Fiat 126 electrico
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Re: Fiat 126 electrico
e não se esqueçam de deixar o diferencial....
nalguns carros aquilo é tudo muito dois em um !
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Re: Fiat 126 electrico
joaquim de lisboa
o ideal seria mesmo tirá-lo também, assim o preço de 2 motores a aplicar 1 em cada roda e um controlador que fizesse electricamente as funções do diferencial e...era uma vez! o seu rendimento não é nada bom! tudo a electrões!:idea:
o ideal seria mesmo tirá-lo também, assim o preço de 2 motores a aplicar 1 em cada roda e um controlador que fizesse electricamente as funções do diferencial e...era uma vez! o seu rendimento não é nada bom! tudo a electrões!:idea:
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
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Re: Fiat 126 electrico
boas
e como fazem o sistema de travagem funcionar
uma vez que o servofrei funciona a vaco
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Re: Fiat 126 electrico
vivam ...
no caso de um sistema de travões classico assistido por servo-freio a solução é simples..uma correia a accionar a bomba de vacuo..exactamente como num veiculo a ci..
abraços
[***************]
no caso de um sistema de travões classico assistido por servo-freio a solução é simples..uma correia a accionar a bomba de vacuo..exactamente como num veiculo a ci..
abraços
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Re: Fiat 126 electrico
boas,[***************] Escreveu:vivam ...
no caso de um sistema de travões classico assistido por servo-freio a solução é simples..uma correia a accionar a bomba de vacuo..exactamente como num veiculo a ci..
abraços
[***************]
outro maneira de criar um sistema de vacuo para os travões é através de uma bomba de vacuo electrica, como ja foi referido nuns posts atrás, e podes ver aqui
para o tozerrvm:
antes de mais, quero dar os parabéns pelo excelente projecto/trabalho que fez, e por ter colocado toda a informação no forum.
as duvidas:
- o carro tem algum tipo de segurança, ou seja, alarme ou imobilizador(penso que este ultimo não visto ser um carro antigo...)? ou é apenas dar a chave?
- a caixa aguenta bem as imensas rpm's do motor electrico? a longo prazo é fiavel?
- vi que manteve os lugares traseiros, o carro com a ocupação toda consegue andar?
- e por ultimo, chegou a equacionar a hipótese de colocar as baterias no lugar do depósito de gasolina, e assim baixar o centro de massa e deixar mais espaço dentro do carro, ou mesmo aumentar a autonomia?
desculpe estas imensas perguntas, mas ando muito curioso com este tipo de carros, e que não sabe a curto prazo também converta um carro a ci em ev.
cumprimentos.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
a rotação do motor não é maior que a do original.
teoricamente vai aguentar com 4 pessoas , a potencia é muito proxima da original.
o carro tem alarme.
espero que sim que possa converter tambem um...
obrigado a todos
boas,
outro maneira de criar um sistema de vacuo para os travões é através de uma bomba de vacuo electrica, como ja foi referido nuns posts atrás, e podes ver aqui
para o tozerrvm:
antes de mais, quero dar os parabéns pelo excelente projecto/trabalho que fez, e por ter colocado toda a informação no forum.
as duvidas:
- o carro tem algum tipo de segurança, ou seja, alarme ou imobilizador(penso que este ultimo não visto ser um carro antigo...)? ou é apenas dar a chave?
- a caixa aguenta bem as imensas rpm's do motor electrico? a longo prazo é fiavel?
- vi que manteve os lugares traseiros, o carro com a ocupação toda consegue andar?
- e por ultimo, chegou a equacionar a hipótese de colocar as baterias no lugar do depósito de gasolina, e assim baixar o centro de massa e deixar mais espaço dentro do carro, ou mesmo aumentar a autonomia?
desculpe estas imensas perguntas, mas ando muito curioso com este tipo de carros, e que não sabe a curto prazo também converta um carro a ci em ev.
cumprimentos. [/quote]
teoricamente vai aguentar com 4 pessoas , a potencia é muito proxima da original.
o carro tem alarme.
espero que sim que possa converter tambem um...
obrigado a todos
boas,
outro maneira de criar um sistema de vacuo para os travões é através de uma bomba de vacuo electrica, como ja foi referido nuns posts atrás, e podes ver aqui
para o tozerrvm:
antes de mais, quero dar os parabéns pelo excelente projecto/trabalho que fez, e por ter colocado toda a informação no forum.
as duvidas:
- o carro tem algum tipo de segurança, ou seja, alarme ou imobilizador(penso que este ultimo não visto ser um carro antigo...)? ou é apenas dar a chave?
- a caixa aguenta bem as imensas rpm's do motor electrico? a longo prazo é fiavel?
- vi que manteve os lugares traseiros, o carro com a ocupação toda consegue andar?
- e por ultimo, chegou a equacionar a hipótese de colocar as baterias no lugar do depósito de gasolina, e assim baixar o centro de massa e deixar mais espaço dentro do carro, ou mesmo aumentar a autonomia?
desculpe estas imensas perguntas, mas ando muito curioso com este tipo de carros, e que não sabe a curto prazo também converta um carro a ci em ev.
cumprimentos. [/quote]
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Re: Fiat 126 electrico
boas,
grande projecto, parabéns pela iniciativa!
a parte burocratica deve ser o pior, como habitual...
espero que corra tudo bem, no fundo estás a desbravar caminho para que outros possam fazer o mesmo, mas com alguma noção do que podem enfrentar.
cumprimentos e boas curvas!
grande projecto, parabéns pela iniciativa!
a parte burocratica deve ser o pior, como habitual...
espero que corra tudo bem, no fundo estás a desbravar caminho para que outros possam fazer o mesmo, mas com alguma noção do que podem enfrentar.
cumprimentos e boas curvas!
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Re: Fiat 126 electrico
agora que cheguei ao fim de ler este tópico que se revelou pequeno apesar de ter 19 páginas, quero também deixar os meus parabens.
fiquei super entusiasmado quando vi a reportagem na sic.
se não se importa, gostava que me explica-se uma questão que foi colocada anteriormente, mas não consegui ficar totalmente esclarecido.
disse que para fazer a troca de mundanças, bastava desacelerar e trocar a mudança, mas como isso é possivel sem embraiagem?
uma vez que o carro está em andamento, logo os carreto da caixa todos eles estão em movimento, deveriam arranhar, certo?
fiquei super entusiasmado quando vi a reportagem na sic.
se não se importa, gostava que me explica-se uma questão que foi colocada anteriormente, mas não consegui ficar totalmente esclarecido.
disse que para fazer a troca de mundanças, bastava desacelerar e trocar a mudança, mas como isso é possivel sem embraiagem?
uma vez que o carro está em andamento, logo os carreto da caixa todos eles estão em movimento, deveriam arranhar, certo?
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Re: Fiat 126 electrico
eu tento explicar, um motor eléctrico sem alimentação roda livremente, esperimente isso num motor qualquer, então se roda livremente as mudanças entram na boa porque ele não oferece qualquer atrito/esforço ao veio da caixa, portanto quando desacelera o motor fica livre. o mesmo não acontece com um motor de combustão que além de não ficar livre quando se desacelera também não convém parar. ou seja num motor ci podemos utiliza-lo nas descidas para "segurar" o carro, o mesmo não acontece com este carro.andremeira Escreveu:agora que cheguei ao fim de ler este tópico que se revelou pequeno apesar de ter 19 páginas, quero também deixar os meus parabens.
fiquei super entusiasmado quando vi a reportagem na sic.
se não se importa, gostava que me explica-se uma questão que foi colocada anteriormente, mas não consegui ficar totalmente esclarecido.
disse que para fazer a troca de mundanças, bastava desacelerar e trocar a mudança, mas como isso é possivel sem embraiagem?
uma vez que o carro está em andamento, logo os carreto da caixa todos eles estão em movimento, deveriam arranhar, certo?
espero ter sido
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Re: Fiat 126 electrico
caixa de velocidades nunca foi o meu forte, apesar de gostar muito de mecánica, terei de estudar melhor para entender melhor o conceito, mas mais ou menos entendi.
quando vi a reportagem tinha ficado a sensação que tenha tirado a caixa, algo que achei muito estranho, mas agora vi que não e que mantém a caixa.
seria impraticável trabalhar sem uma caixa de velocidades.
estou sériamente a pensar criar um ve também, mas queria um maior, e apaixonado como sou pela opel, e pelo modelo corsa, será este a "vitima" a alterar, mas quero algo bem mais potente que o apresentado, no minimo um motor de 55 kw no máximo e o ideal seria um de 100 kw.
logo se verá, a ver se os meus testes resultam.
quando vi a reportagem tinha ficado a sensação que tenha tirado a caixa, algo que achei muito estranho, mas agora vi que não e que mantém a caixa.
seria impraticável trabalhar sem uma caixa de velocidades.
estou sériamente a pensar criar um ve também, mas queria um maior, e apaixonado como sou pela opel, e pelo modelo corsa, será este a "vitima" a alterar, mas quero algo bem mais potente que o apresentado, no minimo um motor de 55 kw no máximo e o ideal seria um de 100 kw.
logo se verá, a ver se os meus testes resultam.
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Re: Fiat 126 electrico
não será impraticável sem caixa, mas terias de ter um motor um pouco mais potente, portanto em vez de por exemplo teres 13kw como o deste fiat terias de ter pra ai de 20kw, por causa dos arranques e subidas.andremeira Escreveu:caixa de velocidades nunca foi o meu forte, apesar de gostar muito de mecánica, terei de estudar melhor para entender melhor o conceito, mas mais ou menos entendi.
quando vi a reportagem tinha ficado a sensação que tenha tirado a caixa, algo que achei muito estranho, mas agora vi que não e que mantém a caixa.
seria impraticável trabalhar sem uma caixa de velocidades.
estou sériamente a pensar criar um ve também, mas queria um maior, e apaixonado como sou pela opel, e pelo modelo corsa, será este a "vitima" a alterar, mas quero algo bem mais potente que o apresentado, no minimo um motor de 55 kw no máximo e o ideal seria um de 100 kw.
logo se verá, a ver se os meus testes resultam.
acho que um motor de 55kw é um pouco exagerado para um corsa, eu também tenho 1 corsa b e assim que os tempos me permitirem vou para um motor na ordem dos 30 kw. com 55kw de motor tens de fazer muitas alterações a nível da mecânica ou senão tens de dar muito pouca "faisca" ao motor para não partires o corsa.
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Re: Fiat 126 electrico
eu falo nessa potência, porque tenho um corsa c, 1.2 com 75 cv, logo 55 kw e por isso queria uma potência identica.
não sei se com o motor eléctrico 55 kw não representará muito mais do que num motor a combustão interna, se calhar para o mesmo efeito um com menos potência fará o mesmo.
mas mesmo assim, não acho 55 kw demais.
quero um carro com o mesmo nivel de performance ao que tenho.
claro que primeiramente e para teste será um corsa a, se resultar, será tudo transferido pro meu carro do dia a dia que é o corsa c. como não me posso dar ao luxo de encontar o carro, tenho de arranjar outro e um corsa a já se encontra quase dado.
não sei se com o motor eléctrico 55 kw não representará muito mais do que num motor a combustão interna, se calhar para o mesmo efeito um com menos potência fará o mesmo.
mas mesmo assim, não acho 55 kw demais.
quero um carro com o mesmo nivel de performance ao que tenho.
claro que primeiramente e para teste será um corsa a, se resultar, será tudo transferido pro meu carro do dia a dia que é o corsa c. como não me posso dar ao luxo de encontar o carro, tenho de arranjar outro e um corsa a já se encontra quase dado.
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Re: Fiat 126 electrico
sim, mas o motor é o menos importante nisso tudo, podes até ter um motor de 100 kw, a potência dele será sempre a que o controlador e as baterias lhe derem, o motor para ter a mesma performance basta o que disse 30kw - 40 kw no máximo, o que me preocupa são mesmo as baterias, e pelas minhas contas com um pack de de 18 kw de litio e com um motor de 30kw conseguia uma boa performance, com velocidade máxima controlada a 130 kmh, com uma condução normal e com uma média de 60-70 kmh, penso que conseguia uma autonomia acima de 160 kms.andremeira Escreveu:eu falo nessa potência, porque tenho um corsa c, 1.2 com 75 cv, logo 55 kw e por isso queria uma potência identica.
não sei se com o motor eléctrico 55 kw não representará muito mais do que num motor a combustão interna, se calhar para o mesmo efeito um com menos potência fará o mesmo.
mas mesmo assim, não acho 55 kw demais.
quero um carro com o mesmo nivel de performance ao que tenho.
claro que primeiramente e para teste será um corsa a, se resultar, será tudo transferido pro meu carro do dia a dia que é o corsa c. como não me posso dar ao luxo de encontar o carro, tenho de arranjar outro e um corsa a já se encontra quase dado.
o peso do pack fica em cerca 190 kilos, portanto penso que não iria haver grande aumento de peso.
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Re: Fiat 126 electrico
mas que torque terá esse motor de 30 kw?
nos classicos 0-100 km/h quanto segundos estariamos a falar.
o meu objectivo é muito claro, ter no minimo a mesma performance que tenho agora ou incrementar.
ou seja, 12/13 segundos dos 0-100 km/h e uma autonomia de pelo menos 500 km.
pode ser dificil, mas vou conseguir
nos classicos 0-100 km/h quanto segundos estariamos a falar.
o meu objectivo é muito claro, ter no minimo a mesma performance que tenho agora ou incrementar.
ou seja, 12/13 segundos dos 0-100 km/h e uma autonomia de pelo menos 500 km.
pode ser dificil, mas vou conseguir
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Re: Fiat 126 electrico
estou a gostar jmal, parece que já tens o projecto engendrado (ou engenhocado) e os valores para que estás a apontar agradam-me. opel também me agrada, é o segundo que tenho e gosto. o primeiro foi um corsa de 3 volumes e agora uma station astra de que gosto imenso. quase 170000km sem problemas (há 3 anos a gpl). aliás, sem atender a outros factores, que desconheço, parece-me que a converter aos electrões a viatura deve ser alemã ou japonesa. pela ordem inversa. são os mais fiáveis mas não sei se os mais fáceis sob o ponto de vista mecânico.
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Re: Fiat 126 electrico
andremeira Escreveu:mas que torque terá esse motor de 30 kw?
nos classicos 0-100 km/h quanto segundos estariamos a falar.
o meu objectivo é muito claro, ter no minimo a mesma performance que tenho agora ou incrementar.
ou seja, 12/13 segundos dos 0-100 km/h e uma autonomia de pelo menos 500 km.
pode ser dificil, mas vou conseguir
http://www.everything-ev.com/15-kw30kw- ... p-461.html
tens este motor por exemplo, pelo gráfico de performance o torque máximo é de 150 nm quando ás 1733 rpm, estive a ver no site da opel, o corsa 1.2 tem 80 cv ou 59 kw, e tem 110 nm ás 4000 rpm / 4 (cilindros) = 1000 rpm (dividi 4000 rpm por 4 para obter a rotação no veio do motor) .
portanto motor tens mais que suficiente, agora precisas de controlador e baterias para ele, mas para teres 500 km, que acho exagerado, a não ser que faças viagens constantes de 200 kms, mas para este motor as baterias necessárias para teres 500 km de autonomia não te cabem no carro, aconselho-te a elaborar um projecto em que tenhas metade dessa autonomia e com um gerador a bordo para estender a autonomia até as células de combustível aparecerem, depois podes ter milhares de quilómetros de autonomia.
quanto aos arranques, se utilizares este motor ao máximo penso que consegues reduzir 3-4 segundos a esse numero.
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Re: Fiat 126 electrico
é também bom lembrar que os motores eléctricos atingem os seus binários e velocidades máximos logo no arranque ao contrário dos motores de combustão interna que só os atingem ao fim de algum tempo, quando atingem as velocidades adequadas e variáveis de motor para motor.
daí que nos automóveis seja usual indicar o binário e a rotação a que o mesmo é atingido. por ex: binário máx ás 3500 rpm.
embora nos motores eléctricos seja necessário contar com a acção do controlador que limita o binário e velocidade a um valor mais adequado á aceleração progressiva e menos violenta e limita os picos da corrente de arranque.
saudações
daí que nos automóveis seja usual indicar o binário e a rotação a que o mesmo é atingido. por ex: binário máx ás 3500 rpm.
embora nos motores eléctricos seja necessário contar com a acção do controlador que limita o binário e velocidade a um valor mais adequado á aceleração progressiva e menos violenta e limita os picos da corrente de arranque.
saudações
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Re: Fiat 126 electrico
ora nem mais.ajosemor Escreveu:é também bom lembrar que os motores eléctricos atingem os seus binários e velocidades máximos logo no arranque ao contrário dos motores de combustão interna que só os atingem ao fim de algum tempo, quando atingem as velocidades adequadas e variáveis de motor para motor.
daí que nos automóveis seja usual indicar o binário e a rotação a que o mesmo é atingido. por ex: binário máx ás 3500 rpm.
embora nos motores eléctricos seja necessário contar com a acção do controlador que limita o binário e velocidade a um valor mais adequado á aceleração progressiva e menos violenta e limita os picos da corrente de arranque.
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Re: Fiat 126 electrico
possível é... só depende de quantos €s tens pa gastar!andremeira Escreveu:ou seja, 12/13 segundos dos 0-100 km/h e uma autonomia de pelo menos 500 km.
pode ser dificil, mas vou conseguir
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
estou a gostar...parece que a doença veio para ficar e não vai ter cura
amanha espero ter boas ou más noticias para todos nós.
atenção a uma coisa que vai provavelmente ser "obrigatoria" que será a travagem regenerativa, isto porque o motor vai ter que ajudar a travar o carro.
o teste de travagem será feito com o pesso equivalente ao nº de ocupantes mais o pesso extra das baterias, no meu caso sao 300kg de ocupantes e mais 100kg extra de baterias, isto quer dizer que o carro que tinha 580kg de origem é testado com 980kg e mesmo assim tem que cumprir uma desaceleracao minima.
amanha já devo ter novidades.
amanha espero ter boas ou más noticias para todos nós.
atenção a uma coisa que vai provavelmente ser "obrigatoria" que será a travagem regenerativa, isto porque o motor vai ter que ajudar a travar o carro.
o teste de travagem será feito com o pesso equivalente ao nº de ocupantes mais o pesso extra das baterias, no meu caso sao 300kg de ocupantes e mais 100kg extra de baterias, isto quer dizer que o carro que tinha 580kg de origem é testado com 980kg e mesmo assim tem que cumprir uma desaceleracao minima.
amanha já devo ter novidades.