Remodelações em apartamento de 1963

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
cconst
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 16, 2007 2:21 pm

Remodelações em apartamento de 1963

Mensagem por cconst »

boas!

estou comprador de um t3 com uma área aproximada de 75~80m2. o apartamento necessita de algumas obras, mas os euros não abundam (estou a ponderar um tecto de 10000€ para obras).

o apartamento é para uso regular de 3 adultos.

no entanto a preocupação com o ambiente, carteira e conforto levam-me a ter alguns cuidados. os básicos estão a ser tidos em conta (acho eu), nomeadamente:
* janelas com vidro duplo + estores "termicos" (versão do empreiteiro);
* as paredes para o exterior em vez de estuque no interior vão levar "pladur" (tentar criar um isolamento do calor/frio do exterior);

tirando isto (que pode ser um autêntico disparate) mais nada está a ser ponderado pelo constructor, embora eu já tenha ponderado em colocar a casa sem gás e recorrer a todos os electrodomésticos electricos (mais por uma questão de comodidade e de ter menos uma factura para pagar) e eventualmente colocar um painel solar para águas sanitárias (é o ultimo andar)...

o aquecimento das águas sanitárias, do que li, é um ponto onde se pode poupar, quer €€€ qer o ambiente, pelo que gostava de dicas/opções para minimizar os custos. a cozinha e casa de banho ficam parede com parede, pelo que canalização de quente não é extensa.
que soluções (não só a nivel técnico, mas como li num outro tópico, de recirculação da água por ex.) existem?

ainda relativamente às águas sanitárias, sei que existem mecanismos para redução de caudal para forçar a economia da água; ouvi também que existem torneiras com termoestatos para evitar/minimizar o tempo que se demora a "temperar" a água dos banhos. onde posso encontrar esse tipo de produtos e informação acerca dos mesmos?

pensei também aproveitar a água já quente para as máquinas (louça e roupa) vale a pena?

para o aquecimento dos quartos, pensei em convectores, qualquer coisa do tipo: http://www.econo-heat.pt/pages/produtopag.html

eu posso estar aqui a escrever uma série de barbaridades pois sou um ignorante que só agora se está a tentar informar acerca deste assunto, e gostava que antes de começar a partir o que quer que fosse em casa, não fosse enganado e tivesse um solução mais ambiental!

obrigado a todos.
carlos
Imagem
Imagem
Golf III GT-TDI'96 (250000Km)

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Remodelações em apartamento de 1963

Mensagem por serges »

um grande bem vindo e espera um pouco que os "entendidos" já vão dizer sua justiça!

obrigado por participares e sorte na reconstrução!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

não sou entendido mas o pladur interior pode ser uma boa solução para isolamento termico e acustico extra. convem verificar se nao existem grandes humidades nas paredes ou o pladur vai apodrecer.

os estores termicos é que já sao grande treta. em x de ter vidro duplo + estores termicos se conseguires colocar janela dupla e estore normal, penso que ficas mais bem servido.

quanto ao gas/electrico ... do que conheço... ou consegues fabricar a tua propria electricidade ou sai-te mais barato o gas.

Autor do tópico
cconst
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 16, 2007 2:21 pm

Mensagem por cconst »

tvcrabo:
janela dupla? nunca ouvi falar... vou ter que pesquisar um pouco.

a qustão do gás/electricidade, tinha a sensação que o electrico era mais eficiente (a julgar por alguns testemunhos), especialmente quando se pode usar o bi-horário para aquecimento de águas sanitárias...

mas, as tuas dicas vão ser tomadas em conta, e vou perder mais tempo a exploprar mais soluções.

obg.
Imagem
Imagem
Golf III GT-TDI'96 (250000Km)

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”