Fiat 126 electrico

Responder

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por joaquimdelisboa »

e não se esqueçam de deixar o diferencial....

nalguns carros aquilo é tudo muito dois em um !

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

joaquim de lisboa

o ideal seria mesmo tirá-lo também, assim o preço de 2 motores a aplicar 1 em cada roda e um controlador que fizesse electricamente as funções do diferencial e...era uma vez! o seu rendimento não é nada bom! tudo a electrões!:idea:
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

nelsonrodrig
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jul 15, 2008 9:55 pm

Mensagem por nelsonrodrig »

boas

e como fazem o sistema de travagem funcionar
uma vez que o servofrei funciona a vaco

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

no caso de um sistema de travões classico assistido por servo-freio a solução é simples..uma correia a accionar a bomba de vacuo..exactamente como num veiculo a ci..

abraços
[***************]

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am

Mensagem por Zerocool »

[***************] Escreveu:vivam ...

no caso de um sistema de travões classico assistido por servo-freio a solução é simples..uma correia a accionar a bomba de vacuo..exactamente como num veiculo a ci..

abraços
[***************]
boas,
outro maneira de criar um sistema de vacuo para os travões é através de uma bomba de vacuo electrica, como ja foi referido nuns posts atrás, e podes ver aqui

para o tozerrvm:
antes de mais, quero dar os parabéns pelo excelente projecto/trabalho que fez, e por ter colocado toda a informação no forum.

as duvidas:
- o carro tem algum tipo de segurança, ou seja, alarme ou imobilizador(penso que este ultimo não visto ser um carro antigo...)? ou é apenas dar a chave?

- a caixa aguenta bem as imensas rpm's do motor electrico? a longo prazo é fiavel?

- vi que manteve os lugares traseiros, o carro com a ocupação toda consegue andar?

- e por ultimo, chegou a equacionar a hipótese de colocar as baterias no lugar do depósito de gasolina, e assim baixar o centro de massa e deixar mais espaço dentro do carro, ou mesmo aumentar a autonomia?

desculpe estas imensas perguntas, mas ando muito curioso com este tipo de carros, e que não sabe a curto prazo também converta um carro a ci em ev.

cumprimentos.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm

Mensagem por TOZEVE »

a rotação do motor não é maior que a do original.
teoricamente vai aguentar com 4 pessoas , a potencia é muito proxima da original.
o carro tem alarme.
espero que sim que possa converter tambem um...
obrigado a todos

boas,
outro maneira de criar um sistema de vacuo para os travões é através de uma bomba de vacuo electrica, como ja foi referido nuns posts atrás, e podes ver aqui

para o tozerrvm:
antes de mais, quero dar os parabéns pelo excelente projecto/trabalho que fez, e por ter colocado toda a informação no forum.

as duvidas:
- o carro tem algum tipo de segurança, ou seja, alarme ou imobilizador(penso que este ultimo não visto ser um carro antigo...)? ou é apenas dar a chave?

- a caixa aguenta bem as imensas rpm's do motor electrico? a longo prazo é fiavel?

- vi que manteve os lugares traseiros, o carro com a ocupação toda consegue andar?

- e por ultimo, chegou a equacionar a hipótese de colocar as baterias no lugar do depósito de gasolina, e assim baixar o centro de massa e deixar mais espaço dentro do carro, ou mesmo aumentar a autonomia?

desculpe estas imensas perguntas, mas ando muito curioso com este tipo de carros, e que não sabe a curto prazo também converta um carro a ci em ev.

cumprimentos. [/quote]
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

boas,

grande projecto, parabéns pela iniciativa!

a parte burocratica deve ser o pior, como habitual...

espero que corra tudo bem, no fundo estás a desbravar caminho para que outros possam fazer o mesmo, mas com alguma noção do que podem enfrentar.

cumprimentos e boas curvas!

andremeira
Membro
Membro
Registado: sábado ago 02, 2008 12:25 pm

Mensagem por andremeira »

agora que cheguei ao fim de ler este tópico que se revelou pequeno apesar de ter 19 páginas, quero também deixar os meus parabens.

fiquei super entusiasmado quando vi a reportagem na sic.

se não se importa, gostava que me explica-se uma questão que foi colocada anteriormente, mas não consegui ficar totalmente esclarecido.

disse que para fazer a troca de mundanças, bastava desacelerar e trocar a mudança, mas como isso é possivel sem embraiagem?

uma vez que o carro está em andamento, logo os carreto da caixa todos eles estão em movimento, deveriam arranhar, certo?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

andremeira Escreveu:agora que cheguei ao fim de ler este tópico que se revelou pequeno apesar de ter 19 páginas, quero também deixar os meus parabens.

fiquei super entusiasmado quando vi a reportagem na sic.

se não se importa, gostava que me explica-se uma questão que foi colocada anteriormente, mas não consegui ficar totalmente esclarecido.

disse que para fazer a troca de mundanças, bastava desacelerar e trocar a mudança, mas como isso é possivel sem embraiagem?

uma vez que o carro está em andamento, logo os carreto da caixa todos eles estão em movimento, deveriam arranhar, certo?
eu tento explicar, um motor eléctrico sem alimentação roda livremente, esperimente isso num motor qualquer, então se roda livremente as mudanças entram na boa porque ele não oferece qualquer atrito/esforço ao veio da caixa, portanto quando desacelera o motor fica livre. o mesmo não acontece com um motor de combustão que além de não ficar livre quando se desacelera também não convém parar. ou seja num motor ci podemos utiliza-lo nas descidas para "segurar" o carro, o mesmo não acontece com este carro.

espero ter sido
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

andremeira
Membro
Membro

caixa de velocidades nunca foi o meu forte, apesar de gostar muito de mecánica, terei de estudar melhor para entender melhor o conceito, mas mais ou menos entendi.

quando vi a reportagem tinha ficado a sensação que tenha tirado a caixa, algo que achei muito estranho, mas agora vi que não e que mantém a caixa.

seria impraticável trabalhar sem uma caixa de velocidades.

estou sériamente a pensar criar um ve também, mas queria um maior, e apaixonado como sou pela opel, e pelo modelo corsa, será este a "vitima" a alterar, mas quero algo bem mais potente que o apresentado, no minimo um motor de 55 kw no máximo e o ideal seria um de 100 kw.

logo se verá, a ver se os meus testes resultam.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

andremeira Escreveu:caixa de velocidades nunca foi o meu forte, apesar de gostar muito de mecánica, terei de estudar melhor para entender melhor o conceito, mas mais ou menos entendi.

quando vi a reportagem tinha ficado a sensação que tenha tirado a caixa, algo que achei muito estranho, mas agora vi que não e que mantém a caixa.

seria impraticável trabalhar sem uma caixa de velocidades.

estou sériamente a pensar criar um ve também, mas queria um maior, e apaixonado como sou pela opel, e pelo modelo corsa, será este a "vitima" a alterar, mas quero algo bem mais potente que o apresentado, no minimo um motor de 55 kw no máximo e o ideal seria um de 100 kw.

logo se verá, a ver se os meus testes resultam.
não será impraticável sem caixa, mas terias de ter um motor um pouco mais potente, portanto em vez de por exemplo teres 13kw como o deste fiat terias de ter pra ai de 20kw, por causa dos arranques e subidas.

acho que um motor de 55kw é um pouco exagerado para um corsa, eu também tenho 1 corsa b e assim que os tempos me permitirem vou para um motor na ordem dos 30 kw. com 55kw de motor tens de fazer muitas alterações a nível da mecânica ou senão tens de dar muito pouca "faisca" ao motor para não partires o corsa.
Cumps Inovadores

andremeira
Membro
Membro

eu falo nessa potência, porque tenho um corsa c, 1.2 com 75 cv, logo 55 kw e por isso queria uma potência identica.

não sei se com o motor eléctrico 55 kw não representará muito mais do que num motor a combustão interna, se calhar para o mesmo efeito um com menos potência fará o mesmo.

mas mesmo assim, não acho 55 kw demais.

quero um carro com o mesmo nivel de performance ao que tenho.

claro que primeiramente e para teste será um corsa a, se resultar, será tudo transferido pro meu carro do dia a dia que é o corsa c. como não me posso dar ao luxo de encontar o carro, tenho de arranjar outro e um corsa a já se encontra quase dado.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

andremeira Escreveu:eu falo nessa potência, porque tenho um corsa c, 1.2 com 75 cv, logo 55 kw e por isso queria uma potência identica.

não sei se com o motor eléctrico 55 kw não representará muito mais do que num motor a combustão interna, se calhar para o mesmo efeito um com menos potência fará o mesmo.

mas mesmo assim, não acho 55 kw demais.

quero um carro com o mesmo nivel de performance ao que tenho.

claro que primeiramente e para teste será um corsa a, se resultar, será tudo transferido pro meu carro do dia a dia que é o corsa c. como não me posso dar ao luxo de encontar o carro, tenho de arranjar outro e um corsa a já se encontra quase dado.
sim, mas o motor é o menos importante nisso tudo, podes até ter um motor de 100 kw, a potência dele será sempre a que o controlador e as baterias lhe derem, o motor para ter a mesma performance basta o que disse 30kw - 40 kw no máximo, o que me preocupa são mesmo as baterias, e pelas minhas contas com um pack de de 18 kw de litio e com um motor de 30kw conseguia uma boa performance, com velocidade máxima controlada a 130 kmh, com uma condução normal e com uma média de 60-70 kmh, penso que conseguia uma autonomia acima de 160 kms.
o peso do pack fica em cerca 190 kilos, portanto penso que não iria haver grande aumento de peso.
Cumps Inovadores

andremeira
Membro
Membro

mas que torque terá esse motor de 30 kw?

nos classicos 0-100 km/h quanto segundos estariamos a falar.

o meu objectivo é muito claro, ter no minimo a mesma performance que tenho agora ou incrementar.

ou seja, 12/13 segundos dos 0-100 km/h e uma autonomia de pelo menos 500 km.

pode ser dificil, mas vou conseguir

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ajosemor »

estou a gostar jmal, parece que já tens o projecto engendrado (ou engenhocado) e os valores para que estás a apontar agradam-me. opel também me agrada, é o segundo que tenho e gosto. o primeiro foi um corsa de 3 volumes e agora uma station astra de que gosto imenso. quase 170000km sem problemas (há 3 anos a gpl). aliás, sem atender a outros factores, que desconheço, parece-me que a converter aos electrões a viatura deve ser alemã ou japonesa. pela ordem inversa. são os mais fiáveis mas não sei se os mais fáceis sob o ponto de vista mecânico.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

andremeira Escreveu:mas que torque terá esse motor de 30 kw?

nos classicos 0-100 km/h quanto segundos estariamos a falar.

o meu objectivo é muito claro, ter no minimo a mesma performance que tenho agora ou incrementar.

ou seja, 12/13 segundos dos 0-100 km/h e uma autonomia de pelo menos 500 km.

http://www.everything-ev.com/15-kw30kw- ... p-461.html

tens este motor por exemplo, pelo gráfico de performance o torque máximo é de 150 nm quando ás 1733 rpm, estive a ver no site da opel, o corsa 1.2 tem 80 cv ou 59 kw, e tem 110 nm ás 4000 rpm / 4 (cilindros) = 1000 rpm (dividi 4000 rpm por 4 para obter a rotação no veio do motor) .

portanto motor tens mais que suficiente, agora precisas de controlador e baterias para ele, mas para teres 500 km, que acho exagerado, a não ser que faças viagens constantes de 200 kms, mas para este motor as baterias necessárias para teres 500 km de autonomia não te cabem no carro, aconselho-te a elaborar um projecto em que tenhas metade dessa autonomia e com um gerador a bordo para estender a autonomia até as células de combustível aparecerem, depois podes ter milhares de quilómetros de autonomia.

quanto aos arranques, se utilizares este motor ao máximo penso que consegues reduzir 3-4 segundos a esse numero.
Cumps Inovadores

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ajosemor »

é também bom lembrar que os motores eléctricos atingem os seus binários e velocidades máximos logo no arranque ao contrário dos motores de combustão interna que só os atingem ao fim de algum tempo, quando atingem as velocidades adequadas e variáveis de motor para motor.
daí que nos automóveis seja usual indicar o binário e a rotação a que o mesmo é atingido. por ex: binário máx ás 3500 rpm.
embora nos motores eléctricos seja necessário contar com a acção do controlador que limita o binário e velocidade a um valor mais adequado á aceleração progressiva e menos violenta e limita os picos da corrente de arranque.

saudações

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ajosemor Escreveu:é também bom lembrar que os motores eléctricos atingem os seus binários e velocidades máximos logo no arranque ao contrário dos motores de combustão interna que só os atingem ao fim de algum tempo, quando atingem as velocidades adequadas e variáveis de motor para motor.
daí que nos automóveis seja usual indicar o binário e a rotação a que o mesmo é atingido. por ex: binário máx ás 3500 rpm.
embora nos motores eléctricos seja necessário contar com a acção do controlador que limita o binário e velocidade a um valor mais adequado á aceleração progressiva e menos violenta e limita os picos da corrente de arranque.

saudações
ora nem mais.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

andremeira Escreveu:ou seja, 12/13 segundos dos 0-100 km/h e uma autonomia de pelo menos 500 km.

possível é... só depende de quantos €s tens pa gastar!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm

Mensagem por TOZEVE »

estou a gostar...parece que a doença veio para ficar e não vai ter cura

amanha espero ter boas ou más noticias para todos nós.

atenção a uma coisa que vai provavelmente ser "obrigatoria" que será a travagem regenerativa, isto porque o motor vai ter que ajudar a travar o carro.
o teste de travagem será feito com o pesso equivalente ao nº de ocupantes mais o pesso extra das baterias, no meu caso sao 300kg de ocupantes e mais 100kg extra de baterias, isto quer dizer que o carro que tinha 580kg de origem é testado com 980kg e mesmo assim tem que cumprir uma desaceleracao minima.

amanha já devo ter novidades.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”