Como é processado o lixo organico em Portugal?

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Como é processado o lixo organico em Portugal?

Mensagem por Mistura-Fina »

prezados amigos de portugal

obrigado pela ajuda p/ compreender a seguinte pergunta:

como sao processados os residuos organicos urbanos, solidos ou liquidos, em portugal?

queima-se o lixo? enterra-se o lixo em aterros sanitarios como no brasil? biodigestores?

obrigado pelas respostas!
Faça o bem sem olhar a quem.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como é processado o lixo organico em Portugal?

Mensagem por orbis »

um bocado de tudo isso mais recolha selectiva e reciclagem.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Como é processado o lixo organico em Portugal?

Mensagem por jeanuc »

como orbis disse um pouco de tudo.
sei que vendem composto feito de lixo, mas é muito mau. uma vez encontrei uma agulha nesse composto.
as plantas não se queixaram, os trabalhadores é que iam fazendo greve....


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Como é processado o lixo organico em Portugal?

Mensagem por Mónica »

bom dia,

fiz, aqui há tempos, um workshop de compostagem, dado pela lipor (já agora, mistura-fina, se for ao site deles, penso que tem muita informação acerca do que se faz http://www.lipor.pt/) e uma das coisas que explicaram foi a questão do composto: antes (isto é um pouco nojento ) lá, havia pessoas cujo trabalho era abrir manualmente os sacos de lixo e retirar a parte orgânica, que era processada (era feita compostagem industrial), e o composto era vendido. devido ao "processo" manual, por vezes acontecia de irem pedaços de matéria não orgânica, até perigosos como essa agulha que fala, ou vidro.
agora não é assim (pelo menos na lipor): eles fazem recolha de "verdes" (seleccionada, uma vez por semana (fazem na minha zona, mesmo porque é proibido colocar os restos dos jardins no lixo normal...), e têm recolha nos eco-centros, e também em algumas empresas, se se "inscrevem". têm também um projecto piloto (penso que em espinho) de um ponto castanho, nos eco-pontos, para os resíduos orgânicos.
bem, o que importa é que, neste momento a "matéria-prima" do composto feito por eles é obtida de forma diferente, por isso é pouco provável encontrar lá objectos perigosos.
sei que na lipor se faz recolha seleccionada (além das básicas: embalagens, papel, vidro e pilhas; de roupa (que é lavada e entregue a instituições), electrodomésticos (que são desmantelados manualmente por eles e reciclados ou reutilizados), e resíduos orgânicos (os tais que são usados no composto), e ainda de resíduos de obras (sobretudo de demolição).
sei que há uma nova lei, que vai obrigar à reciclagem dos resíduos de obras (altamente poluentes) e existem inclusive planos para que estes resíduos sejam entregues às cimenteiras, para que possam ser incorporados nos seus produtos... vamos ver...
sei que na lipor, tirando os períodos de limpeza da "fábrica" (filtros, etc), todo o lixo não diferenciado é incinerado e depois as cinzas colocadas em aterros... que, depois de esgotados, passam por um período de estabilização de cerca de 10 anos (sobretudo por causa dos gazes que sobem da terra...) e estão agora a transforma-los em parques públicos, como é o caso do parque de avioso, na maia http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente ... o-s-pedro/
cumprimentos

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como é processado o lixo organico em Portugal?

Mensagem por orbis »

e acrescento que a incineração é usada para produzir electricidade.


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Como é processado o lixo organico em Portugal?

Mensagem por Mónica »

por acaso, depois de enviar lembrei-me disso

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”