Barcos da transtejo
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Barcos da transtejo
boas...
eu sabia que bicicletas podem ser transportadas nos catamarãs da transtejo (gratuitamente inclusivé) e fui verificar ao site e encontrei a proibição de transportar motorizadas nos mesmos.
alguém sabe se uma vez que uma scooter electrica não emite ruido nem gazes pode ser transportada como se tratasse de uma bicicleta?
é que uma scooter electrica para mim que moro na margem sul e trabalho em lisboa não é solução uma vez que tenho sempre de usar uma ae, se pudesse passar nos barcos da transtejo era uma solução a sério. eu de minha casa ao barco são 5km's e depois do barco ao local de trabalho são 7km's... faria por dia, ida e volta 24km's e gastava sensivelmente meia carga da scooter e 1 bilhete de barco.
a scooter iria fazer neste trajecto 528km's (24km's x 22) por mês o que daria 2.11€ de electricidade (5.28 x 0.40€) mais o passe dos barcos (26.10€) daria um total mensal de 28.21€.
o carro faz no trajecto 1760km's (80km's x 22), supondo um consumo optimista de 5.5l/100 de gasóleo e o gasóleo em promoção a 1.38€ daria a módica quantia de 133.58€ em combustível ao qual adicionamos 2.25€ de portagem na vdg todos os dias (+ 49.5€) daria um total mensal de 183.08€.
dá uma diferença de 154.87€ por mês que se poupa, num total de 1703.57€ ao ano (somente 11 meses, para contar com 1 de férias). só assim por alto e a "ajudar" o carro nos preços paga-se a scooter num ano. se a isto acrescentar que poderei carregar a scooter no local de trabalho sem custos e a manutenção do carro então a diferença será algo assustador!!!
eu sabia que bicicletas podem ser transportadas nos catamarãs da transtejo (gratuitamente inclusivé) e fui verificar ao site e encontrei a proibição de transportar motorizadas nos mesmos.
alguém sabe se uma vez que uma scooter electrica não emite ruido nem gazes pode ser transportada como se tratasse de uma bicicleta?
é que uma scooter electrica para mim que moro na margem sul e trabalho em lisboa não é solução uma vez que tenho sempre de usar uma ae, se pudesse passar nos barcos da transtejo era uma solução a sério. eu de minha casa ao barco são 5km's e depois do barco ao local de trabalho são 7km's... faria por dia, ida e volta 24km's e gastava sensivelmente meia carga da scooter e 1 bilhete de barco.
a scooter iria fazer neste trajecto 528km's (24km's x 22) por mês o que daria 2.11€ de electricidade (5.28 x 0.40€) mais o passe dos barcos (26.10€) daria um total mensal de 28.21€.
o carro faz no trajecto 1760km's (80km's x 22), supondo um consumo optimista de 5.5l/100 de gasóleo e o gasóleo em promoção a 1.38€ daria a módica quantia de 133.58€ em combustível ao qual adicionamos 2.25€ de portagem na vdg todos os dias (+ 49.5€) daria um total mensal de 183.08€.
dá uma diferença de 154.87€ por mês que se poupa, num total de 1703.57€ ao ano (somente 11 meses, para contar com 1 de férias). só assim por alto e a "ajudar" o carro nos preços paga-se a scooter num ano. se a isto acrescentar que poderei carregar a scooter no local de trabalho sem custos e a manutenção do carro então a diferença será algo assustador!!!
Última edição por Erbium em quinta jul 03, 2008 4:52 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am
Re: Barcos da transtejo
acho q a limitação tem a ver com o espaço... mas podes sempre tentar.
sei q nos eua, por ter motor, nem mesmo motocicletas (bicicletas c/ motor) podem entrar nos transportes... mas isso é lá nos states, e é td maluco!!
sei q nos eua, por ter motor, nem mesmo motocicletas (bicicletas c/ motor) podem entrar nos transportes... mas isso é lá nos states, e é td maluco!!
-
editei o post inicial com as contas que fiz e vou-me bater com este assunto na transtejo! os €'s de diferença são muitos...zev Escreveu:acho q a limitação tem a ver com o espaço... mas podes sempre tentar.
o tamanho é subjectivo, existem bicicletas bastante grandes! até me podem mandar lá para um canto no motor, ou sei lá, para não incomodar...
-
- Membro Silver
belas contas, assim faz mt sentido.
tenta realmente falar com a transtejo, mas eu não acredito mt.
até pq depois as pessoas começavam a notar, queriam tbm, começavam a ser mtas... é pena não haver um ferry só p/ 2 rodas, seria uma excelente ideia p/ lisboa/margem sul. a verdade é q a transtejo, sem ser os catamarã, não viu inovações em quase 50 anos... e mesmo os catamarãs já têm 10 anos...
e por ver os kms; se consegues carregar no trabalho, não terias problemas em fazer esse trajecto com uma vectrix (pode andar em ae e atravessar as pontes, devidamente autorizada).
com a nova geração de e-scooters que deverá aparecer (bereco voltio?) ainda não sei porque não há detalhes, se vai ser ou não equiparada a um motociclo equivalente a 125cc.
tenta realmente falar com a transtejo, mas eu não acredito mt.
até pq depois as pessoas começavam a notar, queriam tbm, começavam a ser mtas... é pena não haver um ferry só p/ 2 rodas, seria uma excelente ideia p/ lisboa/margem sul. a verdade é q a transtejo, sem ser os catamarã, não viu inovações em quase 50 anos... e mesmo os catamarãs já têm 10 anos...
e por ver os kms; se consegues carregar no trabalho, não terias problemas em fazer esse trajecto com uma vectrix (pode andar em ae e atravessar as pontes, devidamente autorizada).
com a nova geração de e-scooters que deverá aparecer (bereco voltio?) ainda não sei porque não há detalhes, se vai ser ou não equiparada a um motociclo equivalente a 125cc.
-
mas o preço de uma vectrix não é o mesmo que uma ecoglady ou bereco...
-
- Membro Silver
- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
pois .. mas tendo em conta o teu perfil de utilização a vectrix assentava que nem uma luva. se pelas tuas contas uma bereco ao fim de um ano está paga a vectrix demora pouco mais de quatro.erbium Escreveu:mas o preço de uma vectrix não é o mesmo que uma ecoglady ou bereco...
183.08*11=2013€
2013*4=8052€
4anos*11meses*22 dias*80km= 77440km
e provavelmente ainda estarias com as primeiras baterias
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am
se é para ir pela ae então falta somar a as portagens...easy Escreveu:pois .. mas tendo em conta o teu perfil de utilização a vectrix assentava que nem uma luva. se pelas tuas contas uma bereco ao fim de um ano está paga a vectrix demora pouco mais de quatro.erbium Escreveu:mas o preço de uma vectrix não é o mesmo que uma ecoglady ou bereco...
183.08*11=2013€
2013*4=8052€
4anos*11meses*22 dias*80km= 77440km
e provavelmente ainda estarias com as primeiras baterias
o ideal se calhar era mesmo a bereco ou ecoglady pois em cidade não é preciso muito mais que isso, de modo que força na petição à transtejo, se houvesse mais pessoas a pedir depois até poderia ser bom, pois poderiam adaptar-se às necessidades dos utentes e cobrar mais qualquer coisa ficando tudo contente (transtejo, utentes e ambiente!!)
-
no site da transtejo na parte dos horários e tarifários fala em ferries. onde é que existem ferries entre a margem sul e lisboa? cacilhas-cais do sodré? alguém sabe?
pois a vectrix para além do preço continua a exigir portagens numa das pontes...
pois a vectrix para além do preço continua a exigir portagens numa das pontes...
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
na portagem da 25 de abril, podes contar com classe 5 (motos na viaverde) 0.91€ e ao fim de 13 passagens 0.27€ por cada passagem.lois Escreveu: se é para ir pela ae então falta somar a as portagens...
o ideal se calhar era mesmo a bereco ou ecoglady pois em cidade não é preciso muito mais que isso, de modo que força na petição à transtejo, se houvesse mais pessoas a pedir depois até poderia ser bom, pois poderiam adaptar-se às necessidades dos utentes e cobrar mais qualquer coisa ficando tudo contente (transtejo, utentes e ambiente!!)
podes ainda pensar em ir apanhar o barco ao porto brandão mas talvez faças mais kms do que pela ponte!
sergiomms
-
- Membro Silver
porto brandão (ligação p/ belém) é ferry?
eu sei q passei lá c/ a bicicleta há vários anos qd fiz um passeio até vnmilfontes, mas acho q não era um ferry, era um barco normal.
mas, que eles têm a estrutura de um ferry, isso têm (rampas, acesso de estrada, separação c/ corredor passageiros/veículos... mas sempre q lá fui (por vezes uso o barco p/ ir jantar aos restaurantes de peixe no pbrandao) nunca vi um ferry.
eu sei q passei lá c/ a bicicleta há vários anos qd fiz um passeio até vnmilfontes, mas acho q não era um ferry, era um barco normal.
mas, que eles têm a estrutura de um ferry, isso têm (rampas, acesso de estrada, separação c/ corredor passageiros/veículos... mas sempre q lá fui (por vezes uso o barco p/ ir jantar aos restaurantes de peixe no pbrandao) nunca vi um ferry.
as portagens p/ motos são mt mais baratas, e têm uma taxa especial p/ uso frequente (como dito acima)lois Escreveu:se é para ir pela ae então falta somar a as portagens...
-
mas salvo erro as motas só têm desconto se aderirem à via verde não é?
-
- Membro Silver
exactamente, mas eu não entendo quem usa mtas vezes aes, pontes, etc, e não usa via verde.
(se bem q acho q a "via card" é mais barata, mas só funciona nas pontes lisboa/margem sul)
(se bem q acho q a "via card" é mais barata, mas só funciona nas pontes lisboa/margem sul)
-
eu tenho via verde em todos os carros mas diariamente vou pela vdg que infelizmente não tem desconto, só agora surgiu uma promoção na via card!zev Escreveu:exactamente, mas eu não entendo quem usa mtas vezes aes, pontes, etc, e não usa via verde.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
se podes carregar no trabalho a autonomia de que precisas é pequena, apenas 12 km (claro que convém ter alguma margem...). por outro lado podes transportar bicicletas no barco. as bicicletas eléctricas podem não ter grandes autonomias mas mas para o teu caso são suficientes. acho que devias pensar nessa possibilidade.erbium Escreveu:(...) eu de minha casa ao barco são 5km's e depois do barco ao local de trabalho são 7km's... faria por dia, ida e volta 24km's (...) se a isto acrescentar que poderei carregar a scooter no local de trabalho sem custos (...)
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia
-
- Membro Silver
- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
é uma boa ideia. e já existem boas propostas no mercado das bicicletas eléctricas.palhim Escreveu:por outro lado podes transportar bicicletas no barco. as bicicletas eléctricas podem não ter grandes autonomias mas mas para o teu caso são suficientes. acho que devias pensar nessa possibilidade.
por exemplo:
http://www.tucanobikes.net/productos.html
eu só não considero uma deste tipo para mim porque não tenho onde a guardar no local de trabalho. uso uma de 50€ que não é tão apelativa ao amigo do alheio e deixo-a amarrada a um poste. pelo menos quando chego está no mesmo sitio onde a deixei.
-
- Membro Silver
- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
existem entre cacilhas e belém, mudaram para por causa do observatório europeu da droga.erbium Escreveu:no site da transtejo na parte dos horários e tarifários fala em ferries. onde é que existem ferries entre a margem sul e lisboa? cacilhas-cais do sodré? alguém sabe?
estão a fazer obras para mais cais de desembarque no cais de sodré talvez sejam para os ferries.
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
erbium Escreveu:boas...
boas, porque não tentares entrar em contacto com os mesmos, através de mail ou chamada telefónica e dar a conhecer tal ideia, já que assim uma mão lava a outra! ganham eles que ajudam os veículos eléctricos a entrarem em lisboa e a ti que te encurtam imenso a travessia e claro a comodidade!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
mail já mandei mas ainda não responderam...serges Escreveu:erbium Escreveu:boas...
boas, porque não tentares entrar em contacto com os mesmos, através de mail ou chamada telefónica e dar a conhecer tal ideia, já que assim uma mão lava a outra! ganham eles que ajudam os veículos eléctricos a entrarem em lisboa e a ti que te encurtam imenso a travessia e claro a comodidade!