alguém entende alguma coisa disto:
é o registo de teste de um motor de 3kw, com baterias de lítio lifepo4
(voltage): 60v
(power rated): 3000w
(test date): 2008.05.24
u i p1 m n p2 eff
nº (v) (a) (w) (n.m) (rpm) (w) (%)
1 60.06 5.798 348.2 0.3 745.5 22.30 6.4
2 60.06 5.809 348.9 0.4 745.5 27.87 7.9
3 60.08 5.784 347.5 0.4 745.6 27.88 8.0
4 60.06 5.926 355.9 0.5 745.3 39.01 10.9
5 60.05 6.314 379.1 0.8 744.7 66.83 17.6
6 60.01 7.495 449.8 1.8 742.6 138.8 30.8
7 59.97 9.515 570.6 3.2 739.4 254.3 44.5
8 59.93 12.22 732.5 5.0 734.8 390.1 53.2
9 59.86 15.72 941.5 7.2 729.0 556.0 59.0
10 59.74 20.10 1201 11.8 717.4 890.6 74.1
11 59.59 25.32 1509 15.8 708.1 1170 77.5
12 59.47 31.66 1883 20.0 698.1 1461 77.6
13 59.32 37.78 2241 24.9 686.5 1791 79.9
14 59.07 45.80 2705 32.7 667.6 2281 84.3
15 58.91 52.28 3080 37.7 656.6 2597 84.3
16 58.74 58.17 3417 42.7 645.7 2887 84.4
17 58.59 64.71 3792 47.7 635.6 3151 83.0
18 58.39 71.39 4168 54.8 619.3 3552 85.2
19 58.26 72.83 4242 76.6 460.5 3691 87.0
20 58.28 71.90 4190 84.4 400.0 3535 84.3
21 58.26 71.54 4168 100.3 309.2 3248 77.9
22 58.29 72.02 4198 107.7 267.3 3014 71.8
23 58.29 71.84 4187 113.1 247.8 2933 70.0
24 58.27 72.11 4202 118.4 226.4 2807 66.7
25 58.31 72.92 4252 123.1 204.7 2639 62.0
26 58.30 74.39 4336 130.3 175.1 2388 55.0
27 58.29 74.82 4361 135.5 157.6 2237 51.2
28 58.32 73.64 4294 140.8 142.0 2093 48.7
29 58.56 69.11 4047 145.5 116.4 1773 43.8
30 58.69 62.23 3653 149.4 70.1 1096 30.0
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técnicos, procuram-se!!
Decifrar dados técnicos...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Decifrar dados técnicos...
a meu ver deve ser:
nº - nº do teste
(v) - tensão no motor
(a) - amperagem no motor
(w) - potência no motor
(n.m) - binário (torque)
(rpm) - rotações por minuto
(w) - potência... parece-me ser a potência mecânica dada pelo motor
(%) - % da potência mecânica face à fornecida... é a eficiência do motor
vejamos...
w = v x a => 60.06 x 5.798 = 348.22788 ~ 348.2
22.3 w são 6.4% de 348.2 (=22.3 / 348.2 x 100), ou seja, é uma indicação da eficiência do motor. aqui parece pequenina, mas vê-se que aumenta com a potência até ao máximo de 87% no teste nº 19.
para teres um termo de comparação em relação ao torque, o motor do meu fiesta 1.25cc tem 110 n.m (e 82cv máximo), e um motor típico de bicicleta (daqueles kits que ajudam a pedalar) tem uns 7 n.m.
nota: fui agora ver a fonte e o autor do tópico também está inscrito neste fórum.
nº - nº do teste
(v) - tensão no motor
(a) - amperagem no motor
(w) - potência no motor
(n.m) - binário (torque)
(rpm) - rotações por minuto
(w) - potência... parece-me ser a potência mecânica dada pelo motor
(%) - % da potência mecânica face à fornecida... é a eficiência do motor
vejamos...
Código: Selecionar todos
nº (v) (a) (w) (n.m) (rpm) (w) (%)
1 60.06 5.798 348.2 0.3 745.5 22.30 6.4
22.3 w são 6.4% de 348.2 (=22.3 / 348.2 x 100), ou seja, é uma indicação da eficiência do motor. aqui parece pequenina, mas vê-se que aumenta com a potência até ao máximo de 87% no teste nº 19.
para teres um termo de comparação em relação ao torque, o motor do meu fiesta 1.25cc tem 110 n.m (e 82cv máximo), e um motor típico de bicicleta (daqueles kits que ajudam a pedalar) tem uns 7 n.m.
nota: fui agora ver a fonte e o autor do tópico também está inscrito neste fórum.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Decifrar dados técnicos...
quer dizer q ela chega a ter mais torque que o teu carro, certo, com 149,4.
pela lógica, então, quer dizer que também a esse torque a eficiência é baixa, uma vez que a exigência de consumo é mt elevada para o que ela consegue produzir.
faltava então só conhecer as velocidades do teste...
pela lógica, então, quer dizer que também a esse torque a eficiência é baixa, uma vez que a exigência de consumo é mt elevada para o que ela consegue produzir.
faltava então só conhecer as velocidades do teste...
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Re: Decifrar dados técnicos...
apenas mais torque que o motor do meu carro. nos carros, o diferencial dá uma relação de ~4:1, ou seja, o torque é multiplicado por 4 (e a velocidade dividida por 4), resultando só aí em 440 n.m. ainda tens as mudanças, que desmultiplicam mais, excepto a 5ª, que é a única que tipicamente reduz o torque (factor 0.88 no caso do meu carro).zev Escreveu:quer dizer q ela chega a ter mais torque que o teu carro, certo, com 149,4.
repara que o motor eléctrico do teste foi sobrecarregado, pois a potência dele é de 3 kw. normalmente podemos fazer este sobrecarregamento aos motores eléctricos, mas apenas durante algum tempo. se o arrefecimento for bom, podes sobrecarregar bastante um motor eléctrico e por um período de tempo indefinido.
de qualquer forma dá para se ter "um cheirinho" de que de facto os motores eléctricos têm muito bom torque quando comparados com os de ci.
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