Publicidade ou Propaganda ?

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum
Responder

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: É TÃO FÁCIL ARQUITECTAR UMA BRIGA!!!!!!

Mensagem por Njay »

bom, acho que não estamos off-topic, lol (brincadeira, hein)!

luciano, normalmente entende-se "publicidade" como "publicidade comercial", mas de facto as regras só dizem "publicidade" e portanto, cobre todo o tipo de publicidade.
agora, a definição de publicidade é

s. f.,
estado do que é público;
divulgação;
notoriedade pública;
reclamo comercial.

se retirarmos a 1ª e 3ª linhas que têm outro sentido, ficamos com

divulgação;
reclamo comercial.

o meu blog não tem nada de comercial, pelo que ficamos com

divulgação;

o que se aplica. agora, o problema é que "divulgação" é uma palavra bastante genérica, e cobre a maior parte do que se escreve neste fórum, pois a sua definição é:

s. f.,
acto ou efeito de divulgar;
difusão;
propagação;
vulgarização.

e agora? será que, por definição, a existência do fórum vai contra as suas próprias regras ?...

definições consultadas em http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Publicidade ou Propaganda ?

Mensagem por Luciano Kaefer »

mudei o post do amigo njay para esse, pois onde estava, fugia ao contexto.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

Re: Publicidade ou Propaganda ?

propaganda e publicidade

há muita confusão em torno das palavras " propaganda " e
" publicidade ", que alguns chegam a empregar como se fossem
sinônimos. a propaganda é definida como sendo "a comunica-
ção de massa, paga , cujo objetivo é difundir informações, criar
atitudes e induzir a ações benéficas ao anunciante (geralmente,
compra do produto ou serviço anunciado) " . em outras pala-
vras, propaganda é todo esforço de comunicação tendente a
beneficiar uma empresa, um produto ou um serviço sob o pa-
trocínio ostensivo de alguém ( o anunciante, claramente iden-
tificado ). por sua vez, publicidade é o esforço de comunica-
ção destinado a influenciar determinadas atitudes, mas sem o
patrocínio ostensivo de alguém (sem o anunciante).

para dar um exemplo prático : a campanha do leite, que foi
desenvolvida nos principais centros de consumo do brasil, é
uma campanha de publicidade . essa é uma campanha genéri-
ca, que procura orientar e esclarecer o consumidor no sentido
de chegar a um consumo mínimo diário (dois copos) do produ-
to. não está querendo condicionar o consumidor a preferir de-
terminada marca de leite. se uma marca de leite - a vigor, por
exemplo - se dispusesse a fazer outra campanha, sua, exclu-
siva, sugerindo : " tome dois copos ... mas de leite vigor ! " ,
esta sua campanha seria de propaganda .

baseado no livro " propaganda - uma força a serviço da
empresa - robert leduc - ed. atlas "

extraído de: http://members.tripod.com/reprop/publi.htm
não resta nenhuma dúvida, que mesmo as ideias postadas num blog, constituem uma forma de publicidade, pois o objetivo, específico de seu blog, é difundir idéias ecológicas e sustentáveis. mesmo não tendo um patrocinador, busca os mesmos objetivos elencados acima.
por isso, a citação do blog contraria as normas do forum.

especificamente no caso citado, de que o forum contraria seu próprio regulamento, é mister saber que o forum é propriedade da associação forum novaenergia, a quem compete a sua gerência, inclusive com a possibilidade de colocação de anuncios pagos em seu interior, se a direcção assim decidir.

de fato, o regulamento é omisso quanto à propaganda. obrigado pelo aviso, vamos tratar de incluir a propaganda no mesmo nível da publicidade.

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

luciano kaefer Escreveu:(...)
não resta nenhuma dúvida, que mesmo as ideias postadas num blog, constituem uma forma de publicidade, pois o objetivo, específico de seu blog, é difundir idéias ecológicas e sustentáveis. mesmo não tendo um patrocinador, busca os mesmos objetivos elencados acima.
por isso, a citação do blog contraria as normas do forum.
nesse caso, só posso concluir que é permitido fazer propaganda a produtos comerciais cá no fórum, uma vez que, pela definição que encontraste,
a propaganda é definida como sendo "a comunica-
ção de massa, paga , cujo objetivo é difundir informações, criar
atitudes e induzir a ações benéficas ao anunciante (geralmente,
compra do produto ou serviço anunciado) " . em outras pala-
vras, propaganda é todo esforço de comunicação tendente a
beneficiar uma empresa, um produto ou um serviço sob o pa-
trocínio ostensivo de alguém ( o anunciante, claramente iden-
tificado ).
as regras o permitem, uma vez que só proíbem "publicidade". por outro lado *não* é permitido "difundir idéias ecológicas e sustentáveis. mesmo não tendo um patrocinador (...)", o que é uma pena pois pensei ser esse um dos objectivos principais do fórum...
luciano kaefer Escreveu: especificamente no caso citado, de que o forum contraria seu próprio regulamento, é mister saber que o forum é propriedade da associação forum novaenergia, a quem compete a sua gerência, inclusive com a possibilidade de colocação de anuncios pagos em seu interior, se a direcção assim decidir.
culpa minha, não me expliquei convenientemente. não me referia aos anúncios comerciais colocados pelo fórum. referia-me ao facto de a maioria das mensagens (dos utilizadores) conterem uma forma de publicidade, a "divulgação", e como o fórum pretende também ser um meio de divulgação, daí ele estar contra as suas próprias regras, e uma vez que ele mesmo pretende ser um meio de divulgação.
luciano kaefer Escreveu:de fato, o regulamento é omisso quanto à propaganda. obrigado pelo aviso, vamos tratar de incluir a propaganda no mesmo nível da publicidade.
não concordo com a definição de propaganda que apresentaste (nem com a de publicidade). se vires num dicionário de português, "publicidade" é que tem conotação comercial (e não comercial também), ao passo que "propaganda" é:

s. f.,
propagação de princípios ou teorias;
associação que tem por fim espalhar certas doutrinas ou conhecimentos;
divulgação.

e portanto não tem nada de comercial. a definição apresentada pelo autor do livro que apresentaste não está correcta do ponto de vista da língua portuguesa; talvez seja assim na lingua mãe do autor, mas não o é na nossa.

como tal, e perante as regras actuais do fórum, grande parte dos tópicos e intervenções estão contra as regras, uma vez que contêm sempre algum tipo de "divulgação". os únicos tópicos que estão de acordo com as regras são os do sub-fórum "classificados". repare-se por exemplo nos tópicos de noticias, são a mais pura divulgação. é um tipo de publicidade, e já sabemos que é proíbido todo e qualquer tipo dela cá no fórum. e os utilizadores que colocam o seu nº de sócio na assinatura? isso é divulgação do nº de sócio e publicidade ao facto de serem sócios da associação. dupla infracção .

portanto, o que é preciso fazer é clarificar as regras de modo a especificar melhor que tipos de publicidade não são permitidas, ao que eu diria "a do tipo comercial ou relacionada" (e na qual o meu blog não se insere, pelo menos até agora). "propaganda", pela definição do dicionário de português, deve ser integralmente permitida, e é um dos principais objectivos deste fórum.

e já agora, o tópico inicial de onde veio esta discussão ainda não foi correctamente moderado (penso que o problema será que algumas palavras têm significados diferentes no brasil e em portugal). eu não tenho nenhum problema com o tipo de linguagem apresentado, mas pode ferir a susceptibilidade de algumas pessoas e sempre me foi dito que o fórum é lugar onde absolutamente qualquer humano pode ler e particiar.

removo o endereço do blog da minha assinatura, embora seja irrelevante, pois até que se esclareça este tópico da publicidade continuo a violar as regras, uma vez que nesta mesma mensagem fartei-me de fazer divulgação (de português, das minhas ideias, etc)
Aprilia RS125e

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

se leres novamente o regulamento, vais encontrar a alteração que propuseste.
agora, tanto a publicidade, como a propaganda, são vetadas no forum. até que a direcção entenda modificar o regulamento e permiti-las.
acho mesmo que estas discussões são infrutíferas, visto que a motivação real foi uma discussão não superada lá no passado.
ao invés de enviar mp, manifesta-se publicamente. e essa discussão não tem fim.
além do reguamento, temos um código de conduta para nossas intervenções, as quais sigo-o na íntegra.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

as citações anteriores são controversas.
pesquisando mais, encontro opiniões diferentes sobre publicidade ou propaganda. essa abaixo parece-me a mais correta:
publicidade e propaganda? existe diferença entre elas??

com certeza, você já ouviu a seguinte frase: " a propaganda é a alma do negócio". todos nós, que assistimos televisão, andamos pelas ruas ou lemos jornais, estamos constantemente expostos a anúncios dos mais variados tipos que vendem os mais diversos produtos. mas qual é, na verdade, o conceito de publicidade e propaganda?

segundo eugênio malanga (prof. universitário e escritor):

"a propaganda pode ser conceituada como: atividades que tendem a influenciar o homem, com o objetivo religioso, político ou cívico. propaganda, portanto, é a propagação de idéias, mas, sem finalidade comercial. a publicidade, que é uma decorrência do conceito de propaganda, é também persuasiva, mas com objetivo comercial bem caracterizado. portanto, a publicidade é definida como a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação. a publicidade é um conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes. a propaganda é um conjunto de técnicas de ação individual, utilizadas no sentido de promover a adesão a um dado sistema ideológico (político, social ou econômico)."

publicidade é mais abrangente que a propaganda e engloba todas as formas de comunicação: merchandising, marketing direto, novos meios etc.
nessa questão, o njay está correto.

entretanto, à fim de impedir o uso do forum como um instrumento de divulgação de objetivos pessoais ( comerciais ou não ), nosso regulamento determina que tanto a publicidade, quanto a propaganda, são vetadas.

o objetivo dessa restrição, é tão somente coibir o uso do forum para obtenção de vantagens pessoais.

por mim, dou o assunto por encerrado.

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

não há nenhuma discussão antiga por resolver, caro luciano. a motivação real foi clara, um tópico com palavrões. mas como dizes e bem, o que o regulamento não veta, permite.
conversa puxa conversa e acabamos aqui na publicidade.
luciano kaefer Escreveu:(...) coibir o uso do forum para obtenção de vantagens pessoais.
parece-me que esta é uma excelente descrição do que se pretende com a regra da publicidade na vertente "não comercial", nela dá para perceber bem o que se pretende. acho que é o texto certo para constar nas regras.

também não tenho mais nada a dizer pelo que fica encerrada a discussão.
Aprilia RS125e

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

conversa puxa conversa e acabamos aqui na publicidade.
seria publicidade ou propaganda ?

bem haja, njay.

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

já foi publicidade, agora é publicidade e propaganda
Aprilia RS125e

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas

após debates internos junto à equipa de moderação e administração do forum, foi decidido, por maioria a alteração em nosso regulamento interno, no tocante à publicidade/propaganda dentro do forum.

foi alterado o artigo 4º, que passa a ter a seguinte redação:
4. qualquer forma de publicidade ou propaganda é estritamente proíbida excepto em áreas especificamente designadas para tal (classificados). igualmente são permitidas citações e referências de sites e entidades notadamente ligadas às causas ambientais, desde que não contenham objetivos comerciais. as ofertas abusivas, "spamming" ou "trolling", também são estritamente proíbidos. esta regra é aplicável no fórum, nas comunicações de correio electrónico nele geradas, nas "private messages" ou por qualquer outro meio. nestes últimos casos solicitamos a ajuda dos membros no sentido de tomar as medidas adequadas à situação.
portanto, à partir desse momento, as referências à blogs, ou quaisquer entidades ligadas às causas ambientais, podem ser referenciadas nesse forum, sem contrariar o regulamento.

sds

luciano

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”