aguadiesel...será possivel?
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Autor do tópico - Membro Silver
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aguadiesel...será possivel?
sabemos que em um motor diesel, o oleo se inflama pela elevada temperatura que o ar atinge pela compressão. atualmente creio que existam motores diesel que cheguem a 20:1 de compressão...poderíamos dizer que a temperatura deve ultrapassar os 500° em uma compressão dessas.
em uma temperatura dessas, se fosse injetada agua pulverizada e pré-aquecida a 90° no lugar do diesel...certamente ela viraria vapor instantaneamente, aumentando em volume 1600 vezes !!!
a primeira analise parece funcionar sem problemas...porém como sei que alguem já deve ter pensando nisso...pergunto...onde está a falha desse projeto?
em uma temperatura dessas, se fosse injetada agua pulverizada e pré-aquecida a 90° no lugar do diesel...certamente ela viraria vapor instantaneamente, aumentando em volume 1600 vezes !!!
a primeira analise parece funcionar sem problemas...porém como sei que alguem já deve ter pensando nisso...pergunto...onde está a falha desse projeto?
Nós somos a consequência do que pensamos.
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Re: aguadiesel...será possivel?
será por a água necessitar de muitas calorias para se evaporar??sandro_ventania Escreveu:sabemos que em um motor diesel, o oleo se inflama pela elevada temperatura que o ar atinge pela compressão. atualmente creio que existam motores diesel que cheguem a 20:1 de compressão...poderíamos dizer que a temperatura deve ultrapassar os 500° em uma compressão dessas.
em uma temperatura dessas, se fosse injetada agua pulverizada e pré-aquecida a 90° no lugar do diesel...certamente ela viraria vapor instantaneamente, aumentando em volume 1600 vezes !!!
a primeira analise parece funcionar sem problemas...porém como sei que alguem já deve ter pensando nisso...pergunto...onde está a falha desse projeto?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: aguadiesel...será possivel?
muitas como...já vai estar a mais de 90°! será que uma temperatura acima de 500° não daria caloria suficiente para elevar mais em 10° essa diminuta parcela de agua... menos que 1g?
já viram quando uma gota de agua cai em oleo fervente...ela literalmente explode!
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Re: aguadiesel...será possivel?
explode por causa do hidrogenio da termolisesandro_ventania Escreveu:muitas como...já vai estar a mais de 90°! será que uma temperatura acima de 500° não daria caloria suficiente para elevar mais em 10° essa diminuta parcela de agua... menos que 1g?
já viram quando uma gota de agua cai em oleo fervente...ela literalmente explode!
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
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Re: aguadiesel...será possivel?
sandro_ventania Escreveu:sabemos que em um motor diesel, o oleo se inflama pela elevada temperatura que o ar atinge pela compressão. atualmente creio que existam motores diesel que cheguem a 20:1 de compressão...poderíamos dizer que a temperatura deve ultrapassar os 500° em uma compressão dessas.
em uma temperatura dessas, se fosse injetada agua pulverizada e pré-aquecida a 90° no lugar do diesel...certamente ela viraria vapor instantaneamente, aumentando em volume 1600 vezes !!!
a primeira analise parece funcionar sem problemas...porém como sei que alguem já deve ter pensando nisso...pergunto...onde está a falha desse projeto?
excelente ideia, será que pode ser testada num motor normal. pra mim faz sentido que funcione e não mete de lado nenhuma lei da física e química que conheço.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: aguadiesel...será possivel?
essa ideia é bem antiga e está a ser testada em motores a gasolina.
os motores diesel não são os mais adequados, pois são mais eficientes que os otto e por isso desperdiçam menos calor...
no entanto, existem muitos problemas técnicos para resolver, particularmente com o sistema de injecção de água. há muitas partes do motor que não "gostam" muito de água...
ah... obviamente a água teria que ser água destilada.
os motores diesel não são os mais adequados, pois são mais eficientes que os otto e por isso desperdiçam menos calor...
no entanto, existem muitos problemas técnicos para resolver, particularmente com o sistema de injecção de água. há muitas partes do motor que não "gostam" muito de água...
ah... obviamente a água teria que ser água destilada.
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- Membro Platinium
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Re: aguadiesel...será possivel?
pois faz sentido, mas para verificar se trabalha tem de ser um de nós, um mecânico aqui do fórum, não vou acreditar em experiências por parte de empresas, enquanto houver gasolina e gasóleo ninguém vai deixar meter água como combustível nos carros.sagan Escreveu:essa ideia é bem antiga e está a ser testada em motores a gasolina.
os motores diesel não são os mais adequados, pois são mais eficientes que os otto e por isso desperdiçam menos calor...
no entanto, existem muitos problemas técnicos para resolver, particularmente com o sistema de injecção de água. há muitas partes do motor que não "gostam" muito de água...
ah... obviamente a água teria que ser água destilada.
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Re: aguadiesel...será possivel?
1º
quanto maior a pressão, maior a temperatura de ebulição da água.
com uma taxa de compressão de 20 atmosferas (suponho que será 20:1) a temperatura de ebulição da água é 684.838889ºc
2º
investiga flash point e autoignition point
quanto maior a pressão, maior a temperatura de ebulição da água.
com uma taxa de compressão de 20 atmosferas (suponho que será 20:1) a temperatura de ebulição da água é 684.838889ºc
2º
investiga flash point e autoignition point
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- Membro Silver
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Re: aguadiesel...será possivel?
oinq- "explode" porque se transforma em vapor muito rapidamente, termólise é só ao 2500ºc
sagan- os motores a diesel são tão adequados como os a gasolina, temos calor (energia) "a ir pró lixo" que podemos aproveitar para fazer vapor dentro do motor (motor a 6 tempos) ou fora (bmw)
mais alguma discussão aqui
hlopes- a água não tem flashpoint nem autoignition point
sagan- os motores a diesel são tão adequados como os a gasolina, temos calor (energia) "a ir pró lixo" que podemos aproveitar para fazer vapor dentro do motor (motor a 6 tempos) ou fora (bmw)
mais alguma discussão aqui
hlopes- a água não tem flashpoint nem autoignition point
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
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Re: aguadiesel...será possivel?
rnm:
exactamente.
exactamente.
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- Membro Silver
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Re: aguadiesel...será possivel?
entao nao percebi.....
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Re: aguadiesel...será possivel?
isto parece interessante.... e se as partes do motor que não gostam de água, pudessem ser substituídas por outras que não oxidam?? e se adicionar à água uma pequena percentagem de ovu ou bd para servir de lubrificante??

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- Membro
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Re: aguadiesel...será possivel?
olá, amigos, achei interessante o assunto e quero considerar uma outra hipotese de uso da agua: veiculo híbrido diesel - vapor
vejam que a maquina a vapor rodou veiculos até 1950 no brasil e roda locomotivas até hoje. então porque nao usar o calor da descarga para pre-aquecer o inventario de agua de uma maquina a vapor e quando estiver no ponto desliga-se o motor diesel e usa-se eletricidade de uma ou duas baterias para vaporizar a agua preaquecida atraves de uma resistencia ou vela glow plug. isso pode rodar o veiculo em cidades, quando se para com frequencia em sinais de transito e a velocidade é muito pequena, desligando o motor diesel e usando o motor a vapor.
sendo assim pode-se recuperar calor do motor diesel sem fazer nenhuma alteracao no mesmo e apenas instalando um sistema hibrido de maquina a vapor.
as duas tecnologias são bastante conhecidas e de eficacia comprovada. o negocio é encontrar alguem com a visao e conhecimento necessario para projetar essa adaptacao, que imagino, nao sera muito cara, visto que há motores a vapor em sedan´s antigos espalhados pelo mundo. talvez fosse o caso de instalar um motor diesel num carro a vapor e usar o cano de descarga como uma serpentina de aquecimento da agua na caldeira. se o sistema a vapor for fechado, a agua retorna quente e qualquer caloria a evapora novamente, gerando movimento.
a idéia parece louca, mas lida com 2 tecnologias conhecidas.
alguem se habilita a opinar ?
ps: vejam esse carro a vapor que roda 148 km com 1 galao de gasolina, 180 cv de potencia e vai de 0 a 100 em 5 segundos.
http://www.antenando.com.br/tecnologia/ ... -seu-carro
e agora encontrei o lancamento da bmw, que combina vapor com gasolina, fazendo justamente o que imaginei, recuperando calor da combustao.
http://autoestrada.uol.com.br/interno.c ... ento&id=23
sds
evandro rj-brasil
vejam que a maquina a vapor rodou veiculos até 1950 no brasil e roda locomotivas até hoje. então porque nao usar o calor da descarga para pre-aquecer o inventario de agua de uma maquina a vapor e quando estiver no ponto desliga-se o motor diesel e usa-se eletricidade de uma ou duas baterias para vaporizar a agua preaquecida atraves de uma resistencia ou vela glow plug. isso pode rodar o veiculo em cidades, quando se para com frequencia em sinais de transito e a velocidade é muito pequena, desligando o motor diesel e usando o motor a vapor.
sendo assim pode-se recuperar calor do motor diesel sem fazer nenhuma alteracao no mesmo e apenas instalando um sistema hibrido de maquina a vapor.
as duas tecnologias são bastante conhecidas e de eficacia comprovada. o negocio é encontrar alguem com a visao e conhecimento necessario para projetar essa adaptacao, que imagino, nao sera muito cara, visto que há motores a vapor em sedan´s antigos espalhados pelo mundo. talvez fosse o caso de instalar um motor diesel num carro a vapor e usar o cano de descarga como uma serpentina de aquecimento da agua na caldeira. se o sistema a vapor for fechado, a agua retorna quente e qualquer caloria a evapora novamente, gerando movimento.
a idéia parece louca, mas lida com 2 tecnologias conhecidas.
alguem se habilita a opinar ?
ps: vejam esse carro a vapor que roda 148 km com 1 galao de gasolina, 180 cv de potencia e vai de 0 a 100 em 5 segundos.
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- motor a vapor - gasolina
- vapor-fuel-system.jpg (26.55 KiB) Visto 4007 vezes
Última edição por OV-BIOCOM em quarta jun 18, 2008 2:29 pm, editado 1 vez no total.
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Re: aguadiesel...será possivel?
lubrificação não é problema (a gasolina é muito melhor para "lavar" o óleo ) e corrosão também pode ser resolvida com filmes finos de tin (aquele revestimento dourado das brocas, para quem não conhece)... mas alguem tem que tentar!
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Re: aguadiesel...será possivel?
ergo, isto
em uma temperatura dessas, se fosse injetada agua pulverizada e pré-aquecida a 90° no lugar do diesel...certamente ela viraria vapor instantaneamente
não se aplica... mas sim isto
quanto maior a pressão, maior a temperatura de ebulição da água.
com uma taxa de compressão de 20 atmosferas (suponho que será 20:1) a temperatura de ebulição da água é 684.838889ºc
em uma temperatura dessas, se fosse injetada agua pulverizada e pré-aquecida a 90° no lugar do diesel...certamente ela viraria vapor instantaneamente
não se aplica... mas sim isto
quanto maior a pressão, maior a temperatura de ebulição da água.
com uma taxa de compressão de 20 atmosferas (suponho que será 20:1) a temperatura de ebulição da água é 684.838889ºc
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Re: aguadiesel...será possivel?
isto significa que a água submetida a esta pressão atinge a temperatura de +- 684 ºc. é isso??hlopes Escreveu: com uma taxa de compressão de 20 atmosferas (suponho que será 20:1) a temperatura de ebulição da água é 684.838889ºc
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Re: aguadiesel...será possivel?
não, significa que a água a essa pressão precisa de aquecer aos 684º para se transformar em vapor.
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Re: aguadiesel...será possivel?
hlopes Escreveu:não, significa que a água a essa pressão precisa de aquecer aos 684º para se transformar em vapor.
e o facto de a água ser submetida a pressões tão elevadas, não faz a sua temperatura subir??

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Re: aguadiesel...será possivel?
aqui vai estar o cerne do problema. estamos perante um ciclo vicioso.hlopes Escreveu:não, significa que a água a essa pressão precisa de aquecer aos 684º para se transformar em vapor.
o aumento da taxa de compressão aumenta a temperatura da água, no entanto o ponto de ebulição é directamente proporcional à taxa de compressão a que a água está submetida.
vamos ter um impasse. a água "em liberdade" entra em ebulição aos 100 ºc sem explodir. submetendo-a a alta taxa de compressão não chegará a entrar em ebulição porque a temperatura necessária eleva-se exponencialmente.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: aguadiesel...será possivel?
ok...chegamos ao x da questão ! só falta alguem calcular qual a temperatura do ar dentro da camara a 20 atmosferas! creio que bem alta, talvez mais alta que a temperatura de ebulição da agua.
e mesmo que ela esteje a menos que os 600°...a agua pode não virar vapor neste instante, mas certamente atingirá valores de temperatura proximos a isso...(agora que começa a ficar bom)...quando a compressão começar a diminuir, após passar do pms...o valor da atmosfera será então menor e a agua estando superaquecida entrara em estado de vapor instantaneamente.
imaginem...imaginem aquecer a agua a 600° e derrepente ela precisa só de 100° para vaporizar...creio que o resultado disso será a formação instantanea de toda a massa de agua em vapor?.
vamos lá...só pondo a cabeça para pensar iremos resolver o problema.
podemos obter outras soluçoes, algum agente quimico que reduza o ponto de ebuliçao da agua, assim como o alcool glicol aumenta.
alguem sabe a que compressão podemos levar um motor?
e mesmo que ela esteje a menos que os 600°...a agua pode não virar vapor neste instante, mas certamente atingirá valores de temperatura proximos a isso...(agora que começa a ficar bom)...quando a compressão começar a diminuir, após passar do pms...o valor da atmosfera será então menor e a agua estando superaquecida entrara em estado de vapor instantaneamente.
imaginem...imaginem aquecer a agua a 600° e derrepente ela precisa só de 100° para vaporizar...creio que o resultado disso será a formação instantanea de toda a massa de agua em vapor?.
vamos lá...só pondo a cabeça para pensar iremos resolver o problema.
podemos obter outras soluçoes, algum agente quimico que reduza o ponto de ebuliçao da agua, assim como o alcool glicol aumenta.
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