AVENTURAS CARAS..

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

AVENTURAS CARAS..

Mensagem por visitante »

vivam ...

um optimista espalhou-se..ou seja..a bi bosch ver 510 ref. 0 460 404 994 do seu carro entregou a alminha ao criador após cerca de 8.000 kms a ov sendo que os ultimos 4.000 foram efectuados a cerca de 80%..(agora está mais calor..aguenta bem)..

nunca quiz adaptar o sistema..não fazia falta..o passat 1.9 tdi (110cv) não se queixa..assim que possa tirarei fotos para partilhar o "espectaculo"..é que desde o regulador de pressão á bomba de transferencia passando pelo sobre-alimentador está linda..a solução é desembolsar cerca de €1.800,00 numa nova..fora as restantes despesas..

creio que será um bom exemplo do risco que se corre pela utilização de ov (neste caso novo) sem que o sistema esteja devidamente adaptado..

abraços
[***************]

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Re: AVENTURAS CARAS..

Mensagem por orbis »

era user cá do fórum?
pois...as fotos é que fazem falta, para servirem de exemplo didáctico.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

se aguentava 80%.... porque não 100%....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
orbis Escreveu:era user cá do fórum?
pois...as fotos é que fazem falta, para servirem de exemplo didáctico.
não..não é user..é teimoso..optimista e aventureiro..faz cerca de 3000 kms atrás apareceu-me para limpar o sistema de injecção..pois o carro já custava muito a pegar e falhava muito nas baixas..filtro novo e tava na mesma..

para proceder á limpeza do sistema tive de retirar a tampa do motor e verifiquei que não tinha um unico dispositivo para utilização de ov..avisei-o dos riscos e fiz-lhe notar quais as consequencias de manter o carro naquelas condições..

com a limpeza e a trabalhar só com gasoleo em circuito fechado melhorou bastante..bastante mesmo..ficou a pegar bem..sem falhas em nenhum regime..quase impecavel..liguei ao deposito e ficou bom...

claro que não se demoveu e que afinal era só mesmo questão de limpar o sistema..a semana passada ligou para marcar outra limpeza para a proxima 2ª feira..não chegou lá..

assim que possa colocarei aqui as fotos porque de facto é impressionante o estado em que a bi ficou..nota-se muito o efeito de acido nas peças..tambem não deveria ter cuidado na escolha do ov..que diz usou sempre novo..algumas outras partiram mesmo por causa dos estilhaços da bomba de transferencia...

abraços
[***************]

Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

pois fry..mas ele disse-me que agora para o final punha sempre €20,00 de gasoleo e em casa atestava com o oleo..o engraçado é que nunca pôs gasolina na mistura por medo que a gasolina estragasse alguma coisa..mas se isto não tem acontecido quase de certeza que iria aos 100%..

abraços
[***************]

pinto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm

Mensagem por pinto »

com a partilha de informação que já há sobre ovd e com os avisos de um mecânico,bastante entendido no assunto,isso não é teimosia.pelos posts de alguns users que por aqui passam raramente,levam isto de usar ov nos carros como uma aventura e brincadeira,tentando por sempre mais ov do que se aconselha.mas fernando,leve isto pelo lado positivo para si,mais trabalho mais lucros.he he.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

por esse prisma "leve isto pelo lado positivo para si,mais trabalho mais lucros" não levo..levo pelo de alguma tristeza por falta de respeito pelo conhecimento adquirido e desenvolvido e explicado...

é certo que nem toda a gente tem disponibilidade para gastar cerca de €1.500,00 numa adaptação nos moldes que eu a faço (em tantas que fiz nunca ocorreu o minimo problema)..e que a tentação é grande principalmente em tempos de crise como é este..alertei-o..oh se o alertei..mas talvez a necessidade tenha "falado" mais alto que a razão..só que o povo tem sempre razão.."poupou na farinha pra gastar no farelo"...

abraços
[***************]

pinto
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por pinto »

ola fernando,o que eu disse foi no sentido da ironia e da brincadeira.é claro que não o vejo a si a pensar destes modos.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl

Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

afinal das fotos todas..pouco nitidas que a camera que tenho na oficina não dispõe de zoom alcança de 1,7m ao infinito e mais nada..só dá para colocar a que considero mais importante..esta :
SUNP0001.JPG
SUNP0001.JPG (0 Bytes) Visto 11198 vezes
este componente da bi é a bomba de transferencia..se alguem conseguir tratar a foto..ficará mais nitido que partiu o veio de distribuição..por quebra deste os roletes saltaram e fizeram o resto do "trabalho"..dá para aproveitar a carcaça..

pinto..tudo bem pá..os agentes funerarios vivem bem á conta da morte de terceiros e não vejo nenhum com remorsos por causa disso.. ...portanto é claro que os azares dos outros tambem contribuem para que eu viva razoavelmente bem..o chato é quando acontecem por não aceitarem conselhos que os poderiam prevenir..

afinal dá para colocar outra..tem a ver com o tamanho dos ficheiros..
SUNP0004.JPG
SUNP0004.JPG (0 Bytes) Visto 11198 vezes
abraços
[***************]

Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ....

cronologia do episodio (segundo o que creio ter teoricamente acontecido) :

os tubos de injectores são comparativamente finos e extensos com os restantes elementos do sistema de injecção..

as agulhas dos injectores são bastante mais finas e o seu mecanismo bastante sensivel..

depois de desmontados (este tipo de injector não é desarmavel) 3 dos 4 injectores estavam "presos"..curiosamente apenas o do 3º cilindro funcionava..mal mas funcionava..curiosamente porque é o unico que incorpora um dispositivo electronico..

o que deverá ter acontecido :

durante a noite por acção conjunta da temperatura ter baixado muito..o carro "vive" em quarteira..elevada concentração de ov de não muito boa qualidade..avaliada pela presença de acção acida nos componentes..o ov dever-se-á ter tornado demasiado espesso para uma boa operação do sistema..resultado..a bi tentou atingir a pressão de abertura dos injectores..estes..ou por obstrução nos tubos ou neles proprios..não abriram..a bomba entrou em sobreesforço..sendo o veio que liga a bomba de transferencia á bomba de pressão um dos pontos frageis..á semelhança do que acontece com o veio de transmissão que liga a caixa de velocidades ao diferencial da maioria dos camiões..não aguentou o esforço e partiu dada a rotação..elevação de pressão no seu interior e o torque (fornecido pelo motor de arranque 1º e com o carro a ser rebocado depois) a que a bi estava a ser sujeita..

conclusão..sem um aquecimento prévio da bi e dos tubos de injecção..este é o risco que qualquer bi corre com este tipo de percentagem de ov..cerca de 80%..e de nada lhe valeu ser uma das mais robustas bosch..

abraços
[***************]

pinto
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por pinto »

fernando explique-me uma situação,um user que já abandonou o fórum,chegou a dizer que por muitas vezes em viagens longas,já depois do carro estar quente costumava usar percentagens perto dos 100%.será que essa pessoa sua conhecida tivesse esta atitude evitava a situação?
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl

Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

pinto..eu no inicio (1991/2) de enveredar pela utilização de ov como combustivel no r21 2.1td fazia isso..em viagens longas..calculando a distancia e o consumo..ou seja arrancava com muito pouco gasoleo..assim que o motor estava quente enfiava um pouco menos de ov que o necessario para a viagem e antes do seu terminus..já com muito pouco combustivel no deposito abastecia de gasoleo..era incomodo e sobretudo nefasto..mais tarde vim-me a aperceber de qual a razão de ter de trocar tantas vezes os bicos dos injectores..(o que na época e nesses carros..apesar do sistema ser bosch ve..já de sim acontecia com alguma frequencia mesmo com utilização exclusiva de gasoleo)..

evolui para um esquema de 2 depositos..o principal com ov a cerca de 80%++ou-15% de gasoleo e o restante gasolina (de notar que sempre adicionei gasolina ao gasoleo)..e um outro deposito na bacia do motor que levava +ou- 8 litros de gasoleo e o equivalente a uma garrafita de agua de gasolina 0,2 de gasolina..a melhoria que obtive foi a de ter deixado de ter de fazer tantos calculos..que bastas vezes saiam furados porque por imperativos familiares muitas vezes a viagem tinha de ser interrompida para se reiniciar passadas uma ou duas horas..o processo neste caso impunha abrir o capot quando o motor já estava quente..trocar o tubo que vai ao filtro..e antes de terminar a viagem..parar..abrir o capot para destrocar o tubo que vai ao filtro..caricato era ver um r21 a ser tantas vezes abastecido de gasoleo pelo capot..

no entanto o problema dos injectores subsistia..até que cheguei ao patamar que atingi..sistema monotanque da forma que tambem por aqui já descrevi..tendo alcançado assim a isenção de problemas técnicos e incomodos pessoais..

é por isso que considero essencial..mesmo num sistema bi-tanque..o aquecimento dos tubos dos injectores..pois a partir de 70% de ov mesmo com o motor já quente a temperatura da mistura nos tubos e injectores é insuficiente para lhe conferir caracteristicas semelhantes ás do gasoleo..

abraços
[***************]

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas [***************]:

as fotos ficaram um pouco grandes demais e parecem desfocadas.
na qualidade de seu ajudante informático indico-lhe o software irfanview, que é um software para edição de imagens.

dá para redimensionar tamanhos de fotos, além de vários outros recursos. é gratuito e está na web, via google você acha fácil.

sucesso e continue nas postagens de fotos. uma foto vale por 3.000 palavras.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ..

kaefer..grato pela já habitual disponibilidade..vou tentar tratar as fotos com esse programa..mas estão no pc da oficina e a maquina fotografica que lá tenho é algo limitada..a focagem é automatica mas está limitada a uma distancia minima de 1,7 metros até ao infinito...claro que a peça se fosse fotografada a 1,7 m mal se veria..tentei varias distancias..logo se verá..mas na 1º foto apesar de desfocada dá para ver a ponta do veio partida..

abraços
[***************]

pinto
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por pinto »

obrigado pela explicação fernando.a pergunta que lhe fiz foi porque faço 4 viagens a sines todos os meses,e se pude-se fazer as viagens,com no máximo uns 80%,mas visto a sua explicação tenho receio de exprimentar devido aos bicos dos injectores.não sei se se lembra de um permutador que o flamingo fez há uns meses atrás,eu fiquei com ele.o flamingo decidiu fazer outro,e eu fiquei com o "velho".de momento ando a rondar os 45% de óvu,a indicação que ele me deu,e eu confio plenamente,poderia por mais um pouco,mas também é me difícil arranjar mais óvu.o permutador assim que aquece,ao fim de 4 a 5 minutos,é completamente impossível ter lá a mão,pois aquece e muito.e devido ao permutador aquecer tanto,lembrei-me de nas minhas viagens e ao fim de uns bons kms usar umas percentagens de perto dos 80%,mas acontecer-me o mesmo que aconteceu ao seu conhecido...
bem grande artimanha no seu r 21 dava um pouco de trabalho,mas lá se desenrascava.abraço.
tenho que criar um tópico no diário de bordo para "contar a história" do meu corsa.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

[***************] Escreveu:...

é por isso que considero essencial..mesmo num sistema bi-tanque..o aquecimento dos tubos dos injectores..pois a partir de 70% de ov mesmo com o motor já quente a temperatura da mistura nos tubos e injectores é insuficiente para lhe conferir caracteristicas semelhantes ás do gasoleo..

abraços
[***************]

caro fernando, aí está uma coisa que sempre me fêz alguma confusão, a temperatura dos tubos de injeção e injectores ser insuficiente.

no meu ínicio ao ovd, como precaução, medi a temperatura dos meus dois carros e em ambos, à temperatura normal de funcionamento, mediam > 80º ( medição a laser do exterior da tubagem ).

isso me fez ficar mais seguro, especialmente no caso do corolla, pois atinge rapidamente a temperatura normal.

será que em outros motores isso não acontece ? ou seja, deconhecia que noutros motores, as temperaturas do sistema de injeção fossem mais baixas.
Sócio nº 37

antonio47
Membro
Membro
Registado: sexta abr 04, 2008 7:17 pm

Mensagem por antonio47 »

e em vez de gasolina se for acetona (em menor percentagem) não se obtem melhores resultados?
obrigado
antónio

Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

tractorp...

para uma optima atomização do ov pelos injectores o ov terá de chegar a eles..para uma concentração de 80-90% de ov..no minimo a 115º..dada a dissipação de temperatura que ocorre por diversos factores o termo-contacto de control de temperatura deverá estar calibrado para cerca de 135º..se os tais 80-90º de temperatura que atingem fossem suficientes não me teria dado ao trabalho de estudar e aplicar as resistencias nos tubos de injecção..

poderás verificar isso mesmo recorrendo a um aparelho de calibre e testes de injectores..e facilmente concluirás que nessa concentração e temperatura a mistura não é atomizada convenientemente..antes pelo contrario..

abraços
[***************]

Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

antonio 47...

soe dizer-se que em equipa vencedora não se mexe..não quero com isto dizer que seja contra quaisquer inovações..mas dado o custo da acetona..os efeitos que só o odor desta me provoca..detesto aquele odor..não sei qual a percentagem que deveria adicionar..já que tendo tão facil acesso a uns litros de gasolina..nunca ponderei a sua utilização..outra coisa..a acetona não é muito mais volatil que a gasolina ?..acho que sim..e nesse caso..

abraços
[***************]

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

obrigado pela informação, assim é mais uma coisa a ver no kit que irei montar para o aumento da percentagem, já que só uso os 50-30% de ovd, mas sei que tenho de instalar um kit fiavel para ir além disso com segurança.

outro aspecto positivo é o de não haver retorno ao depósito, já que nos meus toyotas o retorno volta à bi.

abraços

Sócio nº 37

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”