Circulação forçada com apoio a lenha

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Circulação forçada com apoio a lenha

Mensagem por Valter Silva »

malta,

andei a tentar ler umas coisas, mas muito pouco se encontra sobre este tema.... lá em casa no inverno acende-se a lareira todos os dias, portanto o óbvio é aproveitar esse calor no inverno para aquecer a água. e, no verão usar colectores solares.

depois de contactar algumas empresas, nenhuma foi clara no que pretende fazer, havendo algumas que dizem a sua solução, no entanto nenhuma solução é igual à da empresa "ao lado".

assim deixo aqui as três soluções que já me apresentaram e uma quarta "inventada por mim".
->1ª solução: a serpentina do recuperador faz aquecimento directo sem armazenamento, ou seja, a água apenas é aquecida se o duche for tomado enquanto a lareira estiver acesa!
Imagem

->2ª solução: a serpentina no recuperador em "paralelo" com o depósito. por termosifão a água no depósito ficaria quente. aqui a serpentina do recuperador teria que ser inox. esta solução eu acho que pode ser perigosa, já que, como tenho a água mt calcária pode haver obstruções de tubagens perto do recuperador e faço facilmente uma bomba!
Imagem

->3ª solução: termosifão ligado à 2ª serpentina do depósito com aquecimento indirecto. aqui apenas aqueceria a parte superior do depósito, ou seja aqueceria pouca água. além disso com a elevada temperatura a que seja o recuperador de calor poderia ter as válvulas de pressão sempre a disparar e a deitar fora glicol !!! o que não parece nada bem.
Imagem

->4ª solução: inventada por mim!!! teria que fazer um pouco de electrónica caseira (nada de complicado) para que as válvulas de três vias ligassem a serpentina no depósito ora para os colectores solares ora para o recuperador (de acordo com a temperatura nesses pontos). esta solução é idêntica à anterior, no entanto aquece o depósito todo!! será viável??
Imagem

gostava de obter comentários sobre cada uma das soluções.
desculpem o "testamento".
grato desde já.

valter
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Circulação forçada com apoio a lenha

Mensagem por marcopns »

realmente parece que os vendedores nao perceberam o que o sr queria....

eu ja tenho um orçamento para isso pois estou a construir a minha moradia. é composto por painel solar de circuçaçao forçada, acomulador de dupla serpentina. simples... uma serpentina ligada ao painel, outra ao recuperador de calor. convem esclarecer que o recuperador é especial para aquecimento de agua. sabia que pode fazer o aquecimento central com isto???
o valor que tenho ronda os 6000€, isto é, painel, acomulador de 200l, recuperador de ac, radiadores e montagem.
deixo uns links, nao é o material que vou usar, é apenas para ficar com uma ideia...

recuperador para aq central
http://www.albicalor.pt/produtos.php?id=228

acomulador
http://www.immosolar.com/pt/iss.html

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

viva,

obrigado pela resposta.
no entanto, outro aspecto importante que não referi, é que o recuperador de calor já existe e não tem caldeira!....
cumprimentos

valter
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am

Mensagem por Arieira »

no 3º esquema é pena o painel nao estar mais baixo que o acumulador;) essa valvula tres vias pode ser um perigo á falta de energia ou avaria, eu faria de outra maneira pelo mesmo custo metia circuladora para lareira e metia valvula retençao nos dois circuitos.
nem este acumulador é o ideal para painel e lareira, deveria ter as duas serpentinas em baixo, ou camara dupla mais serpentina.
Cumprimentos de Rafael Arieira

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

arieira Escreveu:no 3º esquema é pena o painel nao estar mais baixo que o acumulador;) essa valvula tres vias pode ser um perigo á falta de energia ou avaria, eu faria de outra maneira pelo mesmo custo metia circuladora para lareira e metia valvula retençao nos dois circuitos.
nem este acumulador é o ideal para painel e lareira, deveria ter as duas serpentinas em baixo, ou camara dupla mais serpentina.
obrigado pela resposta.

estavas-te a referir à 4ª solução (a inventada por mim) e não à 3ª, correcto ?

podias explicar porque colocarias circuladora para a lareira? já que por termosifão funciona ?
com as válvulas de retenção,sim, concordo, obrigado.... quanto à falha de electricidade ou avaria, teria de ter válvulas de pressão que não estão representadas no circuito.

onde posso arranjar (link, empresa, etc,etc) um acumulador ideal para ter a lareira ?

obrigado

valter
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

valter silva Escreveu:
arieira Escreveu:no 3º esquema é pena o painel nao estar mais baixo que o acumulador;) essa valvula tres vias pode ser um perigo á falta de energia ou avaria, eu faria de outra maneira pelo mesmo custo metia circuladora para lareira e metia valvula retençao nos dois circuitos.
obrigado pela resposta.

estavas-te a referir à 4ª solução (a inventada por mim) e não à 3ª, correcto ?

podias explicar porque colocarias circuladora para a lareira? já que por termosifão funciona ?
com as válvulas de retenção,sim, concordo, obrigado.... quanto à falha de electricidade ou avaria, teria de ter válvulas de pressão que não estão representadas no circuito.

onde posso arranjar (link, empresa, etc,etc) um acumulador ideal para ter a lareira ?

obrigado

valter
se colocar valvulas de retenção o termo sifão deixa de funcionar, pois não tem força para as abrir!

quanto á sua ideia peca por estar a complicar o que é simples! e já se lembrou se nos dias de primavera tem a lareira acesa mas o painel (por estar sol) pede para abrir o circuito? vai fechar o da lareira!!! e cabum, temos uma bomba!
o mesmo se uma das valvulas avariar , prender, quando está aberta para o painel!

opte por aquele que não deu muita atençao mas que é o mais simples e necessita de menos intervenção e manutenção!
o numero 2! sim, o 2! porque permite a independencia do painel, pode funcionar por termo sifão, não necessita de energia para trabalhar nem está sujeito a falhas electricas ou electronicas, não tem valvulas de retenção!... basta acender o lume e a fisica faz o resto!
tem como contra a caldeira ter de ser de inox!... quanto as incustrações de calcario poderem entupir os tubos realmente podem mas pondo uma valvula de segurança no tubo de agua fria esta fica mais protegida do calcario e é igualmente eficaz. o calcario deposita-se quando a agua arrefece... atenção pois esta configuração exige um balão para compensar as dilatações termicas da agua quando esta aquece e as torneiras estão fechadas! mas para mim é a mais simples e eficaz!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

tudo é possível fazer! e analisando os esquemas é possível no 3º esquema e desta vez é mesmo o terceiro! ligar tal e qual como está lá: painel em circuito forçado e lareira por termósifao e meter uma pequena circuladora no próprio acumulador com um termóstato para quando a temperatura chegar a x por ex no retorno á lareira a 40 graus accionar uma circuladora a retirar agua sanitária pela saída e injectar pela entrada(agua sanitária)...mais até pode meter mais acumuladores ligados em serie e fica agua pré aquecida;)
Imagem

assim logo que ligue lareira tem agua quente de seguida e nao é por acaso que meto o termostato no retorno da lareira!

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

ferra Escreveu: se colocar valvulas de retenção o termo sifão deixa de funcionar, pois não tem força para as abrir!

quanto á sua ideia peca por estar a complicar o que é simples! e já se lembrou se nos dias de primavera tem a lareira acesa mas o painel (por estar sol) pede para abrir o circuito? vai fechar o da lareira!!! e cabum, temos uma bomba!
o mesmo se uma das valvulas avariar , prender, quando está aberta para o painel!

opte por aquele que não deu muita atençao mas que é o mais simples e necessita de menos intervenção e manutenção!
o numero 2! sim, o 2! porque permite a independencia do painel, pode funcionar por termo sifão, não necessita de energia para trabalhar nem está sujeito a falhas electricas ou electronicas, não tem valvulas de retenção!... basta acender o lume e a fisica faz o resto!
tem como contra a caldeira ter de ser de inox!... quanto as incustrações de calcario poderem entupir os tubos realmente podem mas pondo uma valvula de segurança no tubo de agua fria esta fica mais protegida do calcario e é igualmente eficaz. o calcario deposita-se quando a agua arrefece... atenção pois esta configuração exige um balão para compensar as dilatações termicas da agua quando esta aquece e as torneiras estão fechadas! mas para mim é a mais simples e eficaz!
obrigado pela resposta.

poderia explicar como é que a válvula protege das incustração de calcário?
arieira Escreveu:tudo é possível fazer! e analisando os esquemas é possível no 3º esquema e desta vez é mesmo o terceiro! ligar tal e qual como está lá: painel em circuito forçado e lareira por termósifao e meter uma pequena circuladora no próprio acumulador com um termóstato para quando a temperatura chegar a x por ex no retorno á lareira a 40 graus accionar uma circuladora a retirar agua sanitária pela saída e injectar pela entrada(agua sanitária)...mais até pode meter mais acumuladores ligados em serie e fica agua pré aquecida;)
Imagem

assim logo que ligue lareira tem agua quente de seguida e nao é por acaso que meto o termostato no retorno da lareira!
obrigado pela resposta.

ora, vamos ver se percebi..... a bomba circuladora apenas lá está para que a agua seja toda aquecida e não só a parte superior.... é isso?

obrigado a todos pelas sugestões.
cumprimentos
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

exato! eu já fiz isso em varios... juntando acumulador de inercia! nem sei como ontem nao me lembrou
com esta modalidade podemos sempre aumentar a capacidade de agua pre aquecendo com o excesso.

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

arieira Escreveu:exato! eu já fiz isso em varios... juntando acumulador de inercia! nem sei como ontem nao me lembrou
com esta modalidade podemos sempre aumentar a capacidade de agua pre aquecendo com o excesso.
nesta 3ª solução, não há o perigo das válvulas de segurança do circuito da serpentina da lareira facilmente dispararem e o glicol sair fora e ser preciso re-encher o circuito?

cumpts
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

eu não usava válvulas na serpentina da lareira, metia um pequeno vaso aberto com bóia enchimento automático só para este circuito!

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

eu, na verdade também optaria sempre pela 3ª solução (dupla serpentina), que me parece mais simples e mais lógica. o aquecimento solar tem preferência e a lareira vem dar um bom apoio no inverno.
o vaso de expansão aberto no circuito da lareira é muito importante pois as temperaturas podem ser muito altas.
quanto ao facto de a serpentina estar em cima, não é propriamente um problema pois isso só assegura que o aquecimento solar tem prioridade.
a ideia de fazer circular a água para a parte inferior do depósito também é correcta e desejável. no entanto eu talvez considerasse optar por uma entrada mais ou menos a meio do depósito para não dar cabo da estratificação. alternativa melhor aina seria arranjar um depósito com uma entrada selectiva em função da temperatura (trata-se de um tubo interior perfurado a várias alturas, em que a água vai entrar passando pelos orificios onde a densidade estiver equilibrada).

cumprimentos

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

a valvula fica mais protegida das incrustações e não protege das incrustações!
a ideia da bomba recirculadora vai estragar a estratificação com os contras que isso acarreta!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

para tirar partido deste sistema quanto mais diferencial de temperaturas houver mais calor se retira da lareira a meu ver é preferível ter o acumulador todo a ex: 50 graus do que só ¼ a 70º

R_C
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am

Mensagem por R_C »

também não concordo muito com o circuito de recirculação do acumulador, ao longo do ano so iria prejudicar a estratificação e aumentar a necessidade de apoio.
para o 3º convinha um bom mecanismo de segurança para o circuito do recuperador, vaso de expansão aberto e válvula de descarga térmica, já que o recuperador no inverno funciona muito.

cumprimentos

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

não concorda porque não percebe o esquema, por acaso vê onde está o termóstato de arranque da circuladora? bem mas se reparou e percebeu então diga–me porque vai prejudicar a estratificação, ao longo do ano?
quanto ao sistema com vaso aberto não precisa de válvula térmica desde que saiba instalar de maneira que faça a função da mesma!

R_C
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am

Mensagem por R_C »

admito que não tinha reparado bem na localização do termoestato, se a temperatura for bem ajustada até pode ser um meio de rentabilizar a energia do recuperador.
agora, não sou muito a favor de sistemas de apoio ao solar aqs por lenha, ainda mais termossifão e quando o volume do acumulador vai ser reduzido (não vi muitos dados de quantas utilizadores tem a casa, mas se o sistema solar tiver 1 colector e um deposito de 200l.... )
como o recuperador é ligado frequentemente no inverno, e ainda mais sendo uma adaptação, é conveniente a colocação de dispositivos de segurança além do vaso de expansão, não sei se alguma lei o obriga mas a responsabilidade é do instalador
sou mais adepto dos sistemas a lenha para aquecimento central, até porque fazer fogueira no verão para ter água quente num dia de maior consumo, ou adicionar outro sistema de apoio nem sempre compensa.

cumprimentos

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

bom dia,
tenho acompanhado este tópico porque queria implementar uma solução do género... a diferença é que queria ter uma 3ª serpentina, no acumulador, para alimentar o piso radiante, gostaria de perguntar se acham "viável" e colocar uma dúvida:

ao colocar o circuito da lareira por termossifão, não existe o risco da água do acumulador aquecer demais, se a lareira estiver ligada muitas horas? isto no piso radiante é importante...
se tivesse um circuito forçado, que parasse sempre que a temperatura do acumulador subisse acima de 40 graus, por exemplo, isto seria seguro (isto é, a "secção" da serpentina que ficaria perto da lareira, sempre a aquecer, sem circular, não se tornaria perigosa?).

desculpem se as dúvidas que coloco não são "muito inteligentes" mas estou a tentar aprender..
obrigada por qualquer ajuda.

já agora, em relação à hipótese de ter de ligar a lareira de verão, por causa de um dia de maior consumo: se o acumulador tiver uma resistência acho que não precisa, a serpentina podia ser ligada... é certo que fica mais coro, mas se for uma situação pontual...

cumprimentos

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

r_c Escreveu:admito que não tinha reparado bem na localização do termoestato, se a temperatura for bem ajustada até pode ser um meio de rentabilizar a energia do recuperador.
agora, não sou muito a favor de sistemas de apoio ao solar aqs por lenha, ainda mais termossifão e quando o volume do acumulador vai ser reduzido (não vi muitos dados de quantas utilizadores tem a casa, mas se o sistema solar tiver 1 colector e um deposito de 200l.... )
como o recuperador é ligado frequentemente no inverno, e ainda mais sendo uma adaptação, é conveniente a colocação de dispositivos de segurança além do vaso de expansão, não sei se alguma lei o obriga mas a responsabilidade é do instalador
sou mais adepto dos sistemas a lenha para aquecimento central, até porque fazer fogueira no verão para ter água quente num dia de maior consumo, ou adicionar outro sistema de apoio nem sempre compensa.
cumprimentos

então não combina bem lenha e sol!? inverno menos sol mais lenha e no verão mais sol e nada de lenha
é conveniente colocação de dispositivos de segurança!? qual? num sistema desses com máximo de 20lt de agua acha que alguma válvula térmica actua como deve com vaso aberto?

monica Escreveu:desculpem se as dúvidas que coloco não são "muito inteligentes" mas estou a tentar aprender..
obrigada por qualquer ajuda.
tudo é possivel pode a agua do acumulador estar a 70 graus e o circuito do radiante a funcionar a 40 graus!

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

ok, entendo, mas pode existir risco da água no acumulador aquecer demais, e tornar-se perigoso? ou pode criar-se um mecanismo que permita que se pare o circuito entre a lareira e o acumulador?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”