Movido a Hidrógénio (Água)!!!
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
vivam ...
flamingo..em certos casos temos de nos adaptar aos novos tempos..ou seja..interagir em conformidade.. ...
mas como te tenho em alta estima e consideração esclareço-te..na maioria dos sistemas de injecção diesel actuais as afinações só são possiveis em bancada e/ou recorrendo a equipamento e software especificos..já reparaste que muitos dos actuais nem dispõem de parafuso de regulação da velocidade de relanti ?..pura e simplesmente não mexes..o que torna certas coisas mais complicadas de ajustar..nos classicos (mais antigos) sabendo-se dá para regular de acordo com as mais variadas pretensões..assim a modos como "á la carte"..
já nos a gasolina a coisa melhora por via do control realizado pela sonda lambda..e nestes já o sensor de massa de ar não interfere em certas situações..
abraços
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flamingo..em certos casos temos de nos adaptar aos novos tempos..ou seja..interagir em conformidade.. ...
mas como te tenho em alta estima e consideração esclareço-te..na maioria dos sistemas de injecção diesel actuais as afinações só são possiveis em bancada e/ou recorrendo a equipamento e software especificos..já reparaste que muitos dos actuais nem dispõem de parafuso de regulação da velocidade de relanti ?..pura e simplesmente não mexes..o que torna certas coisas mais complicadas de ajustar..nos classicos (mais antigos) sabendo-se dá para regular de acordo com as mais variadas pretensões..assim a modos como "á la carte"..
já nos a gasolina a coisa melhora por via do control realizado pela sonda lambda..e nestes já o sensor de massa de ar não interfere em certas situações..
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
há outros sensores que suponho que influenciem mais directamente o "ponto de injecção", no caso dos a gasolina (e penso que nos diesel também), o sensor de posição da árvore de cames ou o da cambota (posso tar a dizer asneira aqui). mas provavelmente já seria necessário electrónica com alguma inteligência para fazer um engano à centralina, forçando-a a alterar o ponto.
nos carros com gpl deve ser mais fácil, porque, tanto quanto sei, os que têm os sistemas novos com centralina gpl vêm com software de ajuste de parametros da centralina (gpl).
de qualquer forma, o hidrogénio que é possível produzir actualmente a bordo é uma quantidade irrisória (e ainda a pesar uns pouquitos cv no motor), com um poder energético também irrisório face à gasolina/diesel.
veja-se aqui um video de 1978, acerca de alguém muito nosso conhecido, com um carro normal alterado para consumir hidrogénio (engarrafado, claro):
Link
nos carros com gpl deve ser mais fácil, porque, tanto quanto sei, os que têm os sistemas novos com centralina gpl vêm com software de ajuste de parametros da centralina (gpl).
de qualquer forma, o hidrogénio que é possível produzir actualmente a bordo é uma quantidade irrisória (e ainda a pesar uns pouquitos cv no motor), com um poder energético também irrisório face à gasolina/diesel.
veja-se aqui um video de 1978, acerca de alguém muito nosso conhecido, com um carro normal alterado para consumir hidrogénio (engarrafado, claro):
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
já agora, do que tenho aprendido e verificado no meu carro, é assim:flamingo Escreveu:(...) até à data tinha a convicção de que uma serie de sensores espalhados pelo motor , caixa, carroçaria, enviavam à centralina informações tais como posição do acelarador, velocidade engrenada na caixa, velocidade indicada no velocimetro, inclinação da carroçaria, carga que o carro transporta, etc, e a dita centralina determinava o débito de fuel consoante o esforço solicitado ao motor na hora.
os carros modernos a gasolina com injecção electrónica (é o nome que dou aos que têm centralina; penso que "injecção multiponto" é apenas uma "variação", mas posso estar errado aqui numa série de nomes/detalhes) possuem tipicamente os seguintes sensores, ligados à centralina:
vss - vehicle speed sensor - sensor de velocidade do veículo. este sensor dá um impulso a cada x metros percorridos, e deste sensor é obtida a kilometragem do veículo e calculada a velocidade actual.
sonda lambda - dá uma indicação da quantidade de oxigénio nos gases de escape. é usada para a centralina optimizar a injecção de gasolina para manter emissões baixas, quando vamos a circular a velocidades mais ou menos constantes.
sensor de massa de ar - há pelo menos 1 ou 2 tipos diferentes, "maf" e "map", e serve para medir a quantidade de ar que entra pela admissão de ar.
sensor de temperatura do ar aspirado - também usado lá nas contas da centralina para saber que gasolina há de meter nos cilindros.
sensor de temperatura do motor - a centralina alguma coisa há-de fazer com ele, não sei ao certo.
sensor de temperatura do liquido de refrigeração - penso que serve essencialmente para ligar a ventoínha, em 1 ou 2 velocidades (e mostrar no painel e acender uma luz de alarme).
sensor de posição da árvore de cames - dá uma indicação da posição das válvulas e pistons nos cilindros (uma vez que está tudo interligado).
sensor de rotação do motor - mede as rpm do motor, entre outros cálculos da centralina é tipicamente usado também para limitar a rotação máxima.
tps - trottle position sensor - sensor da "posição do acelerador". é para a centralina saber a "intenção" do condutor e não sei bem que mais.
corrijam-me no que estiver errado ou incompleto, tenho estas noções ainda muito "no ar".
não há, pelo menos nos carros normais, sensores de peso, inclinação nem engrenagem actual.
quando vais numa descida, se estiveres a deixar o motor "segurar" o carro, a centralina corta por completo a injecção de combustível, a não ser que a rotação do motor seja muito baixa (tipicamente abaixo de 1500 rpm, dizem).
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
tens também o eps programa electrónico de estabilidade
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
se é o que estou a pensar (a velocidade das 4 rodas é monitorizada para impedir derrapagens), isso já é em carros mais xpto...
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
exactamente...njay Escreveu:se é o que estou a pensar (a velocidade das 4 rodas é monitorizada para impedir derrapagens), isso já é em carros mais xpto...
actualmente os recentes carros já trazem isso de série ou opcional
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
de qualquer forma já é um sistema que não tem directamente a ver com a gestão da injecção de gasolina. senão há outros... sensores para o abs, anti-furto, sensor delta, sensor de pressão do óleo da direcção assistida, ...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
boas...
estou a ter problemas com o brauser internet explorer, neste momento estou com o mozila, mas não estou abituado a isto...
sr. fernando, apesar da pergunta lhe ter sido dirijida, o esclareciemnto procurado é para todos os users e não só, todos os que leem o forum...
mas aceito ter sido um pouco aproveitado...
njay e klintzer, desde já agradeço os esclarecimentos prestados. tal como o nosso amigo luciano diz "o conhecimento quando partilhado se multiplica". sobre aquilo que eu escrevi no meu post anterior, apesar ne não estar errado também não está completamente certo. no entando e sem contradizer a informação prestada pelo njay sobre os sensores que existem a dar informações à centralina, estou convencido que existam mais alguns, mas não afirmo. bem, espero que mais logo já consiga acesso com o i explorer, não gosto deste...
estou a ter problemas com o brauser internet explorer, neste momento estou com o mozila, mas não estou abituado a isto...
sr. fernando, apesar da pergunta lhe ter sido dirijida, o esclareciemnto procurado é para todos os users e não só, todos os que leem o forum...
mas aceito ter sido um pouco aproveitado...
njay e klintzer, desde já agradeço os esclarecimentos prestados. tal como o nosso amigo luciano diz "o conhecimento quando partilhado se multiplica". sobre aquilo que eu escrevi no meu post anterior, apesar ne não estar errado também não está completamente certo. no entando e sem contradizer a informação prestada pelo njay sobre os sensores que existem a dar informações à centralina, estou convencido que existam mais alguns, mas não afirmo. bem, espero que mais logo já consiga acesso com o i explorer, não gosto deste...
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
penso q o melhor é comprar um charuto a carburador(es) e fazer a conversão neste, penso q seja mais fácil, visto q é só apertar parafusos .
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
"ruferto", a minha intenção até agora é essa. e sobre o que tenho planeado, quero ver se consigo fazer de moto a retirar com facilidade quando tiver que ir às ipo.
hoje andei com uma pequena modificação na minha carrinha num assunto que tem a ver com o ov, mas logo que acabe começo com isto em força.
uma coisa é certa, esta história dos bio-combustiveis já nunca mais pára...
hoje andei com uma pequena modificação na minha carrinha num assunto que tem a ver com o ov, mas logo que acabe começo com isto em força.
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
vivam ...
isto está a ficar bom..
mas da planopia de sensores apontados pelo njay só uns quantos estarão directamente relacionados com o sistema de injecção..ou sejam..:
sonda lambda - dá uma indicação da quantidade de oxigénio nos gases de escape. é usada para a centralina optimizar a injecção de gasolina para manter emissões baixas, quando vamos a circular a velocidades mais ou menos constantes.
este sensor dá indicação permanente (em intervalos de milesimos de segundo) á centralina da qualidade da combustão em todos os ciclos (por cada rotação do motor)..permitindo com essas informações que a centralina intervenha sobre o sistema de injecção ajustando-o directamente através do tempo de duração da injecção (em motores a gasolina e nos diesel common-rail)..
sensor de massa de ar - há pelo menos 1 ou 2 tipos diferentes, "maf" e "map", e serve para medir a quantidade de ar que entra pela admissão de ar.
este sensor mede a densidade e quantidade do ar que se dirije á admissão..e é este que mais influencia terá..em associação ao lambda..para a obtenção de bons ou maus resultados decorrentes da adição do gás produzido pelos aparelhos semelhantes aos propostos pelo avidaqua..
sensor de temperatura do motor - a centralina alguma coisa há-de fazer com ele, não sei ao certo.
este sensor por si só ou em conjunto com (quando aplicado..em sistemas mais elaborados) sensor de temperatura do ar aspirado - também usado lá nas contas da centralina para saber que gasolina há de meter nos cilindros.
dá a informação á centralina para ajustar o registo da mistura (em motores a gasolina) e para ajustar o avanço da injecção em motores diesel..funciona aplicando os mesmos principios da alavanca manual que existia em automoveis mais antigos..nos a gasolina para fechar o ar..(que muita gente dizia "abrir o ar)..e nos diesel para "avançar" a bi (caso dos vw golf 1.6 td)..
os restantes indicados pelo njay estão perceptivelmente correctos na descrição das suas funções mas não teem influencia directa na gestão do sistema de injecção (quando aplicados)..
existe ainda um outro..não indicado..que é normalmente aplicado em motores a gasolina e mais recentemente tambem em alguns motores diesel que é o sensor de detonação que informa a centralina do acontecimento de uma frequencia da explosão/combustão fora dos parametros registrados..o que só acontecerá por falencia de um dos outros enunciados anteriormente..ou por avaria mecanica..pela activação de sinal deste na maioria dos casos a centralina auto-ajusta para um modo limitativo de utilização..
tendo isto por base..de facto as motorizações mais adequadas para a utilização de dispositivos dos generos do que o flamingo está a desenvolver ou do que é proposto pelo avidaqua são exactamente as que dispõem de control electronico/computorizado de gestão do motor e sistema de injecção..ao invés do que eu tinha "armadilhado" anteriormente..porque dispõem..ao contrario das classicas..de sistemas de auto-adaptação/afinação constante..
abraços
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isto está a ficar bom..
mas da planopia de sensores apontados pelo njay só uns quantos estarão directamente relacionados com o sistema de injecção..ou sejam..:
sonda lambda - dá uma indicação da quantidade de oxigénio nos gases de escape. é usada para a centralina optimizar a injecção de gasolina para manter emissões baixas, quando vamos a circular a velocidades mais ou menos constantes.
este sensor dá indicação permanente (em intervalos de milesimos de segundo) á centralina da qualidade da combustão em todos os ciclos (por cada rotação do motor)..permitindo com essas informações que a centralina intervenha sobre o sistema de injecção ajustando-o directamente através do tempo de duração da injecção (em motores a gasolina e nos diesel common-rail)..
sensor de massa de ar - há pelo menos 1 ou 2 tipos diferentes, "maf" e "map", e serve para medir a quantidade de ar que entra pela admissão de ar.
este sensor mede a densidade e quantidade do ar que se dirije á admissão..e é este que mais influencia terá..em associação ao lambda..para a obtenção de bons ou maus resultados decorrentes da adição do gás produzido pelos aparelhos semelhantes aos propostos pelo avidaqua..
sensor de temperatura do motor - a centralina alguma coisa há-de fazer com ele, não sei ao certo.
este sensor por si só ou em conjunto com (quando aplicado..em sistemas mais elaborados) sensor de temperatura do ar aspirado - também usado lá nas contas da centralina para saber que gasolina há de meter nos cilindros.
dá a informação á centralina para ajustar o registo da mistura (em motores a gasolina) e para ajustar o avanço da injecção em motores diesel..funciona aplicando os mesmos principios da alavanca manual que existia em automoveis mais antigos..nos a gasolina para fechar o ar..(que muita gente dizia "abrir o ar)..e nos diesel para "avançar" a bi (caso dos vw golf 1.6 td)..
os restantes indicados pelo njay estão perceptivelmente correctos na descrição das suas funções mas não teem influencia directa na gestão do sistema de injecção (quando aplicados)..
existe ainda um outro..não indicado..que é normalmente aplicado em motores a gasolina e mais recentemente tambem em alguns motores diesel que é o sensor de detonação que informa a centralina do acontecimento de uma frequencia da explosão/combustão fora dos parametros registrados..o que só acontecerá por falencia de um dos outros enunciados anteriormente..ou por avaria mecanica..pela activação de sinal deste na maioria dos casos a centralina auto-ajusta para um modo limitativo de utilização..
tendo isto por base..de facto as motorizações mais adequadas para a utilização de dispositivos dos generos do que o flamingo está a desenvolver ou do que é proposto pelo avidaqua são exactamente as que dispõem de control electronico/computorizado de gestão do motor e sistema de injecção..ao invés do que eu tinha "armadilhado" anteriormente..porque dispõem..ao contrario das classicas..de sistemas de auto-adaptação/afinação constante..
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
obrigado pelas correcções e pelo completar da informação, fernando.
pelo que já li o "knock", "auto-detonação" (?), é quando a explosão se dá inesperadamente cedo demais, não sei se percebi bem mas, penso que pode até dar-se o caso da gasolina detonar antes da faísca.
penso que o sensor dá exactamente uma indicação permanente, em "intervalos de milésimos de segundo" é feita uma leitura pela centralina.[***************] Escreveu:este sensor dá indicação permanente (em intervalos de milesimos de segundo) á centralina da qualidade da combustão em todos os ciclos (por cada rotação do motor).. (...)
o "knock sensor"... o único carro que eu conheço minimamente bem e tenho estudado é o meu, um fiesta de 2000, ele não tem (tenho até um outro projecto a ir pá fase de testes que tenta medir o consumo monitorizando o vss e um dos injectores, entre outras coisitas).[***************] Escreveu:existe ainda um outro..não indicado..que é normalmente aplicado em motores a gasolina e mais recentemente tambem em alguns motores diesel que é o sensor de detonação que informa a centralina do acontecimento de uma frequencia da explosão/combustão fora dos parametros registrados..o que só acontecerá por falencia de um dos outros enunciados anteriormente..ou por avaria mecanica..pela activação de sinal deste na maioria dos casos a centralina auto-ajusta para um modo limitativo de utilização..
pelo que já li o "knock", "auto-detonação" (?), é quando a explosão se dá inesperadamente cedo demais, não sei se percebi bem mas, penso que pode até dar-se o caso da gasolina detonar antes da faísca.
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- Membro Gold
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
vivam ...
bem atento njay..em vez de eu ter escrito este sensor dá indicação permanente (em intervalos de milesimos de segundo) á centralina da qualidade da combustão em todos os ciclos (por cada rotação do motor)...eu deveria ter escrito este sensor dá indicação permanentemente actualizada em intervalos correspondentes ao tempo de cada ciclo do motor..em sistemas mais elaborados (não comuns em viaturas comuns)existe mesmo um sensor dedicado a cada cilindro..
as minhas desculpas pela imprecisão..
abraços
[***************]
bem atento njay..em vez de eu ter escrito este sensor dá indicação permanente (em intervalos de milesimos de segundo) á centralina da qualidade da combustão em todos os ciclos (por cada rotação do motor)...eu deveria ter escrito este sensor dá indicação permanentemente actualizada em intervalos correspondentes ao tempo de cada ciclo do motor..em sistemas mais elaborados (não comuns em viaturas comuns)existe mesmo um sensor dedicado a cada cilindro..
as minhas desculpas pela imprecisão..
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
no campo do tema do tópico, hho, ainda tenho muito pra fazer. disso eu estou consciente!...[***************] Escreveu:vivam ...
(...)
tendo isto por base..de facto as motorizações mais adequadas para a utilização de dispositivos dos generos do que o flamingo está a desenvolver ou do que é proposto pelo avidaqua são exactamente as que dispõem de control electronico/computorizado de gestão do motor e sistema de injecção..ao invés do que eu tinha "armadilhado" anteriormente..porque dispõem..ao contrario das classicas..de sistemas de auto-adaptação/afinação constante..
abraços
[***************]
sobre onde actuar e de que maneira actuar na mecânica mais convencional do carro que arranjar, não estou muito apagado. o meu problema até à data nesse campo é precisamente o que sublinhei, porque uma afinação feita com o produtor de hho a funcionar, e o motor num certo regime, pode divergir para quando o motor se encontra num regime diferente. um exemplo disso é quando damos à chave, nessa altura o gás ainda não se encontra perto, a não ser que o produtor esteja relativamente perto do carburador e o gás chegue aquando à gasolina. mas há outra coisa, a quantidade de gás produzida com o motor ao relanti será mais ou menos identica à produzida com o motor em regime mais alto, o que é suficiente para me atrofiar as afinações, contas e os planos...
mas a seu tempo pensarei melhor nisso, primeiro o produtor...
um abraço...
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
aproveito para dizer que hho não existe quimicamente falando. ou existe água (h2o) ou os elementos que a constituem, que à pressão e temperatura normais, ainda que misturados, são h2 e o2.
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- Membro Gold
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
flamingo nas motorizações de control mais classico..como é o caso que referes..a gasolina e com carburador..talvez obtenhas melhores resultados e "menos dores de cabeça" aplicando o ducto directamente ao colector de admissão ou directamente direccionado á borboleta de control de entrada de ar do carburador..com o dispositivo a funcionar efectuas os ajustes necessarios no control de velocidade de relanti e no regulador da mistura e pronto..flamingo Escreveu: no campo do tema do tópico, hho, ainda tenho muito pra fazer. disso eu estou consciente!...
sobre onde actuar e de que maneira actuar na mecânica mais convencional do carro que arranjar, não estou muito apagado. o meu problema até à data nesse campo é precisamente o que sublinhei, porque uma afinação feita com o produtor de hho a funcionar, e o motor num certo regime, pode divergir para quando o motor se encontra num regime diferente. um exemplo disso é quando damos à chave, nessa altura o gás ainda não se encontra perto, a não ser que o produtor esteja relativamente perto do carburador e o gás chegue aquando à gasolina. mas há outra coisa, a quantidade de gás produzida com o motor ao relanti será mais ou menos identica à produzida com o motor em regime mais alto, o que é suficiente para me atrofiar as afinações, contas e os planos...
mas a seu tempo pensarei melhor nisso, primeiro o produtor...
um abraço...
em principio terás de dar um maior registo na percentagem de ar na relação da mistura..como para o obter terás de diminuir o registo de gasolina..normalmente na maioria dos carburadores é de aberto 2 voltas e 3/4 desde fechado..talvez tenhas de ir para mais ou menos apenas 1/2 volta..
caso optes por um diesel do genero do teu..se não o teu mesmo..já terás de aplicar o ducto entre o turbo e a admissão..e a afinação tambem não tem nada de mais..abres um pouco o parafuso do regulador de débito de retorno e ajustas a velocidade de relanti..
o correcto doseamento/produção variavel do tal gás de acordo com as variações de regime neste tipo de motores..apesar de possivel..implicaria a aplicação de uma tal panoplia de dispositivos que creio o inviabilizariam em termos financeiros..
abraços
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
eu vou ter que voltar a esta parte mais tarde, não pretendo aprofundar-me demais agora. no entanto e sobre o primeiro parágrafo citado, suponho que isso seja referente ao parafuso de regulação da mistura do relanti (???) a alimentação do motor em circulação normal não é feita atravéz de gicler calibrado?[***************] Escreveu: .........................
em principio terás de dar um maior registo na percentagem de ar na relação da mistura..como para o obter terás de diminuir o registo de gasolina..normalmente na maioria dos carburadores é de aberto 2 voltas e 3/4 desde fechado..talvez tenhas de ir para mais ou menos apenas 1/2 volta..
caso optes por um diesel do genero do teu..se não o teu mesmo..já terás de aplicar o ducto entre o turbo e a admissão..e a afinação tambem não tem nada de mais..abres um pouco o parafuso do regulador de débito de retorno e ajustas a velocidade de relanti..
.........................
abraços
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sobre o segundo parágrafo, eu diria talvez melhor antes do turbo. pode dar-se o caso de a pressão de alimentação fornecida pelo turbo, pressionar o gás a sair pela entrada do doseador de ar, no produtor...
sobre o parafuso de regulador de débito de que fala, eu não sei qual é. tenho que investigar a bi a pente fino e ver se descubro, senão vou a uma casa especializada e eles certamente me dirão...
é que a razão de pensar em adquirir um carrito era precisamente por causa de entender não estar à altura de fazer afinações na bi, e também pensar que estas apenas se podiam fazer no seu interior, mas se é possivel fazer essa afinação nesta bi por mim... não compro carro nenhum...
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
vivam ...
o outro é um parafuso de ponta conica que assenta numa sede..se o fechares todo..fechas gasolina..ao contrario (sentido de desapertar) doseias a relação gasolina/ar..sendo que o ar não tem outra regulação senão através do estrangulador (para o arranque a frio)..só regulas a mistura abrindo ou fechando o registo da gasolina..
como sabes os motores diesel não teem capacidade de produzir vacuo..daí terem bomba de vacuo para alimentar o servo-freio..deverás colocar colocar o ducto (nos turbo) entre o turbo e a admissão para aproveitares o efeito venturi..nos aspirados sempre o mais proximo possivel da admissão..
creio que já uma vez te disse qual o parafuso de regulação do débito de retorno..mas cá vai :
na bi..estando tu de frente para o carro..mesmo por cima da cabeça da bi (que é por onde saiem os tubos dos injectores)..encontras um parafuso com cabeça sextavada de 6mm (normalmente tem um rasgo para chave de fendas) e uma contra porca de 13mm..(se estiver selado ou por arame e selo de chumbo ou por casquilho de mola..retira o que lá estiver)tens sempre de começar por aliviar essa porca..com a chave seguras a porca e actuas no parafuso..no sentido de apertar restringes o débito de retorno..no sentido de desapertar alivias o débito..o que acontece ?..ao fechares o débito aumentas a resposta da bi..ao abrires diminui-la..depois de atingires a regulação que pretendes..seguras o parafuso e apertas a contra-porca..o de relanti está demasiado obvio..
abraços
[***************]
nos carburadores mais comuns..independentemente da marca..tens dois pontos para afinar..um é o da velocidade de relanti..normalmente actua sobre o excentrico do comando da borboleta inferior..onde liga o cabo..flamingo Escreveu: eu vou ter que voltar a esta parte mais tarde, não pretendo aprofundar-me demais agora. no entanto e sobre o primeiro parágrafo citado, suponho que isso seja referente ao parafuso de regulação da mistura do relanti (???) a alimentação do motor em circulação normal não é feita atravéz de gicler calibrado?
sobre o segundo parágrafo, eu diria talvez melhor antes do turbo. pode dar-se o caso de a pressão de alimentação fornecida pelo turbo, pressionar o gás a sair pela entrada do doseador de ar, no produtor...
sobre o parafuso de regulador de débito de que fala, eu não sei qual é. tenho que investigar a bi a pente fino e ver se descubro, senão vou a uma casa especializada e eles certamente me dirão...
é que a razão de pensar em adquirir um carrito era precisamente por causa de entender não estar à altura de fazer afinações na bi, e também pensar que estas apenas se podiam fazer no seu interior, mas se é possivel fazer essa afinação nesta bi por mim... não compro carro nenhum...
o outro é um parafuso de ponta conica que assenta numa sede..se o fechares todo..fechas gasolina..ao contrario (sentido de desapertar) doseias a relação gasolina/ar..sendo que o ar não tem outra regulação senão através do estrangulador (para o arranque a frio)..só regulas a mistura abrindo ou fechando o registo da gasolina..
como sabes os motores diesel não teem capacidade de produzir vacuo..daí terem bomba de vacuo para alimentar o servo-freio..deverás colocar colocar o ducto (nos turbo) entre o turbo e a admissão para aproveitares o efeito venturi..nos aspirados sempre o mais proximo possivel da admissão..
creio que já uma vez te disse qual o parafuso de regulação do débito de retorno..mas cá vai :
na bi..estando tu de frente para o carro..mesmo por cima da cabeça da bi (que é por onde saiem os tubos dos injectores)..encontras um parafuso com cabeça sextavada de 6mm (normalmente tem um rasgo para chave de fendas) e uma contra porca de 13mm..(se estiver selado ou por arame e selo de chumbo ou por casquilho de mola..retira o que lá estiver)tens sempre de começar por aliviar essa porca..com a chave seguras a porca e actuas no parafuso..no sentido de apertar restringes o débito de retorno..no sentido de desapertar alivias o débito..o que acontece ?..ao fechares o débito aumentas a resposta da bi..ao abrires diminui-la..depois de atingires a regulação que pretendes..seguras o parafuso e apertas a contra-porca..o de relanti está demasiado obvio..
abraços
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
antes de mais nada, as minhas desculpas aos restantes users por se estar a falar aqui de um assunto que de certa forma não tem muito a ver com o hho, mas para instalação do mesmo, é essencial perceber como esta parte da mecânica funciona.
sobre os carburadores, eu entendi o que explicou. há no entanto uma parte que para mim ainda não está clara, mas quando a retomar... para meu esclarecimento e do restante forum... irei acompanhar as minhas duvidas com fotos de algo que por aqui tenho que certamente ajudarão. por mim fica por agora em suspenso.
sobre os diesel, já era meu conhecimento que o vácuo para o servo-freio não vinha do coletor de admissão, mas a razão disso nunca a conheci e confesso nunca me ter dado a coriosidade em saber porquê. também desconhecia a ausencia de vácuo na admissão destes!...
já sobre a colocação do ducto, e tendo eu conhecimento de que nos turbo existe uma valvula limitadora da pressão que este fornece, é sinónimo de alguma pressão existe no coletor de admissão dos turboalimentados. daí a razão da minha duvida e do que escrevi no post anterior.
sobre o tal parafuso da bi e se a memória não me falha, pelo menos comigo creio nunca se ter falado isso. hoje, levado pela ansiedade e pela coriosidade vi esse tal parafuso, que agora com a explicação que deu fiquei com a certeza que era aquele.
sobre os carburadores, eu entendi o que explicou. há no entanto uma parte que para mim ainda não está clara, mas quando a retomar... para meu esclarecimento e do restante forum... irei acompanhar as minhas duvidas com fotos de algo que por aqui tenho que certamente ajudarão. por mim fica por agora em suspenso.
sobre os diesel, já era meu conhecimento que o vácuo para o servo-freio não vinha do coletor de admissão, mas a razão disso nunca a conheci e confesso nunca me ter dado a coriosidade em saber porquê. também desconhecia a ausencia de vácuo na admissão destes!...
já sobre a colocação do ducto, e tendo eu conhecimento de que nos turbo existe uma valvula limitadora da pressão que este fornece, é sinónimo de alguma pressão existe no coletor de admissão dos turboalimentados. daí a razão da minha duvida e do que escrevi no post anterior.
sobre o tal parafuso da bi e se a memória não me falha, pelo menos comigo creio nunca se ter falado isso. hoje, levado pela ansiedade e pela coriosidade vi esse tal parafuso, que agora com a explicação que deu fiquei com a certeza que era aquele.
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Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
boas,
qual o melhor metodo de fabricação de hidrogenio, por placa, tubo ou fio de inox, alguem já esperimentou os 3 metodos
qual o melhor metodo de fabricação de hidrogenio, por placa, tubo ou fio de inox, alguem já esperimentou os 3 metodos