o projecto do serghei...

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
serghei
Membro
Membro
Registado: sábado jul 19, 2008 11:06 am

o projecto do serghei...

Mensagem por serghei »

comecei por construir dois prototipos com algum material que tinha em casa.
aqui ficam as fotos
Imagem
o maior a helice tem o diametro de 28 cm e feito com chapa zincada
Imagem
o mais pequeno a helice tem o diametro 10 cm aluminio aeronautico, um motor de carro telecomandado e um led mas ainda não consegui obter nenhuma corrente.

posteriormente desmontei uma impressora velha que la tinha em casa mas não sei se os motores podem servir para produção de energia.
Imagem
não consigo encontrar nenhuma informação sobre estes motores, se alguem poder dar uma ajuda eu agradecia as referiencias são
c6464-60002
pm35l-048-hpd4
c2164-60045

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: o projecto do serghei...

Mensagem por Njay »

já experimentei vários motores eléctricos de brinquedos, colocando-os a rodar a aproximadamente 500 rpm, e o melhor que obtive foram 0.1v. estes motores precisam de muita rotação logo não são indicados para eólicas.

experimentei outros pequenos motores comums e o melhor foi um motor de passo bipolar, de drive de disquetes, que atingiu 1v e pouco (às mesmas 500 rpm). ainda conseguia tirar-lhe mais um pouco, pois o rectificador que tinha era apenas um díodo, mas nunca cheguei e fazer mais experiências. os motores que tens na última imagem, o da direita e o da esquerda são motores de passo.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

Mensagem por Nezocas »

queres fazer uma coisa fixe dá uma olhada no que eu fiz com um motor igual aos que tens aí nas fotos

viewtopic.php?f=27&t=6281

Autor do tópico
serghei
Membro
Membro

Mensagem por serghei »

nezocas Escreveu:queres fazer uma coisa fixe dá uma olhada no que eu fiz com um motor igual aos que tens aí nas fotos

viewtopic.php?f=27&t=6281
boas, obrigado pela dica, mas seria possivel fornecer o esquema que utilizaste ou pelo menos quais são os fios posistivos e a massa.

estou a a trabalhar noutro tipo de pas em prencipio este fim de semana haverá mais desenvolvimentos.

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

Mensagem por Nezocas »

boas,

esses motores devem de ter diversas saidas, com um multimetro podes ver isso

ou então as saidas dos motores devem de ser todas da mesma côr (positivos) e a massa se é que se pode chamar assim, em principio deve de ser de outra côr....mas podes sempre agarrar num led e ir exprimentado diferentes configurações, alguns dos que eu usei, por serem daqueles das lanternas chinesas (alto brilho) tiveram de ser alimentados por duas saidas

boa sorte

Autor do tópico
serghei
Membro
Membro

Mensagem por serghei »

no prototipo
com alguns pequenos progressos e obtenção de energia
Imagem

Link

o meu problema neste momento prende-se com o facto de ter três neutros que saiem do motor e apenas duas fases, qual a melhor maneira de aproveitar está configuração?
alguém pode ajudar-me.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”