a primeira vez que uso o forum para colocar uma dúvida, espero que alguém possa ajudar:
hoje enviei o trabalho prático cp_10, para pq_rccte à adene.
no trabalho constatei uma coisa estranha, que já me tinham informado antes.
se trabalharmos o desempenho energético do lado da componente energética de aqs podemos facilmente atingir o nível máximo de classificação energética (a+)
para resolver a questão de aqs, basta melhorar o desempenho do sistema de apoio ao painel solar, fazer captação de energia renovável para complementar o apoio de aqs, e depois se ainda for necessário adicionar um multi split de prestações melhoradas.
e com isto o caso de uma fracção autónuma que mal verificava o rccte passa a ser da classe a+
será que é essa a postura técnica a retirar-se de um regulamento tão importante com o recentíssimo rccte
não percebo para quê tanta restrição se depois se cai nestes disparates regulamentares.
a dúvida
se tiver uma captação para micro produção fotovoltaica, o valor da energia injectada na rede deve ser considerado em rsece
onde o posso utilizar para melhorar o desempenho energético da fracção autónoma
é esta a forma de apoio que se dá para que a população auxilie a cumprir os objectivos de captação fotovoltaica
qual o preço razoável por metro quadrado para painel de células de sílicio (kit completo):?:
bem-haja
Certificação energética de edifícios
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta jul 17, 2008 10:35 pm
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Re: Certificação energética de edifícios
uma unidade de microprodução fotovoltaica de 3,68 kw pode custar cerca de 19.000 € (21.300 € c/ iva), e ocupar 30 m2 aproximadamente.postocad Escreveu:qual o preço razoável por metro quadrado para painel de células de sílicio (kit completo):?:
DJGH
-
agradeço a resposta
mas pelo que tenho sido informados estão a ser desenvolvidas tecnologias que preveêm uma redução do custo de investimento.
também sei que pelo actual srm o sistema seria autosustentável no final do 6º ano, mas ainda parece um investimento com dificuldade no que toca à aquisição inicial.
será de prever uma alteração às actuais regras?
mas pelo que tenho sido informados estão a ser desenvolvidas tecnologias que preveêm uma redução do custo de investimento.
também sei que pelo actual srm o sistema seria autosustentável no final do 6º ano, mas ainda parece um investimento com dificuldade no que toca à aquisição inicial.
será de prever uma alteração às actuais regras?
-
- Membro Platinium
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
este assunto já está a ser tratado aqui: viewtopic.php?f=29&t=6114&p=48603&hilit=certifica%c3%a7%c3%a3o+energ%c3%a9tica+de+edif%c3%adcios#p48603
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Silver
- Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
n, é utilizado no rccte (considera-se energia exportada para o exterior)postocad Escreveu: se tiver uma captação para micro produção fotovoltaica, o valor da energia injectada na rede deve ser considerado em rsece
-
eu também pensava assim. mas ao que parece a adene nesta altura equaciona a reformulação do processo de cálculo para incluir as microgerações na certificação energética das fracções autónomas.
esperemos para ver ...
esperemos para ver ...
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa