Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
viva,eu faço tudo em garrafas e garrafoes de água.coloco mais ou menos 25% de água de seguida o óleo,mas sem encher a garrafa.chocalho por uns 2 ou 3 minutos e deixo repousar umas 3 ou 4 semanas,até ficar cristalino e sem bolhas de água coladas à parede da garrafa.faço isto num anexo,que por acaso aquece bastante devido às telhas.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev
Peugeot 207 sw gpl
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
quanto ao processo em si..faço assim..e acho que bem..
em garrafões de 5 litros coloco 3 de oleo (filtrado por uma rede de malha fina..tipo para chá)..capacidade da fritadeira..e 1 litro de agua..agito e coloco a assentar..passados uns dias transfego o oleo para outro garrafão e mais 1 litro de agua..executo a mesma fase..outra transfega..outra dose de agua e só depois então transfego para o recipiente final..resumindo :
3 lavagens..3 estagios para assentar e 2 semanas para secar..antes de colocar no deposito adiciono 5% de gasolina ao oleo apurado e filtro por um filtro equivalente ao do carro..
abraços
[***************]
sistema parecido ao meu..já que o processo de secagem é feito ou no interior de um carro..muita superficie vidrada e com boa exposição solar..ou na varanda de casa..tambem com uma excelente exposição solar..pinto Escreveu:viva,eu faço tudo em garrafas e garrafoes de água.coloco mais ou menos 25% de água de seguida o óleo,mas sem encher a garrafa.chocalho por uns 2 ou 3 minutos e deixo repousar umas 3 ou 4 semanas,até ficar cristalino e sem bolhas de água coladas à parede da garrafa.faço isto num anexo,que por acaso aquece bastante devido às telhas.
em garrafões de 5 litros coloco 3 de oleo (filtrado por uma rede de malha fina..tipo para chá)..capacidade da fritadeira..e 1 litro de agua..agito e coloco a assentar..passados uns dias transfego o oleo para outro garrafão e mais 1 litro de agua..executo a mesma fase..outra transfega..outra dose de agua e só depois então transfego para o recipiente final..resumindo :
3 lavagens..3 estagios para assentar e 2 semanas para secar..antes de colocar no deposito adiciono 5% de gasolina ao oleo apurado e filtro por um filtro equivalente ao do carro..
abraços
[***************]
-
- Membro
- Registado: terça mai 27, 2008 7:53 pm
ja agora, como é que retira o oleo dos garrafoes? tem uma torneira?[***************] Escreveu:vivam ...
sistema parecido ao meu..já que o processo de secagem é feito ou no interior de um carro..muita superficie vidrada e com boa exposição solar..ou na varanda de casa..tambem com uma excelente exposição solar..pinto Escreveu:viva,eu faço tudo em garrafas e garrafoes de água.coloco mais ou menos 25% de água de seguida o óleo,mas sem encher a garrafa.chocalho por uns 2 ou 3 minutos e deixo repousar umas 3 ou 4 semanas,até ficar cristalino e sem bolhas de água coladas à parede da garrafa.faço isto num anexo,que por acaso aquece bastante devido às telhas.
abraços
[***************]
ja tenho o meu a 2 dias a secar, e com este calor, nao tou a ver muito progresso, hoje pus 4l de ovu num balde de tinta de 20l, desse estou a espera de emlhores resultados, mas vou ver...
ainda bem que partilharam as vossas ideias, com a experiencia dos outdros é que se aprene.
abraço
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
tens que ter uma torneira embaixo, para primeiro, tirar a água, logo descobre, pela viscosidade, que o que está à sair é óleo, assim que acabar a água que está sempre embaixo.
outra sugestão para quem não tem bidons cônicos: coloque a torneira na lateral, situado ligeiramente acima de onde estaria o nível de água. nesse caso, sempre acaba por perder um pouco de óleo. ainda resta transferir a água+pouco óleo, à um outro recepiente cônico, para retirar o detalhe.
outra sugestão para quem não tem bidons cônicos: coloque a torneira na lateral, situado ligeiramente acima de onde estaria o nível de água. nesse caso, sempre acaba por perder um pouco de óleo. ainda resta transferir a água+pouco óleo, à um outro recepiente cônico, para retirar o detalhe.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Gold
vivam ...
eu tiro o oleo..que fica sempre a um nivel superior..através de um tubo e pelo metodo de sucção..
insiro o tubo até mais ou menos um centimetro do nivel minimo do oleo..faço sucção pela outra ponta do tubo..e deixo que a fisica trate do resto para efectuar a transfega para outro garrafão que se encontra num nivel inferior..
desta forma..não verifico movimento algum nas camadas abaixo do oleo..pelo que este sai aparentemente limpinho..
acho que é bastante simples..
abraços
[***************]
eu tiro o oleo..que fica sempre a um nivel superior..através de um tubo e pelo metodo de sucção..
insiro o tubo até mais ou menos um centimetro do nivel minimo do oleo..faço sucção pela outra ponta do tubo..e deixo que a fisica trate do resto para efectuar a transfega para outro garrafão que se encontra num nivel inferior..
desta forma..não verifico movimento algum nas camadas abaixo do oleo..pelo que este sai aparentemente limpinho..
abraços
[***************]
-
- Membro
[***************] Escreveu:vivam ...
abraços
[***************]
boas!
ja agora, deixa as tampas dos bidons abertas ou fechadas?
abraço
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
eu para tirar o óleo dos garrafoes,faço um furo uns centímetros acima da camada branca e deixo correr para dentro de outro garrafao virado ao contrário.este garrafao cortei-lhe a base e coloquei um pano no gargalo que faz de filtro.em relação às lavagens,só faço uma lavagem.já ando a óvu desde janeiro,e pouco mais de 15 mil km,e tem corrido bem.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Peugeot 207 sw gpl
-
- Membro Gold
vivam ...
deixo abertas..assim evito a condensação da agua dentro dos garrafões..e sendo o objectivo que a mesma evapore..tem logica..não tem ?
abraço
[***************]
deixo abertas..assim evito a condensação da agua dentro dos garrafões..e sendo o objectivo que a mesma evapore..tem logica..não tem ?
abraço
[***************]
-
- Membro
sim é claro tem toda a logica.
pensava que deixava a tampa quando tava em separaçao, porque para secar é obvio que se tira a tampa ; )
abraço
pensava que deixava a tampa quando tava em separaçao, porque para secar é obvio que se tira a tampa ; )
abraço
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
o sol seca mesmo muito bem, mesmo no inverno. o problema são muitos dias de chuva seguidos.
-
- Membro Gold
vivam ...
abraços
[***************]
tenho a sorte de viver no algarve..mas creio que em qualquer zona será possivel encontrar um ambiente propicio para a secagem..é uma mera questão de adaptação..o sol não é o unico meio..orbis Escreveu:o sol seca mesmo muito bem, mesmo no inverno. o problema são muitos dias de chuva seguidos.
abraços
[***************]
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
já reparei que deixando o vasilhame tapado, seca na mesma. a água condensa na parte superior da garrafa/garrafão, mas se se tirar a tampa de seguida ela evapora rapidamente. portanto no caso de se deixar o material ao ar livre e o tempo não esteja seguro, não há problema em deixar tapado, porque a separação entre o óleo e água por evaporação, faz-se na mesma. a água pode evaporar para fora do recipiente posteriormente com a retirada da tampa.
-
- Novo membro
- Registado: terça jul 08, 2008 11:37 pm
boas,
tive a fazer uma experiença a tratar 1 meio litro numa garrafa, coloquei alguma agua, agitei bastante não muito tempo e deixei quase 1 semana ao sol. mesmo assim o oleo apresenta cor caramelo.
alguma ideia?
tive a fazer uma experiença a tratar 1 meio litro numa garrafa, coloquei alguma agua, agitei bastante não muito tempo e deixei quase 1 semana ao sol. mesmo assim o oleo apresenta cor caramelo.
alguma ideia?
-
- Membro Gold
vivam ...
tenho o cuidado de o oleo que particulares me dão e o que trago de casa vir em garrafões de 5 litros mas com no maximo 4 de oleo..para lhes adicionar logo a agua..e normalmente..pelo menos o de casa que só faz 3 frituras..adquirem praticamente a cor original na 1ª lavagem..agora a este "caramelo" não sei que lhe faça..separou bem..mas a cor e cheiro..não me cheiram..e na duvida..acho que vai na ecolub..
esperemos por opiniões mais avalizadas...
abraços
[***************]
tambem tenho um lote de cerca de 8 litros dado por um restaurante que está assim..já vai com 3 lavagens e sempre cor de caramelo escuro..acho que não o vou aproveitar..nrsoftware Escreveu:boas,
alguma ideia?
tenho o cuidado de o oleo que particulares me dão e o que trago de casa vir em garrafões de 5 litros mas com no maximo 4 de oleo..para lhes adicionar logo a agua..e normalmente..pelo menos o de casa que só faz 3 frituras..adquirem praticamente a cor original na 1ª lavagem..agora a este "caramelo" não sei que lhe faça..separou bem..mas a cor e cheiro..não me cheiram..e na duvida..acho que vai na ecolub..
esperemos por opiniões mais avalizadas...
abraços
[***************]
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
tambem tenho um lote de cerca de 8 litros dado por um restaurante que está assim..já vai com 3 lavagens e sempre cor de caramelo escuro..acho que não o vou aproveitar..
bem, eu também tive esse problema, de ficar sempre com uma cor já fiz 20 lavagens e nada... isto aparenta ser o óleo estar muito queimado....
ainda vou fazer mais testes...
bem, eu também tive esse problema, de ficar sempre com uma cor já fiz 20 lavagens e nada... isto aparenta ser o óleo estar muito queimado....
ainda vou fazer mais testes...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
atenção.... por vezes temos de recorrer a temperaturas superiores para extrairmos a água. antes de se desfazerem do ov que consideram improprio, testem num recipiente, uma pequena amostra, submetendo-a a 100º no fogão.
abraço.
abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
- Membro Gold
vivam ...
todavia..vou levar um bocado para casa e ensaiar seguindo o teu conselho..
abraços
[***************]
será a agua que lhe confere aquela cor ??..coloco as minhas duvidas..já que a agua é sempre a mesma..os garrafões são identicos..o local de processamento é sempre o mesmo..uma viatura imobilizada com ampla superficie vidrada e bem exposta ao sol..sendo as condições iguais para todos os garrafões (chegam a atingir quase 70º no interior da viatura) porquê só nestes que vieram do tal restaurante se mantem aquela cor tão escura sendo no entanto translucida ?..fry Escreveu:atenção.... por vezes temos de recorrer a temperaturas superiores para extrairmos a água. antes de se desfazerem do ov que consideram improprio, testem num recipiente, uma pequena amostra, submetendo-a a 100º no fogão.
abraço.
todavia..vou levar um bocado para casa e ensaiar seguindo o teu conselho..
abraços
[***************]
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
quando estamos na presença de ov exageradamente saturado, além de evitar consumir fritos nesse local, poderemos juntar com outro de origem mais sadia.
dessa forma a acidez da saturação é diluida, facilitando o posterior tratamento e aproveitamento para a combustão.
abraço.
dessa forma a acidez da saturação é diluida, facilitando o posterior tratamento e aproveitamento para a combustão.
abraço.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
- Novo membro
- Registado: terça jul 08, 2008 11:37 pm
boa ideia fry, junta-se esse oleo caramelo lavado com oleo novo , aqui temos de aproveitar tudo, ja agora estou estou a fazer testes com jeep grand cherokee 2.5 td 30%ov.
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
consegui arrenjar uma pequena amostra de um restaurante, na qual já sofreu 4 lavagens e mantendo a mesma cor (caramelo), no entanto retirei metade desse óleo e misturei um bocadinho de sal, e mais agua quente.
neste momento e como comprova as fotos, tenho 2 amostras, ambos com água e num deles com sal e outro não.
no que está mais branco é que têm o sal
após de uma agitação de 30seg.
lado esquerdo contém sal

após de alguns minutos

o óleo do lado direito foi da amostra que foi usada

neste momento e como comprova as fotos, tenho 2 amostras, ambos com água e num deles com sal e outro não.
no que está mais branco é que têm o sal
após de uma agitação de 30seg.
lado esquerdo contém sal

após de alguns minutos

o óleo do lado direito foi da amostra que foi usada

A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km

A caminho dos 92.000km