Aquecimento central com energia aerotermica
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Aquecimento central com energia aerotermica
alguem conhece esta forma de aquecimento central?
http://www.enat.pt/energia-aerotermica.php" onclick="window.open(this.href);return false;
sera que vale a pena?? se é realmente como eles dizem.....
http://www.enat.pt/energia-aerotermica.php" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Re: Aquecimento central com energia aerotermica
o nome mais vulgar por que é conhecido é...marcopns Escreveu:alguem conhece esta forma de aquecimento central?
http://www.enat.pt/energia-aerotermica.php
ar condicionado! ou estarei enganado?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
bem... ainda tive esperanças que nao fosse um ar condicionado....que fosse um sistema milagroso que me permitisse aquecer a minha casa de forma quase gratuita...
vou construir a minha casa e nao sei que tipo de aquecimento colocar... tenho mais 1 mes para decidir..
vou construir a minha casa e nao sei que tipo de aquecimento colocar... tenho mais 1 mes para decidir..
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
olá
não te preocupes com o aquecimento/arrefecimento, mas sim com o isolamento. aí o investimento é muito mais importante. depois... uma simples salamandra a lenha ou um aparelho de a/c trata do resto. acredita.
em portugal não existe a cultura de isolamento, infelizmente.
abraço.
não te preocupes com o aquecimento/arrefecimento, mas sim com o isolamento. aí o investimento é muito mais importante. depois... uma simples salamandra a lenha ou um aparelho de a/c trata do resto. acredita.
em portugal não existe a cultura de isolamento, infelizmente.
abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm
completamente certo ferra
è a treta do costume, compressor evaporador capilar e condensador, a diferença está em que em vez de no interior da casa permutar para o ar permuta para a agua...
mas o facto de ser agua pode ser importante para a decisão do marcopns, a agua é bem mais versátil porque permite todos os tipos de caldeiras, painel solar térmico, termoacumulador, painel termo-dinâmico etc etc e permite também qualquer tipo de interface, piso radiante, radiadores, ventilo-convectores, parede radiante, etc etc.
mas apesar de uma boa escolha ser importante o fry está coberto de razão, o isolamento é fundamental, é ele que impede que os €uros voem para fora de casa...
è a treta do costume, compressor evaporador capilar e condensador, a diferença está em que em vez de no interior da casa permutar para o ar permuta para a agua...
mas o facto de ser agua pode ser importante para a decisão do marcopns, a agua é bem mais versátil porque permite todos os tipos de caldeiras, painel solar térmico, termoacumulador, painel termo-dinâmico etc etc e permite também qualquer tipo de interface, piso radiante, radiadores, ventilo-convectores, parede radiante, etc etc.
mas apesar de uma boa escolha ser importante o fry está coberto de razão, o isolamento é fundamental, é ele que impede que os €uros voem para fora de casa...
Chernobyl corria Windows
-
obrigado laranjeiro..
tou a pensar colocar de inicio uns paineis solares para aquecimento de aguas sanitarias e esqueço o aquecimento por agora.. deixo a pre-instalaçao feita talvez de piso radiante. por agora, uma fogueira na lareira é suficiente..
a minha zona nem é fria... as mulheres é que sao umas friorentas... enfim...
quanto ao isolamento
falei com o construtor... normalmente é usado wall/roofmate de 3 cm de expessura. como ja vi no forum, falei da possibilidade de usar alem do wallmate, tambem uma camada de lã de rocha. ele achou exagerado... disse que neste caso deveria colocar caixilharia de pvc o que é +- ao dobro do preço do aluminio. tambem surgiu a ideia de colocar apenas lã de rocha de 6cm de expessura... fou fazer a comparaçao de preços..
tou a pensar colocar de inicio uns paineis solares para aquecimento de aguas sanitarias e esqueço o aquecimento por agora.. deixo a pre-instalaçao feita talvez de piso radiante. por agora, uma fogueira na lareira é suficiente..
a minha zona nem é fria... as mulheres é que sao umas friorentas... enfim...
quanto ao isolamento
falei com o construtor... normalmente é usado wall/roofmate de 3 cm de expessura. como ja vi no forum, falei da possibilidade de usar alem do wallmate, tambem uma camada de lã de rocha. ele achou exagerado... disse que neste caso deveria colocar caixilharia de pvc o que é +- ao dobro do preço do aluminio. tambem surgiu a ideia de colocar apenas lã de rocha de 6cm de expessura... fou fazer a comparaçao de preços..
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jun 16, 2008 11:06 pm
bem, isso é que é coragem!marcopns Escreveu:deixo a pre-instalaçao feita talvez de piso radiante.
não sei ao que chama de pré instalação, pois tem de ficar tudo feito...
num piso radiante o que fica caro é a sua instalação. a sua "utilização" é bem mais económica que outras soluções de aquecimento central.
depois de o ter e não o usar parece-me quase inacreditável!
acho que tem um custo demasiado elevado para se colocar numa de: ora deixa cá ver se vai ser necessário...
pensar bem antes. se se achar que é uma boa opção (que é!), então fazer uso dela!
p.s. se lhe juntar uma bomba de calor ar-água, então fica mesmo bem servido...
cumprimentos
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jun 16, 2008 11:06 pm
então não tem isso tudo já definido nos seu projecto?!!marcopns Escreveu:falei com o construtor... normalmente é usado wall/roofmate de 3 cm de expessura. como ja vi no forum, falei da possibilidade de usar alem do wallmate, tambem uma camada de lã de rocha. ele achou exagerado... disse que neste caso deveria colocar caixilharia de pvc o que é +- ao dobro do preço do aluminio. tambem surgiu a ideia de colocar apenas lã de rocha de 6cm de expessura... fou fazer a comparaçao de preços..
não há um estudo térmico já feito?
é esse estudo que vai determinar a quantidade de isolamento a usar...
lá se continua a fazer tudo a "olhómetro"!
cumprimentos