Controlador de carga, será que dá ????

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Controlador de carga, será que dá ????

Mensagem por Esteves »

boas, estou na dúvida em comprar um controlador de carga, este que está na imagem é de 12 volts 15 amperes e 190 watts, preço 53€ + 12€ de portes, e como ando a fazer 2 eólicas uma de 1000 watts e outra ainda não sei ou certo mas deve rondar os 200 watts, a minha duvida é este regulador serve????

mas tb há uma coisa que eu ainda não entendi bem, vou ver se me sei explicar, umas das eólicas deve debitar cerca de 25 voltes, será que dá?

outra dúvida, é o regulador que faz com que gere a corrente para carregar a bateria e desligue quando estiver carregada???

Imagem

control and regulate your solar panel charger

these units will allow you to safely control your solar charger panels.

they not only switch off the charger when the battery is full, they stop the battery over charging and over discharging; this considerably extends the life of your battery.

you can safely leave the solar panel connected to the battery when you are not there to disconnect it, safe in the knowledge that the battery will not cook and should a problem arise the unit will switch off the charge.

they can also be used for wind generator control provided the output is a nominal 12 volt dc and not generating more than 190 watts. if the output is ac then a simple bridge rectifier can be placed between the panel and the controller.

quality item

compact size

manufacturer's warranty

smart power control

can be used for all panels up to 190 watt

overcharging protection

overdischarging protection

short and open circuit protection

car type spade fuse with spare fuse included

reverse current protection for solar panel

full text screen status indication showing:-loads connected: temperature high and normal: battery voltage: charge on-off: load on-off and reason.

fail safe

advanced design

the picture of the unit is the actual item you will receive.

in addition to other payments i also accept nochex
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Controlador de carga, será que dá ????

Mensagem por serges »

boas, vou transferir para o local mais correcto.

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

não dá, nem de perto, então esse regulador só dá pra 190w se a eolica tem 1000w, portanto assim que a eólica começar a rodar o regulador queima.

por esse preço arranjas o que precisas no ebay
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

jmal Escreveu:não dá, nem de perto, então esse regulador só dá pra 190w se a eolica tem 1000w, portanto assim que a eólica começar a rodar o regulador queima.

por esse preço arranjas o que precisas no ebay

boas, estive aver no ebay mas não vi nada ou melhor não sei como procurar, que nome devo por no ebay para fazer a procura????

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

neste site tuga também encontras http://www.troquedeenergia.com/index.ph ... =0&m=0&p=0

no http://www.ebay.co.uk metes na procura "solar regulator", aparecem muitos, tem em atenção que muitos são enviados de fora da europa, portanto pára na alfândega, como é para energias alternativas apenas vais pagar o iva a 12%.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

jmal Escreveu:neste site tuga também encontras http://www.troquedeenergia.com/index.ph ... =0&m=0&p=0

no http://www.ebay.co.uk metes na procura "solar regulator", aparecem muitos, tem em atenção que muitos são enviados de fora da europa, portanto pára na alfândega, como é para energias alternativas apenas vais pagar o iva a 12%.

amigo jmal, eu vi este http://cgi.ebay.co.uk/ebayisapi.dll?vie ... 0256839623 mas é melhor por aqui logo o link direto ao material se não ainda faço asneira, se não for pedir muito.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

esteves Escreveu:
jmal Escreveu:neste site tuga também encontras http://www.troquedeenergia.com/index.ph ... =0&m=0&p=0

amigo jmal, eu vi este http://cgi.ebay.co.uk/ebayisapi.dll?vie ... 0256839623 mas é melhor por aqui logo o link direto ao material se não ainda faço asneira, se não for pedir muito.
parece-me bem esse, já dá para os tais 1000w e trabalha a 24v. o senão é que vem de hong kong,portanto pode parar na alfândega e levar com o iva 12 % que não é muito e levam 1 mês a despachar as coisas.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

o regulador da foto nem sequer é para geradores eólicos, não serviria nem que fosse para a potência necessária.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:o regulador da foto nem sequer é para geradores eólicos, não serviria nem que fosse para a potência necessária.
dá para desenrascar, claro que um regulador para gerador eólicos é muito mais sofisticado, porque regula tanto para cima como para baixo, mas penso que este já dá para o efeito.
mas njay porque não dá ?
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

não tenho conhecimento sobre o funcionamento interno nem de controladores eólicos nem de solares, mas como tenho uma ideia das diferenças entre painéis solares e geradores eólicos, tenho muitas reticências em usar um carregador solar num gerador eólico e vice-versa. em "boas condições" e com controladores um pouco mais "burros" até pode dar, mas há diferenças:

a) a tensão dos painéis nunca vai acima de um certo valor. já a dos geradores eólicos, pode subir acima de valores normais se vier um temporal, e o controlador tem que "saber" lidar com isso; e para ser um bom controlador, terá ainda provavelmente que conseguir lidar com efeitos como o famoso "load dump", capaz de subir a tensão para muito mais de 4 vezes o valor nominal durante algumas centenas de milisegundos. o controlador de carga solar não deve estar preparado para isto, e nessas situações poderá avariar.

b) um bom carregador para ligar a paineis solares fará a optimização dos mesmos, regulando a própria carga de modo a manter o funcionamento dos paineis no seu ponto de eficiência máximo. não sei o que acontecerá se lhe ligarmos uma fonte eólica em vez de uma solar, possivelmente ele ficará "confuso".

c) um bom carregador eólico pode "travar" (é o mesmo efeito da travagem regenerativa) o gerador se ele começar a rodar demasiado depressa.
Aprilia RS125e

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:não tenho conhecimento sobre o funcionamento interno nem de controladores eólicos nem de solares, mas como tenho uma ideia das diferenças entre painéis solares e geradores eólicos, tenho muitas reticências em usar um carregador solar num gerador eólico e vice-versa. em "boas condições" e com controladores um pouco mais "burros" até pode dar, mas há diferenças:

a) a tensão dos painéis nunca vai acima de um certo valor. já a dos geradores eólicos, pode subir acima de valores normais se vier um temporal, e o controlador tem que "saber" lidar com isso; e para ser um bom controlador, terá ainda provavelmente que conseguir lidar com efeitos como o famoso "load dump", capaz de subir a tensão para muito mais de 4 vezes o valor nominal durante algumas centenas de milisegundos. o controlador de carga solar não deve estar preparado para isto, e nessas situações poderá avariar.

b) um bom carregador para ligar a paineis solares fará a optimização dos mesmos, regulando a própria carga de modo a manter o funcionamento dos paineis no seu ponto de eficiência máximo. não sei o que acontecerá se lhe ligarmos uma fonte eólica em vez de uma solar, possivelmente ele ficará "confuso".

c) um bom carregador eólico pode "travar" (é o mesmo efeito da travagem regenerativa) o gerador se ele começar a rodar demasiado depressa.

pois, tem esses pormenores, mas olha encontrei estes no ebay a bom preço, e têm o "dump load" ;

aqui!

aqui!
Última edição por serges em quarta jun 04, 2008 2:05 pm, editado 1 vez no total.
Razão: By Serges, para ficar mais pequena a pagina alterei a disposição dos links!
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

jmal Escreveu:
njay Escreveu:não tenho conhecimento sobre o funcionamento interno nem de controladores eólicos nem de solares, mas como tenho uma ideia das diferenças entre painéis solares e geradores eólicos, tenho muitas reticências em usar um carregador solar num gerador eólico e vice-versa. em "boas condições" e com controladores um pouco mais "burros" até pode dar, mas há diferenças:

pois, tem esses pormenores, mas olha encontrei estes no ebay a bom preço, e têm o "dump load" ;

aqui!

aqui!

amigo jmal este (wind turbine 70a battery charge controller 12v & 24v) resolve o meu problema , certo ???

mas axo que tem um problema, e quando a bateria esta carregaga como ele deita a energia fora???

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

esteves Escreveu:
jmal Escreveu:

aqui!

aqui!

amigo jmal este (wind turbine 70a battery charge controller 12v & 24v) resolve o meu problema , certo ???

mas axo que tem um problema, e quando a bateria esta carregaga como ele deita a energia fora???

penso que sim, mas espera pela opinião do njay.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

em relação a certos aspectos penso que não haverá problema com esse controlador, pois ele é mesmo para fontes eólicas e portanto está preparado para lidar com isso. mas tenho algumas dúvidas de interpretação relativas a saber se têm ou não a potência adequada para os teus geradores (nomeadamente o de 1000 w), e portanto penso que o melhor seria expores o caso ao vendedor, que neste caso é também o fabricante e logo estará mais que apto a responder às questões.

pelo que percebi, tu terás que ligar uma carga externa (uma resistência de grande dissipação) se quiseres a funcionalidade de "dump load", que não é a mesma coisa que "load dump" mas que tem a ver com a "travagem" da turbina. é isso que o controlador faz quando as baterias estão cheias, ele simplesmente liga o gerador à carga externa para "dissipar a carga" ("dump load"). eles dizem que a 12v é capaz de dissipar 840w e a 24v 1680w. não sei se vais carregar baterias de 12v ou 24v nem se isso tem alguma coisa a ver com os 12/24 das características de dissipação, e se há algum problema relevante em teres uma resistência de dissipação de carga de menor potência do que a do gerador. na prática, penso que a resistência é calculada de acordo com a potência que queres dissipar (e que a resistência aguenta), usando a lei de ohm; a potência máxima que podes dissipar nessa carga é o tal valor dado pelo fabricante do controlador, e isso pode ou não ser suficiente para dissipar toda a energia que o gerador consegue gerar; quanto maior a dissipação, mais o gerador vai travar perante ventos fortes.

de qualquer forma... nada expôr o teu caso ao fabricante.
Aprilia RS125e

Responder

Voltar para “Energia Eólica”