defender TD5
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Autor do tópico - Membro Silver
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defender TD5
boas!!
tenho acompanhado este forum;
resolvi experimentar adicionar 10% (para começar) de ov novo no meu td5. estava um pouco receoso por ser um common rail e "land rover"... que em 115000km e 8 anos, nunca tive nenhum problema, mas... o range classic lá de casa ja teve pelo meu, pelo teu e pelo de quem apanhar...
até agora os resultados são surpreendentes, muito menos vibração em qualquer regime, menos barulho e os consumos talvez tenham baixado um bocado.
pelo que vi na tabela de bi compativeis nao é aconselhado usar mas de 35% ou 20% no verão?
land rover defender-2,5 td 5/1999-05/10p/5cyl./2492ccm/90kw/122,4ps/bhp/4200min-1/lucas/ui opção2
em relação à mudança de oleos e filtros tenho de fazer uma revisão em breve.
-uso oleo mineral 15w40 como sugerido aqui no forum (pelo fry, creio)?
-mudo de 10 em 10 mil em vez dos 20 recomendados?
-o td5 tem 2 filtros de oleo, um deles disseram-me que era so para o turbo e troca-se de 60 em 60 mil, convem mudar esse já também (tem 25mil agora)?
tenho acompanhado este forum;
resolvi experimentar adicionar 10% (para começar) de ov novo no meu td5. estava um pouco receoso por ser um common rail e "land rover"... que em 115000km e 8 anos, nunca tive nenhum problema, mas... o range classic lá de casa ja teve pelo meu, pelo teu e pelo de quem apanhar...
até agora os resultados são surpreendentes, muito menos vibração em qualquer regime, menos barulho e os consumos talvez tenham baixado um bocado.
pelo que vi na tabela de bi compativeis nao é aconselhado usar mas de 35% ou 20% no verão?
land rover defender-2,5 td 5/1999-05/10p/5cyl./2492ccm/90kw/122,4ps/bhp/4200min-1/lucas/ui opção2
em relação à mudança de oleos e filtros tenho de fazer uma revisão em breve.
-uso oleo mineral 15w40 como sugerido aqui no forum (pelo fry, creio)?
-mudo de 10 em 10 mil em vez dos 20 recomendados?
-o td5 tem 2 filtros de oleo, um deles disseram-me que era so para o turbo e troca-se de 60 em 60 mil, convem mudar esse já também (tem 25mil agora)?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: defender TD5
mais noticias...
já fiz 1000 km a ov10 (e b10). até agora só aspectos positivos:
menos trepidação do motor
menos barulho
melhor resposta em baixos regimes
menor consumo, mas ainda não consegui aferir quanto.
so ums pormenores que penso serem irrelevantes:
este sabado quando puxei por ele ainda um bocado frio deitou fumo preto, mas uns km a frente a mesma situação já não se verificou. penso que será o oleo a limpar o lixo acumulado.
acho tambem que baixou um bocado a velocidade maxima, mas atribuo isso à conjugação dois factotes: proximidade da revisão/ o ov a "sujar" o filtro de diesel
pss
já fiz 1000 km a ov10 (e b10). até agora só aspectos positivos:
menos trepidação do motor
menos barulho
melhor resposta em baixos regimes
menor consumo, mas ainda não consegui aferir quanto.
so ums pormenores que penso serem irrelevantes:
este sabado quando puxei por ele ainda um bocado frio deitou fumo preto, mas uns km a frente a mesma situação já não se verificou. penso que será o oleo a limpar o lixo acumulado.
acho tambem que baixou um bocado a velocidade maxima, mas atribuo isso à conjugação dois factotes: proximidade da revisão/ o ov a "sujar" o filtro de diesel
pss
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: defender TD5
para já continuo a notar só aspectos positivos, mas...
depois de umas pesquisas e aconselhamento de um moderador deste forum, vou ser "forçado" a reduzir a percentagem
como sugerido ando a pesquisar em foruns ingleses relativamente a utilização de ov (novo e usado) em motores td5.
para já tenho-me centrado em dois pormenores, que me deixam com a pulga atras da orelha:
diferença entre uso de ovu e ov novo, no referido motor
temperatura ambiente ( o que pode diferenciar um pouco os resultados em inglaterra e por cá)
pss
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: defender TD5
mais uns km a ov10 (e b15 prio), tou a fazer consumos que nunca fiz (ok, ok chegou o verão a bota de montanha passou para umas havaianas e o pé ficou mais leve (leia-se: dassss como o preço dos combustiveis!!!!)
entretanto ja fiz uma revisão mudei o filtro de gas...humm (não é bem filtro de gasoleo, tb não é de bio, tb não é de ov, tb por lá ja passou oleo 2t e hoje umas gotinhas de essencias, já não sei o que é que lhe posso chamar... ) mas nesse dito filtro estava um lodo no fundo!!! contudo o "liquido" que circulava no interior estava limpinho
/a parte as gotinhas de essencias de jasmim da china conseguiram reduzir o cheiro para metade!! /
como ja mencionei antes, reduzi de ov 15 para ov10, por ser o td5- injector-bomba, entretanto pesquisando noutros foruns, descobri que oo ditos injectores podem ser "rectificados" sem serem necessario trocar por novos, por isso mais para a frente vou sujeitar o "bicho" a percentagens maiores de ov (digo para já que inferiores a 25/30%)
...vamos ver...
pss
entretanto ja fiz uma revisão mudei o filtro de gas...humm (não é bem filtro de gasoleo, tb não é de bio, tb não é de ov, tb por lá ja passou oleo 2t e hoje umas gotinhas de essencias, já não sei o que é que lhe posso chamar... ) mas nesse dito filtro estava um lodo no fundo!!! contudo o "liquido" que circulava no interior estava limpinho
/a parte as gotinhas de essencias de jasmim da china conseguiram reduzir o cheiro para metade!! /
como ja mencionei antes, reduzi de ov 15 para ov10, por ser o td5- injector-bomba, entretanto pesquisando noutros foruns, descobri que oo ditos injectores podem ser "rectificados" sem serem necessario trocar por novos, por isso mais para a frente vou sujeitar o "bicho" a percentagens maiores de ov (digo para já que inferiores a 25/30%)
...vamos ver...
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Re: defender TD5
olá
sugiro que não faças misturas de bd com ov. não são compativeis.
abraço.
sugiro que não faças misturas de bd com ov. não são compativeis.
abraço.
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Re: defender TD5
não é só no teu... é em todos
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Re: defender TD5
isso carece de prova. o rpl tem feito misturas de bd e ovd e pelos vistos sem qq contratempo.
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Re: defender TD5
pelo menos já foi efectuado um teste, em misturar o bd e ovd, e não existiu qualquer alteração.orbis Escreveu:isso carece de prova. o rpl tem feito misturas de bd e ovd e pelos vistos sem qq contratempo.
agora... ó rpl andava à 30% bd...
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Re: defender TD5
eu estou a avisar....
misturem b100 com ov num frasco de vidro, deixem repousar 3 a 4 semanas e reparem o que fica no fundo. não é glicerina, nem oleo vegetal... não sei o que é...mas é algo que vai certamente entupir os filtros.
misturem b100 com ov num frasco de vidro, deixem repousar 3 a 4 semanas e reparem o que fica no fundo. não é glicerina, nem oleo vegetal... não sei o que é...mas é algo que vai certamente entupir os filtros.
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Re: defender TD5
fry Escreveu:eu estou a avisar....
misturem b100 com ov num frasco de vidro, deixem repousar 3 a 4 semanas e reparem o que fica no fundo. não é glicerina, nem oleo vegetal... não sei o que é...mas é algo que vai certamente entupir os filtros.
pois... ai já não sei...
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Re: defender TD5
resultado, não fiquem mais de 1 ou 2 semanas sem abastecer
Cumprimentos
Nuno Leitão
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Re: defender TD5
oinq Escreveu:resultado, não fiquem mais de 1 ou 2 semanas sem abastecer
então mais vale queimar tudo numa viagem grande
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Re: defender TD5
só por curiosidade, deixem repousar tb ovu durante algumas semanas e vejam o que fica no fundo.... abraço.
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Re: defender TD5
orbis
esse procedimento é feito quando da recolha do ovu.
vc quer dizer que mesmo depois de decantado, limpo e filtrado, deixando algumas semanas parado, volta a decantar impurezas ?
esse procedimento é feito quando da recolha do ovu.
vc quer dizer que mesmo depois de decantado, limpo e filtrado, deixando algumas semanas parado, volta a decantar impurezas ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
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Re: defender TD5
viva,eu já fiz a experiência de deixar por uma semana um garrafao de 5 lts cheio com ovu,lavado e filtrado,e o filtro é um pedaço de tecido.o óleo fica exactamente na mesma.
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Re: defender TD5
bem, retiro o que disse...
grande td5 60 litros no deposito mal aguentam uma semana quanto mais duas... 10/12 /100km
ps- ( fica o aviso tipo "no creo en las bruxas pero que los ai, los ai" isto, claro no melhor portinhol que conechem)
grande td5 60 litros no deposito mal aguentam uma semana quanto mais duas... 10/12 /100km
ps- ( fica o aviso tipo "no creo en las bruxas pero que los ai, los ai" isto, claro no melhor portinhol que conechem)
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Re: defender TD5
o óleo mesmo depois de lavado e seco, se ficar em repouso por períodos mais ou menos longos sofre modificações apreciáveis que se traduzem em depósitos, muitas vezes cristalinos no fundo do recipiente. a boa notícia é que são solúveis em gasóleo.
agora, muito do óleo que é fornecido, mesmo por empresas de recolha só é (mal) filtrado e portanto acumula-se também muita impureza de difícil solubilidade no fundo de depósito. e isto sim, dá problemas, é só uma questão de tempo. o ovu tem muitas virtudes, mas não tenhamos ilusões, é um combustível muito porco e com consideráveis riscos associados. temos de estar preparados para conviver com esses riscos e resolver os problemas.
agora, muito do óleo que é fornecido, mesmo por empresas de recolha só é (mal) filtrado e portanto acumula-se também muita impureza de difícil solubilidade no fundo de depósito. e isto sim, dá problemas, é só uma questão de tempo. o ovu tem muitas virtudes, mas não tenhamos ilusões, é um combustível muito porco e com consideráveis riscos associados. temos de estar preparados para conviver com esses riscos e resolver os problemas.