Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.

Mensagem por j_r_m_c »

mas como é produzida a energia a 0.11€??
paga-se mais pq é uma forma de produção de energia não poluente
agora o mesmo não se pode aplicar aos combustíveis

elektron
Membro
Membro
Registado: quinta jun 12, 2008 7:37 pm

Mensagem por elektron »

tirando o fabrico dos paineis....a eólica é muito mais rentável.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

gasoleo em vigo, hoje, € 1,286 ... e a greve dos camionistas continua lá... e eles ganham 4x mais que nós...
a gasolina paga bem mais isp que o gasoleo razao pela qual no preço final pagamos mais caro. no entanto o preço "bruto" ou sem impostos ou la o que quiserem chamar do gasoleo é muito superior ao da gasolina. pagamos menos de gasoleo porque tem menos isp.
gasolina = lazer (luxo)

gasoleo = trabalho profissional secundario e terciario (desconto)

gasoleo agricola = trabalho profissional primário (esmolas ou subsidios à base da economia)

está claro o ciclo da injustiça politica, que é independente aos custos de produçao. é parte da grande mentira.

gasoleo para camionista = gasoleo para pescadores = inexistente devido ao colapso da economia...alguem tem que contrabalançear as injustiças.

galp = energia positiva = humor negro = pai natal da humanidade
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:gasoleo em vigo, hoje, € 1,286 ... e a greve dos camionistas continua lá... e eles ganham 4x mais que nós...
a gasolina paga bem mais isp que o gasoleo razao pela qual no preço final pagamos mais caro. no entanto o preço "bruto" ou sem impostos ou la o que quiserem chamar do gasoleo é muito superior ao da gasolina. pagamos menos de gasoleo porque tem menos isp.
gasolina = lazer (luxo)

gasoleo = trabalho profissional secundario e terciario (desconto)

gasoleo agricola = trabalho profissional primário (esmolas ou subsidios à base da economia)

está claro o ciclo da injustiça politica, que é independente aos custos de produçao. é parte da grande mentira.

gasoleo para camionista = gasoleo para pescadores = inexistente devido ao colapso da economia...alguem tem que contrabalançear as injustiças.

galp = energia positiva = humor negro = pai natal da humanidade
blue falta, galp = patrocinador da selecção
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

j_r_m_c Escreveu:mas como é produzida a energia a 0.11€??
paga-se mais pq é uma forma de produção de energia não poluente
agora o mesmo não se pode aplicar aos combustíveis
ora o carro do meu irmão tem 80 cavalos, ou seja 60kw

potência máxima (cv) 80
regime potência máxima (rpm) 4000
binário máximo (nm) 195
regime binário máximo (rpm) 2200

por aquilo que percebo, às 4000 rpm o pópó do meu brother produz 60kw.

a essa velocidade num sítio plano, o carro gasta cerca de 7lts/100, andando a cerca de 140 km/h.
gasta 7 lts em 43 minutos, ou seja, 9,7l/h. = 13.58€

se a energia produzida ( os 60kw ) fossem produzidos numa hora, o custo/kw seria 22cts.

1 hp ? 33,000 ft·lbf/min by definition
= 550 ft·lbf/s since 1 min = 60 s
= 550 × 0.3048 × 0.45359237 m·kgf/s since 1 ft = 0.3048 m and
= 76.0402249068 kgf·m/s 1 lb = 0.45359237 kg
= 76.0402249068 × 9.80665 kg·m²/s³ g = 9.80665 m/s²
= 745.69987158227022 w since 1 w ? 1 j/s = 1 n·m/s = 1 (kg·m/s²)·(m/s)

alguém me sabe dizer se os 60kw são por hora, minuto ou q? acabo sempre embrulhado nas contas...

ah ok. got it. 60kw contínuos / hora.

agora só falta esclarecer que utilizei o pvp do gásoleo para estas contas. e que o preço à saida da refinaria é de cerca de 60cts/l.

se se refizer as contas com este valor, dá 0,097 cts / kw.

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

penso que já é do conhecimento de todos que a energia eléctrica é mais cara que todas as outras, a diferença é que a gasolina e diesel são usados de maneira super ineficiente.
Cumps Inovadores

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

jmal Escreveu:penso que já é do conhecimento de todos que a energia eléctrica é mais cara que todas as outras, a diferença é que a gasolina e diesel são usados de maneira super ineficiente.

boas jmal:

a energia elétrica, seja obtida pelo ar, pela água, constituem formas renováveis de fornecer às pessoar a energia que necessitam para fazer funcionar seus equipamentos e acender suas luzes.
aqui no brasil, dessas energias, a eólica é a mais cara que existe.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am

Mensagem por Hilário »

eu recordo-me que aqui há alguns anos atrás, cerca de uns vinte anitos mais coisa menos coisa, os veículos que consumiam gasóleo, eram as lesmas da estrada. por esse factos, quem usava veículos a gasóleo, faziam-no por motivos profissionais porque, apesar de terem um custo mais acentuado, tanto no aspecto da durabilidade dos motores, como na própria manutenção da viatura, desde que fizessem muitos quilómetros anualmente, em poucos anos a diferença do custo da máquina compensaria, e ao terceiro ou quarto ano de utilização diária e intensiva do veículo, este ainda estaria em muito boas condições de funcionamento, e o preço do carburante iria começar a compensar. poucas eram as pessoas que tinham carros a gasóleo porque a diferença de custo para um a gasolina era tão significativo, que dificilmente iria compensar, ainda que o gasóleo fosse muito mais barato que a gasolina.
por via disto, o governo português, e não só, até porque é uma pratica corrente na europa, taxa menos o gasóleo que a gasolina.

temos então nada mais nada menos, o resultado de "juntar o útil ao agradável", se por um lado as máquinas a gasóleo, e agora refiro-me ás máquinas em geral, desde os carros ligeiros, passando pelos pesados, pelas máquinas industriais e agrícolas, geradores motores de rega e toda uma infinidade de maquinaria que utiliza aquele carburante, têm custos mais elevados na aquisição quando comparados com os custos das mesmas máquinas que utilizam a gasolina como carburante, por outro lado temos que a durabilidade e fiabilidade é bastante superior se as compararmos com as que utilizam gasolina, acresce ainda o facto de a manutenção dessas máquinas ser muito mais económica que as máquinas a gasolina.

facto é que acabaram por não ser os governos europeus a decidir qual o combustível a utilizar pelos profissionais mas sim os ditos profissionais que se decidiram pelo "menor custo na utilização intensiva" (já todos ouvimos falar de carros a gasóleo que fizeram 1.000.000 km, mas nunca ouvimos falar de nenhum que funcione a gasolina com esses quilómetros pois não??), se observar-mos que um camião tir pode, com toda a evolução que os motores a gasóleo sofreram com a finalidade de reduzir o consumo dos seus motores e aumentar as potencia, gastar cerca de 40l/100km e que as máquinas industriais, por hora, gastam o dobro daquilo que gasta um camião tir, facilmente podemos concluir que os governos europeus quando se decidiram por taxar menos o gasóleo que a gasolina, tinham bons e válidos motivos para o fazer, uma vez que sendo utilizados praticamente por profissionais, ao faze-lo estavam a incentivar o desenvolvimento económico dos respectivos países.

nos finais da década de 1980 alguns construtores europeus começaram a desenvolver os sistemas de injecção dos veículos a diesel, primeiro melhorando o sistema de injecção depois acoplando-lhe os turbos, desenhados inicialmente para os carros a gasolina com bons resultados inicialmente mas que acabou por se revelar um fracasso por via da pouca fiabilidade na acoplação nos motores a gasolina, vieram a fazer furor no desenvolvimento da potência dos motores a diesel que temos hoje em dia por ai e que são sem margem para dúvidas e com provas mais que dadas quanto á questão da fiabilidade e durabilidade (eu próprio tenho um carro a gasóleo com dez anos, de 110 cv com quase 300.000 km que queima 30% de óleo vegetal o ano todo e funciona na perfeição ).

face ás vantagens que referi, aliado à uma ligeira redução nas diferença de preços que os construtores começaram a praticar, era inevitável que a procura dos veículos a gasóleo aumentasse e se estendesse também aos utilizadores particulares, como veio a acontecer.

o acréscimo dos carros a gasóleo a circular, trouxe como consequência óbvia o aumento do consumo daquele carburante.

de uma rápida análise à questão concluiremos facilmente que os governos europeus não têm tarefa fácil na tentativa de resolver a questão do profissional/não profissional para uma possível diferenciação de isp a pagar por profissionais ou particulares. se observarmos o que se tem passado nas ultimas semanas nos sectores de transportes de mercadorias, pescas e agricultura, em portugal e por essa europa fora, podemos imaginar sem grande esforço o que se iria passar se houvesse uma tentativa de colocar o isp do gasóleo igual ao da gasolina ou, pior ainda, face ao maior custo na produção do gasóleo, o que confesso desconhecia por completo, se o isp para esse combustível fosse taxado em função da produção, seria realmente o caos.

por via disto não concordo que quem usa carros a gasolina esteja a financiar o combustível de quem usa os carros a gasóleo uma vez que temos de tomar em consideração que a diferença de custos das diferentes motorizações dos carros ainda é significativa e que o pagamento do imposto devido ao estado, na altura da aquisição do carro a gasóleo iva, ia e os novos impostos, único automóvel e sobre a poluição que é calculado com base nas emissões poluentes que cada viatura produz, é também consideravelmente diferente para mais.

um abraço

hilário

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

boa explicação hilário, portanto cada vez mais estamos de acordo que quem anda a gasolina não tem de pagar o custo de produção de quem anda a passear ao domingo em carro a gasóleo, já que dizem que se fossem tributados os custos de produção do gasóleo aos camionistas que o preço dos transportes iria aumentar e por sua vez toda a cadeia "alimentar", portanto nestes termos até estou de acordo que seja criado o gasóleo profissional, mas aqui existe um grande problema;
- quem é dirigido este combustível
- será para o transporte de mercadorias, será que para transportes de bens não essenciais também é legitimo a sua utilização

entre outras questões que agora não me lembro.

ou será que os combustíveis deviam ser tributados de maneira igual, ou seja cada 1 que pague o seu custo de produção, o que levava o gasóleo a subir de preço e desta maneira a economia começava a respirar melhor, isto porque os preços iriam aumentar devido ao aumento do custo de transporte, quem tem veículos a gasolina não era castigado como é agora, quem tem carros a gasóleo deixava de olhar à potência e adquiriam veículos mais eficientes e não os dinossauros como é agora (não se admite que um carrito novo a gasóleo consuma entre 7 e 9 litros em circuito urbano, não me venham dizer que não, isso são médias dadas pelos fabricantes, engraçado 5 carros consomem tanto como 1 camião com 30 toneladas de mercadorias), com isto tudo a economia começava a respirar melhor, porque no poupar é que está o ganho.
Cumps Inovadores

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am

Mensagem por Hilário »

jamal....

primeiro pensa assim......
o que é que são bens essenciais?

depois.....
se fosse criado o tal gasóleo profissional quem iria ter acesso a ele?

finalmente....
o que aconteceria à economia de qualquer pais europeu, se os combustíveis fossem todos taxados de forma igual?

o que é normal para ti, para mim pode ser um completo absurdo, por exemplo....
tu gostas de beber umas imperiais bem geladinhas a acompanhar um pires de caracóis e uma torradinha de pão alentejano com manteiga de vaca, como só tipo do café lá perto da tua casa sabe fazer, ao final da tarde quando sais do teu emprego.
já comigo a coisa é um pouco diferente, os caracóis são sem dúvida espectaculares, quanto à cerveja, a coisa complica-se, é que à segunda ou terceira imperial dá-me uma soneira do caraças e por isso prefiro beber um ice tea bem fresquinho, há quem prefira a coca-cola, mas eu acho a coca-cola demasiado doce para acompanhar os caracóis e as torradas.
temos então que o conceito de "essencial" depende do ponto de vista e das necessidades e da quantidade de dinheiro que cada individuo tem.
o governo português de forma muito geral acha que essencial é o pão, o leite e os géneros alimentícios em geral e ainda alguns medicamentos, por isso o iva que pagas é muito inferior ao que pagas por outro tipo de bens. assim em tom de brincadeira exagerando um nadinha, eu costumo dizer que além de comer e curar algumas doenças, nada mais é essencial para os governos pelas práticas que lhe têm sido habituais nas decisão do que são bens essenciais.

quanto ao gasóleo profissional a coisa se complica-se ainda mais.
sem pensar surge-me logo uma questão, e como não quero ser maçudo nem me atrevo a pensar
qual seria o critério de atribuição????

acho que devo alertar para o seguinte antes de desenvolver a questão.
tirando as áreas metropolitanas de lisboa e porto e de mais algumas sedes de distrito, os transportes públicos são quase inexistentes, por outro lado, com a melhoria das vias de comunicação e a facilidade em adquirir um automóvel, inegavelmente têm-se verificado algumas melhorias nas condições de vida das pessoas que moram exactamente nos sítios onde não existem transportes públicos, e é graças a esse facto também que as pessoas ainda se vão mantendo nessas vilas e aldeias a que me refiro, uma vez que é em muitíssimos casos essa mobilidade que vai permitindo aos seus habitantes, garantir um emprego que lhes sirva de sustento.

quanto ao critério de atribuição, se tomar-mos em conta que existem muitos trabalhadores por conta própria, a recibos verdes, ou com pequenos negócios, e que o conceito de "bens essenciais" é demasiado vasto para que seja esse o critério de atribuição,
resta-nos sectorizar a atribuição do dito gasóleo profissional, o que de resto já vem acontecendo em alguns sectores, nomeadamente o das pescas e da agricultura que como é do conhecimento geral tem uma redução no preço do chamado gasóleo agrícola para ser utilizado nas máquinas agrícolas, (a propósito sabem que há cerca de quatro anos o arroz rendia ao produtor um valor entre 0.08€ e 0,09€ o quilo? e que ainda há homens corajosos que se dedicam à cultura do arroz? dificílimo de compreender quando o preço do arroz chega ao consumidor final cerca de 1000% mais caro , mesmo tomando em consideração todo o processo de descascar, secar, embalar e transportar o produto final até ao supermercado.), o controlo do consumo desse gasóleo é feito através de um aditivo que lhe muda a cor a fim de as autoridades poderem detectar possíveis irregularidades no consumo como por exemplo em automóveis, embora não tenha a certeza, acho que os transportes rodoviários
os iates não iriam necessitar da atribuição, uma vez que já a têm pagam salvo erro 0.80€/l de gasóleo, exactamente o que paga uma embarcação de pesca. engraçado não é? eu acho....
nesses moldes a ser criado o gasóleo profissional, reduzindo a taxa de isp e aumentando essa mesma taxa nos restantes casos, estaria o governo a agravar o fosso existente entre quem mora nas grandes cidades, as tais que têm uma rede de transportes públicos capaz de servir eficazmente a sua população, e as aldeias, vilas e cidades pequenas, as tais que têm uma rede de transportes públicos quase inexistente como quase inexistente é o emprego que por lá existe, facto que torna absolutamente necessário que os seus habitantes tenham meios de transporte particulares para se deslocar para o seu local de trabalho. para esclarecimento, a criação de uma rede de transportes que satisfaça as necessidades das populações não é opção uma vez que o número de pessoas que iriam usufruir dessa rede de transportes é de tal maneira reduzido que qualquer empresa que tentasse implantar a rede de transportes entraria inevitavelmente em processo de falência à partida.
as hipóteses seriam, subsidiar uma empresa que criasse e disponibilizasse a rede de transportes nesses locais, ou incluir, os habitantes dessas localidades na lista dos sortudos que iriam beneficiar do gasóleo profissional. qualquer das hipóteses, se revela completamente absurda, se olharmos bem para a demografia de portugal, realmente as grandes densidades demográficas são realmente nas áreas metropolitanas de lisboa e do porto e de mais algumas outras cidades, sendo que as cidades mais pequenas do nosso pais têm efectivamente menores densidades populacionais, como de resto é óbvio, isto leva-nos a concluir que não existirá movimento de pessoas em quantidade que justifique a tal rede de transportes, ficará muito mais barato ao estado que essas pessoas se desloquem pelos seus próprios meios entre a sua habitação e o seu local de trabalho, por outro lado, essas mesmas pessoa são em número demasiado grande para que se possa atribuir um regime de excepção no isp, seria de tal forma que o que se pretendia ser uma excepção se tornaria em regra e por si só completamente descabido.

longo vai o texto, e peço desculpa por não conseguir dizer isto de forma mais rápida.

finalizando.....
face ao que descrevi tanto neste post como no meu testamento anterior, seriam catastróficas os efeitos que teria a cobrança de imposto de forma igual para todos os combustíveis, iria sem sombra de dúvida reflectir-se de forma insustentável no preço de todas as mercadorias sem excepção provocando um retrocesso gigantesco no crescimento económico.
actualmente o preço do gasóleo está quase ao nível do preço da gasolina sem chumbo de 95 octanas e os resultados estão à vista, com todas as manifestações de protesto que assistimos nos últimas semanas.

se tiverem um tempinho para ler, vão aqui e vejam o que penso sobre o assunto.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... a&start=40

jamal.....

tens de ter também em consideração que nem todas as pessoas têm carros só para passear ao fim de semana, há aqueles que também passeam nos dias de semana, e há também aqueles que pura e simplesmente não podem passear, porque se o fizerem estão a gastar combustível que lhe é indispensável para ir trabalhar.

desculpem lá mais este testamento mas, não estando a resolver os problemas de portugal, acho que tem interesse, na medida em que ainda que não sirva para mais é mais uma opinião.

um abraço

hilário

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

vais desculpar-me mas pra mim todas as pessoas devem ter os mesmos direitos e já agora, nos outros países o gasóleo é mais caro que a gasolina, no entanto são mais desenvolvidos e têm mais poder de compra.
Cumps Inovadores

sammuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado set 22, 2007 1:18 am

Mensagem por sammuel »

bom tarde companheiros.

nos primórdios o gasoleo era um produto excedentário e como tal, apesar de ser mais caro de produzir que a gasolina, o seu valor comercial era muito muito baixo. devido à sua alta cilindrada o motor diesel foi-se desenvolvendo à custa dos carros de gama mais alta, portanto dos carros caros, só mais tarde com o aperfeiçomento e a redução dos motores diesel eles começaram a ser aplicados às gamas mais baixas, contudo não deixando de ser mais caros que os seus congéneres a gasolina.
mas o que me interessa aqui é mesmo os carros de gama alta. podemos afirmar que a maior parte do parque automovel gama alta é motorizada com motores diesel. podemos afirmar que os carros com gama alta pertencem a pessoas com dinheiro. podemos afirmar as pessoas com dinheiro são influentes.
qual é o parque automovel da nossa classe politica? por acaso já pensaram por exemplo naquela lei que lhes permite reformarem-se com oito anos de serviço, ou naquela que dá ao ex-presidente da república as mordomias e ordenado como se ainda fosse presidente, e outras.

senhores políticos, permitam às empresas que usam o gasoleo como ferramenta de trabalho que deduzam parte do isp nos seus impostos e ponham os isp sobre o gasoleo com a mesma percentagem que incide sobre a gasolina, vão ver que que esse dinheiro que entra a mais vai compensar parte do isp deduzido pelas empresas. mas senhores é para ser mesmo em carros de trabalho.
às pessoas duma classe social mais baixa, aquelas que teem carritos a gasoleo e que não acham piada ao meu discurso digo-lhes que mesmo assim ainda ficam em vantagem pois por norma os carros a gasoleo duram mais e gastam menos que os carros a gasolina.
às pessoas duma classe social mais alta aquelas que teem carrões a gasoleo digo-lhes o mesmo que disse aos meus congéneres e acrescento, mesmo que o gasoleo vá para ao dobro do preço aos amigos isso não faz diferença nenhuma.

e mais não digo

cump.

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”