) e selados por cimento.
certos que as sondas géothermiques são mais delicadas a pôr. é necessário recorrer à uma empresa de perfuração de qualificada.
alguém pode-me informar nos dados dessas empresas, meu distrito leiria. podem-me dizer, se são os captores horizontais que são mais correntes. parece que este sistema é o menos dispendioso mas necessitam uma superfície de terreno suficiente. disponho desse terreno, e com certeza que é mais reservado ao aquecimento das casas individuais.
que pensam vocês do sistema.
fk

rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm

Re: GéotermiaHorizontalVertical

Mensagem por rui l castro »

há uma série de casas que estão a ser construidas no porto, "casas em serralves" - www.cfql.pt - e que vão ter a climatização e o aquecimento das águas sanitárias feito por geotermia.
do que pude saber o custo de investimento por casa é elevado ( furo, compressor, pisos radiantes etc.) mas depois o custo de funcionamento é muitissimo baixo.

rui

Responder

Voltar para “Geral”