bem esta coisa de andar a mexer em sites de madrugada ás vezes dá erros.
o formulário de cálculo existente na pagina http://www.electronica-pt.com/index.php ... iew/17/29/
estava realmente incorrecto e já se encontra rectificado. para que não fiquem dúvidas a fórmula de cálculo utilizada foi a seguinte (já era, mas devia estar a dormir nesse dia).
p = pdens x area x rend
pdens= potência em função da velocidade e da densidade do ar = (rho x vel^3)/2
rho=densidade do ar
vel=velocidade do vento em metros por segundo
area = pi x r^2
pi=3,1416...
r=raio da turbina
rend= rendimento mecânico efectivo cp
os valores de potência anual e mensal não podem ser calculados de forma eficaz, noto pelo vosso tópico que existe alguma dúvida nesse aspecto, também devido à falta de indicação junto ao formulário de calculo que coloquei no site.
basicamente, pretendi que de uma forma rápida se possa ter a noção dos valores produzidos.
ora, basicamente são considerados valores absolutos, é calculada a potencia anual se eventualmente existir uma constante, o que é impossível, para isso usei, como referiram neste tópico, o número de horas anuais 8760, e o valor mensal o valor total a dividir pelos 12 meses.
desde já as minhas desculpas pela perda de tempo que possam ter perdido por causa de cálculos de multiplicar nocturnos errados que coloquei.
não quero deixar de dar os parabéns aos responsáveis por este fórum (xi... tá melhor que o meu) e fiquem à vontade para solicitar seja o que for nesta ou em alguma área de electrónica.
Como calcular a nenergía produziva!
-
- Membro
- Registado: terça set 25, 2007 6:21 am
-
- Membro Silver
- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Re: Como calcular a nenergía produziva!
muitos parabéns pelo seu site, visito-o mtas vezes, cinco estrelas.
ainda bem já procedeu á correcção aqui a “malta” deve utilizar muito aquela óptima ferramenta e restante informação do site.
continuação do bom trabalho até aqui desenvolvido.
ainda bem já procedeu á correcção aqui a “malta” deve utilizar muito aquela óptima ferramenta e restante informação do site.
continuação do bom trabalho até aqui desenvolvido.
-
- Membro
- Registado: quinta ago 14, 2008 9:09 pm
boasbitpt Escreveu:bem esta coisa de andar a mexer em sites de madrugada ás vezes dá erros.
o formulário de cálculo existente na pagina http://www.electronica-pt.com/index.php ... iew/17/29/
estava realmente incorrecto e já se encontra rectificado. para que não fiquem dúvidas a fórmula de cálculo utilizada foi a seguinte (já era, mas devia estar a dormir nesse dia).
p = pdens x area x rend
pdens= potência em função da velocidade e da densidade do ar = (rho x vel^3)/2
rho=densidade do ar
vel=velocidade do vento em metros por segundo
area = pi x r^2
pi=3,1416...
r=raio da turbina
rend= rendimento mecânico efectivo cp
os valores de potência anual e mensal não podem ser calculados de forma eficaz, noto pelo vosso tópico que existe alguma dúvida nesse aspecto, também devido à falta de indicação junto ao formulário de calculo que coloquei no site.
basicamente, pretendi que de uma forma rápida se possa ter a noção dos valores produzidos.
ora, basicamente são considerados valores absolutos, é calculada a potencia anual se eventualmente existir uma constante, o que é impossível, para isso usei, como referiram neste tópico, o número de horas anuais 8760, e o valor mensal o valor total a dividir pelos 12 meses.
desde já as minhas desculpas pela perda de tempo que possam ter perdido por causa de cálculos de multiplicar nocturnos errados que coloquei.
não quero deixar de dar os parabéns aos responsáveis por este fórum (xi... tá melhor que o meu) e fiquem à vontade para solicitar seja o que for nesta ou em alguma área de electrónica.
permitam-me discordar da formula apresentada para o cálculo da potência, nomeadamente da multiplicação pelo rendimento mecânico (ou da converão eólico-mecânica). não se pode depreciar uma potência elétrica com base num rendimento mecânico.
a formula correcta já foi apresentada por um dos administradores noutro post:
pdisp= 1/2 * p * a * v^3 [w]
onde:
pdisp:poência disponivel em função da velocidade do vento
p:massa especifica do ara para condições de pressão e temperaturas normais - 1,225 kg/m^3
a: secçao plana transversal do rotor da turbina - m^2
v: velocidade do vento - m/s
para o cáculo da energia já foram apresentadas boas ideias. apesar e faltar algum rigor, julgo que o importante para o que se pretende é um boa aproximação.
cumprimentos
-
- Membro
- Registado: terça set 25, 2007 6:21 am
ou seja, pelo que percebi uma turbina com 4 pás, 2 pás, 6 pás, a energia produzida é sempre a mesma porque o rendimento não entra em linha de conta. a fórmula utilizada pretende dar uma valor aproximado de quanto uma turbina com determinada dimensão pode produzir, se o rendimento não for colocado, a produção da turbina é igual tenha uma pá ou 6 pás, basta para isso ter uma pá e pronto o valor é sempre igual porque tem 10 metros ou 20 metros, na realidade não é assim, nem o pode ser.
a formula que está a ser usada que para melhor compreensão foi transposta por blocos.
nenhum cálculo pode ser usado como valor absoluto, existem muitas variáveis, tsr das pás etc etc.
é apenas um método de calcular um valor para que se tenha a noção, agora a fórmula utilizada é a mesma que utilizou que é a mais próxima do resultado real.
o rendimento mecânico aproveitável é directamente proporcional à energia eléctrica aproveitável, ou seja, sem o rendimento mecânico a turbina teria um rendimento de 100% o que não é assim. inicialmente foi colocado a formula com aproveitamento máximo, por experimentação verificou-se que o rendimento das pás reduz a energia produzida.
a próxima etapa é colocar nessa fórmula, de uma forma prática, o tsr das pás, porque o rendimento absoluto não é linear, ou seja, o rendimento de uma turbina varia se a velocidade do vento variar. se a velocidade das pás for constante (complicado para pequenos sistemas) o rendimento é igual.
a formula que está a ser usada que para melhor compreensão foi transposta por blocos.
nenhum cálculo pode ser usado como valor absoluto, existem muitas variáveis, tsr das pás etc etc.
é apenas um método de calcular um valor para que se tenha a noção, agora a fórmula utilizada é a mesma que utilizou que é a mais próxima do resultado real.
o rendimento mecânico aproveitável é directamente proporcional à energia eléctrica aproveitável, ou seja, sem o rendimento mecânico a turbina teria um rendimento de 100% o que não é assim. inicialmente foi colocado a formula com aproveitamento máximo, por experimentação verificou-se que o rendimento das pás reduz a energia produzida.
a próxima etapa é colocar nessa fórmula, de uma forma prática, o tsr das pás, porque o rendimento absoluto não é linear, ou seja, o rendimento de uma turbina varia se a velocidade do vento variar. se a velocidade das pás for constante (complicado para pequenos sistemas) o rendimento é igual.
-
- Membro Silver
pois de facto é extremamente difícil chegar-se a alguma conclusão.
em seguida uma tabela de um fabricante que está referenciado em:
http://www.gamesa.es/files/documentos%2 ... ellano.pdf
através dessa escala pode-se concluí o seguinte:
d. ar v.v area c.p. kw
1,225 0,5 6 7850 0,32 332,34
1,225 0,5 7 7850 0,33 544,23
1,225 0,5 8 7850 0,34 837
1,225 0,5 9 7850 0,33 1156,7
1,225 0,5 10 7850 0,32 1538,6
1,225 0,5 11 7850 0,28 1791,9
1,225 0,5 12 7850 0,233 1935,9
1,225 0,5 13 7850 0,187 1975,4
1,225 0,5 14 7850 0,151 1992,2
1,225 0,5 15 7850 0,123 1996
1,225 0,5 16 7850 0,1 1969,4
1,225 0,5 17 7850 0,085 2007,9
conforme se pode verificar o c.p. diminui a partir dos 32% até atingir o mínimo de 8,5% aos 17 m/seg. que atinge o máximo de produção neste caso 2 mw. dessa leitura já tenho várias vezes afirmado que a eficiência de produção está relacionada com os condicionalismos da produção directa de enegia electrica, hertz/rotações, ao que já me corrigiram argumentando, e bem, que conforme a velocidade do vento aumenta o c.p diminui, embora continue a achar muito.
resumindo, uma vez que os fabricantes anunciam sempre a potência máxima, devia-mos na melhor das hipóteses considerar o c.p. de 0.23 e a velocidade do vento de 12 m/seg., embora existam divergências entre modelos e fabricantes.
em seguida uma tabela de um fabricante que está referenciado em:
http://www.gamesa.es/files/documentos%2 ... ellano.pdf
através dessa escala pode-se concluí o seguinte:
d. ar v.v area c.p. kw
1,225 0,5 6 7850 0,32 332,34
1,225 0,5 7 7850 0,33 544,23
1,225 0,5 8 7850 0,34 837
1,225 0,5 9 7850 0,33 1156,7
1,225 0,5 10 7850 0,32 1538,6
1,225 0,5 11 7850 0,28 1791,9
1,225 0,5 12 7850 0,233 1935,9
1,225 0,5 13 7850 0,187 1975,4
1,225 0,5 14 7850 0,151 1992,2
1,225 0,5 15 7850 0,123 1996
1,225 0,5 16 7850 0,1 1969,4
1,225 0,5 17 7850 0,085 2007,9
conforme se pode verificar o c.p. diminui a partir dos 32% até atingir o mínimo de 8,5% aos 17 m/seg. que atinge o máximo de produção neste caso 2 mw. dessa leitura já tenho várias vezes afirmado que a eficiência de produção está relacionada com os condicionalismos da produção directa de enegia electrica, hertz/rotações, ao que já me corrigiram argumentando, e bem, que conforme a velocidade do vento aumenta o c.p diminui, embora continue a achar muito.
resumindo, uma vez que os fabricantes anunciam sempre a potência máxima, devia-mos na melhor das hipóteses considerar o c.p. de 0.23 e a velocidade do vento de 12 m/seg., embora existam divergências entre modelos e fabricantes.
-
- Membro Silver
bolas, ando sempre correr, na maior parte das vezes nem tenho tempo de corrigir porque já acabou os 15 minutos de reedição. e o teclado tem as pilhas a falharem, então as letras não aparecem(héhéhé - tenho de mudar as pilhas, recarregaveis claro)...
no prost anterior onde se lê condicionalismos mecânicos deve-se ler condicionalismos da produção directa de enegia electrica, hertz/rotações.
desculpem.
no prost anterior onde se lê condicionalismos mecânicos deve-se ler condicionalismos da produção directa de enegia electrica, hertz/rotações.
desculpem.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
caro fernando pereira:
já fiz a modificação no seu post, para que a informação não ficasse fracionada.
verifique se ficou como deveria.
sei que o prazo para edição é curto, mas é uma determinação da direcção do forum. para resolver problemas de correção nos posts, passados os 15 minutos, envie-me pm, com o texto completo que deveria ficar e o link do post, que copio tudo e colo no local de sua preferência.
com isso mantemos a informação sem fracionamentos e mantemos em vigor as regras dessa casa, quanto ao tempo para edição. tema esse que já foi longamente debatido e explicado as razões e necessidades lá na seção de regras e suporte técnico.
sds
luciano
já fiz a modificação no seu post, para que a informação não ficasse fracionada.
verifique se ficou como deveria.
sei que o prazo para edição é curto, mas é uma determinação da direcção do forum. para resolver problemas de correção nos posts, passados os 15 minutos, envie-me pm, com o texto completo que deveria ficar e o link do post, que copio tudo e colo no local de sua preferência.
com isso mantemos a informação sem fracionamentos e mantemos em vigor as regras dessa casa, quanto ao tempo para edição. tema esse que já foi longamente debatido e explicado as razões e necessidades lá na seção de regras e suporte técnico.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.