rui de carvalho Escreveu:bem pessoal, tive a fazer umas medições e uns cálculos para quantificar correctamente as emissões de co2 (dióxido de carbono), que saem dos escapes dos carros, e os resultados apresento a seguir.
os dados são para biodiesel feito principalmente soja, ou seja peso molar médio de 300g/mol, e densidade de 0,89g/litro (girassol, azeite, milho todos estes são muito parecidos e os resultados são idênticos), também foi considerado que a combustão é completa, o que no caso do biodiesel não esta longe da realidade. e que o gasóleo de referencia tinha uma composição media de c12h23, o que tem um peso molar médio de 167g/mol e uma densidade de 0,85g/litro
por cada litro de gasóleo consumido emitiu-se para a atmosfera 2,7kg de co2, e por cada litro de biodiesel emitiu-se 2,5kg de co2. o que para carros em que o consumo sejá igual existe uma redução de 7,7% e não 50% como alguns dizem. contudo o consumo dos carros com biodiesel aumenta em média por volta dos 7%, e esta poupança é reduzida para 1,25% o que já é pouco relevante, e existem alguns casos onde o aumento é para 12%, o que leva as emissões a aumentarem em 3,4%.
como podem ver as emissões de co2 variam entre o -7,7 e os 3,4%, e assim não se pode estar a dizer que existe uma redução de emissões significativa deste gás, o que se pode dizer, e devesse dizer é que o que se emite é recuperado pelas plantas nas sua totalidade, e isto sim é a grande vantagens do biodiesel.
excelente, mas então e em relação ao co e ao nox, penso que são estes.